Home NOTÍCIAS Com fronteiras abertas, Dubai recebe milhões de visitantes

Com fronteiras abertas, Dubai recebe milhões de visitantes

Setor do turismo segue aquecido impulsionado pelo alto índice de vacinação

Dubai celebrou durante o mês de julho um ano da reabertura de suas fronteiras para turistas internacionais, inclusive brasileiros. Com cerca de 85% da população vacinada, segundo a autoridade de saúde dos Emirados Árabes Unidos, e medidas protetivas contra a covid-19, o destino lidera a lista de recuperação do turismo global.

Entre julho de 2020 e maio de 2021 a cidade recebeu 3,7 milhões de visitantes, segundo os dados publicados pelo Departamento de Turismo e Marketing Comercial de Dubai. Com muitos shoppings, parques temáticos e algumas das maiores atrações do mundo, o emirado localizado às margens do Golfo Pérsico tem atraído cada vez mais turistas e é a porta de entrada para outros destinos famosos como as Maldivas, localizada a aproximadamente 4 horas de voo.

A estratégia de recuperação do turismo em Dubai possibilitou o retorno de visitantes internacionais já em 2020. O crescimento do turismo fez com que a cidade permitisse a ocupação da rede hoteleira em 100%, segundo dados divulgados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

Destino em alta entre brasileiros

Com a reabertura, o destino ficou em alta para os brasileiros. De acordo com o Departamento de Turismo e Marketing Comercial de Dubai, das 3,7 milhões de visitas, 2 milhões ocorreram nos primeiros cinco meses de 2021 e o Brasil contribuiu com esses números ficando entre os 10 que mais enviam turistas a Dubai em junho.



A exemplo da retomada de turismo na cidade está a agência paraense que foi a primeira a voltar com as viagens de grupos do Brasil. A STARTOUR levou mais de 50 jovens aos Emirados Árabes. Foram 21 dias de viagem, de 25 de junho a 14 de julho, com passagem por Dubai, Abu Dhabi e com uma parada nas Maldivas.

Para João Morgado, CEO da agência, a retomada do turismo traz muitos desafios, mas também gera bastante expectativa. “Foi preciso muito planejamento para organizar uma viagem internacional em um cenário ainda desafiador. Em Dubai, por exemplo, a retomada já não era mais parcial, havia muita movimentação turística, visto que são mais de 85% da população vacinada. Um ponto importante também foi apoio da entidade de Turismo de Dubai”, comenta.

Jefferson Cunha, responsável pelo marketing da STARTOUR, complementa ao descrever os viajantes da atualidade e afirmar que “hoje há um novo perfil de turista, que define aqueles que procuram por segurança na viagem”. Dubai foi um destino que proporcionou isso, afirma o profissional.

Protocolos de segurança

Em 2020, Dubai recebeu o selo “Safe Travels”, um certificado global de segurança turística concedido pelo World Travel & Tourism Council (WTTC), uma autoridade global independente. Esse selo torna mais fácil para os viajantes reconhecerem diferentes governos e empresas que implementaram protocolos globais de saúde e higiene pública.

Mesmo com a pandemia sob controle, Dubai continua com protocolos de segurança para proteger a saúde de residentes e visitantes. Sem a necessidade de visto para brasileiros, as exigências para a entrada são a apresentação de teste RT-PCR negativo, realizado em até 72 horas antes da partida, e a comprovação de seguro saúde.

Silvia Benchimol, coordenadora dos grupos STARTOUR, conta que durante a viagem realizada pela agência, os 55 passageiros e os 11 integrantes da equipe da agência passaram por quatro testes RT-PCR para garantir a segurança do grupo e a entrada nas cidades. “Nós conseguimos realizar todo o roteiro com zero incidências de casos de covid-19. Seguimos todos os protocolos e mesmo assim os passageiros conseguiram aproveitar muito essa viagem”, conclui.

Os Emirados Árabes Unidos têm seguido todos os protocolos indicados pelos órgãos oficiais de saúde e turismo. Segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, os planos e procedimentos de recuperação estão sendo positivos e amenizando os efeitos da atual crise no setor de turismo.



Previous articleQuatro em cada 10 deixaram presente de Dia dos Pais para a última hora; especialista dá dicas para lojas aproveitarem o movimento
Next articlePrêmio Impactos Positivos 2021 destaca iniciativas que transformam a sociedade