Home NOTÍCIAS Instituição de apoio ao paciente com câncer de mama celebra 20 anos...

Instituição de apoio ao paciente com câncer de mama celebra 20 anos na semana do Dia Nacional do Voluntariado

Comemorado em 28 de agosto, o Dia Nacional do Voluntariado mostra a importância do trabalho dos voluntários nas organizações do Terceiro Setor

cancer de mama

A UNACCAM – União de Combate e Apoio ao Câncer de Mama nasceu em 2001, pela força e amor de Ermantina Ramos, uma paciente oncológica que faleceu da doença m 2016. Neste mês de agosto, a entidade completa 20 anos na capacitação, formação e treinamento de voluntárias como agentes facilitadores do diagnóstico precoce do câncer de mama e apoio a pacientes oncológicas e suas famílias.

Foram centenas de voluntárias formadas ao longo dos anos de cursos ministrados com apoio de médicos, sociedades especializadas, como a Sociedade Brasileira de Mastologia, e organizações públicas como a ALESP- Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

História
Ermantina Ramos desenvolveu o Projeto UNACCAM com Lourdinha Borges, ambas pacientes de câncer de mama. Sua grande motivação foi a morte precoce da mãe de câncer quando tinha 6 anos. Em 2001, a Associação iniciou suas atividades no Hospital das Clínicas, contando com a parceria do ilustre Dr. José Aristodemo Pinotti, diretor do Instituto da Mulher do HC.

Após a morte de Ermantina, sua filha Clarisia Ramos decidiu dar continuidade ao trabalho social iniciado por sua mãe. Desde então, foram realizados inúmeros cursos de capacitação, palestras e congressos em saúde mamária em empresas, hospitais, comunidades e Igrejas. Fechou parcerias com organizações da sociedade civil, instituições privadas e profissionais, inclusive a ALESP, onde realizou centenas de cursos para as voluntárias.

Evento online gratuito INSPIRE 2.1
Segundo Clarisia Ramos, presidente da UNACCAM, a entidade se reinventou na pandemia ministrando cursos e eventos online. Nos dias 28 e 29 de agosto, como parte das comemorações de 20 anos, a entidade promove o INSPIRE 2.1, um evento online gratuito, com atividades práticas, apresentações de cases e discussões sobre a valorização do voluntário, cujo mote é a inspiração para realizar ações inovadoras e transformar vidas.



“O Inspire 2.1 é um evento que vem marcar essa nova fase de desenvolvimento da entidade com criatividade. Nossa ideia é oferecer um evento divertido com conteúdo prático para que as voluntárias possam se inspirar, trazendo novas iniciativas visando a atender suas pacientes, como “Yoga do riso”, por exemplo.

Para marcar os 20 anos da UNACCAM, será lançado o Prêmio Ermantina Ramos, que irá premiar voluntárias, instituições e pessoas nas categorias Inspiração, Transformação e Realização.

Serviço

Inscrições gratuitas para o evento no site.
Instituição de apoio ao paciente com câncer de mama celebra 20 anos na semana do Dia Nacional do Voluntariado



Previous articleGerando Falcões conta com Amazon Web Services para acelerar sua transformação digital
Next articleLivro traz orientações para aqueles que pretendem escrever textos acadêmicos e precisam dominar os segredos da escrita técnica