Vortex e Cepton formam parceria para habilitar soluções V2I com lidar inteligente e IA

    SAN JOSÉ, Califórnia 6/10/2021 –
    A Cepton Technologies (“Cepton”), uma inovadora provedora de soluções de lidar inteligente, e a Vortex IoT (“Vortex”), uma empresa de soluções de internet das coisas (Internet of Things, IoT) com sede no Reino Unido, combinaram suas habilidades para transformar ônibus do Reino Unido em ferramentas de inspeção de estradas em tempo real, habilitando uma solução de veículo para infraestrutura (vehicle to infrastructure, V2I) baseada em lidar para a gestão de ativos urbanos.

    Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20211006005941/pt/

    Mounted on public transportation, CURBS utilizes lidar to provide detailed 3D point cloud visualizations of each vehicle’s surroundings as it travels. Courtesy of Vortex IoT.

    Mounted on public transportation, CURBS utilizes lidar to provide detailed 3D point cloud visualizations of each vehicle’s surroundings as it travels. Courtesy of Vortex IoT.

    O premiado sistema contínuo de varredura urbana (Continuous Urban Scanner System, CURBS) com tecnologia lidar da Vortex permite a gestão de ativos e infraestrutura identificando determinadas situações como buracos, danos na superfície e defeitos na beira da estrada em tempo real utilizando tecnologia 5G sem fio para transmitir os dados para equipes de gestão de estradas.

    Esta solução utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina em conjunto com sensores lidar de alta resolução Vista®-P60 da Cepton para criar um mapa detalhado do ambiente urbano. Isto é feito através da adaptação do produto CURBS para veículos para criar um sistema de monitoramento dinâmico de varredura 3D em tempo real. Instalado no transporte público, como frotas de ônibus, caminhões de coleta de lixo e veículos de fiscalização móvel, o produto CURBS com lidar incorporado é capaz de indicar áreas que precisam de reparo para equipes de manutenção, permitindo a identificação precoce de problemas.



    O CURBS transmite as informações processadas através de redes 5G. Fundamentalmente, essas informações ajudam não somente a fornecer percepções em tempo real para serviços como manutenção de estradas, como também geram decisões inteligentes com o objetivo de otimizar a gestão do tráfego, como por exemplo habilitando medidas preventivas em áreas propensas a acidentes e melhorando a eficiência do tráfego. Essas melhorias previstas têm como finalidade ajudar a reduzir a emissão de carbono ao mesmo tempo que tornam as cidades mais seguras e mais inteligentes.

    Um piloto da solução está em andamento atualmente em West Midlands em um programa 5G patrocinado pelo governo do Reino Unido, chamado “WM5G”, no qual a Vortex fez parceria com a National Express e a BT.

    “A missão da equipe da WM5G Transport é dar suporteàinovação 5G na região para tornar as redes de transporte mais seguras, mais sustentáveis e mais intuitivas para os usuários”, afirmou David Conner, gerente de projeto da WM5G Transport. “O projeto CURBS é um excelente exemplo de como a região de West Midlands está abrindo caminho nacionalmente, tornando nossas cidades mais inteligentes e melhor conectadas. Ao habilitar poderosa conectividade para transferir grandes quantidades de dados de lidar e câmeras, o 5G suporta a geração de mapas 3D capazes de fornecer as informações necessárias para melhorar a segurança das estradas e orientar o desenvolvimento de cidades inteligentes.”

    A Vortex também possui implementações adicionais programadas com a Marston Holdings, uma empresa de fiscalização de tráfego e gestão de cidades inteligentes.

    “Com veículos cada vez mais inteligentes, a infraestrutura da cidade também demanda inovações de próxima geração para entregar inteligência correspondente. Soluções de cidades inteligentes como o CURBS estão destinadas a se tornar comuns em nossas cidades e municípios”, disse Adrian Sutton, cofundador e diretor executivo da Vortex.

    “As autoridades públicas precisam de maneiras eficientes e escalonáveis para gerenciar ambientes urbanos, e isto se torna ainda mais importante quando problemas como a descarbonização, sustentabilidade e mudança climática crescem.”

    “No centro disso estão a transformação digital e o potencial que tecnologias conectadas e análises de dados apresentam para a gestão de ativos em tempo real. O uso aprimorado de big data impulsionará o rápido planejamento urbano e a tomada de decisão dinâmica. Aqui, a percepção é fundamental, e nada pode produzir dados 3D precisos em ambientes urbanos da vida real como a lidar, especialmente as soluções lidar de última geração desenvolvidas pela Cepton, que combinam alta resolução e longo alcance, habilitando robustez e confiabilidade de sensores, tornando seus sensores ideais para esses tipos de aplicações.”

    O CURBS alavanca diversos benefícios através do uso de sensores Vista-P60 da Cepton. Em primeiro lugar, os lidares funcionam com precisão e resiliência em diversas condições climáticas e de iluminação. Ao contrário das câmeras, que precisam de iluminação suficiente para que sejam eficazes e podem ser ofuscadas por luz forte. Pelo fato de as câmeras fornecerem tipicamente apenas imagens em duas dimensões sem tamanho preciso e dados de localização, elas precisam de recursos adicionais de computação para processar a imagem para extrair informações úteis, o que pode utilizar mais largura de banda e levar a atrasos.

    Em segundo lugar, dados lidar são completamente anônimos, protegendo a privacidade dos cidadãos e eliminando a necessidade de gestão adicional de dados e protocolos de segurança. Sensores lidar não coletam dados biométricos, tornando recursos individuais não identificáveis a partir de visualizações de nuvem de pontos lidar.

    E, por último, os lidares Vista-P60, alimentados pela Micro Motion Technology (MMT®) patenteada da Cepton são não rotacionais, sem espelho e sem fricção. Isso permite que o sensor forneça alto desempenho ao mesmo tempo que oferece uma solução compacta e de baixo consumo para ajudar a reduzir custos de integração e manutenção. A escalabilidade dos lidares Vista-P60 os tornam ideais para aplicações de cidade inteligente V2I como o CURBS.

    O Dr. Jun Pei, diretor executivo da Cepton, explicou: “Tecnologias avançadas de sensores têm exercido um papel cada vez mais importante no desenvolvimento de sistemas de transportes inteligentes, seguros e precisos. Utilizando nossas soluções lidar baseadas em MMT, temos o prazer de fazer parceria com a Vortex para habilitar o CURBS para cumprir sua missão de ajudar cidades e municípios a se tornarem mais seguros, mais ecológicos e mais eficientes para todos, mundialmente.”

    A Cepton participará do próximo ITS World Congress 2021 em Hamburgo, Alemanha, entre 11 e 15 de outubro. Para saber mais sobre a parceria da Cepton com a Vortex e suas soluções lidar para aplicações de cidades inteligentes, visite o estande B7-135.

    Sobre a Cepton Technologies, Inc.

    A Cepton oferece soluções de última geração, inteligentes, baseadas em lidar para uma variedade de mercados como automotivo (ADAS/AV), cidades inteligentes, espaços inteligentes e aplicações industriais inteligentes. A tecnologia lidar baseada na MMT® patenteada da Cepton possibilita soluções confiáveis, com capacidade de escala e economicamente acessíveis que proporcionam percepção tridimensional de longo alcance e alta resolução 3D para aplicações inteligentes.

    Fundada em 2016 e liderada por veteranos do setor com mais de duas décadas de experiência conjunta em diversas tecnologias avançadas nos campos de lidar e imagens, a Cepton se dedicaàcomercialização de soluções lidar de alto desempenho e qualidade no mercado de massa. A Cepton está sediada em San Jose, Califórnia, EUA, com presença na Alemanha, Canadá, Japão, Índia e China, para atender a uma base global de clientes em rápido crescimento. Para mais informações, acesse www.cepton.com e siga-nos no Twitter e LinkedIn.

    Sobre a Vortex IoT

    A Vortex é uma empresa jovem, dinâmica e líder de mercado na linha de frente de tecnologias para cidades inteligentes. A empresa constrói sensores ambientais, redes e soluções de dados para apoiar os esforços de descarbonização mundialmente. Como especialistas nas mais recentes tecnologias de IoT, IA, 5G e LiDAR, a Vortex capacita cidades inteligentes e infraestruturas inteligentes para que se tornem mais eficientes, mais seguras e mais ecológicas.

    Monitore o que importa; Aja onde seja importante. A tecnologia de sensores da Vortex busca maximizar a visibilidade e entrega dados acionáveis que as empresas precisam para começar a tomar decisões mais inteligentes. Monitoramento de qualidade do ar, varredura de veículo para infraestrutura, gestão remota de infraestrutura e sistemas de estacionamento inteligente são soluções personalizadas da Vortex para a gestão progressiva de cidades inteligentes. Alimentados por IA e habilitados por uma rede de malha descentralizada e altamente segura, todos os produtos da Vortex garantem confiabilidade, escalabilidade e implementações ambientalmente sustentáveis.

    Fundada sobre um alicerce de inovação, a equipe altamente capacitada da Vortex de engenheiros, tecnólogos e de liderança estão constantemente desenvolvendo os produtos ecológicos e inteligentes do amanhã, para você hoje. Para mais informações, acesse www.vortexiot.com.

    O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

    Vortex e Cepton formam parceria para habilitar soluções V2I com lidar inteligente e IA

    Contato:

    Cepton: Faithy Li – media@cepton.com

    Fonte: BUSINESS WIREVortex e Cepton formam parceria para habilitar soluções V2I com lidar inteligente e IA



    Previous articleBrasil tem expectativa de aumento de 13,6% em volume de peças para vestuário
    Next articlePesquisa aponta que 88% dos brasileiros compram online