Thales e Google Cloud anunciam parceria estratégica na França

    PARIS & SUNNYVALE, Califórnia 7/10/2021 – A Thales e o Google Cloud anunciaram, no dia 6 de outubro, um contrato estratégico para desenvolver juntos uma oferta de nuvem em hiperescala soberana para a França. Com esta nova oferta, as empresas francesas e organizações do setor público terão o benefício de todo o poder, segurança, flexibilidade, agilidade e soberania oferecidos pelas respectivas tecnologias das duas empresas.

    Operado por uma sociedade conjunta, tendo a Thales como acionista majoritária, o contrato irá atender os mais altos requisitos legais e técnicos franceses de “Nuvem Confiável”, permitindo que empresas do setor público e privado, que precisam estar em conformidade com os critérios definidos pela Agência de Segurança de Sistemas de Informação da França (ANSSI), recebam os benefícios dos serviços de computação em nuvem, segundo a estratégia de nuvem soberana do país.

    O selo de Nuvem Confiável oferecerá um duplo nível de segurança – jurídica e técnica – e permitirá que empresas e administrações francesas se beneficiem dos melhores serviços em nuvem. Alguns dos serviços em nuvem mais eficientes do mundo são publicados por empresas não europeias. Estas soluções também serão elegíveis para a identificação sob certas condições, nomeadamente no que diz respeitoàentidade que opera estes serviços eàlocalização dos dados.

    A oferta tem por base as tecnologias e serviços mais avançados de cada parceiro. A Thales, líder em segurança cibernética há mais de 40 anos, trará as garantias necessárias dos requisitos de soberania da França ao assegurar o gerenciamento de chaves criptográficas, acesso, identidades e monitoramento de ameaças por meio de seu Centro de Operações de Segurança Cibernética. Desse modo, proporcionará os níveis de confiança e segurança exigidos por clientes franceses para que possam migrar seus aplicativos mais confidenciais para a nuvem e manter o controle.

    Os serviços do Google Cloud, que serão regularmente aperfeiçoados e complementados com inovações, trarão elasticidade, agilidade e abertura tecnológica, permitindo que as empresas inovem de modo transparente e autônomo, sem depender do fornecedor.



    Em linhas gerais, os benefícios de um conjunto de serviços em nuvem em hiperescala (computação em nuvem com base em uma arquitetura de computação otimizada em termos de armazenamento, potência, consumo de energia e escalabilidade) são:

    • Operação por uma empresa dedicada e recém-formada sob a lei francesa, controlada em sua maioria pela Thales;
    • Hospedagem na França, em uma infraestrutura separada do Google Cloud, com uma rede separada e servidores controlados e operados pela nova empresa;

    • Suporte local, garantindo que o atendimento ao cliente seja feito na França;

    • Proteção local com o gerenciamento de identidade, criptografia de dados, administração e supervisão oferecido pela nova empresa;

    • Aprimoramento regular mediante atualizações contínuas de software, que são avaliadas e validadas em uma área de segurança gerenciada pela Thales; e

    • Gestão em uma infraestrutura desenvolvida de modo sustentável.

    “Para se adaptaràdiversidade das necessidades de nuvem de nossos clientes, a Thales busca parcerias em seu ecossistema. Graças a esta cooperação exclusiva com o Google Cloud, poderemos ajudar a promover a transformação digital em empresas de todos os portes e setores, que desejam manter o controle e a soberania sobre seus dados e de seus clientes. Juntos, abordaremos critérios definidos pelo governo para uma nuvem confiável, bem como as metas ambientais com uma abordagem sustentávelàinfraestrutura que vamos construir”, diz Marc Darmon, vice-presidente executivo de Comunicações Seguras e Sistemas de Informação na Thales.

    “A Thales e o Google Cloud têm uma visão conjunta para oferecer as soluções mais inovadoras e confiáveis às empresas e organizações do setor público na França. Nossa abordagem exclusiva para atender às preocupações dos cidadãos e órgãos governamentais franceses, incluindo o desenvolvimento de uma nova empresa, garante que as organizações se beneficiem da inovação e agilidade da nuvem, sem comprometer a segurança, privacidade e soberania exigidas pelo governo francês”, diz Thomas Kurian, diretor executivo (CEO) no Google Cloud.

    “A estratégia nacional de nuvem do governo especifica claramente a disposição do Estado de usar e promover ofertas de nuvem confiáveis e de alto desempenho. O desafio é ter a mais ampla gama possível de soluções em conformidade com o repositório SecNumCloud, que detalha regras de segurança técnicas, operacionais e legais capazes de proteger com eficácia dados e processos hospedados em um serviço em nuvem. Assim, a ANSSI acolhe com entusiasmo este projeto ambicioso que atende a estes critérios”, diz Guillaume Poupard, diretor geral da ANSSI.

    Sobre o Google Cloud

    O Google Cloud acelera a capacidade das organizações de transformar digitalmente seus negócios com a melhor infraestrutura, plataforma, soluções do setor e experiência. Oferecemos soluções de nível empresarial que aproveitam a tecnologia de ponta do Google – tudo na nuvem mais limpa do setor. Clientes em mais de 200 países e territórios recorrem ao Google Cloud como parceria confiável para possibilitar o crescimento e resolver seus problemas de negócios mais críticos.

    Sobre a Thales

    A Thales (Euronext Paris: HO) é líder global em alta tecnologia que investe em inovações digitais e tecnologias essenciais – conectividade, big data, inteligência artificial, cibersegurança e tecnologia quântica – para construir um futuro em que todos possamos confiar e que é vital para o desenvolvimento de nossa sociedade. A empresa oferece soluções, serviços e produtos que ajudam seus clientes – empresas, organizações e nações – a superar seus desafios nos mercados de defesa, aeronáutica, aeroespacial, transporte e identidade digital e segurança, tendo sempre pessoasàfrente do processo de tomada de decisão.

    Com 81 mil funcionários em 68 países, o Grupo gerou vendas de € 17 bilhões em 2020.

    O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

    Thales e Google Cloud anunciam parceria estratégica na França

    Contato:

    CONTATOS DE IMPRENSA

    Google Cloud

    Frédéric Boullard

    +33(0)6 40 65 34 11

    press@google.com;

    fboullard@google.com

    Assessoria de Comunicação da Thales

    Segurança

    Constance Arnoux

    +33 (0)6 44 12 16 35

    constance.arnoux@thalesgroup.com

    Fonte: BUSINESS WIREThales e Google Cloud anunciam parceria estratégica na França



    Previous articleMoody’s ESG Solutions Expande Pontuações de Risco Físico Climático a Sub-Soberanias
    Next articleSamsung é a única fabricante com geladeiras A+++ nas principais categorias do mercado