Home Cultura POP Conheça 5 mulheres que fizeram história na Moda

Conheça 5 mulheres que fizeram história na Moda

Ao longo dos séculos, diversos ícones ajudaram a transformar o universo do vestuário, e algumas mulheres se destacam nessa trajetória

A roupa sempre foi uma ferramenta de comunicação. Por meio de tecidos, cores e modelagens, é possível transmitir informações sobre classe social, gosto pessoal e personalidade.

A moda feminina exerce papel importante na história, marcando momentos que transformaram a humanidade e a nossa relação com o mundo. Como exemplo, temos o surgimento do short saia no período da Segunda Guerra Mundial, para permitir que as mulheres fossem ao mercado de trabalho.

Outro exemplo mais contemporâneo, na década de 1980, as ombreiras também são elementos que marcaram a luta feminina pela igualdade de direitos no mercado de trabalho, numa tentativa de masculinizar o visual e mostrar que elas conseguem exercer as mesmas funções que eles.

O papel dos estilistas é essencial para ajudar a marcar esses momentos por meio da roupa, transmitindo o que acontece em determinado período por meio de suas criações. Quando as coleções ganham as ruas, fica ainda mais nítido o acerto desses profissionais em suas decisões.

São muitas as mulheres que se destacam e marcaram seus nomes no mundo fashion, mostrando que Moda não é apenas ter um guarda-roupa repleto de trajes, mas, sim, uma forma de se expressar e até protestar. Conheça cinco nomes de destaque, dentre tantos outros, a seguir.

  1. Gabrielle Chanel

É impossível falar de Moda sem citar Chanel. A renomada estilista mudou a forma como os trajes femininos eram percebidos e trouxe para o dia a dia peças que eram consideradas exclusivas deles, como a calça, o blazer, etc.

Chanel eternizou diferentes ícones: o tailleur, o corte de cabelo que leva seu nome, o uso de pérolas, o tweed e o perfume Chanel nº 5. Este foi a primeira fragrância lançada por uma marca de Moda, tida, até hoje, como a mais chique e cobiçada do mundo.

  1. Vivienne Westwood

Esta estilista britânica, nascida em 1941, se tornou um símbolo de rebeldia e resistência. Suas criações conversam com os movimentos punk e new wave, sendo repletas de referências por meio de cortes e materiais, couro e metal.

Vivienne focou sua Moda em públicos marginalizados, pessoas para quem as grandes grifes jamais criariam. Suas peças brincam com o erotismo, o exagero e o diferente. Por sua irreverência e ousadia, chamou a atenção e ganhou o respeito de todo o universo da Moda.

  1. Mary Quant

Uma mulher à frente de seu tempo, a britânica Mary Quant é a mãe da minissaia, peça que idealizou e lançou na década de 1960, ganhando adeptas em todo o mundo.

A peça original contava com apenas 30 cm de comprimento, o que escandalizou a sociedade conservadora da época, mas colocou a estilista entre os ícones de vanguarda do período. Outra criação atemporal, as hot pants ganharam fãs em todo o mundo e, até hoje, são queridinhas dos fashionistas.

  1. Elsa Schiaparelli

É considerada a criadora da cor rosa choque, tom chamativo e altamente utilizado em todo o mundo até hoje. Esta italiana de Roma fez fama nas décadas de 1920 e 1930, chegando a firmar parceria com Salvador Dali para a criação de peças. Algumas criações atribuídas a ela incluem as peles de animais tingidas e o tecido com estampa de jornal.

  1. Diane Von Furstenberg

Nas décadas de 1970 e 1980, esta estilista belga, naturalizada norte-americana, estourou com criações que se tornaram ícones atemporais e caem bem em todos os tipos de corpo de maneira impressionante. O vestido envelope, os anéis com grandes pedras e as pulseiras de corrente com grandes elos são alguns dos objetos de desejo da coleção que leva seu nome.

Conheça 5 mulheres que fizeram história na Moda

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Previous articleTCL anuncia suas novas TVs QLED para mercado brasileiro
Next articleAngola Cables lança IP Premium voltado para plataformas de jogos