Home CORPORATE ARTIGO Aplicativo híbrido: diferencial competitivo na atuação das equipes de campo

Aplicativo híbrido: diferencial competitivo na atuação das equipes de campo

por Sandra Vaz*

Aplicativo híbrido: diferencial competitivo na atuação das equipes de campo
Foto: Divulgação

Vivemos em uma época onde o acesso à informação se dá com apenas um clique, na palma das nossas mãos. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google Consumer Barometer em 2016, em quatro anos o número de usuários de smartphones no Brasil cresceu de 14% para 62%.

Com a expansão do uso dos smartphones e tablets, a comunicação entre pessoas e empresas também ganhou novas proporções, já que hoje é possível garantir mais agilidade, ganho de produtividade e redução de custos por meio de soluções móveis para os times em campo. Nesse cenário, os aplicativos híbridos são protagonistas.

Essa tecnologia se difere das outras soluções por permitir a integração de infraestrutura privada de TI com conectividade ambiente. Com isso, o usuário consegue armazenar dados mesmo sem sinal de internet disponível.

Você pode estar se perguntando: mas por que é tão importante garantir o armazenamento de dados na ausência de sinal se a conectividade só vem crescendo? A verdade é que a infraestrutura de rede no Brasil ainda não garante acesso digital em todas as regiões. Prova disso é que segundo um recente levantamento feito Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2016, o Brasil tinha cerca 64,7% da população conectada à internet – isso significa que quase 35% dos brasileiros ainda não têm acesso à rede, mesmo com o gradativo crescimento do setor.



Dado esse cenário, fica evidente que aplicativos híbridos no Brasil não são um luxo, e sim uma necessidade. Empresas que trabalham com equipes de campos precisam de soluções que funcionem independentemente da presença ou ausência de sinal (3G, 4G e Wi-fi) e não podem perder tempo.

Para melhor ilustrar os benefícios dessa tecnologia, vou dar um exemplo: imagine um vendedor que vai anotar um pedido em uma loja e não tem nem Wi-fi nem rede 3G disponível. Se a solução utilizada no smartphone só funcionar on-line, o usuário vai precisar ligar para o seu backoffice para passar o pedido ou ainda anotar em um papel e depois emitir o pedido quando retornar para sua casa ou o escritório.

Os principais benefícios do uso de apps híbridos são: agilidade nos processos, aumento da produtividade das equipes e otimização na gestão dos colaboradores, já que com ela é possível saber onde estão os profissionais e a qual demanda estão atendendo.

Além de promover a integração entre diferentes áreas – como logística, financeiro e recursos humanos – e aumentar a produtividade das equipes externas, a solução ainda traz fluidez à comunicação, otimiza a gestão e evita atrasos nas entregas e no faturamento da empresa. Vale ainda ressaltar o estreitamento do relacionamento com a revenda, que com uma entrega mais rápida e eficaz tende a se fidelizar mais facilmente.

Pesquise, planeje a execução e informe-se sobre os benefícios do uso de aplicativos híbridos para a sua equipe de vendas.

*Sandra Vaz é Chief of Sales & Marketing da MC1



Previous articleM2M Solutions anuncia nova versão da solução de Telemetria para gestão de frotas no Lat.Bus Transpúblico 2018
Next article11ª Brasil Game Show (BGS): mais de 300 caravanas já estão confirmadas