Home CORPORATE Mercado Aumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemia

Aumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemia



O segmento do transporte de cargas vivencia um cenário de crescimento no Brasil comparado ao período pré-pandemia. De acordo com os dados da última Pesquisa Mensal de Serviços divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 14 de junho, o setor apresenta um aumento de 23,1% em volumes transportados, em comparação com o registrado em fevereiro de 2020.

A Expresso Princesa dos Campos (EPC), grupo paranaense que atua no segmento do transporte de passageiros e encomendas, é uma das empresas que acompanha a tendência de crescimento no setor.  Nos cinco primeiros meses deste ano, a Companhia registrou um crescimento de 30% no volume de cargas transportadas comparado a 2019, período pré-pandemia. De janeiro a maio de 2022, foram movimentadas 3,8 milhões de caixas. O número é ainda 34% maior que 2020 e 19% maior que 2021.

Com um número maior do que a média das transportadoras brasileiras, os impactos no crescimento do transporte de cargas impulsionaram a EPC a investir R$ 3 milhões neste ano para o aumento da frota. De acordo com o diretor de Encomendas da Princesa dos Campos, Marcelo Sobhie, a empresa planeja ainda aplicar R$ 5 milhões até o fim do ano para a modernização de terminais físicos de encomendas e na aquisição de tecnologias, como rastreamento de frota, sistema de controle e aplicativos.

“A ampliação dos segmentos atuais que já atendemos e a atuação em novos setores como o e-commerce e o transporte de produtos farmacêuticos, foram algumas das estratégias adotadas para o crescimento da área, além da abertura das regiões de Goiás e Brasília e o fortalecimento do time Comercial”, sustenta Sobhie.



A Princesa dos Campos percorre mensalmente mais de 700 mil quilômetros e realiza mais de 150 mil entregas e coletas, com uma movimentação diária de 28 mil volumes. Conforme dados coletados pela empresa, o segmento de autopeças é o que mais gera demandas de cargas, representando 38% do total das encomendas em 2022. Outros produtos transportados com frequência são máquinas/eletroeletrônicos, gêneros alimentícios e derivados de e-commerce. As cidades que mais contratam os serviços da empresa são Curitiba (PR), Maringá (PR), São Paulo (SP), Cascavel (PR), Londrina (PR), Blumenau (SC) e Joinville (SC).

O setor de encomendas de Princesa dos Campos conta com mais de 450 veículos à disposição e é destinado tanto para pessoas físicas (por meio da Prinex) quanto para empresas. As entregas são feitas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. A cotação do serviço pode ser feita pelo site da Expresso ou pelo telefone 0800-421-0000.

Aumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemiaAumenta o volume do transporte de cargas em comparação ao período pré-pandemia

Previous articleNovo surto de poliomielite no mundo acende sinal amarelo sobre risco da doença
Next articleVacinas têm mais eficácia em pessoas que se exercitam
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna