NOVIDADES

Bluetooth de nova geração será mais rápido e poderoso


by 12 de dezembro de 2016 0 comments

Tecnologias sem fio devem suportar a internet das coisas (IoT) no futuro. Essa fase na qual qualquer objeto pode ter poder de conexão e troca de dados já está dando seus primeiros passos e a necessidade de maior rapidez e poder computacional é evidente. Para suportar a IoT, o Bluetooth vai ganhar uma nova versão, mais rápida e poderosa.

O Bluetooth 5 será uma nova tecnologia sem fios que oferecerá o dobro da largura de banda, o quatro vezes mais alcance e o oito vezes mais capacidade de envio de informação do que a versão mais usada atualmente, o Bluetooth 4.2. Uma melhoria que será especialmente benéfica para a internet das coisas, que criará um ecossistema de vários dispositivos e objetos do cotidiano em constante comunicação.

O novo padrão é esperado desde julho, quando a Bluetooth SIG (Special Interest Group), instituição responsável pela criação, padronização e manutenção dessa tecnologia, anunciou que estava pronto para lançar o Bluetooth 5. A versão atual, 4.2, é amplamente utilizada nos smartphones e dispositivos mobile. Foi uma das grandes impulsionadoras do fenômeno da mobilidade na tecnologia.

Contudo, o mundo que se aproxima é outro. A Bluetooth SIG aponta claramente que o novo padrão é pensado para a IoT. Com mais poder, essas novas “coisas” terão mais capacidade de fazerem comunicação rápida e útil. Atualmente, existem objetos como lâmpadas, maçanetas, termostatos, câmeras e diversos sensores espalhados em prédios e equipamentos públicos e industriais que estão pavimentando a IoT.

Em breve no mercado
O Bluetooth 5 já está nas mãos dos fabricantes de equipamentos e dispositivos IoT. A expectativa é que no começo de 2017 já existam lançamentos adotando o novo padrão. Além dos dispositivos que estamos acostumados e os recentes wearables, espera-se que uma nova gama de soluções de cidades inteligentes adote o Bluetooth 5.

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.