Calçada que gera energia e ar limpo vira realidade em LondresNão há dúvidas sobre os grandes centros urbanos do mundo serem os “hubs” de inovação para cidades inteligentes e economia sustentável do futuro. Várias administrações locais estão colocando pra funcionar projetos que mudam a relação do cidadão com a cidade. Em Londres, por exemplo, começou a funcionar essa semana um novo tipo de calçada. Ela gera energia limpa e ar despoluído quando as pessoas passeiam por ela.

O projeto tem o dedo da Airlabs, uma empresa especializada em tecnologias para despoluir, e outras empresas. São novidades que existem no mercado, mas nunca foram unidas em uma única iniciativa. Está instalada na Oxford Street (West End, área central da cidade) e tem apenas 100 metros. O teste está agradando. A equipe envolvida criou algumas novidades sensoriais que estão despertando a curiosidade dos londrinos.

O pavimento funciona como células piezoelétricas. Ao pisar nos ladrilhos especiais, o peso da pessoa faz um movimento vertical, exercendo força para baixo. Isso aciona mecanismos que transformam esse movimento em energia elétrica limpa. A corrente é enviada para um sistema de despoluição de ar, que capta o ar poluído do local, limpa e emite, agora purificado, em saídas localizadas nos pontos de convívio do local (bancos e jardins).

Uma parte da energia é usada para “tocar” sons de pássaros em auto-falantes estrategicamente posicionados. É uma sensação agradável, mesmo que falsa. Contudo, a equipe acredita que isso deva atrair pássaros de verdade para o local, já que há arborização, tranquilidade e ar puro.

De fato, isso já está ocorrendo. Várias das lojas de decoração e moda do local estão utilizando mobile payment e realidade aumentada para melhorar a experiência de compra. Isso porque não é só a calçada que foi melhorada na região. A New West End Company, que administra o local, promoveu uma renovação da infraestrutura de telefonia e comunicação, junto com o projeto da calçada.A região do West End foi escolhida pela sua posição central e por concentrar escritórios de empresas, comércios e teatros. É bem frequentada pelos londrinos e a ideia é que a calçada inteligente e geradora de energia impulsione mais inovações, principalmente no comércio.

A London’s Future Streets, incubadora do projeto, espera que a iniciativa agrade outras administrações na região de Londres e – principalmente – ajude a renovar locais centrais que passam por decadência econômica e social.

Um vídeo da BBC mostra mais sobre o local:

 

Fonte: Portal VOIT

 

 INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Calçada que gera energia e ar limpo vira realidade em Londres