Home Cultura Câncer de pele: Faça da prevenção um hábito

Câncer de pele: Faça da prevenção um hábito

Entenda a necessidade de se proteger do sol o ano todo

Você conhece a campanha Dezembro Laranja? Esse é o mês da conscientização e prevenção do câncer de pele, o tumor mais comum no Brasil de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença corresponde a 33% de todos os diagnósticos de câncer no país. E, todos os anos, cerca de 185.000 novos casos são registrados.

Mas o que fazer para não se tornar parte dessa estatística? É isso o que vou te contar.

Sinais de alerta para o câncer de pele
Procure um médico dermatologista se identificar qualquer um desses sinais ou sintomas:

– Manchas na pele que causam coceira, ardor, descamação ou sangramento;
– Feridas que demoram mais de um mês para cicatrizar;
– Manchas, pintas ou sinais com formato assimétrico, bordas irregulares, de tons diferentes e que mudam de tamanho rapidamente.

Como prevenir o câncer de pele?
O principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pele é a exposição excessiva ao sol, principalmente quando não é utilizado o protetor solar. Em um país ensolarado como o Brasil, é preciso saber como se prevenir. Confira:



– Evite se expor ao sol entre 10h e 16h;
– Sempre que for à praia ou piscina, procure lugares com sombra ou fique debaixo do guarda-sol;
– Se possível, use roupas com proteção UV, além de bonés, chapéus e óculos com filtro de proteção solar.

Nunca se exponha ao sol sem uso de protetor solar. Os dermatologistas indicam passar no mínimo FPS30, independentemente do tipo de pele. Fora isso, lembre-se de reaplicar o produto a cada duas horas ou sempre que se molhar ou suar excessivamente. Os filtros solares à prova d’água também precisam ser reaplicados periodicamente para manter a eficácia. Ah, e não esqueça de passar protetor nas orelhas e pés. Se possível, utilize também o filtro solar labial.

Ah, e não se engane, você também precisa passar o filtro solar em dias nublados. Pois mesmo que o Sol não apareça, a radiação atravessa as nuvens. Então, ainda assim, os raios UVA E UVB podem provocar queimaduras ou danificar a pele.

Por que tornar a prevenção um hábito?
O filtro solar é uma arma poderosa contra o aumento da incidência de câncer de pele. Os dermatologistas recomendam que todos o usem diariamente para proteger a pele dos nocivos raios ultravioleta do sol. Mas o que muitos não sabem é que o protetor não previne apenas o câncer de pele. Ele também evita outras condições como manchas na pele, alergias, melanoma e até mesmo o envelhecimento precoce.

Tornar a prevenção um hábito é algo que não vai apenas ser benéfico para a sua saúde, mas também para a sua aparência e autoestima.

Como deve ser aplicado o protetor solar?
Se você planeja passar algum tempo ao ar livre, é importante que você se certifique de que a aplicação do protetor solar seja feita da maneira correta para evitar o câncer de pele ou outras doenças.

Quantidade certa: É importante garantir que a quantidade certa de protetor solar seja aplicada. Se muito ou pouco for aplicado, pode deixar sua pele vulnerável a queimaduras solares e danos causados pelo sol, que são ambos problemas graves de saúde.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a quantidade ideal é uma colher de chá para o rosto.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Previous articleO que faz e qual a importância da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina
Next articleConheça os benefícios do carvão para a pele
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022