De 11 a 31 de janeiro, o Festival de Pré-Carnaval do Baixo Augusta abre o calendário de folia da capital paulista. A programação inclui desde ensaios com blocos tradicionais até shows, oficinas de máscara e drag queen, além de festas como Pardieiro, Selvagem e Venga Venga. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Com rodas de samba, blocos, fanfarras, festas e oficinas, o Festival de Pré-Carnaval oferece uma programação vasta e quase toda gratuita para abrir o calendário da folia paulistana. “O Acadêmicos do Baixo Augusta acredita que o carnaval de rua é respaldado em duas questões fundamentais: comunidade e tradição. Por isso, a proposta é reunir diversas expressões da comunidade e da tradição dessa festa, de manifestações que acontecem há muito tempo e que, cada uma a seu jeito, contribuíram para a criação dessa cultura de carnaval que a cidade tem”, afirma Ale Youssef, diretor da Associação Acadêmicos do ! Baixo Augusta.

Para marcar a abertura do festival, no dia 11 de janeiro a cantora paulistana Mariana Aydar faz uma apresentação especial para o lançamento do bloco “Forrozin”, que tem produção do Acadêmicos do Baixo Augusta. Com participação especial de Gilberto Gil, o bloco sai no dia 12 de fevereiro e busca valorizar a música regional e nordestina no carnaval paulistano.

Ensaios com maiores blocos da cidade
O Festival de Pré-Carnaval reúne ainda alguns dos maiores blocos de rua de São Paulo, em ensaios especiais. No dia 21, a Roda de Samba do Acadêmicos do Baixo Augusta recebe a Confraria do Pasmado, da Vila Madalena. No dia 25, a festa será junto com o Tarado Ni Você. Já no dia 31, para encerrar a programação, a Casa recebe o bloco Casa Comigo.

Os ensaios também unem grupos como o Unidos do Swing, que traz uma pitada de Jazz para o carnaval de rua, o Samba da Vela (19), tradicional roda de Santo Amaro, na Zona Sul de São Paulo, e o Samba do Sol (14), que busca resgatar o samba de raiz paulista, além do show do Charanga do França (18), que faz referência às tradicionais charangas que costumavam animar as torcidas de futebol nos estádios brasileiros.

As festas Pardieiro (13), Selvagem (26) e Venga Venga (27) também fazem parte da programação, com edições especiais dentro da Casa do Baixo Augusta, com contribuição de R$ 20,00.

No domingo, 28 de janeiro, a partir das 11h, as crianças têm o Bloco Baixinho Augusta, para reunir toda a família.

Além de ensaios, festas e encontros inesquecíveis, o Festival de Pré Carnaval do Baixo Augusta ainda oferece oficinas de drag queen (15 a 20), que vai dar dicas de make e beleza para divas, além de oficina de máscaras (15 a 16) para a folia. No dia 30, recebe ainda o lançamento do livro “Pecados Carnavais”, de Rafael Guedes. “Toda cidade que tem uma cultura de carnaval tem algum tipo de ação pré-carnavalesca. E c! omo São paulo se transformou, nos últimos anos, numa das capitais do carnaval de rua, faz sentido a gente ter um aquecimento bastante intenso, por meio de um festival como esse”, ressalta Youssef.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Carnaval chegando! Casa promove Festival de Pré-Carnaval em SP

 

Veja também
Cuidados com cartão de crédido precisam ser dobrados no Carnaval
Vai viajar neste carnaval? Cuidado nos aeroportos e rodoviárias
Sete perfis no Instagram para ajudá-lo a curtir São Paulo