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Cinco mitos para quem quer empreender online

Stress concept

Especialista em negócios online explica que construir um negócio de sucesso não é tão simples e tão fácil quanto alguns “gurus” costumam pregar na internet

A expectativa é sempre a melhor possível: criar um negócio digital, pagar alguns anúncios e viver sem chefes, sem cobranças e sem preocupações. A realidade, porém, é bem diferente. Para conseguir sucesso on-line é preciso…[read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…persistência, planejamento e conhecimento para divulgar o seu produto.

“Algumas causas de fracasso se originam na ilusão de que o negócio virtual precisa de pouco investimento, análise e pesquisa”, diz Bruno Pinheiro, empreendedor digital e autor do livro “Empreenda sem Fronteiras“. “É muito comum errar na compra de ferramentas e ter falhas graves no atendimento.”

Não é à toa que, segundo um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2016, mais de 22% das empresas fecharam as portas antes de concluir um ano no mercado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae mostrou que 71% dos empreendedores enfrentaram dificuldades nos primeiros 12 meses, seja por falta de conhecimento ou pelo planejamento financeiro falho.



Segundo Pinheiro, é necessário desmistificar alguns pontos, em relação a empreendimentos digitais. Conheça alguns deles:

1 – Investimento inicial = Zero
Muitos acreditam que ao disponibilizar um produto na internet, as chances de ser bem sucedido são grandes. Óbvio que sonhar é fundamental para quem quer começar um negócio,entretanto é necessário ser realista e ter um bom planejamento dos negócios. ” Existem empreendedores que querem economizar no website, ao utilizar algumas plataformas que não possuem indexação orgânica no Google”, compara Pinheiro

Para o especialista, a fórmula para empreender, tanto no físico como no digital, acaba sendo a mesma, e é necessário ter um capital mínimo para investir em recursos básicos, desde no desenvolvimento do logo, site e até na contratação de ferramentas que venham a ser úteis nos negócios. “Não comprometa mais do que você pode”, alerta.

2 – Produto 100% de sucesso
É comum dizerem que alguém nasceu para fazer algo ou exercer determinada função. Mais comum ainda quando a autoconfiança do empreendedor faz achar que ele é o Rei Midas: tudo o que tocar é transformado em ouro. E que esse ouro, irá suprir a necessidade de toda a população mundial.

Por mais que ações de marketing sejam feitas, mostrando a eficiência do produto, quem irá determinar se ele é bom ou não, é o consumidor. De acordo com o especialista, a autoridade de uma empresa digital só vai crescer se o empreendedor estudar e entender a persona que irá atingir. “É preciso ter humildade para saber que nada se nasce pronto. Achar que sabe tudo é a maneira mais rápida e certeira de quebrar a cara”, enfatiza.

3 – Sempre ter razão
Assim como já dizia o trecho da música “…Eu nasci assim, eu cresci assim, e sou mesmo assim, vou ser sempre assim… Gabriela… sempre Gabriela”, é bem comum encontrar profissionais que se enquadram neste perfil, que é mais conhecido como Síndrome da Gabriela. Ao querer empreender, as pessoas acham que podem fazer do jeito que sempre foram que poderá dar certo, sem se atualizar profissionalmente.

“A zona de conforto é uma grande armadilha para qualquer um”,explica Pinheiro, que complementa “quando quebramos essa monotonia conhecemos nossos limites e, assim, aparecem as melhores oportunidades e experimentamos coisas novas”.

4 – Divulgar em primeiro lugar
Muitos anúncios geram tráfego no site, que gera dinheiro. Certo? Não necessariamente. “Essas pessoas que estão entrando em contato com você, que estão conhecendo o seu produto, precisam ser as que têm interesse no que você faz.”

“Investir em marketing é fundamental”, conta Pinheiro. “Isso dá um excelente retorno de investimento, mas só se for realizado de maneira correta. Acerte no alvo. Descubra onde está o seu público-alvo e vá atrás dele.”

5 – Replicar conteúdo
Muita gente se esconde para não produzir conteúdo. Pode ser por timidez, por medo, por falta de conhecimento… Elas acabam inventando diversas desculpas para isso. Uma dessas justificativas é a de que é possível vender sem conteúdo.

“Se você entrar na internet pensando em vender, vai se dar mal”, afirma Pinheiro. “Você precisa entrar na internet pensando em conquistar clientes, por meio de conteúdos relevantes e que esteja de acordo com sua opinião. Assim, você não tem um simples comprador: tem um multiconsumidor. Ele que permanecerá ao seu lado.”

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