Home Novidades Como fazer café: dicas valiosas para uma bebida perfeita

Como fazer café: dicas valiosas para uma bebida perfeita

Você sabe como fazer café? Descubra como prepará-lo e veja dicas de como escolher o café perfeito, entendendo seus formatos e intensidades. IMAGENS: Freepik



Quem aí é do time que curte café? Aquele cafézinho logo cedo para ajudar a despertar e dar um up na energia é quase indispensável. E há, também, quem adora tomar em outros horários ao longo do dia. A dúvida frequente de como fazer café, que fique perfeito e saboroso no ponto, é muito comum, principalmente entre os iniciantes.

Saiba que a receita perfeita vai depender muito do seu gosto pessoal, do grão, do método escolhido e de como prepará-lo. São muitos pontos que podem influenciar positivamente ou não. Se você quer aprender a preparar o café e entender mais sobre essa bebida tão queridinha, continue lendo esse artigo!

Entenda mais sobre o café
Antes de te passar dicas sobre o preparo, é necessário que você entenda mais sobre aspectos do grão e os diferentes métodos de preparo, além de dicas para a escolha ideal. Afinal, há diversas formas de saboreá-lo, podendo ser o tradicional quente, ou ainda gelado, utilizando máquinas e técnicas específicas.

Escolha a intensidade que te agrade
Para começar, saiba que o café possui várias intensidades que interferem no sabor. Ela é medida através das características do café, como a consistência, aroma diferenciado e a riqueza de sabor. Quanto menos for a intensidade de cafeína e sútil a bebida, mais suave será o sabor. Podemos citar as seguintes:



  • 1 a 4: café suave, leve e consistência de água.
  • 4 a 7: café de torra média, equilibrado e rico em sabores.
  • 8 a 10: é de aroma forte, robusto e encorpado.
  • 11 a 13: considerado extra forte, torra intensa e sabor mais amargo.

Conheça os formatos
É comum nos depararmos com vários formatos de café, tais como: grãos, moído, cápsulas e sachês. Para fazer o café coado e em cafeteira, o formato moído é o ideal. Já os grãos possuem a necessidade de passarem por moagem. E as famosas cápsulas são específicas para máquina de café. Os sachês são opções práticas para preparar direto na xícara em qualquer lugar.

Caso prefira fazer café pelo eletroportátil, é importante obter bons equipamentos com configurações específicas para poder aproveitar da melhor bebida. Adquira uma cafeteira elétrica ou máquina de café de boa qualidade, de marca reconhecida e que ofereça o melhor desempenho.

Aposte em cafés diferenciados
Também há alternativas de café descafeinado, que são aqueles com baixíssimo teor de cafeína, indicado principalmente para pessoas que apresentam reações adversas com a ingestão de cafeína. Para aqueles que querem produtos livres de agrotóxicos, os cafés orgânicos estão cada vez mais presentes nos supermercados. Além disso, há opções de café aromatizados, que possuem essências diversas levando a sensações e sabores incríveis.

Os cafés especiais 100% arábica são opções mais refinadas para aqueles que são amantes da bebida e querem desfrutar do melhor produto, e de todas as sensações que proporcionam. Apostar em cafés especiais é a chance de apreciar uma bebida de alta qualidade, de aromas e sabores mais complexos, tornando a experiência de degustação incrível e surpreendente.

Como fazer café: dicas valiosas para uma bebida perfeita

Como fazer café?
Tudo pronto para fazer o café perfeito? Então, vamos começar! Para te ajudar, separamos 2 receitas de métodos de preparo diferentes para você apostar e saborear essa bebida. Veja:

Como fazer café coado?
Para fazer café coado são necessários alguns utensílios, como o suporte para filtro e um bule ou garrafa. Além disso, o filtro de papel é essencial para o preparo. A proporção média é 35 gramas de pó de café para 500ml de água. Se você prefere uma bebida mais intensa, pode adicionar mais pó de café, ou caso contrário queira mais suave , é só diminuir a quantidade de pó de café.

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de pó de café
  • açúcar a gosto
  • 1 filtro de papel

Modo de preparo:
Adicione a água na chaleira ou em outro recipiente, e leve ao fogo. Enquanto esquenta a água, coloque o filtro em um suporte específico para filtro, e encaixe no bule. Aguarde a água chegar ao ponto de ebulição (100ºC), que é quando as primeiras bolhas começam a aparecer e desligue. Não é necessário que a água ferva.

Escalde o filtro com um pouquinho da água quente, somente o suficiente para molhar o filtro, e assim aderi-lo melhor no suporte. Adicione o pó de café no filtro e em seguida pode adicionar a água aos poucos tomando cuidado com o volume de café e água para não se queimar ou transbordar. Depois que o café for coado é só despejar em uma garrafa térmica e pronto. No momento da degustação, se achar necessário pode acrescentar o açúcar.

Como fazer café na cafeteira elétrica?
Tem quem goste de praticidade e aprove os cafés feitos na cafeteira elétrica. Para tanto, é necessário verificar as orientações do fabricante, pois pode variar de marca para marca. Os ingredientes são os mesmos, só podem variar de acordo com a intensidade que você quer o café. Atente-se com a quantidade máxima de água que suporta a máquina. No geral, podemos utilizar os seguintes passos:

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de água
  • 3 colheres (sopa) de pó de café
  • açúcar a gosto
  • 1 filtro de papel
  • 1 Cafeteira elétrica

Modo de preparo:
Adicione o filtro de papel na máquina, caso a sua máquina já contenha filtro, é só lavá-lo e encaixá-lo novamente. Aproveite e coloque o pó de café no filtro. Após, adicione a água no compartimento adequado da máquina, tampe-o ou encaixe-o no compartimento de volta na máquina. Ligue a máquina, apertando a opção de café que você deseja. Aguarde sua finalização. Após é só degustar. Você pode acrescentar açúcar a gosto.

Essas são as formas de como fazer café simples que separamos para você. O modo de preparo é fácil, e o resultado vai depender da proporção da água e do pó de café, além da qualidade do grão. Uma dica é apreciar sem açúcar para poder usufruir de todos os aromas e sabores que o grão pode proporcionar. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos! E um ótimo cafezinho para vocês!

Previous articleOportunidades para moradia no exterior surgem como alternativa para brasileiros
Next articleVendas no varejo variam pouco em maio, mas alta é registrada pelo 5º mês seguido
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna