Como fazer compras pela internet de maneira segura no Dia dos NamoradosO Dia dos Namorados promete agitar o mercado de e-commerce neste ano. Segundo a ABComm, associação que representa o setor, o comércio eletrônico deve faturar 2,3 bilhões de reais com a data, superando em 10% as vendas do ano passado. No entanto, junto com a maior predisposição das pessoas a comprarem, surgem também mais ameaças e armadilhas na internet.

Muitos hackers aproveitam que o número de pessoas conectadas e que fazem compras online não para de crescer para desenvolver falsas promoções que visam causar prejuízos financeiros aos usuários. Para se ter uma ideia, a PSafe, remove, em média, mais de 130 mil ameaças de malwares e bloqueia cerca de 700 mil páginas maliciosas por dia.

Para que os usuários possam realizar compras para presentear a pessoa amada com tranquilidade na internet, siga essas orientações importantes sobre como se proteger:

Certifique-se sobre a credibilidade da empresa

Uma medida importante é verificar junto ao Procon se a loja online desejada deve ser evitada, pois o órgão lista empresas que já foram alvo de reclamações de consumidores ou causaram problemas. A reputação da empresa e informações como CNPJ e razão social podem ser consultadas no site da Receita Federal. É possível também ver as reclamações no site do Reclame Aqui e avaliar se a empresa costuma responder os questionamentos dos seus consumidores.

Cuidado com as páginas falsas

Muitos hackers desenvolvem páginas falsas que simulam uma marca conhecida ou o site de uma loja que não existe. Com isso, o usuário corre o risco de efetuar pagamento de uma compra que nunca receberá ou ainda ter seus dados expostos para criminosos. Para evitar esse tipo de problema, é importante ter um aplicativo de antivírus completo, como o PSafe DFNDR, que identifica atividades maliciosas que seriam praticamente impossíveis de serem identificadas pelo internauta. Com isso, o usuário evita programas que podem executar ações ou espionar informações no celular. Além disso, na hora de finalizar compras e pagamentos, verifique se há um cadeado ativo no topo do navegador para garantir que a loja virtual possui sistema de segurança de dados.

Desconfie de ofertas enviadas por mensagens (Phishing – link malicioso)

Caso receba alguma promoção enviada de um amigo ou desconhecido por SMS, e-mail, WhatsApp ou outro meio de comunicação solicitando o acesso a um link, tome cuidado, pois pode ser um golpe. Diversos hackers utilizam a reputação de grandes marcas para realizar falsas promoções para atrair usuários e os direcionam para páginas que induzem o cadastramento em serviços pagos ou instalam programas que roubam dados. Portanto, evite clicar em links recebidos por serviços de mensagem ou e-mails e tente realizar a compra acessando a página oficial da marca. Além disso, desconfie quando um link exigir compartilhamento com amigos e preenchimento de dados pessoais e bancários.

Atenção para não baixar aplicativos de lojas falsos

Uma maneira muito comum de contaminação que pode gerar até mesmo prejuízos financeiros é o download de aplicativos que fingem ser um dispositivo de marca conhecida. Esses apps podem acessar a agenda de contatos, enviar SMS ou e-mails sem que você saiba, e até mesmo bloquear o aparelho para solicitar um “depósito” para liberação. Para não correr riscos, é importante baixar aplicativos apenas de lojas oficiais e confiáveis.

Evite acessar Wi-Fi públicos

Na hora de buscar por um presente, evite efetuar a compra por meio de redes wi-fi abertas. Isso porque todos os aparelhos que estão conectados a esse tipo de rede ficam vulneráveis e podem ter seus dados de acesso monitorados. A interceptação de informações nessas redes pode deixar expostos arquivos pessoais, dados bancários e até mesmo senhas. Por esse motivo, é aconselhável utilizar apenas redes com senhas, que ofereçam algum tipo de criptografia.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Como fazer compras pela internet de maneira segura no Dia dos Namorados