Home Cultura Conheça cinco benefícios do Edutainment, tendência para o aprendizado e desenvolvimento de...

Conheça cinco benefícios do Edutainment, tendência para o aprendizado e desenvolvimento de crianças e adolescentes

Conceito une educação e entretenimento e é a chave para cultivar o interesse das crianças no aprendizado em um mundo hiperconectado



A educação primária e secundária cada dia mais vem passando por mudanças. Vivemos em um mundo hiperconectado e a educação tradicional, baseada apenas em livros e apresentações feitas pelos professores, não está mais cativando os estudantes. Tendo em vista este cenário, o edutainment, que une educação e entretenimento, vem ganhando força nas salas de aula.

edutainment leva conteúdos educativos para videogames, desenhos, aplicativos, filmes, músicas e outras formas de entretenimento, buscando tornar o processo de aprendizagem mais leve e interessante. Hoje, sua aplicabilidade se dá principalmente pela introdução da tecnologia no dia a dia das crianças, que quando feita com responsabilidade, pode ter efeitos muito positivos.

“Essa movimentação de aproximar a educação do entretenimento, que anda ganhando cada vez mais força, é super importante. Em um momento em que vemos grandes taxas de evasão escolar e um desinteresse de crianças e adolescentes pela educação, o entretenimento aparece como uma saída para que o estudar e o se desenvolver volte a chamar atenção das pessoas. Os games, filmes educativos, aplicativos, entre tantas outras ferramentas que temos disponíveis, aparecem como uma forma de motivar e facilitar o aprendizado, e isso é muito rico” diz Caroline Lara, psicóloga e Gerente de Produtos da PlayKids.

Confira abaixo cinco benefícios do edutainment na educação e desenvolvimento das crianças:



Recupera o interesse dos alunos pelo aprendizado
O edutainment tira o peso da obrigatoriedade de aprender e a torna uma atividade prazerosa. Inserir músicas, filmes, séries, podcasts, jogos, softwares e outros aplicativos e dispositivos eletrônicos na educação das crianças e adolescentes faz com que prestem mais atenção no conteúdo e interajam mais com o que está sendo ensinado.

Motiva a curiosidade dos alunos
Educação e entretenimento juntos, ajudam a desenvolver a memória e motivar a curiosidade natural do aluno, possibilitando a realização de atividades que não poderiam ser feitas a partir do método de ensino tradicional. Por exemplo, o uso de realidade, que pode ser usado para aulas de história, inserindo o aluno em locais históricos, por exemplo.

Facilita a fixação do aprendizado
Ao explorar o universo multissensorial, o edutainment permite que as mais diversas maneiras de aprendizagem sejam exploradas. Ou seja, tanto aqueles que aprendem com maior facilidade a partir da leitura como os que se dão melhor com estímulos audiovisuais serão contemplados.

Melhora o desempenho dos alunos
Levar o entretenimento para a educação faz com que alunos fiquem mais interessados no conteúdo e, a partir disso, passem a se envolver mais com o conteúdo e estudar mais, movidos pela curiosidade.

Ajuda a reduzir a evasão escolar
A metodologia do edutainment aumenta a motivação e engajamento, contribuindo para uma aprendizagem que envolva mais os alunos a partir da aprendizagem acelerada, com técnicas de imersão e diferentes estilos de aprendizagem, com inteligências múltiplas, estudos dirigidos pelo aprendiz e aprendizagem em grupo. Tudo isso, levando em consideração um recorte de classe, faz com que a evasão escolar seja menor.

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleNovas atividades da Moranguinho para crianças já estão disponíveis em portal online
Next articlePABX em Nuvem possibilita acessibilidade e benefícios adicionais no uso do 0800