…que ela varie. Essa virtude é interessante para quem tem algum sistema de aquecimento. Mas é igualmente útil para quem já sentiu a água ferver quando o fluxo que estava abrigado no encanamento em uma parte mais quente ou exposta ao sol

O produto funciona com uma bateria de 9V, prevista para durar um ano. A empresa foi criada com dinheiro ao estilo crowdfunding (financiamento coletivo) e, no último mês, recebeu aporte de US$ 62 mil dólares e uma percentagem das vendas de uma cerveja artesanal que interessou-se pelos conceitos de “qualidade de vida moderna” do produto.

O EVA não é o único desse tipo. O mercado de smart showers está começando a esquentar e eles podem se tornar parte importante da IoT. Outro produto lançado recentemente é o eShower, também com crowdfunding no site Kikstarter. Esse chuveiro usa um sistema de pressurização do ar para produzir um banho com menos gotas. A promessa é de 70% de economia. Ele também tem 30 anos de garantia. Tamanho período é por causa de sua proteção contra oxidação e desgastes.

Já o SmartTap, outro smart shower, tem entre seus avanços tecnológicos um dispositivo que acumula a água fria dentro do chuveiro até que seu banho comece. Isso evita o desperdício enquanto a temperatura não é a ideal para entrar debaixo, como ocorre nos chuveiros comuns. Recentemente, a IBM fechou uma parceria com a empresa produtora do SmartTap para colocar sensores e analytics e conseguir maiores economias em condomínios de casas inteligentes.

Vilão do consumo
O chuveiro é um verdadeiro gastador dentro de casa, sendo responsável por cerca de 30% da conta de luz e de 45 a 135 litros de água em uma residência de quatro pessoas com cada uma tomando uma banho de 15 minutos por dia. Se ele for desligado enquanto alguém se ensaboa, a economia pode chegar a 16 litros. Se o chuveiro dessa família for usado na temperatura verão, a redução na conta de luz chegaria a 20%.

É em cima dessas estatísticas que esse mercado de chuveiros inteligentes quer atacar. Eles também visam os consumidores modernos, que se acostumaram com a tecnologia. A expectativa é grande e há grandes possibilidades de você juntar mais uma smart-coisa à sua lista de compras nos próximos anos.

 

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br