Home CORPORATE Transformação Digital Contra golpes no Black Friday, Kaspersky Lab está bloqueando sites duvidosos

Contra golpes no Black Friday, Kaspersky Lab está bloqueando sites duvidosos

 

… atrair compradores, e uma vez feita a compra, nunca entregam o produto; ou clonam páginas de varejistas conhecidos, com o objetivo de clonar os cartões de crédito. Os dois ataques costumam aumentar bastante no fim do ano”, alerta.

A lista do Procon não é a única proteção e sua inclusão visa mais a comodidade dos usuários. O analista brasileiro acompanha de perto a movimentação dos fraudadores, que conseguem registrar um domínio falso e publicar uma página maliciosa em poucos minutos. Para protegê-los contra essas ameaças emergentes, os produtos da empresa contam com uma proteção proativa (heurística) para detectar rapidamente novos ataques.

Dicas para segurança
Confira abaixo dez dicas preparadas pelo analista da Kaspersky Lab para evitar os golpes online nesta época e curtir o fim de ano com segurança.

1. Cuidado com as ofertas: desconfie de anúncios com preços baixíssimos recebidas por e-mail – quase sempre elas são falsas.



2. Pesquisar o produto antes de comprar: Faça uma busca para se certificar que a loja é idônea e o produto é de qualidade. Dê preferências para lojas conhecidas e que ofereçam garantias para o produto.

3. Acesse o site diretamente: entre no site do varejista on-line digitando o endereço na barra de navegação, não faça o acesso a partir de sites de buscas nem clique em links recebidos por e-mail.

4. Use uma conexão segura: ao acessar o site verifique na página de pagamentos se a conexão é segura (HTTPS). Para fazer isso, veja se a página exibe o cadeado de segurança e o certificado digital emitido confere com o nome da loja. Se a página não exibir o cadeado, não efetue a operação.

5. Cuidado com WiFi público: Nunca use conexões sem fio públicas para realizar uma compra online. O mais recomendado é realizar suas compras utilizando sua própria rede, com segurança, para evitar ataques de criminosos virtuais. Também evite usar computadores públicos para acessar sites que solicitam dados pessoais para realizar a transação.

6. Cuidado com as redes sociais: desconfie de ofertas divulgadas em redes sociais – muitas delas podem ser falsas.

7. Cuidado com sites desconhecidos: evite comprar em sites sem reputação, principalmente se o preço estiver muito abaixo do normal. Na dúvida vale a pena consultar a lista do Procon de sites de e-commerce que devem ser evitados.

8. Escolha um cartão com limite baixo: ao comprar com cartão de crédito prefira usar um com limite baixo e acompanhe regular a fatura.

9. Olho no boleto: se você prefere pagar com boleto bancário, mantenha um antivírus instalado e sempre atualizado em seu computador. Vírus que alteram boletos bancários são comuns e tem feito muitas vítimas recentemente. O Safe Money presente no Kaspersky Internet Security protege todas as operações de compra, inclusive as que envolvem boletos.

10. Cuidado com a Nota Fiscal eletrônica: e-mails falsos e maliciosos costumam circular nessa época informando supostas Notas Fiscais Eletrônicas de compras – alguns deles costumam trazer arquivos executáveis anexos (arquivos tipo ZIP) ou links que levam ao download desses arquivos. Nenhuma nota fiscal eletrônica chega como arquivo executável (EXE, CPL, SCR).

Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



1
2
Previous articleMarketing no Facebook: um novo tipo de propaganda
Next articleCA Technologies amplia soluções de DevOps