Home Qualidade de Vida Mobilidade Cuidado com apps para smartphone mais populares. Eles têm vulnerabilidades

Cuidado com apps para smartphone mais populares. Eles têm vulnerabilidades

Os aplicativos (apps) para smartphones disponíveis para download são seguros? Essa questão mobilizou especialistas da Codenomicon, fornecedora de soluções de segurança de software proativo, para testar os dez apps gratuitos para Android mais baixados na versão brasileira da loja Google Play.

O estudo, realizado no dia 16/03, encontrou falhas de segurança em quatro dos dez apps para Android mais procurados, com um total de 52 vulnerabilidades (oito delas consideradas críticas). As brechas estavam presentes em dois aplicativos de troca de mensagens, um de redes sociais e em um antivírus.

Para realizar os testes, a empresa utilizou o software AppCheck, plataforma de análise que avalia todos componentes de terceiros utilizados na construção de um software. “Os desenvolvedores de aplicativos (apps) precisam investir mais na segurança de seus produtos, testando exaustivamente seus aplicativos antes de colocá-los no mercado”, destaca Emanuel Almeida, engenheiro de Sistemas da Codenomicon para a América Latina, que coordenou a pesquisa.

Em um dos aplicativos (apps) avaliados, e que se apresenta como uma ferramenta de proteção, encontramos 46 vulnerabilidades”, destaca o especialista em segurança. Ele acrescenta que o uso de aplicativos com vulnerabilidades pode facilitar a invasão do smartphone por parte de crackers, que são hackers que usam seus conhecimentos para atos ilegais, ou mesmo provocar o mau funcionamento do aparelho, já que os apps podem simplesmente travar.

 



Acesse os outros sites da VideoPress

Portal Vida Moderna – www.vidamoderna.com.br

Radar Nacional – www.radarnacional.com.br



Previous articleCloud impulsiona educação. Saiba como
Next articlePrimeiro restaurante de Jamie Oliver no Brasil usa soluções cloud da NCR Redação