arbitro de video

Esse ano, após ser testado nos Campeonatos Italiano, Espanhol e Alemão, o recurso de árbitro de vídeo (AV) será utilizado pela primeira vez na história da Copa do Mundo. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

São 33 câmeras instaladas nos 12 estádios das cidades sedes que irão receber as partidas da competição, estarão conectadas ao Centro Internacional de Transmissão, localizado em Moscou.

De acordo com a organização da competição mundial, o recurso do AV será utilizado apenas em erros na marcação ou não de gols, em decisões sobre pênaltis, problemas na identificação de jogadores e expulsões. Sua atuação será uma espécie de apoio, mas não será considerado como decisão final do lance, que continuará sob responsabilidade exclusiva do árbitro de campo.

Como funciona?
Para conseguir analisar momento a momento de cada lance, os árbitros contarão com oito câmeras gravando a partida em “superlenta”, seis em “extralenta”, e outras duas exclusivas para lances de impedimento.

A cabine de análise será composta por três integrantes convocados pela organização e mais quatro operadores de replay, que serão responsáveis por mostrar os melhores ângulos das 33 câmeras.

Quando o árbitro precisar acionar o VAR, ele colocará a mão no ouvido para indicar que está se comunicando com o juiz de vídeo. Caso seja necessário uma revisão por vídeo, ele faz o sinal de um retângulo com as mãos, e pode tomar a sua decisão com base nas informações oferecidas pelos auxiliares que viram tudo na TV ou conferir pessoalmente em um monitor posicionado na beirada do campo.

A decisão final é sempre do árbitro. Para garantir a transparência do processo, um oficial da Fifa fica posicionado dentro da sala de vídeo e tem acesso às imagens e às comunicações dos árbitros. Ele também é responsável por fornecer, em tempo real, todas as informações que aparecem na tela da transmissão oficial da Copa para o público.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Curiosidade: Você sabe como funciona o árbitro de vídeo na Copa do Mundo?

 

Veja também
Twitter lança emoji em homenagem às mulheres no futebol
Google anuncia ferramentas e experiências para acompanhar jogos de futebol
Museu do Futebol sai em tour nacional em 2018