O Grupo Microsom disponibilizou um aplicativo online que testa a idade dos ouvidos. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O programa emite um sinal sonoro que aumenta de frequência até se tornar inaudível. O programa então cruza o valor da intensidade da frequência com o alcance em até onde foi ouvida e estima a idade auditiva da pessoa.

“Em geral, as pessoas não têm o hábito de visitar um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista para checar como estão seus ouvidos. Muitas vezes, procuram a ajuda de um profissional somente quando apresentam sintomas mais avançados de perda auditiva. O aplicativo é um teste simples e que não substitui uma avaliação audiométrica completa, mas já permite detectar se existe dificuldade para escutar”, comenta a fonoaudióloga e gerente de produto do Grupo Microsom, Dra. Maria do Carmo Branco.

Como funciona?
O app “A idade dos seus ouvidos” está disponível para sistemas Android e iOS.

O usuário baixa o aplicativo no seu smartphone e clica no ícone do “Teste Auditivo”. Em seguida, preenche o campo que aparecerá com a sua idade atual.

Na tela seguinte, ele deverá clicar no botão em formato de alto-falante e mantê-lo pressionado. Um sinal sonoro será emitido. Tão logo não seja mais possível escutá-lo, o botão deverá parar de ser pressionado. O resultado será apresentado na sequência e dirá qual é a idade auditiva atual do seu ouvido.

“Se o resultado do teste for incompatível com a idade cronológica da pessoa para mais, já é um sinal de perda auditiva. Por exemplo, a pessoa tem 20 anos de idade e o teste acusou que ela tem idade do ouvido de 35, é recomendável procurar um especialista para uma avaliação mais completa da capacidade auditiva”, explica Maria do Carmo.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 466 milhões de pessoas no mundo sofrem atualmente com problemas auditivos, sendo 34 milhões de crianças.

Há cinco anos atrás, esse número era de 360 milhões de casos, mas aumentou com o envelhecimento da população. A OMS prevê que 900 milhões de pessoas no mundo tenham perda auditiva em 2050.

 

[/read]

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Descubra já a idade dos seus ouvidos

Veja também
Uso excessivo de salto alto pode prejudicar a saúde dos pés, coluna, joelhos e até quadris
Saúde da mulher: saiba quais exames fazer de acordo com a sua idade
Confira mitos e verdades sobre a saúde de seus olhos