NOVIDADES

DF tem cursos gratuitos para superar medo de dirigir


by 6 de janeiro de 2015 0 comments

O Detran do Distrito Federal inicia cursos no mês de janeiro para condutores que têm medo de dirigir. O órgão abrirá as inscrições nesta quarta-feira, dia 7, a partir das 7h30.

Os interessados deverão comparecer à Escola Pública de Trânsito, que fica na Quadra 706/906 Sul, na Diretoria de Educação. O curso oferece um total de 35 vagas.

As aulas de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir serão realizadas no período noturno nos dias 12, 13, 14, 15, 16, 19, 21 e 30 de janeiro.

Segundo o Instituto de Psicologia Aplicada (Inpa), o medo de dirigir é um mal que atinge pessoas detalhistas e extremamente responsáveis. Pesquisa realizada com 4 mil pessoas mostrou que em 80% dos casos as mulheres enfrentavam o pavor de assumir o volante. Outras 28% nunca tinham sofrido acidente automobilístico, enquanto que 40% dos entrevistados já haviam se envolvido em alguma ocorrência, mas não estavam na direção.

O Inpa reuniu oito dicas práticas para quem quer superar o medo de dirigir:

1) Compasse a sua respiração. O ansioso tem uma respiração rápida e “curta”, utilizando, apenas, o tórax. De boca fechada, inspire lentamente pelo nariz e vá sentindo o ar chegar até os seus pulmões. Deixe seu abdômen expandir enquanto inspira, utilizando o músculo diafragma. Depois expire devagar pela boca.

2) Faça algum tipo de atividade física e relaxamento muscular, para produzir endorfinas, substâncias que neutralizarão a química da ansiedade.

3) Inicie uma aproximação com o carro mesmo dentro da garagem. Entre, ajuste o banco, sinta o espaço interno, ligue e desligue o carro.

4) Ainda dentro da garagem, ligue o carro e faça pequenos movimentos para frente e para trás.

5) Dê voltas no quarteirão em horários sem movimento. Procure ruas tranqüilas e que não tenham crianças.

6) No começo, escolha sempre um ou dois trajetos. Isto evitará ansiedade.

7) Comprometa-se consigo mesmo(a), pelo menos duas vezes por semana para praticar o exercício de dirigir. Esta prática deve ser considerada como uma tarefa do dia-a-dia. O hábito diário é que fará você adquirir confiança.

8) Quando se sentir confiante, inicie trajetos maiores ou que tenham subidas e uma maior quantidade de veículos.

No Comments so far

Jump into a conversation

No Comments Yet!

You can be the one to start a conversation.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.