Home Cultura Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro

Dia Mundial do Livro


por Marco Barcellos*

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro, data oficializada pela Unesco em 1996 e que é festejada em mais de cem países. A data foi criada para encorajar as pessoas, especialmente os jovens, a descobrirem os prazeres da leitura, e a ganharem um novo respeito pela contribuição dos autores de livros através dos séculos.

O Dia Mundial do Livro teve a sua origem na Catalunha, uma região da Espanha, mas começou a ser celebrada inicialmente em… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, o famoso escritor espanhol.

Dia Mundial do Livro

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes. Na região espanhola da Catalunha esta data é o Dia de São Jorge, da Rosa e do Livro: o dia do padroeiro, do amor e da cultura. As mulheres recebem flores dos homens e retribuem presenteando-os com livros.

Além do Dia Mundial do Livro, no dia 23 de abril também se assinala outra data importante para o mercado editorial, que é o Dia Mundial do Direito de Autor. Daí o nome correto e atual, queé “Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor”, e foi instituída para marcar também o papel da valorização da propriedade intelectual.

Mais tarde, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude desta data também marcar o falecimento de outros escritores famosos, como o escritor catalão Josep Pla, e o dramaturgo inglês William Shakespeare. Além disto, nesta data, em outros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov e Manuel Mejía Vallejo.

Dia Mundial do Livro

De qualquer forma, todos os anos são organizados uma série de eventos ao redor do mundo para celebrar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. Diversas escolas e organizações celebram o Dia Mundial do Livro com ações que procuram sensibilizar em especial os mais novos para o papel dos livros no nosso aprendizado e crescimento enquanto indivíduos.

Além desta data, vale citar também o Dia Mundial da Poesia, celebrado no 21 de março, e o Dia Nacional do Livro, comemorado no Brasil em 29 de Outubro.

*Marco Barcellos é o fundador e presidente da agência Market21 Comunicação

[/read]

 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Dia Mundial do Livro

 

Veja também
Livro analisa os impactos da 4ª Revolução Industrial no mundo da gestão
Livro sobre memes brasileiros revela as melhores histórias por trás do humor das redes
Vá de Táxi e Leiturinha fazem campanha de incentivo à leitura para crianças

Previous articleLinkedIn: 10 coisas que os headhunters querem ver no seu perfil
Next articleConheça 3 bons motivos para visitar Genebra, na Suíça