Crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde já podem se preparar: entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março, os besteirologistas do Doutores da Alegria levarão a folia carnavalesca para oito unidades públicas de saúde da Capital. É a terceira edição do Bloco do Riso Frouxo, que promete “transformar o porta-soro em estandarte e o corredor da Pediatria em uma autêntica passarela”.

Serão oito apresentações:… [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

…Instituto da Criança (18/2), Hospital Universitário da USP (19/2), Hospital do Mandaqui (20/2), Hospital Geral do Grajaú (21/2), Hospital do M’Boi Mirim (25/2), Hospital Municipal do Campo Limpo (26/2), Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – ITACI (27/2) e Hospital Santa Marcelina (28/2).

Doutores da Alegria leva o Bloco Do Riso Frouxo a oito hospitais públicos de SP
Foto: Luciana Serra / Divulgação

Como em todo bloco que se preze, um bom tema também não poderia faltar: em 2019 o grupo vai celebrar a figura do bobo da corte, personagem histórico da Idade Média, que costumava divertir e falar algumas verdades aos seus monarcas. O cortejo terá adereços de época, além de marchinhas famosas e composições próprias alusivas ao tema. Toda a ação é construída a partir da linguagem do palhaço, com base no improviso e no humor, potencializando as relações saudáveis e contribuindo com a inclusão sociocultural.

A organização também celebrará o Carnaval nas outras duas cidades em que atua: no Recife, o Bloco do Miolo Mole, fonte de inspiração para o Riso Frouxo, atinge sua 13ª edição; já no Rio de Janeiro, quem comanda a folia há sete anos é o Bloco da Seringa Solta, reunindo palhaços do grupo Conexão do Bem, músicos da Orquestra Voadora e da Sinfônica Ambulante e, para este ano, também alguns músicos do grupo Bagunço.

Conheça o DOUTORES DA ALEGRIA
Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou quase dois milhões de visitas a crianças hospitalizadas, acompanhantes e profissionais de saúde. A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas. Desde 2016 a associação se reposiciona institucionalmente a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas.

DOUTORES DA ALEGRIA
BLOCO DO RISO FROUXO 2019

18/2- Instituto da Criança (ICr) | Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647 – Jardim Paulista.
19/2 – Hospital Universitário | Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – Butantã.
20/2 – Hospital do Mandaqui |R. Voluntários da Pátria, 4301 – Mandaqui.
21/2 – Hospital Geral do Grajaú | R. Francisco Octávio Pacca, 180 – Pq. Nações Unidas.
25/2 – Hospital M’boi Mirim | Estrada do M’Boi Mirim, 5203 – Jardim Angela.
26/2 – Hospital Municipal do Campo Limpo | Estr. De Itapecerica, 1661 – Campo Limpo.
27/2 – Inst. de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) | R. Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros.
28/2 – Hospital Santa Marcelina | R. Santa Marcelina, 177 – Itaquera.

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Doutores da Alegria leva o Bloco Do Riso Frouxo a oito hospitais públicos de SP

Veja também
Realidade Virtual vira aliada no tratamento de crianças com câncer
Crianças do Instituto do Câncer de Porto Alegre se divertem com super cães
No Brasil pelo menos 72% das crianças de 10 a 12 anos têm celular próprio