O café é uma grande paixão nacional, presente no dia a dia de milhões de brasileiros. A imagem que se tem dele é a de um dos grandes companheiros na refeição da manhã, no lanche da tarde ou nos intervalos do trabalho.

Contudo, engana-se quem pensa que ele pode ser apreciado apenas nestes momentos.

É cada vez mais comum misturá-lo com algumas bebidas alcoólicas, criando drinks para lá de especiais. São várias opções, com receitas em que ele é servido frio até aquelas em que se aproveita ele quente, para esquentar o corpo todo.

Não sabe como preparar esses drinks? Veja como é fácil.

Coquetel de café
Essa é uma boa opção para quem quer tomar um drink mais doce. Ele envolve a mistura de 1 xícara de café expresso, 50 ml de whisky, 1 colher (sopa) de licor de café e 1 colher (chá) de xarope de canela.

Misture esses ingredientes em um recipiente e, para refrescar, adicione gelo. Sirva a bebida em uma taça e polvilhe o drink com um pouco de canela. O resultado é um sabor forte, por causa do whiskey, mas açucarado pelo licor e pelo xarope de canela, criando uma mistura harmônica.

Café cubano
Essa versão do nosso café conta com a adição de uma famosa bebida alcoólica do país caribenho: o rum. Para prepará-la, você precisa de 60 ml de café expresso, 50 ml de suco de lima, 1 colher (sopa) de creme de leite fresco e 1 copinho de dose de rum.

Misture o café expresso, o rum e o suco de lima em um recipiente, misturando-os bem, até que a bebida fique homogênea. Acrescente o creme de leite em seguida. A sua bebida pode ficar ainda mais estilizada se você optar por colocar gelo e algumas folhas de hortelã.

Irish Coffee
Já para quem deseja consumir algum drink com o café quente, a escolha mais recomendada é o Irish Coffee. Este coquetel irlandês precisa de 50 ml de whisky, 150 ml de café fresco, ainda quente, e 1 e ½ colher (sopa) de açúcar mascavo.

Sirva o café, o whisky e o açúcar em uma caneca. Espere até que ele se dissolva, o que deve acontecer rapidamente. Se quiser deixar o seu drink ainda mais chamativo, você pode colocar um chantilly por cima e polvilhar com pó de café.

Caipirinha de café
Esse drink combina duas paixões nacionais: o café e a caipirinha. Para fazê-lo, é necessário 50 ml de cachaça, 50 ml de café em temperatura normal, 1 limão, 15 ml de xarope de limão, gelo, açúcar e grãos de café.

Comece macerando o limão com o açúcar. Depois, coloque a dose de cachaça, o gelo e a dose de café. Finalize adicionando o xarope de limão. Os grãos de café podem ser adicionados para decorar o drink.

Lady Winter
Conhecido, aqui, como Dama do Inverno, esse é um drink simples de fazer e que esquenta o corpo. Para preparar a bebida, você precisa de ½ xícara (chá) de café quente, ¼ de xícara (chá) de conhaque e ¼ de xícara (chá) de licor de café.

Para prepará-lo é só misturar tudo em uma caneca e saborear o resultado final. Se quiser conferir um ar gourmet ao drink, coloque chantilly por cima.

Diana Coffee
Essa é uma boa opção para quem quer um drink que misture café e gin. Você irá precisar de ½ xícara (chá) de café, ¼ xícara (chá) de gin e ¼ de xícara (chá) de licor de laranja.

O drink é preparado misturando os ingredientes e servindo a bebida em uma taça. No final, você pode polvilhar noz-moscada por cima para dar um toque especial. Uma solução mais básica, mas que também tem seu charme, é adicionar uma cereja na taça.