Home Notícias Corporativas É possível construir um projeto residencial funcional utilizando steel frame

É possível construir um projeto residencial funcional utilizando steel frame



Quando se ouve falar em utilizar perfis de aço na construção de uma residência, muitos imaginam um produto final limitado e padronizado. Mas é possível desenvolver construções bastante confortáveis e funcionais utilizando o método construtivo com steel frame.

O arquiteto Nicolás Dolinsky desenvolveu um projeto de moradia unifamiliar utilizando perfis de steel frame da Barbieri, com construção realizada pela Home Steel e engenharia detalhada fornecida pela equipe técnica da Consul Steel.

A residência possui uma área total construída de 176 m² e está localizada em grande terreno no bairro de Santa Inés, em Buenos Aires, na Argentina.

 

O esquema funcional

A parte social da casa é composta por um amplo espaço que integra sala de estar, sala de jantar e cozinha. Esta área aberta está fluidamente ligada à galeria semi coberta, que funciona como conexão entre o interior da casa e o parque.

Os quartos e banheiros compõem a parte privativa da casa, cujo acesso é feito por uma única porta que, quando fechada, proporciona privacidade para um melhor descanso.

Foi projetado um grande envelope que abriga os diferentes ambientes cobertos, e atua como protagonista, impondo-se sobre o ambiente e simbolizando metaforicamente o caráter primordial da casa e da arquitetura: fornecer abrigo e proteção na natureza.

Os quartos têm vista para os fundos, buscando a melhor orientação e os ambientes do banheiro, vestiário e escritório ficam voltados para a frente, com janelas menores que proporcionam maior privacidade.

Finalmente, o setor de serviços (depósito, lavanderia e banheiro exterior) passou a ser independente da casa e localizado junto à garagem.

 

A estrutura

Dolinsky conta que opta sempre por construir em steel frame pela rapidez com que são executadas as obras, pela elevada eficiência térmica e acústica que o sistema proporciona e pelo pouco desperdício de materiais, graças também à engenharia detalhada. Da mesma forma, valoriza o baixo consumo de água durante a obra, tendo locais de trabalho mais limpos e seguros.

O projeto exigiu o consumo de perfis de 44 kg/m², dos quais as seções mais utilizadas foram PGC e PGU de 100, 150 e 200 mm.

Foram utilizados produtos Barbieri como perfis steel frame, para a estrutura principal, perfis drywall plus para as subdivisões interiores, forros Perfilplas para as áreas semi cobertas e barreiras de vento e água Typar.

 

Acabamentos

O sistema EIFS (Exterior Insulation Finish Systems), com gesso plástico texturizado, foi usado como revestimento externo e combinado com o revestimento Siding Cedar para obter um jogo de texturas e rugosidade.

A casa possui esquadrias de alumínio com vidro duplo e acabamentos de primeira qualidade para proporcionar eficiência e conforto ao longo da vida útil do projeto.

É possível construir um projeto residencial funcional utilizando steel frameÉ possível construir um projeto residencial funcional utilizando steel frameÉ possível construir um projeto residencial funcional utilizando steel frameÉ possível construir um projeto residencial funcional utilizando steel frameÉ possível construir um projeto residencial funcional utilizando steel frame

Previous articleLinha do tempo das mudanças do Programa de Alimentação do Trabalhador
Next articleRegulamentação de telemedicina avança no Congresso e no CFM
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna