Home Cultura Enogastronomia mostra como combinar vinhos e caldos

Enogastronomia mostra como combinar vinhos e caldos

Veja dicas imperdíveis para quem quer se alimentar com elegância



Marcado para começar no dia 21 de junho, o inverno é a estação perfeita para quem adora uma gastronomia regada pelos vinhos. Contudo, até os dias mais frios chegar, o outono dará o ar de sua graça com noites mais refrescantes, o que também é um convite para um jantar especial. 

Para essa época ser ainda mais perfeita, fomos abençoados pela enogastronomia, que em resumo, é a arte de harmonizar estilos de vinhos com sabores distintos em uma refeição.

Primeiro é preciso ter em mente que não é necessário você ser um expert em vinhos para saber combinar o prato com a bebida ideal. Em alguns casos, basta aprender alguns fundamentos essenciais em harmonização e aplicar esses conhecimentos na próxima vez que estiver inspirado para escolher o cardápio de inverno. 

Segundo alguns sommeliers (o profissional que de fato entende do assunto), existem diversos tipos de harmonização entre vinhos e pratos. 

Também há a harmonização regional, que é quando um local específico do mundo costuma combinar aquele vinho com a gastronomia tradicional. Por exemplo, em Bairrada (Portugal) o leitão da Bairrada é servido com um espumante da uva Baga, também da região. Já em Sauternes (França), o vinho que leva o nome desta região harmoniza com o tradicional foie gras. Ou seja, o match perfeito desde sempre.

Mas mesmo não sendo um sommelier, você pode escolher qual será o protagonista da mesa. Se a comida é o ator principal do jantar, será a partir dela que sua escolha de vinho deve ser baseada. Já no caso oposto, se o vinho será a bola da vez, a partir de suas características você irá definir o cardápio.

Para os amantes da cremosidade e dos fondues
Há uma infinidade de tipos de queijos e vinhos, mas para começar, você pode unir os caldos que levam algum queijo cremoso na receita, como os fondues, com um vinho branco encorpado. Sim, ele existe! Nesse caso, um chardonnay é uma escolha bem saborosa. 

Já para os fondues de sobremesa, opte por um vinho de doçura carregada. Um fondue de chocolate com morango cairá muito bem com um bom vinho do porto!

Para quem não resiste aos sabores apimentados
Se você é daqueles que ama um caldo bem carregado no sabor, como um caldinho de feijão com muito bacon, ou um caldo verde com linguiça defumada, escolha um vinho de boa acidez, como um Carmenére chileno. Se quiser um vinho branco para acompanhar um desses pratos, selecione algum que tenha passado por um período de amadurecimento em barricas de carvalho, como um Burmester Reserva D.O.C Douro Branco, isso irá conferir um toque amadeirado à bebida. 

Para os mais lights
A ocasião é de um caldo leve, mais líquido, como sopas de legumes ou frutos do mar, como um caldo de camarão? Então um vinho leve cairá bem com o prato. No caso de um tinto, opte por Pinot Noir ou Merlot. Já na cartela dos brancos ou rosés, vá em busca daqueles mais frutados ou com notas florais. 

Para os sensoriais 
Você é uma pessoa que faz da refeição um evento? Aprecia os detalhes do local onde será feita a refeição, os sons, os aromas… Então leve em mente que a escolha do vinho também pode ser harmônica. Se for comer um caldo com tempero baiano, carregado de azeite de dendê e leite de coco, um vinho aromático será perfeito! Um Cabernet cairá bem nesse caso. Já os brancos estão totalmente abolidos do cardápio, já que o sabor leve desse tipo de vinho será anulado diante da intensidade dos ingredientes dos pratos.

Para quem quer aprender sempre mais
A enogastronomia é uma arte, mas também uma ciência, já que ela avalia várias características entre a origem, produção e a composição de um rótulo de vinho em relação às diversas características de uma refeição. 

Atualmente, assim como o interesse sobre os vinhos e suas harmonizações tem aumentado, cresce também as inúmeras combinações gastronômicas.

O assunto é cheio de possibilidades, então aproveite as referências de quem entende do assunto de vinhos e suas harmonizações com pratos do inverno ou outras receitas para fazer suas escolhas. 

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articleValvoline destaca diferentes funções das transmissões automáticas
Next articleEntenda oito mitos sobre o uso de eletrônicos