Home Notícias Corporativas Especialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedade

Especialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedade



Com a proximidade das eleições no Brasil, em outubro de 2022, o YouTube intensificou ações de combate às fake news – “notícias falsas”, em tradução livre – termo que diz respeito a informações deliberadamente falsificadas. Recentemente, a plataforma de compartilhamento de vídeos apagou ao menos 22 conteúdos com inverdades sobre as eleições, de acordo com O Globo. Segundo balanço da Novelo Data, esta foi a maior ação do gênero empreendida pela plataforma desde que as novas regras da empresa sobre desinformação eleitoral começaram a valer, em março deste ano.

Neste cenário, mais da metade (62%) dos brasileiros não sabem reconhecer uma notícia falsa, segundo o estudo “Iceberg digital”, realizado pela Kaspersky, empresa global de cibersegurança, em parceria com a empresa de pesquisa CORPA, na América Latina. 

“Os avanços conquistados pela internet trouxeram incontestáveis benefícios à humanidade, mas, a reboque, alguns malefícios à sociedade, como notícias falsas disseminadas no âmbito das redes sociais digitais, sem o menor escrúpulo”, afirma o advogado especialista em crimes de informática, Felicio Sammarco Valarelli.

O advogado destaca que as fake news acarretam prejuízos às pessoas e, não raro, às suas famílias. Para ele, os brasileiros devem despertar para a consciente utilização da internet e das redes sociais digitais, transformando-as em instrumento de edificação e em veículo de notícias verídicas, úteis e positivas.

Valarelli pontua que que boa parte da população brasileira tem acreditado em mensagens falsas, e às vezes, mesmo em dúvida quanto à veracidade de seus conteúdos, retransmitem para seus contatos, que adotam a mesma prática e contribuem para que a desinformação atinja grande parte da população.

“Há clara necessidade de compreender o limite entre crime e liberdade de expressão, que é prevista pela Constituição Federal, bem como o posicionamento dos tribunais acerca do tema”, articula o especialista.

Liberdade de expressão X fake news

A liberdade de expressão é um direito fundamental do homem e se encontra previsto na Constituição Federal. Entretanto, diz Valarelli, é importante ressaltar que “uma situação é exercer sua liberdade de expressão em prol da sociedade e do meio em que se vive, e outra é utilizar deste direito para lesar outras pessoas”.

A liberdade de expressão é um direito fundamental e essencial para o indivíduo, observa o advogado. “O problema com as fake news se dá no momento em que elas infringem e entram em conflitos de direitos. Tais conflitos são produzidos entre a informação transmitida e os direitos fundamentais das pessoas afetadas por dita informação, sobretudo a honra e a intimidade – e podem acabar com reputações, incitar violência e discriminações”, afirma.

A ideia de que basta repetir mil vezes uma mentira para que ela se torne verdade tornou-se quase um provérbio na política, e é denominada por psicólogos como a “ilusão da verdade”, cita Valarelli.  Para ele, as fake news também ameaçam a democracia: “A partir do momento que a realidade é modificada perante a divulgação massiva de notícias falsas, as pessoas passam a acreditar em uma mentira e, de maneira consequente, acabam por ‘eleger a mentira’, como se verdade fosse verdade”.

Nesse contexto, de acordo com o especialista em crimes de informática, cabe aos juízes a tarefa de interpretar este limite no caso concreto. “Não se condena ninguém por meras opiniões ou visões de mundo. Ocorrem condenações, obviamente, quando ocorrem crimes contra a honra devido às falas que ultrapassam o limite da liberdade de expressão e são, na verdade, crimes como calúnia, injúria e difamação”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vaadv.com.br/

Especialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedadeEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedade

Previous articleEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucesso
Next articleMês do Meio Ambiente: evento discute logística reversa na indústria farmacêutica
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna