Home Novidades Empreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucesso

Empreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucesso

Dados apresentados em fevereiro deste ano pelo Ministério da Economia, através do Boletim do Mapa das empresas, mostram que em 2021 o Brasil teve mais de 4 milhões de novos empreendimentos, crescimento de 19,4% em relação a 2020. Os resultados mostram, também, aumento em todos os estados.

Tais números mostram um aspecto que pode ser considerado positivo para a economia do país. Todavia, entre iniciar um negócio e mantê-lo, há diversos desafios para o empreendedor. O levantamento citado apontou mais de 1,4 milhão de empresas fechadas no ano passado, aumento de 34,6% ante 2020.

Neste contexto, planejamento pode ser um ponto-chave para, além de manter-se, obter melhores resultados. É a opinião de Claudio Zanutim, autor de livros e palestrante, que contabiliza mais de 250 mil pessoas treinadas em eventos, convenções empresariais e ambientes acadêmicos tratando do crescimento e evolução de negócios.

Zanutim comenta a importância de planejar: “Empreendedorismo é a disposição para identificar problemas e oportunidades e investir recursos e competências na criação de um negócio, projeto ou movimento que seja capaz de alavancar mudanças e gerar um impacto positivo. Você precisa saber ou definir qual produto ou linha entregará para o mercado para solucionar problemas existentes”, afirma. 

Autor de 6 livros e 9 e-books, Zanutim lista alguns pontos que considera fundamentais para o planejamento: variedade, qualidade, design, características, nome da marca, serviços e garantias. Em seguida, determinar como será a distribuição: canais de venda, cobertura de mercado, locais de atuação, estoque e transporte.



Além desses pontos, o especialista lista mais pontos essenciais para uma boa estruturação:

  • pesquisa: maior conhecimento do cliente e suas percepções e do mercado de atuação;
  • posicionamento: posição relativa que a marca ocupa na mente do cliente;
  • boa segmentação: direcionamento estratégico para nichos de mercado/clientes;
  • linha de priorização: decisão de soluções e estratégias a partir do valor percebido;
  • sem desconsiderar: custos – comunicação – conveniência e foco no foco do cliente.

8 etapas do MIT DesignX

Especialista formado pelo MIT Professional Education, Claudio Zanutim cita o método de 8 passos do MIT, que pode contribuir com a evolução de um  novo negócio, remodelar negócios atuais e solucionar problemas locais , regionais e globais. Resumidamente, são elas:

1 – Identificar as soluções de impacto da empresa, definindo qual é a abordagem do design para enquadrar problemas e desenvolver soluções e como enfrentar problemas complexos.

2 – Descobrir e examinar as necessidades ou problemas subjacentes dos usuários, clientes e outras partes interessadas, aplicando as ferramentas de análise de necessidades e mapeamento de partes interessadas.

3 – Definir os principais segmentos de mercado, delinear sua intenção e expectativas a respeito da solução para esses segmentos, desenvolvendo a teoria da mudança. Que outros usuários ou mercados poderiam se beneficiar potencialmente das ideias do negócio e que características a solução precisa ter para se adequar aos critérios de análise das necessidades.

4 – Engajar, elaborando uma proposta de valor clara e convincente, por meio do envolvimento direto do cliente. Além de mapear toda a jornada do usuário para identificar pontos críticos de contato a partir dos quais a solução deve tomar a direção. O objetivo é testar – de forma reiterada – as ideias do processo descrito acima.

Antes de prosseguir, Zanutim pondera “acima, temos os quatro passos iniciais na busca da estruturação do negócio. Com estes executados, podemos caminhar para os próximos”.

5 – Criar o protótipo da solução inicial e do modelo operacional para a ideia. Os protótipos são utilizados pelo usuário para testar o design da solução, o que inclui a criação de protótipos para as ideias de produto, processo ou serviço.

6 – Desenvolver: este passo concentra os métodos utilizados para organizar, administrar e motivar a equipe e implementar sua dinâmica e a cultura desejada para construir uma vantagem competitiva sustentável, promover a produtividade e seu bem-estar.

7 – Implementar um mapeamento estratégico de prioridades e aplicar as prioridades estratégicas como pilares da cultura no ambiente de trabalho a partir de uma solução projetada desde o início até a escala e como o momento do lançamento pode ter um impacto central no resultado.

8 – Escalar a partir de um plano de ação de um projeto-piloto real (ou hipotético), para a ideia de solução. O planejamento de ação, acompanhado de uma estratégia financeira (e de financiamento) leva tempo, já que requer uma identificação cuidadosa e a priorização das ações necessárias para o desenvolvimento bem-sucedido de soluções, aquisição de usuários ou clientes, alinhamento de processos e equipes, assim como para a construção das parcerias necessárias à realização da visão do negócio.

“Tratar de algumas das maiores questões que atualmente afetam a sociedade e o nosso planeta é uma tarefa assustadora e, de fato, a complexidade de muitos dos desafios exige uma abordagem transdisciplinar, bem como para estruturar melhor nossas empresas, independentemente do tamanho”, conclui o especialista.

Para mais informações, basta acessar: https://workshop.claudiozanutim.com.br/

Empreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucessoEmpreendedorismo: boa estruturação pode contribuir para sucesso



Previous articleSmartCities Mundi apresenta cases de cidades inteligentes em pequenos municípios
Next articleEspecialista comenta consequências da disseminação de fake news na sociedade
Colaborador Vida Moderna até Outubro de 2022