Home Carros Conectados Ford apresenta nova geração de câmera de ré para automóveis

Ford apresenta nova geração de câmera de ré para automóveis

A Ford apresentou na Europa uma nova geração de câmera de ré que oferece uma visão de 180 graus da traseira do veículo e aciona os freios automaticamente ao detectar obstáculos, com o auxílio de radar. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

Lançada junto com o novo Focus no mercado europeu, a tecnologia leva a um patamar inédito a funcionalidade desse equipamento para aumentar a segurança em manobras.

Instalada acima da placa de identificação do veículo, a nova câmera permite ao motorista observar na tela do painel a movimentação de pedestres, ciclistas e outros veículos de forma ampla, cobrindo áreas normalmente fora do seu campo de visão.

Para completar, sensores de radar monitoram a área atrás do carro e geram um alerta quando automóveis e motocicletas se aproximam. Nesse caso, se o motorista não tomar nenhuma ação o sistema aplica os freios automaticamente para evitar colisões.



“Sabemos que para a maioria dos motoristas dar marcha a ré é uma das manobras que mais exigem atenção e geram ansiedade. Esta pequena câmera representa um grande passo para facilitar a direção”, diz Glen Goold, engenheiro-chefe do programa Focus na Ford Europa.

Uma pesquisa recente da Ford mostrou que, das cinco manobras consideradas mais difíceis pelos motoristas, quatro envolveram a ré. A quinta é sair de frente em áreas de estacionamento.

A nova tecnologia se junta a outros recursos semiautônomos de assistência ao motorista da marca, que contribuem para tornar a direção mais segura e tranquila. Como, por exemplo, o sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego cruzado, o piloto automático adaptativo, o sistema de permanência em faixa e o alerta de colisão com assistente autônomo de frenagem e detecção de pedestres, já oferecidos em modelos no Brasil.

Item de segurança
A câmera de ré vem se popularizando em todo o mundo como item de segurança. Tanto que os Estados Unidos acabam de tornar o seu uso obrigatório em todos os carros novos vendidos no país, por determinação da autoridade nacional de segurança no trânsito (NHTSA – National Highway Traffic Safety Administration).

A lei foi aprovada pelo congresso norte-americano em 2008 e a sua regulamentação ocorreu somente em 2014, para entrada em vigor a partir deste mês.

O objetivo é evitar acidentes, especialmente com crianças e idosos, que são as principais vítimas de atropelamentos em manobras de ré ao cruzar o ponto cego do motorista. Dados de 2007, usados na aprovação da lei, indicavam que só naquele ano 221 pessoas foram mortas e 14.000 ficaram feridas nesse tipo de ocorrência nos Estados Unidos.

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Ford apresenta nova geração de câmera de ré para automóveis

 

Veja também
Como funciona a suspensão adaptativa MagneRide do Ford Mustang
Intel, Google e Volvo anunciam nova geração do sistema operacional Android para carros
Carros serão data centers sobre rodas



Previous articleA importância da tecnologia como ferramenta para políticas de sustentabilidade nas empresas
Next articleGDPR, privacidade e prosperidade: o Brasil no limiar do futuro