Home CORPORATE Mercado Futuro da TV Digital está mais perto do que se imagina

Futuro da TV Digital está mais perto do que se imagina

Por José Marcelo Amaral*

O processo de desligamento do sinal analógico no Brasil será finalizado ainda neste ano, e com isso encerra-se um importante ciclo no setor de telecomunicações, em que 95% da população foi beneficiada diretamente. [read more=”Continuar lendo…” less=”Menos”]

O desafio que iniciou em 2007 com a tarefa de estabelecer normas para a adoção da TV digital parecia difícil. Mesmo assim, foram milhares de páginas de especificações produzidas em tempo recorde, as quais resultaram na produção de inúmeros produtos de transmissão, recepção e software. O Fórum SBTVD (Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre) – formado por produtores de conteúdo, empresas de softwares e equipamentos – sempre foi protagonista nestas discussões para que a população brasileira tivesse acesso aos melhores receptores.

Este conjunto de normas permitiu às emissoras de TV migrarem rapidamente suas transmissões para a tecnologia digital. Resumindo, um processo de desligamento do analógico sem step-backs (retrocessos), sem tumultos, considerado por especialistas internacionais como o mais bem-sucedido da história. Hoje o nosso ISDB-T, sistema de TV digital baseado no modelo japonês, mas adaptado aos padrões brasileiros, já foi adotado em 18 países, entre América Latina, África e Ásia.

No entanto, quando o assunto é tecnologia, de nada adianta olhar pelo retrovisor. Embora as conquistas tenham sido marcantes para essa nova geração de TV no país, é preciso manter o olhar à frente. Tão importante quanto implantar a TV digital é pensar no desenvolvimento e nas atualizações desse sistema. E essa é a atual pauta de discussão no Fórum SBTVD.



Países como Coreia do Sul e Japão já iniciaram os testes com a tecnologia de transmissão em 8K (hoje o Brasil utiliza a versão Full HD, ou 2K). No Brasil, o uso da tecnologia de TV digital já permite discussões sobre as transmissões e televisores Ultra HD, ou 4K. Além de garantir mais qualidade de imagem e som, essas inovações permitem mais recursos de interatividade. Os testes já começaram e em pouco tempo todos poderão ver as novelas preferidas, os telejornais e os jogos de futebol com qualidade de cinema.

Aos poucos, o Brasil vai aprimorando seus equipamentos e permitindo à população desfrutar de mais recursos tecnológicos, assim como já acontece em países desenvolvidos. Por isso, prepare-se: sua TV terá ainda mais qualidade de som e imagem!

*José Marcelo Amaral, Presidente do Fórum SBTVD

 

[/read]

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA
Futuro da TV Digital está mais perto do que se imagina

 

Veja também
MWC: ESET protege Smart TVs das ameaças de malware para Android
Fim da TV analógica: Switch off chega hoje a região sul do Brasil
LG OLED AI recebe prêmio de melhor TV na CES 2018



Previous articleSeu emprego pode estar no Facebook
Next articleFord inicia teste de carros autônomos em Miami