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Gest√£o da arena do Palmeiras est√° em cloud


by 12 de fevereiro de 2015 0 comments

Fundada em 1981, a WTorre atua em diferentes segmentos como engenharia e constru√ß√£o, Real State, shoppings centers etc, mas se notabilizou pela constru√ß√£o do Allianz Parque, o novo est√°dio do Palmeiras, inaugurado no final do ano passado. Arena que, junto com a montagem do elenco de 2015, √© o principal motor para o crescimento vertiginoso do programa s√≥cio-torcedor do clube, o Avanti, que soma mais de 90 mil ades√Ķes ¬Ė sendo 25 mil apenas neste ano.

Para entrar no novo segmento, o da administração do Allianz Parque, a WTorre escolheu a solução Oracle CRM Sales Cloud para automatizar a gestão de vendas de produtos e serviços da arena. Com a ferramenta auxiliando a empresa na comercialização de camarotes, cadeiras, eventos e espaços publicitários.

¬ďPrecis√°vamos de uma solu√ß√£o capaz de alinhar nossa comunica√ß√£o com os clientes e com vendas, aperfei√ßoando o controle das vendas dos diferentes produtos e servi√ßos, sendo vista e alimentada por canais de vendas internos e externos. A solu√ß√£o nos permitiu atender a essas e outras demandas de neg√≥cios, al√©m de ser oferecido em cloud, o que representou agilidade de implementa√ß√£o e uso, assim como redu√ß√£o significativa de custos¬Ē, informa Eduardo Rigotto (foto), gerente de Tecnologia e Projetos da WTorre.

No processo de implementação, foram envolvidos 11 profissionais, provenientes da Oracle, da BExpert e da WTorre, e treinados 20 usuários, entre profissionais da WTorre e dos diferentes canais de vendas. Um processo que durou dois meses, um de consultoria e o outro e configuração técnica.

Entre os resultados trazidos pela ferramenta est√£o um maior controle e organiza√ß√£o das oportunidades de neg√≥cios com diferentes produtos e servi√ßos; previs√Ķes mais precisas do status de cada negocia√ß√£o; e dissemina√ß√£o do hist√≥rico das negocia√ß√Ķes entre os canais de vendas, tornando as abordagens aos clientes mais assertivas. Um caminho que far√° com que a WTorre adote novas funcionalidades do aplicativo no segundo trimestre deste ano no Allianz Parque e que j√° est√° gerando novos projetos na nuvem.

Veja a seguir a entrevista com Eduardo Rigotto, gerente de Tecnologia e Projetos da WTorre sobre o projeto.

VOIT ¬Ė Como era o ambiente da WTorre antes da escolha e ado√ß√£o da solu√ß√£o Oracle CRM Sales Cloud?

Eduardo Rigotto ¬Ė N√£o t√≠nhamos CRM de varejo na empresa e com o Allianz Parque (a arena do Palmeiras) entramos nesse mundo, fomos atr√°s de uma solu√ß√£o que fizesse a gest√£o de vendas e marketing. Al√©m disso, a solu√ß√£o foi a primeira em cloud da empresa.

VOIT ¬Ė Voc√™s pesquisaram outras solu√ß√Ķes utilizadas em est√°dios em todo o mundo?

Eduardo Rigotto ¬Ė Temos parceria com a AEG, que promove show e eventos em todo o mundo, e entramos em contato com a pessoa de tecnologia das arenas deles. Ele nos indicou tr√™s solu√ß√Ķes poss√≠veis a partir do que eles utilizam l√° foram: Salesforce, a solu√ß√£o da Oracle e o Microsoft Dynamics.

VOIT ¬Ė Todas as solu√ß√Ķes foram testadas no ambiente da WTorre?

Eduardo Rigotto ¬Ė Testamos o Dynamics e o Oracle, o Salesforce n√£o, ele n√£o passou da primeira fase comercial.

VOIT ¬Ė O que foi decisivo para a escolha da solu√ß√£o da Oracle? E como aconteceu a indica√ß√£o da BExpert como parceira de implementa√ß√£o?

Eduardo Rigotto ¬Ė As funcionalidades da solu√ß√£o da Oracle foram decisivas e mais adequadas √† nossa necessidade. E, al√©m das caracter√≠sticas t√©cnicas, quest√Ķes como o custo e o fato de sermos parceiros de longa data da Oracle tamb√©m influenciaram. Pensamos na facilidade de integra√ß√£o com o nosso ERP e o sistema de BI, ambos Oracle. A BExpert estava entre os parceiros indicados pela Oracle e como o contato foi bastante positivo e transparente, os contratamos.

VOIT ¬Ė Quando come√ßou a pesquisa da solu√ß√£o e quanto tempo para se chegar a decis√£o pela Oracle?

Eduardo Rigotto ¬Ė Come√ßamos a avalia√ß√£o em mar√ßo de 2014 e levamos tr√™s meses para decidir.

VOIT ¬Ė Como foi o processo de implementa√ß√£o?

Eduardo Rigotto ¬Ė Totalizou dois meses, um m√™s de consultoria e um m√™s de configura√ß√£o t√©cnica. O grande desafio era transformar o Allianz Parque em uma arena multifuncional, com flexibilidade para receber os jogos do Palmeiras e eventos como o show do Paul McCartney. Temos diversas configura√ß√Ķes, com 43 mil pessoas para o futebol, 50 mil para os grandes shows e at√© como anfiteatro, entre 10 mil a 15 mil pessoas. Nessa √ļltima configura√ß√£o, podemos ter um show na sexta-feira e jogo no s√°bado. E o Oracle tamb√©m √© utilizado no Teatro Santander, que administramos, com 1,5 mil espectadores.

VOIT ¬Ė Como a solu√ß√£o de CRM em cloud est√° sendo utilizada?

Eduardo Rigotto ¬Ė Usamos a solu√ß√£o de gest√£o de vendas, que √© um CRM cl√°ssico, mas em cloud. Com ela, todas as oportunidades de vendas dos camarotes ¬Ė os ingressos de arquibancada s√£o de responsabilidade do Palmeiras ¬Ė s√£o cadastradas, como reserva de espa√ßo, propostas e todo o processo de vendas. A nossa equipe de vendas √© apoiada no dia a dia pela solu√ß√£o e conseguimos enxergar todas as oportunidades ganhas e perdidas.

VOIT ¬Ė A solu√ß√£o contratada, a Oracle CRM Sales Cloud, integra a plataforma de Oracle Customer Experience, que contempla gest√£o de e-commerce, redes sociais, marketing e servi√ßos. Outros m√≥dulos foram implementados ou dever√£o ser utilizados?

Eduardo Rigotto ¬Ė As funcionalidades de social media e de marketing ser√£o implementadas no segundo trimestre com a ado√ß√£o das ferramentas Oracle Social Monitoring e Oracle Eloqua Marketing Cloud Service. Eles nos permitir√£o ampliar a conversa com os usu√°rios. Poderei disparar uma campanha via e-mail ou rede social para quem veio no Paul McCartney, por exemplo, dando prioridade em um show similar. E em mar√ßo passamos a integrar o CRM com o nosso ERP, j√° temos massa cr√≠tica e acho que ser√° tranquilo, teremos um consultor por 15 dias para nos ajudar.

VOIT ¬Ė A solu√ß√£o precisou ser customizada?

Eduardo Rigotto ¬Ė A ferramenta possui muitas op√ß√Ķes, inibimos ou habilitamos algumas funcionalidades. Colocamos os par√Ęmetros que quer√≠amos.

VOIT ¬Ė Como o torcedor comum, aquele que vai ao est√°dio, pode usufruir de ganho de tempo e comodidade com o servi√ßo decorrente da aplica√ß√£o na nuvem?

Eduardo Rigotto ¬Ė O m√≥dulo do torcedor ainda n√£o est√° habilitado, o que temos hoje √© para a venda dos camarotes. Mas esperamos, em breve, oferecer para todos os usu√°rios do Allianz Parque, em especial para o programa de s√≥cio-torcedor do Palmeiras, o Avanti.

VOIT ¬Ė A experi√™ncia com o CRM em cloud pode ajudar na migra√ß√£o de novas aplica√ß√Ķes para a nuvem?

Eduardo Rigotto ¬Ė J√° influenciou, adotamos a solu√ß√£o de e-mail em cloud da Microsoft. Temos seis meses de uso, e ele se provou muito robusto e eliminou os problemas que t√≠nhamos antes com servidores de mail. √Č um pouco mais caro, mas o servi√ßo √© muito melhor. E estamos pensando em migrar outras aplica√ß√Ķes para a nuvem, mas para 2016. Quest√Ķes como custo e flexibilidade s√£o grandes atrativos da cloud. Tanto que fechamos o contrato com a Oracle por 36 meses e a tend√™ncia √© de renova√ß√£o.

Intelig√™ncia de Conte√ļdo

Eduardo Rigotto, gerente de Tecnologia e Projetos da WTorre

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