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Hackers desligam motor de Jeep nos EUA

Os carros possuem cada vez mais tecnologia embarcada e isso tem sido um avanço que agrada aos motoristas. Mas as facilidades da eletrônica computacional, e futuramente da conexão semelhante aos celulares, também trazem complicações que não eram comuns à indústria automobilística. Nessa semana um grupo de hackers postou-se sossegadamente num sofá, ligou o laptop conectado à internet e “invadiu” uma SUV Jeep Cherokee que trafegava por uma estrada de St. Louis, nos estado do Missouri, nos Estados Unidos.

A invasão do veículo se deu por uma brecha nos softwares que controlam a eletrônica embarcada. O jornalista disse que o primeiro sinal que sentiu da invasão foi quando o ar-condicionado ligou sozinho. Logo após, houve um momento de tensão quando a transmissão automática parou e o acelerador se tornou zumbi dos hackers.

Limpadores de para-brisa e som também foram ligados e desligados numa clara situação de invasão de sistemas. Com o veículo estacionado, os hackers mostraram que é possível até mesmo controlar a direção do carro. Mas essa foi a primeira vez que isso foi mostrado com detalhes para o público geral.

Assutador, mas combinado
A demonstração foi realizada especialmente para a revista Wired para alertar sobre os desafios de segurança nos carros do futuro. Apesar de assustador, tudo foi combinado para evitar danos maiores. Quem estava ao volante era o jornalista da publicação, Andy Greenberg, que sabia o que ia ocorrer.

A invasão de veículos com alta tecnologia embarcada já havia sido testada em eventos de segurança digital, como a Defcon. Os especialistas alertam que, assim como um computador atual, os carros do futuro precisarão de cuidados como atualizações de segurança e ferramentas de bloqueio às invasões.



A Electronic Frontier Foundation, uma organização que zela pela internet democrática, divulgou em seu perfil no Twitter que leis como o DMCA (Digital Millennium Copyright Act) deveriam proteger essas invasões. No entanto, os governos têm se preocupado demais em vigiar seus cidadãos. A indústria automobilística, por sua vez, foi duramente criticada em um artigo da revista Forbes. Para o articulista Thomas Fox-Brewster, as empresas simplesmente não entenderam o recado dado pela sociedade que deseja regulação e informações sobre a segurança digital de seus produtos.

 

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