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Incompetência da TI australiana é exposta em investigação

A TI do governo australiano está em xeque após o ataque DDoS sofrido pelos sistemas que faziam o censo da população e uma série de acusações sobre más práticas e falta de transparência na contratação de fornecedores. De acordo com investigações do senado e do escritório do primeiro ministro, houve“negligências significativas e óbvias” do Escritório Australiano de Estatística (ABS), que “não conseguia lidar com um problema previsível”.

As constatações estão nos relatórios emitidos na última quinta-feira 25 de novembro, que detalha as conclusões das investigações. No documento do Comitê Permanente do Senado sobre Pesquisa Econômica sobre o Censo, o caso é rotulado de “Questões de confiança”.

O Censo australiano, que já sofria de uma descrença da população, sofreu um imenso ataque DDoS, em agosto, que derrubou os servidores. O fato não teria virado confusão se a TI do governo e o principal fornecedor dos serviços, a IBM da Austrália, não tivessem tergiversado para esconder a situação.

Durante a noite inicial do censo, o ataque estava em pleno andamento e travando servidores. No entanto, a empresa contratada e órgãos oficiais envolvidos avisavam que tudo estava transcorrendo “em ordem e como o esperado”.

Acusações pra todo lado
A fornecedora é acusada de fazer testes insuficientes para evitar problemas. “A IBM e os documentos do ABS indicam uma incompatibilidade entre o risco, a mitigação pretendida e a implementação da estratégia”, aponta um dos relatórios do assessor especial do primeiro ministro sobre Segurança Cibernética, Alastair MacGibbon.



Tomados em conjunto, os relatórios documentam uma falha abrangente na gestão, aponta a reportagem do site ZDNet da Austrália.

As acusações que pesam sobre a TI governamental australiana devem espalhar mais farpas nas próximas semanas. Funcionários dos órgãos envolvidos chegaram a criticar a alta-cúpula de incompetência, pressão exacerbada e falta de planos e metas.

 

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