Home Cultura Instituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicas

Instituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicas



O Centro Universitário Fametro oferece à população de Manaus, capital do Amazonas, serviços gratuitos de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia nas clínicas de saúde da instituição. 

Segundo os dados da coordenação de clínicas, o primeiro semestre deste ano teve mais de 9 mil atendimentos, entre população em geral e público interno da Fametro. Os serviços mais procurados foram psicologia e fisioterapia.

Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Constantino Nery, nº 3378, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, ao lado do Colégio Fametro.

As unidades da Fametro Leste (Av. Autaz Mirim, n° 8565, zona Leste) e Fametro Cachoeirinha (Av. Castelo Branco, n° 429, zona Sul) também oferecem serviços com a clínica de psicologia.



 Interessados em buscar atendimentos para estes serviços podem ir diretamente à recepção das unidades ou ligar para mais informações, nos números (92) 98423-0823 ou 3090-3019.

Formação e acesso à saúde

De acordo com a coordenadora das clínicas da Fametro, a professora Maria Auxiliadora Ferreira, para realizar os atendimentos, os alunos, já em períodos avançados do curso, contam com a supervisão de professores de acordo com cada área. 

A iniciativa, segundo ela, compreende espaços de formação e prática na área da saúde, além de possibilitar um acesso maior a estes serviços para a população.

“As clínicas de saúde têm como principal objetivo proporcionar ao acadêmico vivências do cotidiano profissional e interação de conhecimentos teóricos com a prática da área de formação. Permite também esse acesso a serviços para pessoas que não conseguem, por algum motivo, atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica. 

Clínica de Psicologia 

O serviço psicológico atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, e tem como um dos principais intuitos identificar transtornos de personalidade, ansiedade, Transtorno de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), crises traumáticas, entre outros. 

Clínica de Fisioterapia

Com capacidade para atender 28 usuários por turno, a clínica oferece cinco especialidades, são elas: gerontologia, ortopédica, neurológica, pediátrica e atendimento pós-Covid. 

Clínica de Fonoaudiologia

Os atendimentos compreendem avaliações e sessões de terapia fonoaudiológica para crianças, como diagnóstico de atraso no desenvolvimento da linguagem, que é o mais prevalente, cerca de 90% dos casos, sendo o TEA o mais predominante. 

A clínica também lida com casos de transtorno fonético e fonológico, alterações de leitura e escrita, atraso simples de linguagem, entre outros.

Clínica de Nutrição

Oferece serviços nutricionais de segurança alimentar e atenção dietética, além de práticas fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde com o objetivo de prevenir doenças. 

A clínica também conta com atividades de avaliação nutricional e entrega de plano alimentar.

Serviço Social

Ainda de acordo com a coordenadora Maria Auxiliadora, o curso de Serviço Social da Fametro é o responsável pelo acesso aos serviços das clínicas e realiza o diagnóstico social de cada usuário, analisando se o interessado se enquadra no perfil da política da clínica para o atendimento imediato.

Instituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicasInstituição de ensino de Manaus oferece atendimento gratuito em clínicas

Previous articleQuase 34 milhões de pessoas não têm acesso à internet no Brasil, diz pesquisa
Next articlePortugal é o destino internacional mais buscado por brasileiros
Diretor de Conteúdo do Portal Vida Moderna