Foram graduadas 10 startups de cinco estados e seis áreas diferentes no Intensivo do Samsung Ocean, programa gratuito de capacitação em tecnologia e empreendedorismo feito em parceria entre Samsung e Universidade de São Paulo (USP), voltado para empreendimentos em estágio inicial.

O Intensivo #9 foi o primeiro organizado de forma totalmente online, ampliando o alcance para startups de todo o Brasil – as oito primeiras edições ocorreram presencialmente em São Paulo.

Entre as startups que concluíram o programa, fizeram parte do Intensivo #9 uma de Alagoas, duas de Minas Gerais, uma do Rio Grande do Sul, uma do Rio de Janeiro e cinco de São Paulo. Dentre as participantes, cinco estão focadas na área da saúde e as outras atendem os setores de bebidas e alimentos, educação, impacto social, mídia e comunicação. A iniciativa já teve 65 startups graduadas em nove edições realizadas.

Nesta edição, foram 70 horas de atividades ao longo de 14 semanas, em um modelo inovador com mentorias individuais e treinamentos em experiência do usuário, mercado, negócios e tecnologia, alternadas com mentorias coletivas em temas complementares, como estratégia de vendas, finanças, investimentos, questões jurídicas, entre outros, além de atividades de desenvolvimento de protótipos e do produto mínimo viável.

As startups foram selecionadas em agosto por apresentarem propostas de desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores, relacionados com tecnologias digitais móveis, além de contarem com integrantes com conhecimento e habilidades em gestão, inovação, negócios, marketing, tecnologia da informação e design.

O programa ofereceu capacitação tecnológica como desenvolvimento de aplicativos para Android e Wearables, Realidade Virtual/Aumentada, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), acelerando o desenvolvimento dos seus produtos ou serviços. Os empreendedores receberão um certificado de conclusão de curso de extensão da USP.

“O Intensivo comprovou seu potencial em contribuir efetivamente para o desenvolvimento pessoal dos participantes e de seus negócios. Isso ficou evidente no alto grau de engajamento e evolução das propostas ao longo do programa, na constatação dos investimentos anjo realizados, bem como nas aquisições dos primeiros clientes. O formato 100% online permitiu que o programa atingisse todo o Brasil, democratizando a oferta de conteúdo de qualidade ao dar uma oportunidade para novos empreendedores levarem adiante projetos de inovação”, afirmou Luis Guilherme Selber, Gerente de Inovação na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung e Gerente de Operações do Samsung Ocean USP.

Veja quem são as 10 startups graduadas no Intensivo #9 do Samsung Ocean:
Qquant – Alagoas
Realiza Revisão Sistemática da Literatura (SLR) para validação de procedimentos médicos ou novos medicamentos, por meio de Inteligência Artificial, economizando tempo do especialista.

ExplAIna – Minas Gerais
Promove o diagnóstico preliminar de doenças pulmonares por meio de tomografias computadorizadas de tórax, por meio da visão computacional, auxiliando na tomada de decisão médica.
Metrópole 4 – Minas Gerais
Promove combinações inteligentes entre marcas e influenciadores e apoia campanhas digitais.
Mobart – Rio Grande do Sul
Oferece um marketplace de obras de arte e permite que as coleções estejam disponíveis virtualmente em exposições de arte, utilizando a Realidade Aumentada.

Conéctar – Rio de Janeiro
Escala a compra de vegetais de pequenos e médios restaurantes, junto a fornecedores, garantindo os melhores preços, condições e qualidade.
EduMap – São Paulo
Oferece uma plataforma gamificada para melhorar o engajamento dos jovens no desenvolvimento de sua carreira profissional e projeto de vida, envolvendo pais e professores.

Lody – São Paulo
Solução de apoio para mulheres que entram ou estão na menopausa.

Mais Vivida – São Paulo
Promove a conexão entre idosos que procuram companhia e jovens que procuram emprego e desejam ajudá-los.
Quem cuida – São Paulo
Promove a saúde mental e o bem-estar dos profissionais de saúde, por meio de solução digital, visando melhorar o ambiente de trabalho e reduzir a incidência de problemas como ansiedade, estresse, Síndrome de Burnout e depressão.

Solar Social – São Paulo
Conecta doadores e voluntários a ONGs para apoiar iniciativas sociais.
Onda do Ocean em dezembro
Neste mês, acontece a última onda de 2020 de cursos online e gratuitos do Samsung Ocean, programa de inovação e capacitação tecnológica. Entre cursos, palestras e oficinas, serão 20 atividades distribuídas em dez dias, com uma programação que dará destaque a Python, entre outros temas. As inscrições podem ser feitas pelo site ou via aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

As atividades são ministradas por professores da USP, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e parceiros, e dão direito a certificados de participação.

Confira a programação dos cursos e atividades confirmados, no horário de Brasília:
7/12
13h – Introdução ao Frontend Web com React

8/12
13h – Laboratório de Frontend Web com React
18h – Android: Laboratório
9/12
10h – Ciência de Dados: Laboratório com Pandas e Python IAR201 (TURMA 1) (PARTE ÚNICA)
13h30 – Introdução ao Backend com NodeJs e Express

10/12
10h – Ciência de Dados: Laboratório com Pandas e Python IAR201 (TURMA 2) (PARTE ÚNICA)
14h – Programando para web com Python, CSS e HTML (Parte 1)

11/12
14h – Programando para web com Python, CSS e HTML (Parte 2)
17h – G1 – Jogos Digitais: Introdução

14/12
10h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python IAR202 (TURMA 1) (PARTE 1)
13h – Laboratório de Backend com NodeJs e Express
15h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python IAR202 (TURMA 2) (PARTE 1)

15/12
13h – Laboratório de Banco de Dados com MongoDB
18h – Android: WebServices com Retrofit e Imagens com Glide

16/12
10h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python IAR202 (TURMA 1) (PARTE 2)
13h – Integrando os serviços de backend na nuvem
15h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python IAR202 (TURMA 2) (PARTE 2)

17/12
19h – Introdução à Previsão de Séries Temporais

18/12
10h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python IAR202 (TURMA 1) (PARTE 3)
15h – Ciência de Dados: Visualização de Dados com Python IAR202 (TURMA 2) (PARTE 3)

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA