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Jornal Gazeta do Povo passa a ser 100% digital

Jornal Gazeta do Povo passa a ser 100% digital


by 31 de maio de 2017 0 comments

O tradicional jornal A Gazeta do Povo, de circulação diária, terá sua última edição impressa hoje, dia 31. De acordo com o seu novo projeto de jornalismo, a partir de amanhã o jornal passa a ser feito essencialmente para plataformas móveis, conforme o conceito de mobile first, e tem como diretriz o jornalismo de impacto.

Com um reforço de seis novos âncoras – entre eles Ricardo Amorim, Rodrigo Constantino, Teco Medina, Leandro Narloch, Alexandre Borges e Lúcio Vaz – para reforçar seu time editorial, o assinante será o novo foco de resultado.

No novo modelo editorial, não só o consumo, mas a produção da notícia será preferencialmente a partir de celulares. O novo publicador permite ao jornalista postar direto do celular, mas a preferência será sempre para o dispositivo que for mais eficiente para cada situação. Os jornalistas da Gazeta escreverão suas matérias e as publicarão na plataforma digital do jornal a partir de seus dispositivos móveis, invertendo a lógica de consumo de conteúdo geralmente utilizada pelos veículos jornalísticos na Internet: o site originalmente construído para celular será responsivo para a tela do computador.

Na plataforma, os leitores terão acesso a noticiário, análises, colunas e blogs direcionados por geolocalização, de acordo com suas praças de interesse – Curitiba, Paraná ou qualquer lugar do Brasil. O jornal também implementará uma iniciativa inovadora de experiência social, em que seus assinantes poderão ver quais foram os conteúdos acessados por seus amigos do Facebook e como eles reagiram.

Segundo Leonardo Mendes Jr., diretor de redação da Gazeta, a nova plataforma foi desenhada para aumentar expressivamente a velocidade de carregamento de seus conteúdos, diminuindo o consumo de dados e facilitando a experiência do leitor. “A aprovação do público ao novo projeto da Gazeta foi imediata e, em alguns aspectos, acima das nossas expectativas. Tomamos a decisão correta, pois estamos indo para onde nosso leitor já está”, complementa. “Em abril, o jornal atingiu o segundo maior índice de audiência da história da Gazeta do Povo na plataforma digital, e o maior do ano de 2017, com mais de 9,1 milhões de browsers únicos. Esse indicador demonstra o sucesso do novo formato proposto”, conclui.

Redação mobile

Na nova estrutura, o conteúdo estará dividido em sessões voltadas para a compreensão de comportamentos e tendências. São elas: República, Nova Economia, Livre Iniciativa, Educação, Justiça e Direito, Ideias, Política Paraná, Curitiba, Esportes, Guia, Bom Gourmet, Haus, Viver Bem, Bessa, Automóveis e impresso semanal Irinêo Baptista Neto.

Do ponto de vista de negócios, a presença dos novos âncoras representaram, no período de 10 de abril à 21 de maio, mais de um milhão de acessos ao conteúdo de algum ancora na Gazeta do Povo. Esta estratégia também possibilitou a um incremento na venda de assinaturas pela internet que já está 80% superior ao realizado em abril 2017.

Visibilidade nacional e forte presença local

Com a virada de chave, a Gazeta do Povo passa a ter uma visibilidade mais ampla; além de fortalecer a sua presença local. Afinal, nos meses de abril e maio 2017, o acesso fora de Curitiba, representou 77% do total da audiência da Gazeta.

Gazeta do Povo Semana

A partir de sábado (3 de junho), passa a circular a Gazeta do Povo semanal, uma nova publicação, em formato de revista que terá 64 páginas de conteúdo, será impressa em papel de qualidade superior, com páginas grampeadas, e será recheada de conteúdos locais, nacionais e globais tratados de forma aprofundada, com análise e opinião. Além desta edição semanal, mensalmente serão publicadas as revistas Haus e Bom Gourmet.

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