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Londres testa faixa de pedestre inteligente

Um dos vetores conhecidos de mudanças para os próximos anos é o aumento da população em grandes centros urbanos. O aumento da densidade de pessoas trará sérios desafios para as administrações municipais, criando novos problemas e agravando outros já existentes. Para se antecipar a esse cenário, algumas cidades começam a testar alternativas. Em Londres, uma faixa de pedestre inteligente promete evitar acidentes nos cruzamentos e melhorar a relação entre veículos e pessoas a pé.

Chamada simplesmente de Smart Crossing, o protótipo que alerta os motoristas quando os pedestres atravessam a rua e deixa esses saberem quando é seguro seguir adiante até o outro lado. A solução foi desenvolvida pela companhia de seguros Direct Line, em parceria com a empresa de tecnologia Umbrellium. Uma central de comando automatizada ajua a ver o que está ocorrendo em torno da faixa, com câmeras e, se for necessário, também faz mudanças na roda do entorno automaticamente.

A Smart Crossing não é só uma faixa. Ela é uma superfície de rua inteligente com 22 metros de comprimento. Sensores e câmeras com plataformas de reconhecimento de cena são capazes de antecipar os movimentos dos pedestres. Quando eles aproximam-se de cruzar a rua, uma série de luzes LEDs criam a faixa de pedestre, marcando as linhas de cruzamento.

Nesse momento, no perímetro da Smart Crossing, uma série de luzes verdes avisam ao pedestre que é seguro atravessar. Os motoristas também recebem avisos de que há pedestres adiante. A faixa pode inclusive emitir alerta para ciclistas se, por acaso, houver um veículo grande estacionado e que impede a visão de que há pedestres prontos para usar a faixa.

Se o fluxo de pedestres for maior do que o esperado, as faixas se ampliam, tornando-se mais largas e abrangendo a quantidade existente de pessoas que estão atravessando a rua.



Para o século 21
O teste que será executado em Londres destina-se a eliminar alguns dos 20 incidentes de trânsito por dia que ocorrem nos cruzamentos rodoviários da cidade, de acordo com o Road Safety Analysis and the Transport Research Laboratory.

“A faixa foi desenvolvida para as cidades do século 21”, diz o sócio-fundador da Umbrellium e um dos coordenadores do projeto, Usman Haque. “Goste ou não, as pessoas estão cruzando as ruas com os olhos grudados no smartphone, e isso já é um grande problema a ser resolvido pelas cidades de hoje.”

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