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Mercados de tablets e smartwatches tropeçam em 2016

O desempenho das vendas de tablets e smartwatches está abaixo do esperado. O ano de 2016 foi ruim, de um modo geral, e as festas de Final de Ano não ajudaram a recuperar o otimismo. A empresa de pesquisas Strategy Analytics aponta, em seu estudo sobre esses segmentos, que as vendas ainda tropeçam, com altos e baixos.

No segmento de smartwatch, a pesquisa aponta um crescimento insignificante de apenas 1% ano-a-ano, com embarques atingindo 8,2 milhões de unidades no quarto trimestre de 2016, saindo de 20,8 milhões em todo o ano de 2015 para de 21,1 milhões em 2016. O número em azul da porcentagem poderi até ser visto como sinal positivo, mas os constantes volumes em declínio dos trimestres anteriores não botam muitas expectativas de retomada a curto prazo.

A Apple dominou o ranking de participação de mercado, coletando 63% das vendas totais, com a Samsung chegando em segundo lugar, nos relógios inteligentes. De acordo com a análise da Strategy Analytics, a pequena melhora foi fruto dos lançamentos de modelos novos no último trimestre.

Tablets
Pior foi o desempenho dos tablets. O segmento teve uma retração de 9% no quarto trimestre de 2016. Apple e Samsung, os dois principais fabricantes foram atingidas, mostrando queda de dois dígitos.

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O segmento vive uma encruzilhada, com o consumidor tendo que decidir entre modelos mais caros (como o iPad Pro ou o Surface Pro 4) e devices mais baratos. Há ainda a linha dos 2 em 1, que se transformam em notebooks. Contudo, nenhum deles parece mostrar perspectiva de crescimento para retomar as vendas. Esse mercado sofreu muito com a falta de novidades consistentes. O consumidor não parece entusiasmado em trocar o aparelho. Com isso, 2017 pode ser decisivo para o futuro desse mercado.

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