Home SOCIAL BUSINESS Microsoft compra a rede social LinkedIn por US$ 26,2 bilhões

Microsoft compra a rede social LinkedIn por US$ 26,2 bilhões

A Microsoft anunciou que está em negociações finais para comprar a rede social LinkedIn. A notícia foi divulgada oficialmente nesta nesta segunda-feira, 13 de junho, como prática de aviso aos acionistas e fato do mercado. O acordo envolve um valor de US$ 26,2 bilhões em dinheiro. É o equivalente a 196 dólares por ação, o que representa um prêmio de 49,5 % sobre o preço de fechamento dos papéis do LinkedIn na última sexta-feira.

“Hoje estamos refundando o LinkedIn”, afirmou Reid Hoffman, presidente do conselho de administração da rede social voltada a profissionais, em comunicado. Jeff Weiner continuará como presidente-executivo da rede social se reportando ao presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella. O acordo deve ser concluído ainda neste ano.

Não é a primeira incursão da dona do Windows no mundo das redes sociais. A empresa já investiu no Facebook em 2007 com a aquisição de ações e o investimento de US$ 240 milhões á época. O acordo complicado envolveu parcerias de anúncios, pesquisas e uma proximidade entre as cúpulas das companhias.

Anos após, em 2012 a Microsoft voltou a investir em redes sociais com a compra do Yammer. Os planos eram de inserir as ferramentas de relacionamento e colaboração em seus produtos Sharepoint. O plano foi bom, mas não ocorreu tudo como planejado, com usuários não sabendo lidar com a novidade e alguns problemas de integração.

Mais uma tentativa
Mesmo assim, a empresa não desistiu de posicionar-se nas redes sociais. A aquisição do Linkedin é a maior já feita pela empresa e surge com o aval do CEO Satya Nadella, que tem sido bem mais focado e elogiado que seu antecessor.



A aquisição é de um valor muito maior do que as passadas. A Nokia foi comprada por US$ 7,6 bilhões pela Microsoft. Em 2011, o Skype foi adquirido por US$ 8,5 bilhões.

O Linkedin possui 433 milhões de usuários e tem 105 milhões de visitas mensais. Pelas primeiras informações de mercado, a Microsoft deve unir a rede social de cunho corporativo e RH em seus produtos de Produtividade e Negócios

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