Microsoft desativa atualizações do Windows 7 / 8.1 para os novos processadores AMD Ryzen e Intel Kaby LakeMicrosoft deixou claro que não está mesmo interessada em atualizar suas versões mais antigas do Windows para ser compatível com os processadores mais novos. Especificamente, a família Intel Kaby Lake (e posteriores) ou a AMD Ryzen (assim como para processadores Qualcomm 8996).

Os usuários do Windows 7 e Windows 8/8.1 que tentarem baixar e instalar qualquer atualização de seus sistemas operacionais utilizando uma das plataformas mais recentes poderão receber uma mensagem de erro (e até serem bloqueados), segundo artigo publicado pela Microsoft há algumas semanas (KB 4012982).

“Seu PC usa um processador que não é suportado nesta versão do Windows”, diz a mensagem de erro.

Como a InfoWorld ressalta , não está claro se a Microsoft está realmente bloqueando as atualizações. Interessante essa informação, pois um usuário do YouTube chamado JayzTwoCents postou um vídeo no final de janeiro mostrando que ele foi capaz de atualizar o Windows 8.1 em um sistema Kaby Lake sem nenhum problema, veja:

A Microsoft tem dito há muito tempo que os processadores Kaby Lake e Ryzen só seriam suportados pelo Windows 10. Inicialmente, ela iria incluir a família Skylake nessa lista, mas depois mudou de ideia.

“À medida que novas gerações de processadores e tecnologias são introduzidas, elas exigirão a mais recente plataforma Windows”, disse uma porta-voz da Microsoft à PCWorld em setembro do ano passado. “Isso nos permite focar na integração profunda entre o Windows e o processador“.

A Microsoft não está sozinha nessa decisão. Embora a AMD não tenha se pronunciado sobre o assunto, a Intel confirmou anteriormente que não tem planos de atualizar os drivers do Windows 7 e Windows 8.1 para o Kaby Lake. Na minha opinião parece mais uma forma da Microsoft forçar os usuários a atualizarem seus sistemas operacionais para a última versão do Windows, o que não é nada legal, pois obrigará – de certa forma – a compra/atualização de sua licença para uma nova plataforma.

Enfim, se pretende atualizar seu computador com um sistema Intel Kaby Lake ou AMD Ryzen, lembre-se que, aparentemente, a (única) versão do Windows (por enquanto) para eles deverá ser a 10.