Segundo informações obtidas pelo XDA Developers, o Android 12 (ou S) poderá chegar com um novo módulo do projeto Mainline, a fim de facilitar a distribuição de atualizações importantes, que – teoricamente – poderão ser baixadas diretamente na Play Store.

Segundo detalhes de um engenheiro da Google, a empresa planeja transformar o Android Runtime (ART) em um módulo atualizável. Com isso, a empresa terá controle extra dessa parte do sistema, que se tornará mais independente das fabricantes de smartphones.

Essa mudança permitirá que o Google lance atualizações do ART com mais frequência e sem a necessidade de ajustes dos grandes fabricantes em suas versões. E com as atualizações diretamente na Play Store, isso reduziria bastante uma das reclamações mais comuns entre os usuários, a demora das atualizações para alguns modelos. A distribuição será muito mais fácil e rápida.

Fragmentação – prós e contras
Essa mudança tem pontos positivos e negativos. Se por um lado pode reduzir a fragmentação de versões do sistema (culpa das fabricantes) e aproximar a experiência de uso do Android em diferentes aparelhos, facilitando a vida de quem desenvolve aplicativos, ao mesmo tempo fará com que as fabricantes percam a possibilidade de modificar o ART em suas interfaces customizadas, o que deve limitar o lançamento de funções exclusivas em certos smartphones.

De modo geral, a mudança poderá ser positiva. O atraso na distribuição de atualizações para o Android cairá bastante, pois o Google tem realizado mudanças na estrutura do sistema para garantir updates mais rápidos.

As principais armas da empresa para acelerar as atualizações são os projetos Mainline e Treble. As iniciativas visam compartimentar o Android para facilitar a distribuição de updates.

Enquanto essa nova estratégia não chega ao mercado, a nova abordagem já começou a trazer mudanças. Segundo o Google, a versão 10 do Android foi o sistema que teve a distribuição mais rápida na história do SO. Resta agora aguardar para ver se a nova edição do software repete esse sucesso.

Fonte:  XDA Developers

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA