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Editora VideoPress lança curso on-line sobre Segurança da Informação para profissionais do setor Público e Privado

A Editora VideoPress, detentora da marca Vida Moderna, anuncia sua nova divisão de cursos on-line com o lançamento do curso “Desmistificando a Segurança da Informação”, que tem como objetivo reforçar o papel estratégico da cibersegurança, apresentando conceitos estratégicos e tecnologias para otimizar as ações de proteção digital dentro de companhias dos setores Público e Privado. A pré-inscrição para o curso está disponível neste link e as vendas serão abertas dia 16 de maio de 2022.

Ao todo, são 12 módulos interativos com conteúdo prático apresentado por André Carneiro, Diretor Geral da Sophos do Brasil, e pelo jornalista Guido Orlando Jr., Diretor da Editora.

“A Segurança da Informação é um tema latente e vital para as empresas de todos os portes e segmentos. Planejar as ações e aplicar as metodologias e ferramentas de proteção de dados, porém, são muitas vezes grandes desafios às companhias, principalmente pela rápida transformação que este setor vive e pela falta de mão de obra global para atender as demandas dessas companhias”, analisa Guido.

Segundo o jornalista, a proposta é desmistificar algumas premissas referentes a este assunto e, principalmente, trazer informação prática para agilizar as iniciativas de proteção digital nas organizações. “Este não é um curso técnico, mas sim uma preparação para tornar a estratégia de Segurança da Informação verdadeiramente alinhada às propostas de negócios nas empresas”, explica.

Neste cenário, para tornar as aulas mais práticas, a ideia é aproximar o conteúdo apresentado à rotina vivida no dia a dia dos times. “Trazemos cases e informações estratégicas a respeito de novas tecnologias, processos e formas para o cumprimento de normas, como a LGPD, além de lives exclusivas e grupos fechados para potencializar a troca de informações entre os participantes. Tudo isso em um formato sob demanda, em que o público pode ver as aulas onde e quando quiser, em seu próprio ritmo. A ideia é tirar dúvidas e facilitar a chegada de práticas bem-sucedidas a todos”, ressalta.

Durante o curso, os alunos terão acesso a conteúdos sobre conceitos fundamentais para a Segurança Digital, dicas para a formação de uma estrutura de cibersegurança do zero e detalhes que devem ser observados pelas companhias diante de novas regras e o aumento dos ataques via ransomware, por exemplo.

“A Segurança da Informação nas companhias públicas e privadas não pode mais ser vista como uma área à parte das empresas. É preciso entender que a proteção de dados deve permear os planos de negócios e todas as iniciativas da corporação. O compromisso desse curso é reforçar essa importância aos profissionais do mercado, mostrando como e onde devemos agir para impulsionar a capacidade de controle dos times”, reforça Carneiro, que é Engenheiro Eletrônico formado pela POLI, da USP, e que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de SI.

Pelo caráter voltado aos negócios, as aulas são destinadas a profissionais de tecnologia e executivos de todos os níveis – incluindo CEOs, CIOs, CISOs e CTO, entre outros – e dos mais diversos setores da economia. “Além disso, é uma grande oportunidade para que novos talentos e trabalhadores que estão migrando para a área de Segurança da Informação também possam entender melhor as implicações deste ramo aos resultados das companhias”, acrescenta o engenheiro.

Para mais informações e fazer o pré-cadastro, acesse bit.ly/3ancyfm.

Lá poderão ser assistidos gratuitamente nove clipes de cada módulo, com destaques das respectivas aulas, para reforçar a tomada de decisão da compra do curso.



Supercars For Rent inaugura quiosque no Shopping Prado Boulevard

Indicativos de aumento de público, expectativas de vendas aceleradas e um balanço positivo trouxeram novas operações para o Shopping Prado Boulevard, em Campinas, que recebeu o quiosque Supercars For Rent, dirigida ao público infantil, com aluguel de minicarros elétricos e promete mais um novo estabelecimento na área de alimentação até o final de maio.

E apesar dos reflexos da crise econômica no país, o Prado Boulevard fechará trimestre com crescimento e saldo positivo de vendas. Para Murilo Pereira, gerente geral do Shopping Prado Boulevard, as ações de marketing desenvolvidas para levar o público para o Prado são um dos fatores para a abertura de novas operações “Levamos diversas opções de entretenimento para dentro do Shopping Prado Boulevard, mostrando aos clientes, que no Prado é possível encontrar serviços, consumos múltiplos e ainda lazer para toda a família”, completa.

Há sete anos no mercado, o Supercars For Rent, tem planos de crescimento até o final de 2022, com a abertura de mais duas novas lojas. De acordo com Max Del Hoyo, gerente da empresa, a abertura da loja no Prado estava prevista para 2021, mas com a pandemia foi adiada. “Esperamos um ano para inaugurar o Supercars no Shopping Prado Boulevard e nossa escolha não podia ser mais assertiva, seremos pioneiros no entretenimento infantil no estabelecimento e com isso a nossa marca se tornará mais conhecida em Campinas.

Localizado no piso térreo do Shopping Prado Boulevard, o Supercars For Rent funciona de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 20h.

Serviço

Shopping Prado Boulevard

Endereço: Av. Washington Luiz, 2480 – Vila Marieta, Campinas – SP

Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h / Domingo das 12h às 22h



Brasileiro adota mais hábitos de autocuidado e prevenção

Hoje a brasileira e o brasileiro dão mais importância para o autocuidado, de acordo com dados de pesquisas encomendadas pela Flora ao longo do último ano. A indústria de bens de consumo, detentora de marcas como Francis, Neutrox e Phytoderm, tem buscado aprofundar seu conhecimento sobre os hábitos dos consumidores para atender à pluralidade de perfis. Dado de destaque é que 66% das pessoas adotaram uma nova rotina de autocuidado no último ano.

Para 60% dos brasileiros, os hábitos de cuidados com a pele mudam em cada estação do ano. Durante o inverno, o ressecamento da pele é o mais combatido. E essa preocupação perdura o ano inteiro, sendo a hidratação o benefício mais buscado em produtos para pele.

Para Cintia Fuchs, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento da Flora, estar antenada às inovações e acompanhar de perto os hábitos dos consumidores é um dos fatores que faz com que as marcas da Flora sejam reconhecidas “Temos que ser ágeis diante dos desejos e necessidades dos consumidores, observando todos os aspectos, como as mudanças de temperatura. Desenvolvemos produtos com maior foco nas propriedades hidratantes para as estações mais frias, pois as pesquisas mostram que, quando o assunto é cuidar do corpo como um todo, a hidratação é a característica mais procurada em um produto”, afirma Cintia.

Além desse olhar sobre cuidar do corpo como um todo, em que 76% dos pesquisados apontou a prioridade de hidratação intensa, seguida por rendimento (54%) e perfumação (53%). Essa máxima também vale quando olhamos separadamente para homens e mulheres.

Ao serem questionadas sobre o autocuidado em beleza, 61% das mulheres mencionaram a hidratação da pele e do corpo; entre os demais hábitos reportados estão uso de máscaras faciais (45%), banhos de sol (32%), rotina de skincare (30%) e banhos relaxantes (25%). No caso dos homens, o comportamento é parecido, com 44% mencionando hidratação corporal, 26% máscaras faciais, 38% banhos de sol e 27% banhos relaxantes.

Quando o foco são os cuidados com os cabelos, a prioridade se repete, visto que o ressecamento capilar é uma grande preocupação para mais da metade dos participantes das pesquisas (53%). Visando combater isso, 54% dos entrevistados utilizam máscaras de tratamento ou creme para pentear durante a rotina de cuidados com os fios.

 Além disso, as pesquisas revelaram também o que significa cuidado de uma forma ampla e, para a maioria dos participantes (67%), cuidado significa ter uma atitude de prevenção. “Sob esse ponto de vista, manter a pele e cabelos hidratados está muito relacionado a essa definição de cuidado dos brasileiros, porque manter a hidratação em dia é uma excelente maneira de prevenir, seja o envelhecimento precoce, seja os cabelos ressecados, especialmente agora no inverno”, destaca a diretora de P&D.

A Flora é uma empresa brasileira que busca, no mundo todo, alternativas para desenvolver as melhores soluções em cuidados. Cintia reforça que, apenas nos últimos cinco anos, o time de P&D foi responsável por lançar mais de 300 novos produtos e movimentar mais de 600 SKUs, sendo 254 de novas tecnologias divididas entre cuidados pessoais e da casa. “Buscamos, em cada lançamento, cumprir nosso propósito de ajudar cada pessoa a se cuidar melhor, com produtos inovadores e com qualidade”, finaliza.



Setor moveleiro estima alta de R$2 bi com feiras presenciais

Após dois anos de inatividade devido à pandemia de Covid-19, as duas maiores feiras internacionais do segmento de móveis foram realizadas de forma conjunta em março deste ano, na cidade gaúcha de Bento Ribeiro, movimentando o setor e gerando a projeção de mais de R$ 2 bilhões em negócios futuros para os 12 meses posteriores ao evento. 

Durante quatro dias, a Fimma Brasil (Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis) e a Movelsul Brasil receberam mais de 30 mil visitantes, com compradores provenientes de 18 países, que puderam participar de Rodadas de Negócios Internacionais. A Fimma é uma das maiores feiras do segmento no mundo e costuma apresentar as mais recentes tecnologias, insumos e equipamentos do setor. Já a Movelsul é a principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais.

Para Rogério Francio, presidente da Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul), a volta dos encontros presenciais permite uma troca mais intensa entre vendedores e compradores, além de possibilitar tomadas de decisão de investimentos mais seguras. “É verdade que bons negócios podem ser feitos de modo remoto, mas nada substitui o olho no olho, o aperto de mãos, a experiência de estar próximo ao empresário ou prestador de serviços. Esse contato é essencial para uma boa leitura do mercado”, afirma.

O presidente da Fimma 2022, Euclides Rizzi, por sua vez, destacou como o grande diferencial do evento a questão da inovação tecnológica. “Além de apresentarmos produtos como máquinas, softwares e matérias-primas, criamos o Ecossistema de Inovação, um espaço contou com a presença de 14 instituições e empresas parceiras, assim como quase 30 palestras sobre os mais diversos temas ligados à inovação”, pontuou.

A previsão de que a movimentação gerada pelas feiras ultrapasse a cifra de R$ 2 bilhões foi feita da seguinte forma: o Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves), entidade que promove a Movelsul, estimou que atual edição da feira movimente R$ 379 milhões em negócios, ao passo que a Movergs (Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul), responsável pela Fimma, faça girar um montante de US$ 330 milhões (ou cerca de R$ 1,64 bilhão). 

As entidades, dessa maneira, estimam um crescimento de nominal de 15% em relação às últimas edições presenciais (Movelsul em 2018 e Fimma em 2019), com um período de 12 meses para que as transações se concretizem, visto que, em alguns casos, as feiras são o primeiro contato para os negócios.

Priscila Prieto, responsável pela Prieto Móveis, empresa especializada em serviços de marcenaria e móveis planejados e modulados, acredita que os móveis “funcionais e práticos”, que podem aliar “conforto e integração dos ambientes”, devem ditar a moda nesta temporada de 2022. 

A profissional avalia que a realização, de forma presencial, das principais feiras do setor tende a deixar mais aquecido o mercado de móveis planejados, impulsionando toda a cadeia produtiva do segmento. 

Prieto também aposta que a nova configuração do ambiente laboral, com o avanço do teletrabalho e do formato híbrido, também irá impactar a área. “Com o aumento do home office as pessoas começaram a decorar sua residência e automaticamente a planejar seus móveis totalmente funcionais”, diz ela. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.prietomoveis.com.br/



Curso gratuito de artesanato sustentável está com inscrições abertas

O Projeto Tecendo Arte está com inscrições abertas para o curso gratuito de artigos de Moda e Artesanato Sustentável e Empreendedorismo e para participar, o interessado deve realizar a sua inscrição através do site www.esac.org.br, no período de 20 a 31 de maio de 2022, preenchendo o formulário online.

A inscrição é por ordem de chegada e conta com apenas 20 vagas por localidade e a prioridade na inscrição é para os moradores das comunidades Cidade de Deus e Maré, ambas localizadas no Rio de Janeiro, territórios prioritários para o projeto. Os participantes recebem gratuitamente o acesso ao treinamento, material, e-book com moldes e passo a passo, além de lanche no local e o certificado.

A capacitação profissional está sendo realizada em parceria com a Associação de Moradores do Parque Ecológico, localizada na Vila do Pinheiro, na Maré e com o CECFA – Centro Educacional Criança Futuro e Adolescência, da Cidade de Deus, e beneficia 40 participantes a cada bimestre. O treinamento promove o ensino de técnicas artesanais destinadas à produção de carteiras, colares, brincos, tiaras e outros acessórios, a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis, além de módulos de noções de marketing e empreendedorismo digital.

Além da capacitação para as jovens e adultas o projeto realiza, também, oficinas criativas para a educação ambiental de estudantes de escolas públicas dos territórios participantes, através de atividades de desenho e pintura, brinquedo sustentável e gincanas ambientais, que estimulam o consumo consciente.

“Enquanto as mães produzem acessórios feitos à mão, para a geração de renda, os filhos participam de atividades culturais que estimulam a educação formal, incentivando o ODS 01- Erradicação da Pobreza e ODS 4- Educação de qualidade, em prol da Agenda de 2030”, aponta Raquel Motta, coordenadora do projeto.

Tecendo Arte foi idealizado pelo Instituto Esac e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da LAMSA, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO

O Projeto Tecendo Arte está com inscrições abertas para o Curso de Moda e Artesanato Sustentável e Empreendedorismo, até o dia 31 de maio de 2022, através do site www.esac.org.br e as aulas vão acontecer às terças e quintas-feiras, das 13h às 16h, no CECFA, localizado na Rua Noé, 8, Cidade de Deus – Rio de Janeiro – RJ  e às quartas e sextas feiras, das 13h às 16h, na Associação de Moradores do Parque Ecológico Maré, localizada à Via A-2 S/N – Vila do Pinheiro – Maré – Rio de Janeiro – RJ.

Contatos para dúvidas e informações:

E-mail: contatos@esac.org.br

WhatsApp: (21) 97089-9969



Procedimentos estéticos não invasivos ganham espaço na sociedade

Alguns procedimentos estéticos têm ganhado cada vez mais espaço na sociedade e se tornaram fenômenos entre uma parcela da população. Os “procedimentos minimamente invasivos”, como são chamados, têm a característica de inferir o mínimo de dano na integridade física do paciente, sem expor tecidos e órgãos internos. 

Tais procedimentos ganharam apreço popular relevante quando aplicados em soluções estéticas tais como aplicação de toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, entre outros.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são feitos todos os anos. Nesses dois últimos anos de pandemia, a aplicação de botox foi o procedimento mais procurado a partir da abertura das clínicas estéticas, seguido pela aplicação de ácido hialurônico. Tais procedimentos podem ser incentivados a partir de padrões midiáticos cada vez mais patentes, o que alguns especialistas chamam de “efeito zoom”. 

Segundo Albanete Costa, biomédica esteta, responsável pela clínica Alba Costa Biomedicina Estética Avançada, “tais procedimentos têm ganhado força nos últimos anos em detrimento de outros procedimentos mais invasivos devido a qualidade dos resultados serem expressivas, sem necessidade de internação e centro cirúrgico, além de uma tendência de busca por resultados mais naturais e menos traumáticos”. 

Entre os procedimentos, alguns são os exemplos procurados, de acordo com Albanete: 

  • Bioestimuladores de colágeno: são substâncias aplicadas na pele  que estimulam a produção de novas fibras de colágeno. Minimizando os sinais do tempo, melhorando a flacidez e proporcionando uma pele mais uniforme.
  • Microagulhamento: também conhecido como indução percutânea, o procedimento é realizado com microagulhas que estimulam a regeneração da pele. O procedimento auxilia na flacidez, na calvície, estrias e em cicatrizes pós acne.
  • Toxina botulínica: Utilizada para proporcionar um relaxamento muscular, dessa forma as rugas formadas pelos movimentos deixam de existir não possibilitando a formação de marcas de expressão.
  • Ácido Hialurônico: É utilizado para procedimento de skinbooster que proporciona hidratação profunda, preenchimento de sulco e rugas ou remodelação dos lábios, contorno da face e etc. A diferença entre eles se dá  de acordo com a forma que o produto se apresenta.

Costa afirma também que tais procedimentos tornam-se mais acessíveis tanto na questão financeira, quanto na questão temporal, pois não é necessário afastamento das atividades profissionais, sem contar que os procedimentos não são penosos, não causam dores que precisam ser controladas com analgésicos e anti-inflamatórios mais pesados. 

A biomédica acredita, ainda, que a adesão a tais procedimentos tende a crescer cada vez mais, visto que as tecnologias na área se atualizam e cada vez mais profissionais estão se aperfeiçoando.

Para saber mais, basta acessar:Instagram @draalbacosta ou site www.albacosta.net



Radware lança empresa spin-off para proteção nativa em nuvem

A Radware, fornecedora de soluções de segurança cibernética e entrega de aplicações, anunciou novo projeto, parte de seu negócio CNP (Cloud Native Protector), para formar uma nova empresa chamada SkyHawk Security. Para acelerar as oportunidades de desenvolvimento e crescimento da SkyHawk Security, uma afiliada da Tiger Global Management fará um investimento externo estratégico de US$ 35 milhões, resultando em um valuation de US$ 180 milhões. A Tiger Global Management é uma empresa global especializada em investimentos em tecnologia, focada em empresas privadas e públicas nos setores de internet, software e tecnologia financeira.

A nova empresa, parte da iniciativa estratégica de serviços em nuvem da Radware, terá a capacidade de operar com foco ainda maior de vendas, marketing e produto, tudo com maior velocidade e flexibilidade. Os clientes atuais e novos do CNP se beneficiarão de futuros esforços de desenvolvimento de produtos, enquanto os serviços CNP para clientes existentes continuarão sem interrupção.

“Reconhecemos as oportunidades crescentes no mercado de segurança em nuvem pública e estamos planejando capitalizá-las”, comentou Roy Zisapel, Presidente e CEO da Radware. “Estamos ansiosos para estabelecer essa parceria com a Tiger Global Management e escalar o negócio, desbloquear ainda mais valor em torno da segurança para os clientes e posicionar a SkyHawk Security para o sucesso a longo prazo.”

A SkyHawk Security é especializada na detecção de ameaças em nuvem e protege dezenas das principais organizações do mundo usando suas tecnologias de inteligência artificial e machine learning. Sua solução Cloud Native Protector fornece proteção abrangente para workloads e aplicações hospedadas em ambientes de nuvem pública. Utiliza uma abordagem em múltiplas camadas que cobre a postura geral de segurança da nuvem e ameaças a workloads individuais. Fácil de implantar, a solução sem agente identifica e evita violações de conformidade, configurações erradas de segurança na nuvem, permissões excessivas e atividades maliciosas na nuvem.

A Radware não espera que o negócio afete materialmente os resultados operacionais do segundo trimestre ou todo o ano de 2022.



São Paulo recebe o 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeiro

Durante os dias 30 de maio a 1º de junho, o Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira chega a sua 17ª edição, no São Paulo Expo. Integrando a programação da bienal Brasil Brau, a maior feira da indústria cervejeira na América Latina, o fórum reunirá nomes nacionais e internacionais para apresentar temáticas referentes à produção, insumos, técnicas, perspectivas, tendências e reflexões sobre o mercado cervejeiro.

O Congresso mais longevo do segmento, existente desde 1989, este ano tem parceria inédita com o Instituto da Cerveja Brasil (ICB), escola referência de capacitação cervejeira do país. A curadoria da grade de palestras vem sendo feita por Alfredo Ferreira, Estácio Rodrigues e Kathia Zanatta, os sócios-diretores à frente do instituto responsável por formar mais de 11.000 alunos. “O mercado evoluiu muito. Em 1980, o cenário era de apenas grandes cervejarias produzindo um ou dois estilos da bebida. De lá para cá, houve uma grande mudança com explosão no número de cervejarias – atualmente são mais de 1.300 no país -, além da diversidade de estilos disponíveis. E claro, o consumidor também mudou seu perfil, suas exigências, fazendo com que todo o mercado tivesse que se readaptar”, analisa o trio.

A visão dos profissionais, cujas carreiras pioneiras se misturam à própria história da profissionalização do setor cervejeiro no país – Kathia, por exemplo, é considerada a primeira Biersommelière brasileira – contribui para a formação de uma grade que olhe para o mercado em toda a sua extensão. Entre os nomes confirmados, terá presença a finlandesa Anikka Wilhelmson, VP de Inovação e Craft Food no grupo de malte Viking Malt. Com PhD em Tecnologia Química e um trabalho voltado para pesquisa em ciências de malte, cervejeira e bioprocessamento, ela compartilhará sua experiência com o uso do insumo, de forma a extrair o melhor resultado.

Já Alejandro Cortés abordará os segredos do Dry Hopping, técnica de adição de lúpulo que potencializa aspectos sensoriais da cerveja, como sabor e aroma. O mexicano trará aprendizados adquiridos com a mão na massa: ele foi cervejeiro caseiro; tornou-se fundador da Cervecería de Colima, a cervejaria artesanal que mais cresce no México; ganhou mais de 15 prêmios nacionais e internacionais; tornou-se o primeiro Cicerone® Avançado da América Latina; e trabalha desde 2019 na administração da nanocervejaria experimental John I. Haas.

Da República Tcheca para o evento, Tomas Kincl guiará uma palestra sobre os segredos da cerveja tcheca e técnicas de decocção, ao traçar uma relação entre a cultura e a indústria da República Tcheca e as condições específicas de produção de uma das cervejas mais apreciadas no mundo.

Na vez do engenheiro químico e Mestre-cervejeiro Rodrigo Sanches, entrará em pauta a sustentabilidade na produção de Cervejas. Atualmente na liderança da área de Aplicação na IFF para a Indústria Cervejeira, o brasileiro compartilhará seus conhecimentos em uso de enzimas para uma fabricação de cerveja mais sustentável.

Também marcam presença no Congresso Eduardo Sena, Leandro Sequelle, Luiza Tolosa e Yumi Shimada. Os representantes da mídia cervejeira Hora do Gole, da cervejaria Graja Beer, da cervejaria Dádiva e da cervejaria Japas, respectivamente, se unirão em um painel apresentado pela Heineken e mediado por Beatriz Ruiz para debater diversidade e inclusão no mercado cervejeiro.

Interessados em acompanhar estas e demais palestras do 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira podem adquirir seu ingresso no site da Brasil Brau. A dica é garantir o passaporte para os três dias de programação, que conta com um desconto valioso, e o visitante absorve todo conteúdo disponível. A entrada do congresso dá direito à visitação da feira Brasil Brau.

Abaixo alguns dos temas e palestrantes, e as atualizações do evento estão disponíveis pelo site da Brasil Brau:

Dia 30 de maio (segunda-feira)

9h: ALEJANDRO CORTÉS (México) – Mastering Dry Hopping: Grandes segredos para eficiência e melhor resultado sensorial

11h45: ANIKKA WILHELMSON (Finlândia) – Debulhando maltes especiais: entenda diferenças, onde utilizar e como extrair melhor resultado

14h30: STEFAN RUPP – The Heart Beats in the Brewhouse – Entenda a importância e o impacto do design em cada equipamento do cozimento para qualidade e eficiência

15h45: RODRIGO VERONESE (Brasil) – Produção de Italian Grape Ales surpreendentes

Dia 31 de maio (terça-feira)

9h: JOSÉ IVAN DE LIMA (Brasil) – Produção de Cervejas sem Álcool – o sucesso da Heineken 00%

10h20: WALTER SANCHES E ALEXANDER STOGNIY – Vencendo os desafios do High gravity para as cervejarias artesanais – Quais as principais tecnologias e equipamentos envolvidos na fabricação de cerveja de alta gravidade e os desafios superados em projetos de fabricação de cerveja artesanal

11h45: EDUARDO SENA, LEANDRO SEQUELLE, LUIZA TOLOSA E YUMI SHIMADA (Brasil) – Diversidade e Inclusão no Mercado Cervejeiro

14h30: TOMAS KIMCL (República Tcheca) – Segredos da Cerveja Tcheca e Técnicas de Decocção

15h45: ANDRÉ JUNQUEIRA (Brasil) – Como montar um programa de cervejas ácidas

Dia 1º de junho (quarta-feira)

9h: RODRIGO ZAMPAR (Brasil) – A cervejaria do futuro: como otimizar recursos para minimizar o impacto no meio ambiente, bem como melhorar os custos através do uso de tecnologias de membrana

10h20: JÉSSICA LOPES (Brasil) – Segredos para sua cervejaria bombar nas redes sociais

11h45: RODRIGO SANCHES (Brasil) – Sustentabilidade na produção de cervejas

14h30: KATHIA ZANATTA e MARI SCIOTTI (Brasil) – Explorando a brasilidade na harmonização de cervejas e a culinária sustentável

Serviço

Brasil Brau 2022 – 16ª Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira, Brewer Lounge

Data: 30 de maio a 1º de junho de 2022

Horário: Feira de 13h às 20h; Congresso de 9h às 17h

Local: Pavilhão 3 São Paulo Expo Exhibition&Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP – Brasil



Geriatra Brasileiro lança curso para tratamento da depressão em idosos

Embora seja considerada um dos males do século XXI, a depressão costuma ser subdiagnosticada e subtratada, sobretudo em pessoas mais idosas, acometidas, muitas vezes, por mais de uma enfermidade, fator que dificulta tanto o diagnóstico quanto o tratamento dos pacientes nessa faixa etária. 

O curso Depressão no Idoso é uma tentativa de amenizar esse problema e dialoga com todas as especialidades, visto que as opções de tratamento vão depender da existência ou não de uma ou mais patologias. A introdução de antidepressivos ou outros medicamentos em pacientes nessas condições pode ser complexa e delicada, sendo, portanto, do interesse de toda a comunidade médica que, invariavelmente, acaba lidando com o idoso. 

Quais as consequências do subdiagnóstico de depressão no idoso?

De acordo com o Dr. Ulisses Cunha, o diagnóstico da depressão no idoso não costuma ser tão claro, razão pela qual há inúmeros casos de sub-diagnósticos, ou seja, o não reconhecimento dessa condição por parte do médico. 

“A apresentação, muitas vezes, é diferente daquela das pessoas mais jovens. O não reconhecimento e, consequentemente, o tratamento incorreto pode gerar consequências desastrosas nessa faixa etária como o suicídio e o aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares (acidente vascular encefálico e infarto), dentre outras”, disse Dr. Ulisses Cunha.

Peculiaridades do tratamento

Assim como o diagnóstico, o tratamento da depressão em pessoas de idade mais avançada também é complexo, em virtude da existência de outras enfermidades comumente associadas, como demência, acidente vascular encefálico, doenças renais e doenças cardíacas, e, consequentemente, uso de várias medicações.

Segundo o Dr. Fábio Lopes Rocha, psiquiatra, coordenador da clínica psiquiátrica do Instituto de Previdência dos Servidores de Estado de Minas Gerais e doutor em ciências da saúde, convidado para a apresentação do curso Depressão no Idoso, a prescrição de antidepressivos nesse grupo de pacientes não é fácil e, caso não feita corretamente, pode provocar a piora de outras condições clínicas. 

Por esse motivo, a condução do caso deve ser feita de forma diferenciada, como explica o Dr. Ulisses Cunha: “muitas vezes é necessário ir além da prescrição de antidepressivos de nova geração. Por vezes, faz-se necessária a utilização dos de primeira geração, como os tricíclicos e os inibidores da monoamina oxidase. Em situações excepcionais, como nas depressões graves nas quais o paciente não apresenta resposta por outros métodos, o uso da eletroconvulsoterapia tem se mostrado uma alternativa a ser considerada, assim como o da cetamina.”   

Dr. Ulisses Cunha faz parte de equipe pioneira e referencial em psicogeriatria no Brasil

Especialista pela Universidade de Birmingham – Inglaterra, o Dr. Ulisses foi um dos responsáveis por introduzir a geriatria científica no Brasil e por criar, em 1993, a primeira residência em Geriatria credenciada pelo MEC no Estado de Minas Gerais. 

Desde o início de sua carreira, o geriatra esteve intrinsecamente ligado à produção científica. Não à toa, conta com diversas publicações científicas nacionais e internacionais, além de diversos livros e capítulos de livros, sendo um dos cânones da medicina baseada em evidências aplicada ao idoso no nosso país, como menciona o Dr. Fábio Lopes Rocha: “A geriatria no Brasil deve muito ao Doutor Ulisses Cunha. […] até então a Geriatria era praticada sem a preocupação com evidências científicas”, afirma o psiquiatra. 

De acordo com o psiquiatra, antes do pioneirismo do Dr. Ulisses, os médicos de outras especialidades que se dedicavam ao tratamento de idosos limitavam-se a replicar condutas que, embora corretas quando aplicadas a pacientes mais jovens, não se adequavam às particularidades de pessoas com idade mais avançada.  

Curso Depressão no Idoso: casos clínicos ilustram como diagnosticar e tratar depressão em idosos com comorbidades

Sabedor que o correto diagnóstico e tratamento da depressão em idosos pode mudar a realidade de milhares de pessoas e que a transmissão desse conhecimento é do interesse tanto dos profissionais de saúde recém-formados quanto dos veteranos, o Dr. Ulisses, por meio de sua plataforma iGeriatria, idealizou o curso Depressão no Idoso, ministrado por meio da exposição de casos clínicos, método de ensino adotado pelas principais universidades do mundo, como a Universidade de Harvard.

No curso, o geriatra aborda oito módulos:

  • Aspectos Gerais
  • Tratamento
  • Tipos Mais Prevalentes de Depressão no Idoso
  • Depressão e Comorbidades
  • Diagnósticos Diferenciais
  • Efeitos Colaterais Mais Frequentes dos Antidepressivos no Idoso
  • Tratamento em Situação de Alta Complexidade
  • Tratamento em Situações de Emergência

Além dos desdobramentos de cada módulo, o curso conta com materiais complementares para download e uma equipe de apoio para sanar dúvidas. 

Agregar conhecimento geriátrico é o grande desafio do portal iGeriatria, além de possibilitar a troca de experiência entre os profissionais geriatras e de outras especialidades, assim como de ideias e insights sobre a área, como forma de direcionar o fomento ao conhecimento especializado para diagnósticos e tratamentos direcionado ao público idoso. 

“Como geriatras, temos de assumir nosso papel de incentivadores, de multiplicadores de informações para outros médicos geriatras, aspirantes à geriatria e também médicos de outras especialidades” afirma Dr. Ulisses Cunha, firmamos o compromisso de ajudar colegas que querem aprofundar seus conhecimentos e conhecer as perspectivas de atuação na área geriátrica. 

Mais informações

  • Início imediato e inscrições abertas com vagas limitadas por turma. Inscrições em www.igeriatria.com.br/cursos

Ministrante do curso:

Doutor Ulisses Gabriel de Vasconcelos Cunha

  • Membro Pesquisador Honorário em Medicina Geriátrica pela Universidade de Birmingham – Inglaterra
  • Fellow pela American Geriatrics Society
  • Mestre em Ciências da Saúde
  • Especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
  • Coordenador da Clínica Geriátrica do Hospital dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg)
  • Coordenador da Residência Médica em Geriatria do Hospital dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg)
  • Formação em Psicofarmacoterapia
  • Membro titular da Academia Mineira de Medicina



Ácido hialurônico e colágeno são opção para pele saudável e aparência jovial

Por volta de 1500, época da conquista das Américas pelos europeus, expedições marítimas buscaram a “Fonte da Juventude”, que, segundo diversas lendas, possuía elementos capazes de rejuvenescer o indivíduo que bebê-las. Teria sido à procura desta nascente milagrosa que o conquistador espanhol Juan Ponce de León tornar-se-ia o primeiro europeu a chegar à Flórida, nos Estados Unidos, após ter liderado uma expedição em busca da fonte que ficaria em uma ilha próxima às águas quentes de Cuba.

Passados tantos anos, a localização da “Fonte da Juventude” permanece um mistério e ainda ocupa o imaginário popular. Ainda mais em um país como o Brasil, onde, conforme estudo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a partir de 2039 haverá mais pessoas idosas do que jovens. Segundo a projeção, em 2060, um em cada quatro brasileiros terá mais de 65 anos.

Na falta de águas mágicas rejuvenescedoras, cresce a busca por alternativas para melhorar a saúde da pele e retardar o envelhecimento precoce. Para se ter ideia, houve um aumento de 390% na busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos desde 2016, de acordo com a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica). Entre as queixas mais comuns, foram citadas rugas em diversas partes do rosto e do corpo, como na região dos olhos e da boca, pescoço,  joelho, colo e “papada”.

Dra. Bruna Maria Floranzano Bacelar, Cirurgiã Dentista – Sócia Fundadora da Cellular nutrition – que atua com consultoria, desenvolvimento de produtos e expansão de novos mercados no consumo de alimentos saudáveis – destaca que, cada vez mais, pessoas com mais de 35 anos têm buscado substâncias como ácido hialurônico e colágeno em busca de uma vida mais saudável e com aparência mais jovem.

“A partir dessa idade [35 anos], começamos a perder o colágeno do corpo, e sua reposição é necessária, vindo de fontes externas. O mesmo também ocorre com ácido hialurônico, que mantém a hidratação da pele”, complementa, a respeito da crescente adesão aos produtos da modalidade.

No artigo “Bases científicas dos efeitos da suplementação oral com colágeno hidrolisado na pele”, publicado na Revista Brasileira de Nutrição Funcional, as pesquisadoras Dra. Vivian Zague e Dra. Gláucia Maria Machado-Santelli chamam a atenção para o fato de que, nos últimos anos, tem ocorrido interesse crescente nos benefícios da suplementação oral com nutrientes e compostos bioativos de alimentos.

De acordo com as pesquisadoras, alguns compostos têm mostrado capacidade de modular funções celulares e metabolismo da pele, sendo potencialmente eficazes para amenizar ou retardar os sinais do envelhecimento cutâneo. O colágeno hidrolisado, especificamente, apresenta efeitos funcionais e benéficos na pele, sobretudo na melhora dos sinais clínicos do envelhecimento.

Ácido hialurônico e colágeno são opção para pele saudável e aparência jovial

Bacelar afirma que, com a crescente busca do público com mais de 35 anos por produtos que colaborem para a saúde e aparência da pele, têm ganhado destaque substâncias como ácido hialurônico e colágeno. “A função do colágeno é estruturar, firmar e dar elasticidade à pele. Com o tempo, essa produção diminui e podemos ver alguns ‘efeitos da idade’, o que é possível recuperar por meio da reposição que ocorre através da alimentação, com suplementos ou tratamentos específicos”.

Segundo a sócia da Cellular Nutricion, o uso oral do ácido hialurônico e do colágeno, especificamente, tem benefício em relação às outras formas de aplicação, como preenchimento dos sulcos faciais, prevenção e aparecimento de rugas, além de hidratação da pele.

“A falta de colágeno causa flacidez e perda de elasticidade na pele, rugas e linhas de expressão, estrias e outros problemas. Para diminuir esses efeitos, a reposição com a suplementação torna-se uma opção cada vez mais buscada em busca do tão sonhado rejuvenescimento”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: http://cellularnutrition.com.br/



Parceria QualificaSUS reúne grupo com expertise na gestão da saúde

Entregar valor na saúde é garantir o melhor desfecho assistencial aliado à otimização do uso dos recursos financeiros. Na prática significa não desperdiçar dinheiro, melhorar as entregas de resultados assistenciais e proporcionar, de forma eficiente à população que recorre ao Sistema Único de Saúde (SUS), cuidados e serviços essenciais ao seu atendimento.

QualificaSUS e a Política de Atenção Hospitalar de MG – Valora Minas

Para acompanhar estas premissas, a Central dos Hospitais de Minas Gerais, em parceria com outras sete empresas com expertise no segmento de saúde, lança o QualificaSUS. O objetivo é disponibilizar produtos e serviços aos hospitais para cumprirem os requisitos da Deliberação CIB-SUS/MG 3.673. Os eixos de atuação são: o primeiro voltado para implementação da metodologia de Grupos de Diagnósticos Relacionados (DRG) e, o segundo, para adesão ao Programa Nacional de Gestão de Custos (PNGC). Todas as iniciativas fazem parte da Valora Minas, Política de Atenção Hospitalar do Governo do Estado de Minas Gerais.

Ao cumprirem os requisitos da Deliberação, os hospitais públicos e filantrópicos com leitos totais maior ou igual a 50 tornam-se elegíveis a acessar os recursos financeiros provenientes da Valora Minas, que vincula repasse de recursos a resultados assistenciais passíveis de mensuração.

QualificaSUS e a mensuração de resultados

Para receber o fomento do Estado proveniente do Valora Minas, os hospitais devem implementar o software para metodologia DRG, capacitar a equipe profissional e aderir ao PNGC, entre outras iniciativas.

Um dos principais diferenciais do Qualifica SUS está, exatamente, na disponibilização de um software exclusivo para facilitar a implementação da metodologia DRG. Este software foi totalmente desenvolvido considerando a realidade da saúde brasileira e ajustada ao SUS. “Por meio do DRG Brasil é possível formar banco de dados e adotar indicadores que irão prover aos gestores, prestadores de serviços e secretarias de saúde informações consistentes para a tomada de decisões. Isso reflete em modelos assistenciais capazes de reverter desperdício em economia e entrega de valor ao paciente”, afirma Renato Couto, presidente do DRG Brasil. Segundo ele, o grupo que está à frente da QualificaSUS é pioneiro na implantação do DRG Brasil, com experiência aplicada em mais de 340 hospitais no Brasil.

A Parceria conta com respeitadas instituições para atuar na capacitação dos profissionais de saúde, ofertando cursos para toda a equipe na implementação do DRG. São elas: Pós-graduação da Ciências Médicas, a Faculdade Unimed e a Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS). “Essas instituições já promoveram treinamento desta metodologia para mais de 5 mil profissionais da saúde. Além disso, temos em nossa equipe a Organização Nacional de Acreditação – ONA. Mais de 80% das instituições acreditadas no país adotam os padrões ONA”, explica Wesley Marques, Superintendente da Central dos Hospitais.

Relação Valora Minas e QualificaSUS

Valora Minas: política de atenção hospitalar com foco nos usuários do SUS com objetivo de qualificar e ampliar acesso aos serviços de saúde a partir da otimização no uso dos recursos materiais. Prevê que o repasse de verbas às instituições de saúde está vinculado aos resultados assistenciais e valor entregue à população. 

Módulos Valora Minas: para atender à heterogeneidade do estado, foram criados módulos nos quais o Valora Minas se desdobra: *Valor em Saúde, *Hospitais Plataforma e *Novos Prestadores, Novos Vínculos.  

*Valor em Saúde: compreende os hospitais de relevância microrregional, macrorregional e estadual que mais contribuem para a resolubilidade em saúde nos seus territórios.

OtimizaSUS: projeto vinculado ao módulo Valor em Saúde a partir da Deliberação CIB-SUS/ MG Nº 3.673.

Pilares do OtimizaSUS:

  • Qualificar assistência
  • Ampliar o acesso qualificado da população mineira

Responder de forma eficientes às demandas da população

  • Otimizar a utilização de recursos com foco na melhoria dos processos de trabalho dos estabelecimentos hospitalares

QualificaSUS: a Central dos Hospitais de Minas Gerais com apoio da Federação Unimed Minas criou a Parceria QualificaSUS para apoiar os hospitais a cumprirem 100% dos requisitos da Deliberação CIB-SUS/MG 3.673 com segurança jurídica. A parceria QualificaSUS é a união de 8 empresas com expertise no mercado de saúde, nas diversas frentes de atuação. As entidades foram selecionadas por apresentarem excelência técnica e a maior experiência no uso do DRG na realidade brasileira.

Empresas que englobam o QualificaSUS

Central dos Hospitais de Minas Gerais, Federação das Unimeds MG, DRG Brasil, Pós-graduação da Ciências Médicas, Fundação/Faculdade Unimed, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Planisa e Sociedade Brasileira de Analistas de Informação em Saúde (SBAIS).

 



Dodô Filmes produz “Sistema Bruto” na pandemia

A pandemia pegou o mercado mundial de surpresa: de repente todos os hábitos de lazer e consumo mudaram. Não é surpresa que o cenário econômico, agravado pelo isolamento social e a crise financeira, influenciou para a mudança de prioridade no comportamento brasileiro. Hábitos simples de lazer, como ir ao cinema passaram a ter uma representatividade muito menor no orçamento familiar, afastando os cinéfilos das telonas.

De acordo com a pesquisa do Instituto Boca a Boca, 80% dos brasileiros iam ao cinema pelo menos uma vez por mês. Em 2022 o número caiu para 34%. Se tornou ainda mais difícil atrair o público, que além do filme, agora espera viver uma experiência completa para ser convencido a sair de casa. 61% das 216 pessoas entrevistadas voltariam a frequentar o cinema mais de uma vez no mês, desde que a experiência tivesse descontos e benefícios.

O que o público não sabe é que os desafios para o cinema nacional começam muito antes do filme estrear. Se já era difícil produzir cinema independente no Brasil, com a pandemia, as produtoras precisaram se reinventar para poder trabalhar e garantir a qualidade dos longas. A Dodô Filmes, produtora brasileira independente, produziu e gravou o “Sistema Bruto” durante a pandemia contando com o patrocínio e apoio de diversas marcas.

O longa “Sistema Bruto”, comédia de ação estrelada por Bruna Viola, que chega aos principais cinemas do país ainda em 2022, é roteirizado e dirigido por Gui Pereira. O primeiro impacto da pandemia no filme, que começou a ser planejado em 2019, foi o levantamento de recursos para produção sem incentivos governamentais, principalmente por ser uma produtora pequena e independente. “A Dodô Filmes procurou o patrocínio de empresas que conversavam com o universo da trama e que poderiam ser incluídas sem parecer uma propaganda direta. Por ser um filme sertanejo, muitas empresas desse universo se identificaram com a proposta”, explica Gui Pereira. “Essas marcas vão desde grifes country (Wrangler, Fivelas Pelegrini, Chapéus Pralana, Botas Goyazes, Loja Western, Biogás e Vom Eisen), montadoras do agronegócio, (John Deere), e produtos utilizados na vida no campo (Cimo Cutelaria).”

Além disso, por ser protagonizado por mulheres, também foi possível incluir na trama os produtos da Mari Maria Makeup, que também forneceu artigos de maquiagem para todo o elenco do filme. Durante a história a personagem principal, vivida pela atriz Bruna Altieri, enfrenta dificuldades financeiras e, para auxiliá-la, o Banco Original foi inserido diretamente na solução do enredo. Assim como nos cenários dos quartos, onde foram utilizados colchões da Inducol.

O antagonista do filme, vivido pelo ator Guile Branco, por sua vez, possui um longo bigode inspirado no personagem “Hercule Poirot”, de Agatha Christie. Nesta caracterização, a produtora contou com o apoio da Don Alcides, empresa especializada em produtos de barba e cabelo masculino.

Por se tratar de um filme de corrida, muitas marcas automobilísticas contribuíram para as filmagens do longa “Sistema Bruto”, como a marca de pneus BF Goodrich e a montadora italiana Iveco. Parte da trama também se passa durante uma corrida de caminhões, com isso foi possível incluir algumas marcas presentes na Copa Truck como: Usual Brinquedos, Meritor, FPT Motores e Polipox. A marca Iveco também foi incluída no filme através dos personagens de Jackson Antunes e da dupla César Menotti e Fabiano, que interpretam uma família de caminhoneiros, o que abriu ainda mais espaço para inclusão da marca de caminhões na história. Empresas que atuam diretamente com o consumidor de carros estiveram presentes, como é o caso da Autozone, loja de artigos automobilísticos, a Axalta, empresa especializada em tintas para a personalização de automóveis, a Sparco, do segmento de macacões e artigos para corrida e a Protork, famosa empresa nacional de capacetes, luvas e outros acessórios. Como de costume do público sertanejo, uma das locações principais do filme é um Bar Country onde acontecem diversas apresentações de estrelas da música. Neste local, o diretor Gui Pereira trouxe para o contexto do filme os produtos da Pabst Blue Ribbon, cervejaria tradicional norte-americana recém-chegada ao mercado brasileiro.

Muitas empresas acabaram entrando na história por meio das cenas da corrida de caminhonetes em que as personagens principais participam, que acontece durante o clímax do filme. Por isso, foi possível incluir não só as marcas automobilísticas, mas também a marca de águas Ouro Fino, o energético Insano e Miúra Investimentos em diferentes banners que compunham a decoração da pista de corrida. Assim como o espumante da Casa Perini, que foi utilizado nas premiações do pódio. Para criar um equilíbrio visual, Gui Pereira também incluiu diversas marcas fictícias, no maior estilo Quentin Tarantino.

O elenco de “Sistema Bruto” conta com nomes como Bruna Viola, Bruna Altieri, Giulia Nassa, Jackson Antunes, Oscar Magrini, Thaís Pacholek, Marisa Orth, Nelson Freitas, Marcus Cirillo, Enrico Lima, Everton Neguinho, Lucas Mitzakoff, Guile Branco e Maurício Meireles.

O longa também tem as participações especiais de Chitãozinho, Felipe Massa, Yasmin Santos, Lauana Prado, Carol Valentim, Guilherme e Santiago, Gian e Giovani, Thaline Chicosky, Djalma Piveta e Filipe Masetti. Além das duplas César Menotti & Fabiano (Cesinha e Fabinho) e Rionegro & Solimões (Rambo e Pardinho) que atuaram como personagens.

Para produzir e filmar durante a pandemia, toda a sua pré-produção foi realizada pela Dodô Filmes em quatro meses, no modelo home-office, com um time de apenas oito pessoas, sem a realização de visitas técnicas, que são de extrema importância e impactam diretamente no andamento das gravações. “Apesar de todos os desafios, as cenas foram gravadas com tecnologia de resolução de imagem 6K e cenas de acidente feitas por dublês, o que impacta diretamente na qualidade de imagem e som”, conclui Gui Pereira. O Sistema Bruto contou com a direção de fotografia de Bruno Campos, CEO da Campos Produções, que estreia sua carreira no cinema.

Para assistir ao teaser do filme: https://www.youtube.com/watch?v=A3lcQEkHabw



Projeto “Conte lá que eu canto cá” se apresenta para estudantes do DF

Inspirado na cadência das rimas e na filosofia do poeta e repentista Patativa do Assaré – um dos principais representantes da arte popular nordestina do século XX, o projeto cultural “Conte lá que eu conto cá” se apresenta em Brasília neste mês de maio, só que desta vez, de um jeito diferente: a trupe vai até o público infantojuvenil e leva sua arte a cinco escolas da região administrativa do Distrito Federal. Na próxima semana, serão quatro unidades escolares na agenda: Planaltina EC 09 (23/5), Ceilândia EC Maria do Rosário (24/5), Paranoá EC 01 (25/5) e Gama CE Engenho das Lages (26/5).

A estreia da temporada educacional foi em Brazlândia CEM 01 no dia 11 de maio. A cada visita, os artistas promovem um circuito cênico musical, com concerto, contação de histórias e uma interação lúdica com oficina de catira – ritmo musical e estilo de dança com maior recorrência nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e forte adesão no interior. A prática é transmitida aos estudantes com as tradicionais batidas das mãos e dos pés – originárias de culturas portuguesa, africana, indígena, espanhola e outras europeias.

O grupo é formado pelo músico Marcello Linhos (violeiro e cantor) e a atriz Adriana Nunes – integrantes da Cia de Comédia Os Melhores do Mundo – e os músicos Nelson Latif (violonista), Marcelo Lima (bandolinista) e Fred Magalhães (percussionista).

Voltado para estudantes entre oito e 12 anos, o projeto visa disseminar a cultura popular e a formação de plateia. A produção lança um novo olhar sobre o sertão do Brasil e desvenda as singularidades por trás dos poemas, histórias, músicas marcantes e dos sotaques.
“Levamos para o palco esses sertões tão múltiplos que aprendi a gostar dentro de casa”, explica Marcello Linhos, um dos idealizadores do projeto, que é filho de mãe goiana e de pai mato-grossense, tal como sua irmã, Adriana Nunes. E juntos, eles fomentam a cultura nordestina. “Acreditamos que o sertão é nossa raiz, que temos o dever de não deixar se perder a história do povo brasileiro, contada e cantada. E tantas vezes passada somente por tradição oral”, complementa Adriana. Com este trabalho, o grupo observa que o público se sente parte, recorda seu valor familiar e de pertencimento enquanto cidadão.

O espetáculo visa incentivar a memória individual e coletiva da plateia. “O que percebemos a cada apresentação é que aos poucos as pessoas foram se desligando da sua raiz. A intenção é fazer com que a plateia se reconecte com essa origem. No fundo todo mundo é caipira. As pessoas têm sempre um pai, um tio com ligação à roça, mesmo que não saibam. Nossa função é despertar essa consciência cultural no público”, diz Linhos.

Com as crianças e adolescentes, a proposta vai além e visa ampliar a visão do estudante, incentivar a contação de histórias e a pesquisa por novas formas de manifestação cultural. “Levar essa diversidade cultural para os alunos é de uma importância primordial. E a possibilidade de estarmos no palco para essas crianças, é graças ao apoio governamental. Do nosso lado temos possibilidade de escolher a dedo as escolas e crianças que têm mais necessidade de ter esse contato com a arte”, finaliza o músico.

O projeto tem apoio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura, principal instrumento de fomento às atividades artísticas e culturais da Secretaria de Cultura do DF. A montagem foi feita no início de 2020, quando o grupo fez várias apresentações em palcos teatrais para a grande plateia de Brasília e partiu em turnê para Moçambique e África do Sul. Depois, também foi transformado em pílulas para Portugal. Com a chegada da pandemia e a impossibilidade de estar nos palcos, foi adaptado para websérie, exibida em 2021. “Neste período, incrementamos o repertório e criamos novos formatos para o espetáculo, não só com músicas e contos, mas trazendo um pouco da história dos compositores, bem como a cultura do Maranhão”, lembra Linhos.

Apesar desta recente trajetória, o músico Marcello Linhos confessa que a arte de Patativa do Assaré está na essência dos artistas envolvidos há mais de 15 anos, como de outros ícones da cultura nordestina e de compositores, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Gilberto Gil, Rolandro Boldrin, Paulo Diniz, Chico Buarque e outros.

O grupo ainda quer mais. Uma das metas para próximas temporadas é inserir no repertório novos autores e compositores e mira o olhar para as culturas do Norte e Sul do país.

SERVIÇO
O que: “Temporada do projeto cultural “Conte Lá que Eu Canto Cá” para escolas da região administrativa do DF

Próximas apresentações:
23/5 – Planaltina-DF | EC 09 (matutino) – entre 10h e 12h
Endereço: Setor Residencial Norte Brasília – DF
24/5 – Ceilândia-DF | EC Maria do Rosário (matutino) – 10h
Endereço: St. N EQNN 21/23 – Ceilândia, Brasília – DF
25/5 – Paranoá-DF | EC 01 (11h e 13h30)
Endereço: Q 26 Cj G Ae 01 – Paranoá, Brasília – DF
26/5 – Gama-DF | CE Engenho das Lages (matutino) (10h, 11h e 13h)
Endereço: BR-060, Km 30 3100 – Gama, Brasília – DF



Cresce a quantidade de empresas abertas; rendimento diminui

Os dados do Mapa das Empresas – plataforma digital do Ministério da Economia que contém dados sobre os registros empresariais no país, atualizada a cada quadrimestre – apontam que no primeiro trimestre deste ano, mais de 1 milhão de empresas foram abertas no Brasil, sendo 79% constituídas por Microempreendedores Individuais (MEIs), e os outros 21%, micro e pequenas empresas, empresas de grande porte, indústrias e agronegócios. Porém, o rendimento dos trabalhadores por conta própria que começaram o trabalho nessa posição nos últimos dois anos equivale a 69,1% do recebido por aqueles que há mais tempo estavam nessa condição, segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

No setor de turismo, fortemente abalado durante os períodos mais rígidos da pandemia, houve um aumento de 13,9% na abertura de novas empresas em 2021, de acordo com dados do Boletim do Turismo de Mato Grosso que foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec). O boletim aponta que em 2021, foram 16.790 novas empresas abertas no estado; em contrapartida, 5.881 tiveram as atividades encerradas. Já em 2020, o saldo foi de 14.743 para empresas abertas contra 4.731 fechadas. Em Alagoas, o número de empresas abertas entre janeiro e março deste ano foram de 9.817, sendo 7.877 microempreendedores individuais, representando 80% dos novos negócios no Estado, dados também extraídos do Mapa das Empresas.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou um levantamento a respeito dos rendimentos dos trabalhadores informais nos últimos dois anos e foi apontado que à medida em que retornaram ao mercado de trabalho, o rendimento habitual médio foi se reduzindo, os trabalhadores sem carteira e por conta própria fecharam o terceiro trimestre de 2021 com quedas de 10,9% e 4,5% respectivamente. Os trabalhadores privados com carteira tiveram uma queda na renda habitual de 6,2%, e os do setor público, de 9,3%.

Lucca Sousa, Sócio-diretor da empresa de contabilidade MCO Contábil, localizada em Goiânia-GO, ao analisar os dados de abertura de empresas pelo seu escritório, conta que: “No último ano, abrimos mais empresas do que o normal comparado ao mesmo período dos anos anteriores, em sua maioria Microempreendedores Individuais, e muitos deles perderam seus empregos e tiveram que migrar ao empreendimento”.

 

Maiores informações: https://www.minhacontabilidadeonline.com.br/



Prêmio Municípios Mineradores vai reconhecer a qualidade dos serviços públicos

O Prêmio Municípios Mineradores 2022, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e Agenda Pública, com idealização e apoio do Ministério de Minas e Energia (MME), reconhecerá o desempenho efetivo da gestão municipal na oferta de serviços públicos e seu impacto direto para a população que vive nos municípios com mineração.

São 24 práticas finalistas, avaliadas pela Agenda Pública, a partir de um banco de dados com 40 indicadores. Foram comparados os desempenhos de 200 municípios com maior presença da mineração em todo o Brasil. As finalistas também são validadas pelo comitê de seleção, formado por especialistas em políticas públicas, para chegar às 8 premiações, uma para cada categoria de política pública. O objetivo central do projeto é reconhecer ações de gestão em categorias que evidenciem bom desempenho, qualidade dos serviços públicos e bem-estar da população.

Na edição de 2022 o prêmio irá avaliar a qualidade dos serviços prestados pelos municípios e premiá-los nas categorias Saúde; Educação; Proteção Social; Infraestrutura; Meio Ambiente; Gestão; Finanças Públicas; e Desenvolvimento Econômico.

Brumadinho (MG), Itabira (MG), Alto Horizonte (GO) e Canaã dos Carajás (PA) são algumas das cidades participantes (lista completa, abaixo).

“A mineração exerce um papel de agente socioeconômico influente no desenvolvimento territorial dos municípios e de suas respectivas regiões. Estimula negócios em várias cadeias produtivas, com geração de empregos, renda e tributos. Promove, portanto, meios para a condução de políticas públicas de desenvolvimento. Visando a plena sustentabilidade do território minerado, incentivamos a implementação de programas de diversificação econômica como ferramenta de apoio para o durante e o pós-mineração”, ressalta o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann.

“As boas práticas de governança são fundamentais para garantir a qualidade do serviço público oferecido à população pelas prefeituras. O prêmio é um marco histórico para o setor de mineração, demonstrando seu compromisso e apoio ao fortalecimento da gestão municipal e ao desenvolvimento dos territórios em que a mineração é realizada”, comenta o cientista político Sergio Andrade, diretor-executivo da Agenda Pública.

Lista completa dos municípios finalistas em cada categoria do Prêmio Municípios Mineradores 2022:

Saúde

Alto Horizonte (GO)

Canaã dos Carajás (PA)

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Educação

Alto Horizonte (GO)

Barro Alto (GO)

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Finanças Públicas

Brumadinho (MG)

Itatiaiuçu (MG)

Ouvidor (GO)

Infraestrutura

Canaã dos Carajás (PA)

Ouvidor (GO)

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Desenvolvimento Econômico

Canaã dos Carajás (PA)

Catas Altas (MG)

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Meio Ambiente

Conceição do Mato Dentro (MG)

Itatiaiuçu (MG)

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Proteção Social

Alto Horizonte (GO)

Ouvidor (GO)

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)

Gestão

Itabira (MG)

Paracatu (MG)

Santa Bárbara (MG)



Tattoo Week terá público recorde de 30 mil pessoas

Hoje começou a Tattoo Week! Evento que acontece das 12h00 às 22h00, em que os visitantes poderão ingressar gratuitamente apenas com a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis que serão doados para a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Rio.

O idealizador e fundador da Tattoo Week, Enio Conte, destaca que o evento pretende dar visibilidade à arte na pele, valorizando seus artistas e mostrando que o setor é um importante mercado na economia. “Nosso objetivo é trazer uma nova experiência aos participantes e visitantes e emocionar provando que tatuagem, além de arte, é solidariedade e gera emprego e renda”, destaca Esther Gawendo, CEO da TW Rio.

Três ações sociais de destaque acontecem nesta edição: a doação de tatuagens de segurança para pacientes com doenças crônicas como diabetes e hipertensão; a doação de micropigmentação de sobrancelhas para mulheres com câncer; e a doação de tatuagem para cobertura de cicatrizes irreversíveis de mulheres, pelo projeto “We are Diamonds”, da tatuadora Karlla Mendes com apoio da Tattoo Week.

Onde acontece
O Centro Sul América, atual Espaço Mag, na cidade do Rio, será palco da 9ª edição da Tattoo Week Rio, nos próximos dias 20, 21 e 22 de maio (sexta, sábado e domingo), das 12h00 às 22h00, e contará com 250 estandes de estúdios e empresas de tatuagem e piercing, que somam 2.500 expositores, além de área gastronômica, espaço kids e estacionamento.

São mais de mil tatuadores e piercers de várias partes do Brasil e do mundo, que apresentarão seus trabalhos e as recentes tendências da arte na pele. As empresas, por sua vez, trarão seus mais novos lançamentos em produtos e equipamentos. Também haverá shows dos rappers Sain e Ebony, além de DJs e campeonato de skate.

O ponto alto da Tattoo Week Rio é o conceituado concurso das melhores tatuagens em 26 estilos, que dá oportunidade aos artistas mostrarem seus trabalhos e criatividade. “Os ganhadores da Tattoo Week são reconhecidos mundialmente e seus trabalhos ganham notoriedade e valor”, explica Enio Conte, fundador do evento.

Os melhores tatuadores e piercers do Brasil e do mundo
Comparece – entre vários artistas – o conceituado tatuador espanhol Eze Nunez, especialista no estilo Realismo. Uma sessão do artista não custa menos que 2 mil euros enquanto um fechamento de braço, por exemplo, está na casa dos 10 mil euros. Da Espanha, confirma também presença Alberto Pina e do México estarão presentes cinco tatuadores do famoso Estúdio Good Fellas Collective.

Candidatos ao concurso de Miss e Mister Tattoo Week Rio têm até 90% do corpo tatuado
Vinte e dois candidatos vão disputar o título de Miss e Mister Tattoo Week Rio 2022, a partir desta sexta-feira (20), no Expo Mag, no Centro, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O evento vai até domingo (22), das 10h00 às 22h00.

As 15 candidatas mulheres e os 7 homens foram escolhidos ao longo do ano em convenções de tatuagem pelo país. Foram mais de 400 inscritos na primeira fase. Os candidatos têm até 90% do corpo tatuado.

Quem vencer a disputa nas duas categorias vai receber a faixa e o troféu no dia da premiação.

Os critérios avaliados pelos jurados são tatuagem, estilo, atitude, personalidade e relação com a arte.

Nesta edição do concurso, os 22 candidatos irão desfilar na sexta-feira com traje de “gala”, mas levando em consideração o estilo de cada um com uma apresentação personalizada e preparada pelo próprio candidato.

Pela inclusão 
O tradicional concurso de Miss e Mister Tattoo Week escolhe a mulher e o homem tatuados mais bonitos e empoderados. ”Além de beleza e tatuagens, o concurso escolhe homem e mulher que tenham postura e talento pessoal e profissional. Nosso intuito é quebrar os preconceitos ainda existentes contra a pessoa tatuada”, enfatiza a CEO.

Também a TW dá espaço ao grupo Pretosas INK, uma coletiva de tatuadoras pretas e dissidentes voltada para o aquilombamento, construção e fortalecimento de novas narrativas pelo artivismo e para subverter o sistema.

A coletiva mapeia tatuadoras não brancas por todo o país, visando divulgar o trabalho de todas e tornar acessível ao público. O grupo é especializado em pele preta e quer desmistificar o preconceito da tatuagem em pele preta.

Inscrições para as ações de saúde
Como se inscrever na ação de micropigmentação gratuita para mulheres na luta contra o câncer. Ainda restam 15 vagas:

Tatuagem de segurança gratuita. Faltam apenas 30 vagas para que as inscrições sejam finalizadas:

Maiores informações e programação completa do evento podem ser obtidas no site  e no Instagram @tattooweek

Serviço
O ingresso será gratuito apenas hoje, sexta-feira, dia 20, doando-se 2 quilos de alimento não perecível na entrada. Para o sábado (21/5) e o domingo (22/5), o ingresso poderá ser adquirido pelo link ou diretamente na bilheteria do evento por preços que variam de R$ 20,00 (ingresso social com doação de 2 kg de alimentos não perecíveis) a R$ 90,00 (combos).



BSBIOS leva para alunos da rede pública de ensino oficinas lúdicas sobre ODS

Os municípios de Passo Fundo (RS) e Marialva(PR) recebem o Projeto Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os ODS e entram na rota da Agenda 2030 da ONU. O programa é uma realização da BSBIOS em parceria com a Cultura Ambiental e NTICS Projetos. “Diminuir os impactos ambientais é um dos nossos maiores desafios. As nossas ações refletem diretamente no meio ambiente, por isso a importância de agirmos hoje. Este projeto junto às crianças e jovens é fundamental para acelerarmos a agenda 2030 e não deixar ninguém para trás ”, salientou o presidente da BSBIOS, Erasmo Carlos Battistella.

O objetivo é levar para crianças e jovens entre 6 e 12 anos da rede pública de ensino, conhecimento sobre os 17 objetivos sustentáveis e mostrar como podem melhorar o dia a dia na comunidade onde estão inseridos e ainda, contribuir para um mundo melhor para as próximas gerações. 

O programa inclui atividades lúdicas que vão estimular a curiosidade e levar informação acerca de temas essenciais como a importância da reciclagem, ressignificação do lixo, atitudes que podem melhorar o meio ambiente, hábitos sustentáveis, entre outros. Ao todo serão realizadas 6 oficinas distribuídas em forma de circuito. Para que fique ainda mais interessante, cada aluno receberá um passaporte que dará acesso às atividades. “Propomos um circuito que promova o conhecimento amplo sobre a Agenda 2030 e os ODS . A reflexão sobre a realidade, atenção aos cuidados do meio ambiente, comprometimento com a vida, empatia e preocupação com o bem-estar de todos, e que influencie o aluno a ser multiplicador dos conceitos e experiências adquiridas”, ressalta Ana Carolina Xavier, Diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos.

Serão três semanas de atividades e cerca de 6 mil alunos  serão diretamente impactados. Além disso, o objetivo é que os jovens se transformem em agentes multiplicadores junto às famílias e comunidade. Para ampliar o impacto, mais de 100 professores serão capacitados com um amplo material didático que poderá ser usado em sala de aula durante todo o ano letivo. 

O Projeto Oficina Teatral – Cultura e Sustentabilidade – Conhecendo os ODS acontece de 16 maio a 02 de junho com oficinas presenciais. Mais do que o empoderamento dos jovens acerca de sua importância para o futuro da nação, o programa vai deixar como legado para cada município, um levantamento completo dos indicadores culturais, ambientais e de satisfação. 

Os alunos contemplados no projeto foram selecionados pelas Secretarias de Educação.

Sobre as empresas ligadas ao projeto, a BSBIOS é uma empresa brasileira com 17 anos de história. O principal negócio é o biodiesel, um combustível mais limpo do que o fóssil e com potencial de descarbonização do setor de transporte. Ele é produzido a partir de óleos vegetais, da gordura animal e do óleo reciclado, em duas unidades nas cidades de Passo Fundo/RS e Marialva/PR. A empresa possui certificações nacionais e internacionais de seus produtos, e planeja ser uma das três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo e carbono neutro até 2030.

A Cultura Ambiental é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil. 

A NTICS Projetos, já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com matriz  no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU ( Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS. A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas através do site http://conhecendoosodsnasescolas.com.br/



Dados mostram a importância da rotina de feedback em uma startup

A rotina de uma startup pode ser muito agitada por diversos fatores, lidar diariamente com grandes expectativas em relação a resultados e crescimento mais imediatistas, e por isso precisam ser mais ágeis que empresas tradicionais ao rever seus processos e pontos de melhoria. Em em pesquisa realizada em 2022 pela ThoughtExchange,79% dos entrevistados valorizam ter um gestor que se preocupa tanto com seu desenvolvimento pessoal como seu desenvolvimento profissional.

Grandes expectativas podem gerar em seus funcionários pressão em relação às suas entregas e insegurança relacionada ao desempenho dentro da empresa, por isso, faz-se necessário que exista essa cultura de feedback que visa esclarecer ao colaborador sobre seu desempenho e expectativas. Segundo pesquisa , cerca de 43% dos funcionários mais engajados recebem feedbacks de suas atividades ao menos uma vez na semana.

Diego Cidade, CEO e fundador da HRTech, Academia do Universitário, relata que o dia a dia da empresa é corrido, mas mesmo assim, considera imprescindível esse momento de feedback. “O feedback é importante para ambos, não só para o colaborador mas para o gestor também, é um momento que você está ali para falar mas principalmente para ouvir, no feedback deve-se trabalhar a escuta ativa, ou seja, escutar o que está sendo dito e entender como aquela informação que está sendo passada vai ser construtiva para os próximos passos.”, explica Diego.

O CEO  acrescenta que além dos tradicionais encontros para feedbacks, existem ferramentas e plataformas que auxiliam a startup a criar essa rotina de feedback, são plataformas focadas em avaliação de desempenho, gestão de metas, pesquisas, feedbacks, 1:1s, PDI, Planejamento de Sucessão e People Analytics. Na plataforma, semanalmente os colaboradores preenchem progresso em projetos, prioridades da semana, avaliam seu desempenho e podem enviar ou receber elogios para outros membros da empresa, facilitando o alinhamento da equipe.

Outro ponto a ser levantado sobre o assunto é o feedback positivo, que tem um grande impacto no profissional e gera mais resultado para a empresa. Em pesquisa realizada pela Pulses, empresa especializada em medição de clima organizacional, em um levantamento com 120.000 funcionários de empresas de diferentes portes e segmentos, revela que colaboradores que se sentem satisfeitos com a frequência e a qualidade do reconhecimento são 2,4 vezes mais engajados.  



Grupo MM fala dos desafios do mercado de eventos na retomada ao mundo presencial

O reaquecimento do setor de eventos é uma realidade esperada por todos os players do setor. O atual desafio, conforme Meire Medeiros, CEO do Grupo MM, uma das maiores empresas do setor de eventos corporativos no Brasil, é reformatar o mercado, a partir das novas ferramentas e tecnologias desenvolvidas durante a pandemia, e mesmo das expectativas de clientes em termos de planejamento, criação, produção, execução e fechamento.

“Ao mesmo tempo em que havia uma forte demanda reprimida, os clientes também passaram por restrições financeiras, e hoje querem orçamentos mais ajustados de acordo com a nova realidade”, afirma Luis Henrique Ferreira, diretor operacional.

“Se, durante cerca de dois anos a solução provisória encontrada pelo setor foi promover eventos on-line, esse conhecimento, que provocou uma verdadeira revolução no mercado de eventos precisa, agora, migrar para o mundo presencial”, observa Meire Medeiros, CEO do Grupo MM.

O desafio agora, segundo Meire é reformatar o mercado, a partir das novas ferramentas e tecnologias que foram criadas durante a pandemia e mesmo das expectativas dos clientes em termos de planejamento, criação, produção, execução e fechamento. “Muitos ainda têm receio deste contato presencial e direto. Por isso, precisamos garantir a segurança necessária para que as pessoas possam embarcar nas novas vivências e experiências, que são os grandes atrativos para que as pessoas deixem suas casas e ambientes de trabalho, e possam alavancar e fechar novos negócios”, completa a CEO.

Criatividade – No período de fechamento e distanciamento social, quando o setor enfrentava a maior crise de sua existência, o Grupo MM contabilizou um total de 1900 eventos não presenciais. “Mas nada substitui o contato pessoal e a possibilidade de junto com as pessoas no mesmo espaço físico”, acredita Meire Medeiros.

O longo período de retração do setor trouxe ao Grupo MM a certeza de que agora é preciso oferecer criatividade, soluções disruptivas, atrativos diferenciados, espaços exclusivos e funcionais e, serviços que atendam à necessidade dos clientes.

Alguns insights da diretoria do Grupo MM indicam o que pode ser tendência neste novo momento: “Ideias, conceitos e propósito devem se sobressair à tecnologia, suprindo tanto as necessidades emocionais, como as de status dos clientes. Experiências omnichannel também aparecem como fundamentais para o engajamento, principalmente quando se relacionam com os propósitos de vida e as emoções dos participantes” finaliza.

“Podemos estabelecer quatro tipos de eventos”, diz Ana Carolina: os de lançamento, os exclusivos, mini meetings e internos. “Independentemente do tamanho, é importante que possamos nos apropriar cada vez mais do pensamento estratégico e da inteligência de dados, para obtermos um direcionamento criativo e operacional adequado a cada evento”.

“A vantagem é ser uma agência 360º para eventos corporativos, que reúne um time multidisciplinar e conta com toda a estrutura necessária e expertise para entregar experiências completas e resultados sustentáveis”, explica Ana Carolina.

Transformação e visão 360° são as combinações que fizeram com que o Grupo MM conseguisse absorver as necessidades dos clientes, mediante às mudanças ocasionadas pela pandemia, e dentro de seu portfolio criar novas experiências, com planejamento e versatilidade. O resultado foi um total de 1900 eventos realizados online, em um momento em que o setor enfrentava a maior crise de sua existência.



PhD em Odontologia expõe os limites para a realização de harmonização facial

Das telinhas, direto para as clínicas de estética, os ex-participantes do BBB (Big Brother Brasil) 22, da TV Globo, Lucas Bissoli e Eslovênia Marques, já exibem em suas redes sociais os resultados dos procedimentos de harmonização facial que fizeram após deixar o programa. Com isso, eles se juntaram aos brothers Eliezer, Brunna Gonçalves, Laís Caldas, Naiara Azevedo e Rodrigo Mussi que também já se submeteram à intervenção.

Com a ampla adesão de famosos e influenciadores digitais, a harmonização facial tem recebido uma procura crescente nos últimos anos. Segundo a SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica), mais de 1,5 milhão de procedimentos estéticos são feitos no país a cada ano, e a harmonização facial está entre os procedimentos mais buscados. Prova disso, as pesquisas pelo termo em mecanismos de buscas, como o Google, aumentaram em torno de 540% em 2020.

Para a Dra. Cláudia Starling, responsável por uma clínica que presta serviços de saúde e estética facial e bucal, o fenômeno diz respeito ao interesse massivo de realçar a beleza, mas é necessário cautela, pois há limites na busca por um ideal estético.

“A beleza é um conceito cultural e subjetivo, há quem diga que não existem limites pela busca da perfeição, no entanto existem limites, sim”, afirma. “O próprio nome fala por si: ‘Harmonização Facial’. O intuito deve ser harmonizar para corrigir imperfeições e modelar de forma estética e harmônica. Quando foge disso, os limites são infligidos”, afirma.

Starling explica que cada paciente tem uma perspectiva de melhora e visão de como é, ou como deveria ser, a beleza, segundo suas vivências. “Nós, como profissionais qualificados, temos que fazer essa leitura de mundo dos pacientes e traduzir de forma sutil e moderada quando o procedimento for realizado”.

Compasso dourado

Segundo Starling, um instrumento que pode ser coadjuvante no restabelecimento da harmonização facial é o “compasso dourado da proporção divina”, criado pelo Dr. Rickets, nos Estados Unidos. “O método analisa, de forma minuciosa, a morfologia dos dentes do esqueleto, e dos tecidos moles da face. Este compasso é baseado na ‘seção dourada’, também chamada ‘proporção divina’”.

A PhD destaca que a proporção divina é conhecida, no mínimo, desde o tempo dos egípcios e era popular na arte e arquitetura dos gregos. “É uma proporção de 1,000 para 1,618. Esta ‘seção dourada’ parece ter algumas propriedades únicas maravilhosas. É uma qualidade que, por alguma razão, atrai a atenção e é registrada no sistema límbico como beleza, harmonia e equilíbrio”. 

Esta proporção geométrica pode ser identificada, de modo geral, em tudo que remete à vida – tanto na biologia, natureza, como nas criações do homem, acrescenta Starling. 

Técnica exige profissionais competentes

Segundo a SBCP, para cada médico com formação em cirurgia plástica, há o dobro de profissionais não qualificados atuando irregularmente no país. Consequência disso, o número de denúncias relacionadas a procedimentos estéticos mal-realizados cresce, assim como a busca pelas técnicas difundidas pelas celebridades: segundo dados do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), o número de notificações feitas ao órgão passou de 10 para 68 queixas entre 2015 e 2020.

Para mais informações, basta acessar: https://draclaudiastarling.com.br/ 



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