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Pedro Clerot fatura terceira corrida da Fórmula 4 no Velocitta

Pedro Clerot faturou a vitória na terceira e última prova da Fórmula 4 no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Na manhã deste domingo, 15, o jovem piloto da Full Time Sports assumiu a liderança logo no começo da prova, se mantendo na ponta até o final. Ele também já havia vencido a primeira corrida do sábado, 14.

“O nosso objetivo era sair com o máximo de pontos possíveis deste sábado. Na primeira corrida, larguei da pole position e venci ficando na liderança o tempo todo. Na segunda prova, larguei em oitavo por conta da inversão de posições, e escalei até o quarto lugar. Foi um dia muito bom”, diz o piloto, campeão rookie da Fórmula Delta em 2021.

Apesar de todo o entusiasmo, Clerot reconhece que sua missão no final de semana ainda não está completa. O piloto ainda tem neste domingo mais uma corrida, da qual largará da segunda posição, e planeja lutar pela vitória para manter a ponta na tabela de classificação do campeonato.

“Os resultados de hoje foram muito bons, mas ainda temos mais uma corrida amanhã. Então, vamos manter o foco e batalhar por mais uma vitória para abrir vantagem no campeonato”, completou o dono do carro número 69 da Full Time Sports.

A corrida que fechará a primeira etapa da F4 Brasil será disputada neste domingo (15), a partir das 12h10, com transmissão do BandSports e do YouTube da categoria.

Apesar de ter protagonizado uma boa disputa pela liderança nas voltas finais, Lucas Staico, da TMG Racing, não conseguiu acompanhar o ritmo do líder e terminou em segundo. Ricardo Gracia, Nicholas Monteiro e Lucca Zucchini fecharam a lista os cinco primeiros colocados.

As promessas brasileiras voltam a acelerar no próximo dia 3 de junho, com a etapa de Brasília da Fórmula 4, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, localizado na capital do País.



Pela primeira vez startup brasileira vence o SAP Innovation Awards

Em seu nono ano de existência o SAP Innovation Awards é um evento da área de tecnologia que visa premiar empresas com projetos relevantes para o setor de tecnologia e que oferecem soluções práticas para problemas existentes no mundo, e que além disso, utilizaram os mais recentes produtos e tecnologias da SAP (um dos softwares de Gestão Empresarial do tipo ERP mais utilizados ao redor do mundo) para aperfeiçoar mercados através de ideias originais. No ano de 2022 a premiação designou a um competidor brasileiro, o software Mignow, um dos prêmios de inovação mais relevantes do setor de tecnologia para ERP.

Os jurados selecionaram 25 vencedores entre mais de 200 participantes que representaram grandes empresas do segmento tech, e o software brasileiro Mignow venceu a categoria Digital Transformation on Rise with SAP” através do case de migração do Carrefour Brasil, o maior varejista do país. O objetivo e ao mesmo tempo o desafio do projeto apresentado, foi a realização da conversão do ambiente completo do Carrefour dentro 3,5 meses, uma vez que projetos de migração deste porte podem levar mais de um ano para serem concluídos. Além disso, o projeto foi realizado em período de black friday, gerando ainda mais complexidade para a execução e entrega dentro do prazo determinado.

“O objetivo central foi desenvolver um software para automatizar projetos de conversão que tradicionalmente são complexos e dispendiosos. Oferecemos uma alternativa ao mercado para que a migração e atualização do SAP ECC para o SAP S/4HANA seja realizada de forma automática através do MIGNOW”, diz Paulo Secco, CEO do MIGNOW.

O novo ERP implementado abrange todos os processos do Carrefour Brasil, desde a origem, gerenciamento de risco, logística (através dos processos de back office, financeiro, contábil e fiscal) até processos operacionais. Além disso, a migração abre a possibilidade de previsão de aumento ou diminuição, sobre a quantidade de compra de produtos para as lojas. Com mais robustez e análise rápida de pedidos de vendas através do novo ambiente em nuvem, o varejista prevê um aumento na lucratividade da empresa.

“Dentro de 3,5 meses pudemos mover com sucesso nosso SAP ECC para SAP S/4HANA e iniciar nossas melhorias em nossas operações. Após a implementação do projeto, fomos capazes de entregar e melhorar novas funcionalidades e novas tecnologias ao nosso negócio”, explica o Carrefour Brasil.

Entre as características avaliadas pela comissão para concessão do prêmio, estão habilidade de inovação no setor, sustentabilidade e resultados obtidos após a implementação do projeto. “Ao mudar para a nuvem, conseguimos reduzir nossos custos operacionais em 30%, e isso é apenas o começo. À medida que continuamos a implementar as melhores práticas e a adaptar nossas operações à nuvem, poderemos reduzir ainda mais nossos custos no futuro”, cita o Carrefour Brasil.

Além disso, o varejista citou que pode observar uma redução no consumo de energia em 45%, migrando de dados locais centros para a nuvem. Redução na interrupção de serviços para compradores ou funcionários, com migração entre aplicativos locais. Também se notou redução dos custos de funcionamento em 30% após a migração para o Google Cloud. Aceleração dos processos de lançamentos e aumento sobre produtividade dos colaboradores, através das novas interfaces mais fáceis de usar do que os SAP’s anteriores e com uma menor quantidade de cliques, houve uma redução do tempo gasto em tarefas de até 64%. “O Carrefour, em parceria com a SAP Brasil e a MIGNOW, empresa de tecnologia especializada em atualizações SAP S/4HANA, concluiu a migração para um novo data center e estrutura de serviços de conectividade. O projeto de alta complexidade foi concluído em um tempo recorde de apenas três meses. Com a implantação, o Carrefour ganhou novas funcionalidades, agilidade e melhorias na execução dos processos da empresa”, cita o SAP Innovation Awards.

Os detalhes dos projetos premiados podem ser encontrados nas páginas oficiais:
https://www.sap.com/idea-place/sap-innovation-awards/submission-details-2022.html?idea_id=2838 e https://mig-now.com/primeiro-lugar-no-sap-innovation-awards-2022/



Segurança e proteção de dados: o dever de tratar informações com responsabilidade

Por Elaine Caltabiano *

Com o advento da LGPD em 2020, os dados pessoais de Clientes, consumidores e usuários de serviços passaram a ser tratados de forma muito mais rigorosa. É consenso que a Lei estabeleceu um novo cenário regulatório, e uma das principais consequências dessa mudança foi o processo de adequação das empresas, que acarretou no amadurecimento das organizações. A segurança e o tratamento correto das informações entrou no rol das responsabilidades dos gestores e profissionais de tecnologia da informação.

É importante destacar que tanto o porte, quanto o segmento de mercado no qual uma empresa que capta e armazena dados influenciam (e muito) nessa jornada. Em uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, 91% das empresas de tecnologia analisadas se destacaram pelo alto nível de conhecimento, e 93% das organizações participantes do estudo se mostraram preparadas para cumprir a lei em vigor. Por outro lado, um estudo divulgado pela Fundação Dom Cabral (FDC) apontou que quase 40% das empresas reconheceram que ainda não estavam plenamente adequadas à legislação poucos meses antes da data limite de adequação, em agosto de 2021. O fato é que se uma empresa não investe em segurança e proteção de dados, ela corre riscos, tanto no âmbito da Lei (já que existem penalidades aplicáveis), quanto por parte dos consumidores e Clientes (que estão cada vez mais exigentes sobre como suas informações são coletadas e utilizadas, e podem cobrar o devido tratamento às mesmas, inclusive judicialmente).

Sem investimento em governança de dados e sem preparo dos colaboradores, os danos à reputação da empresa podem ser irreversíveis. E, no verso da moeda, organizações que fazem uso de mecanismos internos adequados para o armazenamento e o tratamento de dados não só ficam “em dia” perante a Lei, mas, principalmente, se posicionam como empresas que respeitam seus Clientes, aumentando suas chances de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo.

É verdade que a adequação à LGPD e a tarefa de tratar e proteger dados não são processos simples. No entanto, eles são inadiáveis e imprescindíveis. Trazendo essa perspectiva às empresas que prestam atendimento (que atuam coletando, armazenando e tratando de dados de consumidores), constatamos a necessidade de se manter um posicionamento pautado pela transparência, principalmente quando o tratamento dos dados é feito em nome de outras organizações. Além disso, é importante investir em governança, na obtenção de certificações (como a ISOs 27001 e 27701) e na adoção de práticas espelhadas na GDPR (General Data Protection Regulation, legislação europeia de segurança de dados que inspirou a nossa LGPD brasileira).

Observando os mecanismos internos de controle e obedecendo às camadas de segurança, os times de diferentes áreas de uma mesma organização passam a ter mais assertividade para trabalhar o armazenamento dos dados conforme as normas brasileiras. Isso requer a aplicação de treinamentos, a blindagem de muitas portas e a manutenção de equipes dedicadas ao combate à fraude. Com esses instrumentos, é possível trazer confiabilidade e credibilidade às relações com Clientes, colaboradores e parceiros, além de estabelecer um posicionamento importante diante da concorrência e garantir o direito à privacidade individual, um tema que a sociedade como um todo está cada vez mais atenta e exigente.

* Elaine Caltabiano É Gerente de TI da NEO

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Podcast – Pandemia alertou as empresa sobre os perigos dos ataques cibernéticos

Neste Podcast conversei com Pedro Diogenes, Diretor Técnico da CLM e falamos sobre Segurança da Informação sob vários aspectos.

Abordamos os perigos que as empresas e mesmo as pessoas estão expostas, como grupos organizados de hackers, sejam vazamentos de dados ou pedidos de resgate – os ransomwares -, que envolvem altas somas de dinheiro geralmente em criptomoeda, abalam não só o caixa das empresas, mas principalmente sua imagem no mercado e perigos de ataques cibernéticos do dia a dia.

Também falamos sobre como a Inteligência Artificial, a IA, vem sendo utilizada tanto pelos atacantes como pelas vítimas e nesse contexto Diogenes fala do SentinelOne, o endpoint de última geração que a CLM distribui para que suas revendas comercializem no mercado.

Ouça agora o Podcast, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

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Bauducco e Minsait fazem parceria tecnológica

novas tecnologias

A Bauducco contratou a Minsait, uma companhia da Indra, para suportar a evolução tecnológica das suas aplicações SAP e Power BI visando atender o plano estratégico da empresa.

O objetivo é consolidar um ambiente tecnológico para todas as áreas da empresa, que permita a tomada de decisões estratégicas assertivas, melhorias nos processos atuais e redução de atividades manuais, para sustentar o plano de crescimento.

“A nossa parceria com a Minsait é fundamental para a evolução das plataformas SAP e Power BI da Bauducco visando o aumento de eficiência operacional e a disponibilização de informações de maneira rápida e eficiente para a tomada de decisão”, declara Edvaldo Bispo, diretor de Tecnologia da Informação (CIO) da Bauducco.

Os projetos que a Bauducco confiou à Minsait, visam maximizar o uso das soluções SAP S/4Hana e Microsoft Power BI, simplificando os fluxos de processos, melhorando a eficiência das áreas de negócio sob o ponto de vista organizacional, desde a automatização de atividades manuais até desenvolvimentos que possibilitem à Bauducco otimizar a gestão dos seus processos de negócios.

“Estamos muito orgulhosos da relação de confiança estabelecida com a Bauducco e estou certo de que nossa expertise tecnológica e setorial trará resultados muito positivos a essa grande empresa, que está presente nos lares e corações de tantas famílias brasileiras há décadas e é internacionalmente reconhecida pela excelência de seus produtos e seu posicionamento”, declara Guilherme Solleiro, diretor de Indústria e Consumo da Minsait no Brasil.

Os projetos realizados pela Bauducco, reforçam mais uma vez a necessidade de as indústrias investirem na digitalização de processos, usando a tecnologia como ferramenta para o incremento de eficiência e o alcance de novos patamares de competitividade.

No Brasil, a Minsait é um parceiro SAP com alta qualificação que acumula mais de 20 anos de experiência em projetos de alta complexidade. Conta atualmente com mais de 500 especialistas no país, que se conectam à rede global da companhia formada por mais de 2.600 profissionais dedicados às tecnologias SAP, 5 fábricas e mais de 400 certificações nas soluções e produtos mais demandados.



ICF Brasil fecha parceria com startup para aproximar clientes e coaches

Melhorar ainda mais a experiência proporcionada aos clientes e promover a transformação digital, otimizando as maneiras para os clientes localizarem as melhores ofertas de coaching foram alguns dos motivos visualizados pela ICF Brasil (International Coaching Federation) a firmar uma parceria com a startup brasileira climby, especializada em plataformas digitais para empresas e gestores de desenvolvimento humano. A partir deste acordo, os coaches credenciados ICF Brasil podem cadastrar gratuitamente suas ofertas de serviços na plataforma Engage – um ambiente criado para quem deseja encontrar e qualificar profissionais e empresas de coaching na América Latina.

O anúncio da parceria será feito na ICW International Coaching Week – evento global on-line que acontece de 16 a 22 de maio -, com uma série de palestras e painéis ligados à atividade de coaching, lideranças de diferentes áreas, RH, entre outros. A edição deste ano traz o tema “Reimagine o Futuro” com o objetivo de discutir o posicionamento do coaching no mundo pós-pandemia.

A iniciativa busca levar aos coaches da ICF Brasil um melhor suporte no ambiente digital. A plataforma permitirá aos profissionais credenciados pela entidade apresentarem seus serviços e gerenciarem os contatos de pessoas e empresas interessadas nos serviços, o que, entre muitos benefícios, auxilia também no desenvolvimento do mercado brasileiro de coaching.

“O objetivo é incrementar as possibilidades de nossos associados para práticas de coaching ainda mais fluidas, porque acreditamos na tecnologia como uma grande aliada no processo, além da ética e profissionalismo já bem presentes no dia a dia da instituição”, afirma Cândida Semensato, presidente da ICF Brasil.

A ICF é uma organização global e independente de acreditação e validação de formação em coaching profissional, com mais de 50 mil coaches credenciados, presente em 140 países. A princípio, a plataforma está disponível ao mercado brasileiro, onde hoje se estima que cerca de 6.000 pessoas contratem esses serviços atualmente.

Para Marcos Lemos, CEO da climby, a parceria é resultado de um movimento de transformação promovido pela ICF Brasil há anos no país. Segundo Lemos, a expectativa é “contribuir para melhorar ainda mais os serviços oferecidos aos clientes dos profissionais de coaching.”. “Vimos na ICF Brasil o parceiro ideal para iniciar este movimento.”

A plataforma foi desenhada sob a perspectiva de um cliente à procura de um profissional de coaching. Para isso, os coaches cadastrados passam por um processo de curadoria profissional para orientação à melhor forma de apresentar seu perfil e serviços e, no caso da ICF Brasil, checagem da certificação – o que garante que o profissional seguirá rigorosos padrões éticos na prática de coaching, justamente por ter uma formação acreditada pela instituição.



Maior evento de interação e discussão sobre CSC do país acontece dia 24 de maio

O 9th Shared Services Knowledge Exchange, evento organizado pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG), reunirá líderes, diretores e tomadores de decisão dos CSC’s brasileiros que terão a oportunidade de assistir e participar de discussões sobre o tema central – Como impulsionar os resultados e alcançar a excelência no novo cenário dos CSC’s: Virtuais, Conectados e Integrados.

Em 8 anos, o Shared Services Knowledge Exchange reuniu mais de 1.000 profissionais para discutir as melhores práticas do mercado, e a 9ª edição conta com mais de 300 participantes confirmados.

“Esse evento foi criado com uma metodologia exclusiva para atender à demanda existente para o segmento de Serviços Compartilhados e promover um encontro com conteúdos selecionados e focados, além da possibilidade de realizar benchmark, interação e networking entre empresas do Mercado, promovendo reflexões nos participantes para que levem ideias, insights e novas informações para suas empresas”, destaca Vanessa Saavedra, Sócia e Fundadora do IEG.

Com o sucesso dos eventos realizados no formato online e ao vivo, a próxima edição será novamente realizada nesse formato imersivo. Os espectadores acessarão o evento através de uma plataforma totalmente virtual com muitas possibilidades de interatividade e conexão.

No “Auditorium”, a audiência acompanhará apresentações planejadas pelo IEG com palestrantes renomados. Todos os espaços foram pensados e customizados com o objetivo de garantir a melhor experiência de interação, conteúdos relevantes, além de um espaço de networking entre os participantes e muito mais.

“O tema e toda programação foram cuidadosamente pensados para trazermos cases, discussões e apresentações que ajudem as empresas nos seus principais desafios atuais de operação do CSC, pensando em definição de um novo modelo de operação, novas tecnologias, gestão de equipes e preservação da cultura de prestação de serviços. Teremos um dia intenso de muito conteúdo de valor, muita troca e networking entre Líderes, Diretores e profissionais de Centros de Serviços brasileiros”, reforça Taís Nascimento, Sócia do IEG.

Já no “Exhibition Halls”, estão confirmados estandes de grandes empresas e startups que de forma interativa apresentarão soluções, realizarão workshops e apresentações, trazendo conteúdos voltados para o mercado de Serviços Compartilhados.

Serão 9 horas intensas de muito conteúdo, abordando as principais tendências do mercado de Serviços Compartilhados no Brasil.

O IEG é uma empresa que elabora soluções de ensino, pesquisa e consultoria em gestão de forma integrada e complementar para as organizações, dissemina conhecimento por meio de treinamentos customizados desenvolvidos para capacitar profissionais de diversas empresas no que tange a competências comportamentais, técnicas e ferramentais.



Samsung apresenta o Galaxy M23 e M53 no Brasil

A Samsung apresentou ontem (17) os dois novos integrantes da família M no Brasil: o Galaxy M23 5G e o Galaxy M53 5G. Os novos smartphones serão vendidos exclusivamente online e, além de compatíveis com a tecnologia 5G, se destacam por seus recursos e benefícios, como câmeras versáteis, tela grande com 120 Hz de taxa de atualização e bateria grande.

“A linha M coloca a performance em primeiro lugar, e isso é refletido nos novos M23 5G e M53 5G. Estes dois smartphones são opções poderosas para os consumidores que exigem um smartphone de alta capacidade para o uso contínuo”, diz Marcelo Daou, gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung.

Galaxy M23 5G
O Galaxy M23 5G vem com processador Qualcomm Snapdragon 750G em conjunto com a memória RAM de 6GB, que garantem a performance necessária para você usar diversos aplicativos simultaneamente com maior fluidez, enquanto o display de 6.6 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz garante a melhor visualização dos seus conteúdos favoritos.

Já na hora de registrar fotos e vídeos, o trio de câmeras traseiro do M23 5G conta com sensor principal de 50 MP, um sensor Ultra Wide e um macro para que a criatividade não encontre limites na hora de produzir conteúdo para compartilhar nas redes sociais.

A bateria de 5.000 mAh e compatibilidade com o carregamento super-rápido de 25W permitem o uso prolongado do smartphone. O modelo conta ainda conta modo de economia de energia adaptável, que ativa o modo de economia de energia automaticamente com base nos padrões de uso do usuário.

Galaxy M53 5G
Com o processador de 6nm e memória RAM de 8GB, o Galaxy M53 5G entrega performance otimizada para todas as necessidades do usuário. Seja usando diversos aplicativos simultaneamente, ou registrando fotos e vídeos com o incrível sensor de 108 MP, o M53 5G entrega a potência necessária para o uso contínuo sem preocupações.

E por falar em câmeras, o sensor principal de 108 MP utiliza a tecnologia nona binning, que une 9 pixels em 1 para entregar fotos mais detalhadas em situações tanto de dia quanto à noite. A câmera frontal de 32 MP do smartphone também vai garantir boas selfies.

A tela sAMOLED+ de 6.7 polegadas com taxa de atualização de 120 Hz garante um cinema portátil repleto de cores vívidas e imagens fluídas no seu bolso.

E nada de bateria que te deixa na mão: com 5.000 mAh e compatibilidade com carregamento super-rápido de 25W, o smartphone carregar 50% de carga em cerca de 30 minutos.

Tudo isso, em um design fino e leve com bordas suaves, arredondadas e uma moldura da câmera mais fina.

Segurança aprimorada
A Samsung se importa com a segurança dos seus consumidores, por isso, além da Pasta Segura, cujos arquivos e aplicativos armazenados nela só podem ser acessados após o desbloqueio por código ou digital, traz o Painel de Privacidade, que detalha o que cada app pode acessar no smartphone.

Preço e disponibilidade
O Galaxy M53 5G chega nas cores azul, verde e marrom com o preço sugerido de R$3.499. O smartphone começa a ser vendido no dia 17 de maio, no Brasil exclusivamente na loja online Samsung. Para o lançamento, a Samsung preparou um preço especial que vale de hoje, 17 de maio, até 12 de junho de 2022. Neste período seu preço sugerido será de R$ 2699.

Além disso, adquirindo o Galaxy M53 5G de hoje até o dia 12 de junho de 2022 na Loja Online da Samsung, você ganha 01 (um) fone de ouvido sem fio Galaxy Buds Live.

Já o Galaxy M23 5G chega no dia 25 de maio nas cores azul, verde e cobre com o preço sugerido de R$1.999, O smartphone será vendido exclusivamente online tanto na loja Samsung como também no e-commerce dos principais varejistas do país. Para o lançamento, a Samsung preparou um preço especial que vale de 25 de maio até 12 de junho de 2022. Neste período o Galaxy M23 5G terá o preço sugerido de R$ 1899.

Os donos do cartão Samsung Itaucard também têm benefícios na hora de adquirir um dos novos integrantes da família Galaxy M: eles recebem 10% de desconto, além de poderem parcelar a compra em até 24x sem juros.

Samsung Rewards
Para o lançamento da nova linha Galaxy M, a Samsung também premiará os novos donos do Galaxy M23 5G e Galaxy M53 5G com pontos extras no Samsung Rewards, o programa de prêmios e recompensas do Samsung Pay.

Para receber o bônus, é preciso se cadastrar no Samsung Pay e realizar um pagamento pelo serviço de pagamento por aproximação até o dia 17.08.2022. Os donos de M23 5G receberão 2.000 pontos no Rewards, enquanto os donos de M53 5G receberão 3.000 pontos.

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Empresas focam na melhoria dos escritórios para retorno ao presencial

A indústria de edifícios comerciais está se preparando para um retorno às atividades presenciais. O estudo “Buildings of the Future: Creating Healthier Workplaces” aponta que 80% das empresas pesquisadas esperam que iniciativas de “edifício saudável” moldem suas estratégias nos próximos dois anos. Além disso, 60% dos respondentes planejam investir em melhor ventilação, 47% em melhor filtragem de ar e 46% na higienização do ar.

Esses dados mostram que a preocupação com a qualidade do ar interno (QAI) se intensificou durante a pandemia e que, para assegurá-la, algumas mudanças devem ser realizadas nos escritórios.

De acordo com Marcos Felicio, arquiteto de soluções para Edifícios na Schneider Electric, para garantir ambientes favoráveis ao trabalho presencial, é necessário que os sistemas HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) – que, em português, significa Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado – trabalhem de forma mais intensa. Segundo ele, “para evitar que isso eleve os custos de energia, as organizações devem se certificar de que a eficiência energética está sendo otimizada”.

A fim de ajudar as empresas no processo de readequação dos espaços, o executivo identificou nove soluções que podem contribuir com a melhoria do ambiente de trabalho e, ao mesmo tempo, colaborar para a redução de custos com eletricidade.

  • Sensores de ocupação

Para que as luzes não fiquem acesas por mais tempo do que o necessário, é possível instalar sensores de ocupação que ligarão as lâmpadas apenas quando houver pessoas nas salas. O especialista também recomenda conectar sistemas HVAC com outros sistemas prediais, como controles de acesso, segurança e até mesmo eficiência de espaço, e aplicativos de engajamento do usuário, o que permite a otimização hipergranular da temperatura e iluminação de cada sala com base na programação de reuniões exclusivas do dia.

  • Sistemas de gerenciamento de edifícios (BMS)

Os sistemas de gerenciamento de edifícios podem contar o número de pessoas em um espaço, enviando alertas de superlotação e aumentando a ventilação do espaço. Além disso, os BMS modernos podem adicionar automação inteligente do controle de iluminação, incorporando fatores de ocupação e de hora do dia aos controles. O escurecimento em tempo real com base nos níveis de luz do ambiente externo e os controles de sombra e hora do dia geram uma economia significativa de energia.

  • Sistemas de aquecimento e resfriamento

Para que os sistemas HVAC não fiquem deficientes, é possível habilitar os controles de bloqueio que evitam o aquecimento e o resfriamento simultâneos. Os sistemas economizadores – especialmente úteis para uma melhor inteligência artificial (IA) – também podem ser bloqueados quando o aquecimento e o resfriamento mecânicos estiverem funcionando. 

  • ‘Drives’ de frequência variável (VFDs)

“Os VFDs controlam bombas e ventiladores, alinhando com precisão sua saída às cargas exigidas, o que evita o desperdício de energia, visto que reduzir a velocidade do ventilador em 20% pode reduzir o consumo de energia em 50%”, comenta Felicio. 

  • Retrocomissionamento

Conforme os edifícios envelhecem, eles podem sair de seus parâmetros de projeto originais. Para evitar isso, o processo de retrocomissionamento é essencial. Com ele, é possível verificar, examinar e avaliar as condições de uma edificação visando o conforto térmico, a qualidade do ar e a economia de energia, além de analisar a sequência de controle do BMS para ver se há algo prejudicando a construção.

  • Software para comissionamento contínuo

Com a implantação de um software para comissionamento contínuo, o gestor do edifício receberá o status diário de atualizações necessárias e detecção de falhas, incluindo problemas de amortecedores de ar externos. “Dessa forma, é possível corrigir instantaneamente eventuais complicações, evitando que elas se acentuem e causem prejuízos”, comenta o executivo. 

  • ‘Dashboard’ de Qualidade Interna do Ar (QIA) para os operadores e ocupantes semelhantes

Por meio de dashboards em tempo real que visualizam o QIA e a ocupação atuais, aumenta-se a confiança entre os ocupantes de que o prédio está monitorando ativamente a Qualidade Interna do Ar e a ocupação. O software de consultoria que torna isso possível pode ser integrado a equipamentos existentes de terceiros e ser visualizado no lobby, em dispositivos e até mesmo em aplicativos móveis.

  • Medição de energia elétrica, água e gás do prédio principal

Com a medição em tempo real implementada, é possível programar para receber alertas quando ocorrer o risco de ultrapassar sua linha de base de utilização, o que pode levar sua concessionária a cobrar “penalidades de custo de demanda por catraca”, fazendo com que o proprietário pague mais de multa do que de consumo real.

  • Análise de utilitários

A eficiência energética não inclui apenas eletricidade. Analisar outros utilitários – como gás, água e vapor – ajuda a detectar anomalias e falhas em todos os recursos que seus edifícios usam. Esses medidores podem alimentar dados para análise de nuvem e controle de borda, dando visibilidade e controle sem precedentes sobre a maneira como o edifício usa energia.

“Esta lista de verificação é ideal para proprietários e gestores de edifícios fazerem o gerenciamento de instalações em tempo integral no local. Além disso, as novas oportunidades de financiamento da legislação de estímulo tornaram as atualizações de instalações para edifícios comerciais muito mais econômicas”, finaliza Felicio.



Quais variáveis avaliar na hora de escolher uma empresa especializada em SEO?

As estratégias de SEO proporcionam uma série de vantagens para as empresas, como atrair mais clientes e expandir o faturamento do negócio. Entretanto, para se obter esses benefícios, é preciso contar com uma empresa especializada em SEO. Mas como encontrar uma? Abaixo, isso será aprofundado junto com outros temas pertinentes.

O que é uma empresa especializada em SEO?

As empresas especializadas em SEO são aquelas que oferecem serviços que visam aumentar o tráfego e o desempenho de um site. O ponto de partida para avaliar esse aumento de tráfego são os resultados orgânicos das ferramentas de pesquisa, como o Google e o Bing, de modo a tornar a marca conhecida no meio virtual, atrair visitantes e fazê-los ingressar no funil de vendas para se tornarem clientes.

Por que investir em SEO?

De acordo com a imFORZA, entre 70% a 80% dos usuários ignoram anúncios pagos e utilizam os resultados orgânicos. Além disso, os leads orgânicos têm uma taxa de conversão de 14,6%, enquanto os leads impulsionados possuem 1,7%.

Esses dados apresentados comprovam como investir em estratégias de SEO são fundamentais para as empresas atualmente, visto que grande parte dos consumidores valorizam os resultados orgânicos, e os usuários obtidos por meio desse tráfego estão mais propensos a se tornarem clientes, contribuindo para o crescimento do negócio.

O que a empresa especializada em SEO faz?

As empresas especializadas em SEO atuam em três frentes: SEO on-site, SEO on-page e SEO off-page. Convém mencionar que muitas referências dividem as aplicações de SEO somente em on-page e off-page e incorporam o SEO on-site dentro do SEO on-page. Contudo, como ambos têm técnicas diferentes, deve-se explicar as aplicações dividindo-as em três categorias, de modo que fique mais clara a compreensão.

SEO on-site: inclui a otimização da HTML, velocidade de carregamento da página, experiência do usuário, segurança do site, formatação das heading tags (H1, H2, H3, etc.), meta descrição e outras aplicações de ordem mais técnica;

SEO on-page: refere-se à qualidade do conteúdo produzido, ao uso de palavras-chave e à otimização de URL, ao title, description e links internos;

SEO off-page: relaciona-se à presença da empresa fora (off) da página oficial da marca no meio virtual, por exemplo, as menções em outros sites e até engajamento nas redes sociais.

Onde investir em SEO?

Segue detalhamento dos principais canais possíveis de se aplicar as estratégias de SEO:

1. Site
O site oficial da marca é o principal local para investir as estratégias de SEO on-site e on-page, dado que é nesse espaço virtual que os potenciais clientes têm oportunidade de conhecer melhor a empresa, os produtos ou serviços oferecidos, os cases de sucesso e o blog, bem como o meio de contato e as redes sociais.

2. Blog
O blog é um complemento do site, que tem o objetivo de oferecer conteúdo de qualidade para manter os leads e os clientes engajados, construir a autoridade da marca e mostrar um pouco mais sobre os diferenciais da empresa e os benefícios dos produtos ou serviços oferecidos, além de outros assuntos que possam contribuir com a estratégia de Marketing Digital.

3. Redes sociais
De acordo com a Social Media Examiner, 90% dos profissionais de marketing notaram que seus esforços em redes sociais aumentaram a divulgação da marca. Isso provavelmente ocorre porque as pessoas estão mais conectadas às redes sociais a cada dia que passa, como indica uma pesquisa realizada pelo PoderData, realizada entre os dias 11 e 13 de outubro de 2021, que constatou que 45% dos brasileiros ficam mais de uma hora por dia nas redes sociais. Por conta do amplo acesso às mídias sociais, as estratégias de SEO off-page também as incluem.

4. Google Maps
As estratégias de SEO também podem ser aplicadas para que as empresas apareçam no Google Maps. Assim, sempre que uma pessoa se interessar pelos produtos ou serviços oferecidos e procurá-los nos motores de busca, as marcas que realizaram o trabalho aparecerão, com informações de endereço, horário de atendimento, site oficial, dentre outras.

5. Publicidade paga
O tráfego pago também pode ser otimizado com técnicas de SEO, e não apenas o orgânico. Segundo a WordStream, cerca de 41% dos cliques vão para os três primeiros anúncios nas páginas de pesquisa. Por isso, é essencial unir diferentes estratégias para garantir uma dessas três posições entre os anúncios e atrair mais visitantes para o site da marca.

O que avaliar ao escolher uma empresa especializada em SEO?
Abaixo, serão listados os principais pontos a serem levados em consideração no processo de escolha da empresa de SEO.

Credibilidade no mercado: é fundamental realizar uma pesquisa nas ferramentas de busca e identificar as agências que aparecem na primeira página. Vale também, visitar o site de cada uma e consultar o “Sobre a empresa”, os depoimentos dos clientes, os cases de sucesso e as redes sociais.

Soluções oferecidas: é válido verificar também o portfólio de serviços da agência, de modo a identificar se ela oferece as soluções desejadas.

Composição da equipe: deve-se contatar as agências para conhecer o corpo técnico que atua em cada uma e se certificar de que as empresas contam com profissionais formados na área. Além disso, é importante verificar se há uma ampla equipe de colaboradores de diferentes áreas, visto que o desenvolvimento, a execução e o monitoramento das estratégias de SEO demandam um time multidisciplinar, com programadores, analistas de dados, designers, redatores, revisores, dentre outros profissionais.

Valores e condições de pagamento: após obter todas as informações necessárias, é importante tabular e organizar tudo para analisar quais são as melhores agências especializadas em SEO. Na dúvida sobre qual escolher, vale consultar os valores e condições de pagamento oferecidos, a fim de encontrar aquela que fornece o melhor custo-benefício.



B-Scent leva as fragrâncias ao mundo digital

O mundo digital agora também tem cheiro. A BASF lança o B-Scent, uma inovação que revoluciona as experiências relacionadas à perfumaria: o aparelho que libera no ar a fragrância escolhida é comandado a partir de um aplicativo, o B-Scent. A novidade permite sentir as fragrâncias, escolher combinações, conhecer cada tipo de aplicação. O dispositivo, criado pela startup Noar, será amplamente utilizado pelos representantes da BASF para apresentar as diversas fragrâncias usadas na indústria de perfumes, cuidados pessoais e limpeza doméstica.

O dispositivo é uma forma multisensorial e intuitiva de experimentar as fragrâncias. Ele libera o perfume escolhido sem deixar resíduos no aparelho, no ar ou no usuário, possibilitando a experimentação de diversos perfumes em sequência sem que um interfira no outro.

“O B-Scent permite que nossa equipe apresente uma experiência sensorial que vai além do olfato. Além disso, conseguimos apresentar a presença de cada fragrância nas diversas aplicações possíveis, deixando mais palpável a experiência e trazendo maior segurança na escolha”, comenta Yasmin Muniz, responsável pelo negócio de Aromas da BASF América do Sul.

“Acreditamos que as inovações vão transformar o mundo e investimos em Pesquisa e Desenvolvimento com foco em digital scent-tech. O novo dispositivo é totalmente integrado para oferecer uma nova experiência de sentir as fragrâncias”, explica Claudia Galvão, CEO da Noar.

No aplicativo do B-Scent, o usuário pode conhecer a fragrância pura, a simulação dela aplicada em algum produto e esse mesmo produto sem a fragrância. Assim, é possível perceber como cada cheiro da BASF atua no produto final. Já estão disponíveis as fragrâncias Santalol, Menthol, Velberry e Nerol simuladas em aplicações como perfumes, pós-barba, hidratante corporal e lava-roupas líquido, por exemplo.

A tecnologia que oferece a experiência multissensorial é sustentável e segura, agrega nanotecnologia, Big Data, Data Science e Inteligência Artificial. É possível carregar 20 cartuchos diferentes, com 100 disparos cada, que podem ser substituídos, tornando sua utilização ilimitada.

Além de ter a inovação entre seus pilares estratégicos, a sustentabilidade também é essencial para a BASF, que tem investido no desenvolvimento de fragrâncias para atender à crescente demanda do mercado por ingredientes cada vez mais naturais. Em 2019 adquiriu a Isobionics®, empresa de ingredientes aromáticos baseada em biotecnologia, localizada na Holanda.

Entre as fragrâncias disponíveis no dispositivo, por exemplo, o Isobionics® Santalol, é uma alternativa ao óleo de sândalo. A solução é produzida em uma base biotecnológica, a partir de matérias-primas renováveis e tem baixa pegada de carbono. O processo contribui para reduzir o corte e a exploração excessiva da árvore de sândalo branco, que é a forma tradicional de se obter o óleo de sândalo. São necessários cerca de 30 anos até que as árvores estejam disponíveis para essa extração. É possível conhecer mais detalhes no site.

 



Fleurity lança kit primeira menstruação com foco em educação menstrual

Discutir a saúde e os direitos menstruais é um dos caminhos para combater a pobreza menstrual, segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O Kit Primeira Menstruação, que será lançado pela Fleurity no próximo dia 18 de abril, está de acordo com essa abordagem ao incluir o livro Menstruação: Não Complica, só me Explica, que traz conteúdo explicativo sobre a primeira menstruação e o desenvolvimento do corpo na puberdade. Além disso, o kit completo pode conter dois absorventes reutilizáveis, uma calcinha absorvente que não vaza, um coletor menstrual mini, um copo esterilizador e um aplicador de coletores. 

Faz parte da educação menstrual o combate a tabus envolvendo a menstruação – muitas pessoas que menstruam têm vergonha de falar sobre o sangramento e não se sentem confortáveis em cuidar de seus ciclos. Sentir constrangimento por causa da menstruação é algo relatado por muitas adolescentes.

A Fleurity fez uma pesquisa com mais de 50 mães, que disseram não conversar com suas filhas sobre o assunto menstruação. Debora Born, co-fundadora e head de Customer Success da Fleurity, conta que, a partir disso, a empresa “sentiu a necessidade de criar um Kit Primeira Menstruação, englobando produtos sustentáveis e um livro completo desenvolvido em cima de todos os livros já existentes abordando diversos tópicos sobre a menstruação, desenvolvimento do corpo e todos assuntos que circulam a vida de uma adolescente”.

Educação menstrual aliada à sustentabilidade

Os produtos do kit são parte do catálogo da Fleurity, que atua desde 2015 no Brasil, com foco em ajudar o meio ambiente, a saúde íntima e a pobreza menstrual . Todos os itens são reutilizáveis por até três anos e podem ser usados independentemente ou combinados (uso do coletor junto com a calcinha absorvente, por exemplo) pela pessoa que menstrua. O kit inclui um manual ensinando a usar cada produto, além de vídeos explicativos.

A Fleurity tem também atuação no exterior e criou em 2020 o projeto Fleurity World, para levar conteúdo sobre menstruação e produtos sustentáveis para outros países. “Todas as adolescentes merecem ter conhecimento de seu próprio corpo e o que está acontecendo nesta fase. O hábito de usar produtos sustentáveis desde cedo é super importante para o nosso futuro, o meio ambiente irá agradecer, pois cada absorvente descartável demora cerca de 400 anos para se decompor”, aponta Born.

Já o absorvente reutilizável, por exemplo, é feito de tecidos que podem ser lavados e reutilizados diversas vezes, reduzindo a geração de resíduos provocada pelo descarte de absorventes descartáveis. Com o lançamento do novo kit, a empresa pretende aliar a experiência em promover o cuidado com o meio ambiente durante o ciclo menstrual com o incentivo à educação menstrual. “Este kit, nas mãos de milhares de adolescentes, pode contribuir com a educação menstrual no Brasil: uma colega irá passar o conhecimento para a outra e assim iremos alcançar ainda mais pessoas”, finaliza Born.

Para saber mais, basta acessar: https://loja.fleurity.com.br/



Pandemia evidencia violação de direitos humanos na agropecuária

A pandemia de covid-19 evidenciou casos de violações aos direitos humanos em todo o mundo e deixou reflexos nas condições decentes de trabalho, especialmente nas atividades relacionadas à agricultura em países da América Latina e Caribe. Em um âmbito mundial, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação chama a atenção para violações graves dos direitos humanos, visto que, dos 160 milhões de crianças que trabalham em todo o mundo, 70% estão na produção agrícola, pecuária, silvicultura, pesca e aquicultura.

Antes da crise sanitária, 19,2% do total de pessoas empregadas na América Latina já estava em emprego rural – número próximo a 52 milhões de trabalhadores ocupados. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o setor agrícola é maior em países da América Central, como Guatemala, Honduras e El Salvador. Já na América do Sul, Bolívia, Paraguai e Equador são os que contam com maior população economicamente ativa rural.

Dados da OIT mostram, ainda, que o emprego rural na América Latina e Caribe se caracteriza por uma alta vulnerabilidade devido à informalidade, que atinge 70% do total de trabalhadores deste setor. A maior parte da informalidade rural ocorre em unidades pouco produtivas.

Com base nisso, a OIT considera que os governos e as pessoas que ocupam papéis de liderança no setor agropecuário devem estar atentos à extensão da seguridade social às populações rurais, às políticas orientadas para o meio rural, com abordagens inovadoras, e ao fortalecimento da promoção do trabalho decente.

Já o presidente e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), Daniel Maximilian da Costa, ressalta a necessidade de um sistema adequado de inspeção ao setor agrícola, que envolva gestões e realidades regionais. “Prioridades nacionais e restrições financeiras precisam ser levados em conta no contexto das reformas da administração do trabalho agrícola, assim como políticas de desenvolvimento. Entender questões locais, como clima, fauna e certas características, podem apoiar a aplicação de atividades em nível local e municipal. Iniciativas voluntárias sobre segurança e saúde de associações de empregadores e sindicatos de trabalhadores devem ser promovidas”, conclui.



Imobiliária portuguesa promove evento para divulgar empreendimento em Cascais

Portugal conta hoje com os brasileiros como a maior comunidade de estrangeiros no território. Segundo notícia da Folha de S.Paulo, o número de brasileiros morando em Portugal chegou a 209.072, o que representa um aumento de 13,6% de moradores em relação ao ano de 2020.  De acordo com o Itamaraty, esse número é ainda maior, podendo chegar a 300 mil habitantes. Tal fenômeno enseja os empreendimentos imobiliários do país, de maneira que haja uma grande procura e oferta de moradias para essa nova leva de moradores.

Visando mostrar as vantagens e realidades de Portugal para brasileiros que planejam ou já estão decididos a viver no país europeu, a imobiliária Porta da Frente Christie’s retorna ao Brasil para divulgar seu mais novo empreendimento, o Boutique Villas Cascais. Antonio Medrado, CEO da Dona Empreendimentos (uma das incorporadoras do grupo) afirma que será uma oportunidade para quem tem em seu horizonte uma mudança para Portugal, mas ainda não por onde começar a procurar imóveis.

Os eventos de apresentação acontecerão em São Paulo no dia 25 na Câmara Portuguesa de Comércio, e haverá um pela manhã e outro pela tarde. O da manhã, pelas 9h30, é destinado a clientes que ainda não sabem muito sobre Portugal e desejam uma apresentação mais geral. Por sua vez, no evento da tarde, os palestrantes falarão das tendências para 2022 no mercado imobiliário e entrarão em mais detalhes sobre imóveis e questões fiscais.

De acordo com a pesquisa divulgada pela Folha de S.Paulo, um dos fatores levados em consideração para a mudança de país é a flexibilização burocrática e segurança pública garantida para grande parte da população, principalmente se comparada à segurança pública brasileira.

Antonio Medrado afirma que os clientes do Rio buscam um modo de vida similar ao de sua cidade (voltado a um ambiente de praia), mas com a segurança do quarto país mais seguro do mundo, e sempre escolheram a cidade de Cascais como opção principal de investimento imobiliário em Portugal. Já o mercado paulista busca investimentos em Portugal como um refúgio alternativo ao Brasil pela proximidade, clima parecido e escolhe Cascais por conta da infraestrutura de negócios, e por estar ao lado da capital portuguesa, Lisboa.

As reuniões individuais serão realizadas nos dias 26 e 27 de maio em São Paulo e nos dias 30 e 31 de maio no Rio de Janeiro. 

Para saber mais, basta acessar: https://boutiquevillascascais.pt/



Como evitar fake news e planejar um intercâmbio de sucesso

O intercâmbio é sempre visto como uma experiência única de vida, seja no quesito pessoal ou profissional. Conforme o Relatório de Intercâmbio I&V 2019–2020, 70% dos intercambistas estão fazendo a sua primeira viagem para o exterior. Outro dado bastante interessante é que as pessoas com mais de 35 anos procurando por esta categoria de viagem mais que dobrou entre 2016 e 2019. Ainda, nesse sentido, o objetivo de aprender inglês segue sendo o principal, atraindo mais de 70% dos interessados.

Contudo, a pretensão de ir para outro país sem conhecer o idioma ou a cultura do destino pode gerar dúvidas, incertezas e a necessidade de buscar informações em fontes confiáveis. Nos últimos tempos, as chamadas fake news estão ganhando espaço, de modo a causar diversas aflições e frustrações na vida de novos intercambistas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos, FEBRABRAN, 86% dos internautas se preocupam com informações falsas disseminadas na rede, e 51% sempre checam as informações recebidas. Essa prática deve ser recorrente na web para evitar passar informações falsas para frente, cair em golpes ou acreditar em algo que não existe. Para isso, há diversas formas de checagem, como sites especializados e ferramentas que auxiliam na verificação de informações.

Como se planejar para um intercâmbio?

Para se criar um planejamento bem estruturado, é necessário compreender todas as demandas que um intercâmbio exige, incluindo a busca pelo local, os interesses pessoais e profissionais, bem como a atratividade pela cultura local.

Então, uma dica da especialista em mercado de intercâmbio, Mayumi Marques, é seguir um passo a passo, não restrito a ações, mas reflexões na hora da pesquisa e criação do roteiro do intercâmbio.

1. Separar 3 coisas que amaria e 3 coisas que odiaria passar

Essa prática é boa para compreender o que cada pessoa consegue suportar e o que a faria infeliz em um lugar.

2. Criar um orçamento com alimentação, hospedagem, entretenimento e transporte

É de suma importância criar um planejamento financeiro envolvendo gastos rotineiros. Cada momento é especial, mas para isso é necessário se organizar monetariamente.

3. Criar um mural de objetivos, com principais desejos a curto e longo prazo

É interessante montar esse “diário de objetivos” para separar prioridades e motivações, isso tudo auxiliará na escolha do intercâmbio.

4. Conectar-se com pessoas que já viveram a experiência de intercambista

Como já dizia o ditado: “A chave da felicidade é sonhar, realizar é a chave para o sucesso”. Ao pensar em fazer um intercâmbio, sem saber por onde começar, muitas pessoas não dão a devida atenção aos detalhes e acabam desistindo no meio do caminho. Tirar os sonhos do papel nem sempre é uma tarefa simples e, se feita da maneira errada, pode gerar uma série de problemas. Por isso é importante prestar atenção. Definir um objetivo consistente, que esteja alinhado com a identidade e propósitos de vida do intercambista. Conversar com pessoas com experiência no assunto. Fazer perguntas, como: “O que preciso saber para o meu tipo de intercâmbio?”, “Quais cursos posso fazer?”. Existem diversas pessoas que se disponibilizam a ajudar e formas de se conseguir orientação. Exemplo disso, é a Xchange Club, uma plataforma de conexão entre pessoas do universo intercambista, para tirar dúvidas e trocar experiências.

5. Ter uma rede de apoio

Em um país estrangeiro, longe de casa e dos amigos, sem o abrigo dos costumes e da língua materna, é normal se sentir sozinho. Por isso a importância de o intercambista estar em contato com um grupo de pessoas que conheça o lugar para o qual está indo, que possa auxiliá-lo e afastá-lo de obstáculos. Dessa forma, ele se sentirá acolhido, mesmo que à distância, e saberá para quem pedir conselhos e dicas quando um problema surgir.

6. Por fim, ser resiliente

É importante que o intercambista não deixe que um imprevisto acabe com os seus objetivos e abale a sua motivação. Em situações difíceis, o primeiro impulso pode ser desistir, haja vista que persistir no sonho nem sempre é uma tarefa fácil. É necessário se atentar aos planos e focar na saúde mental. A autoestima e bem-estar são a chave para uma viagem inesquecível. O primeiro passo para a autorrealização é não se prender aos problemas e pensar em soluções.



Ferramentas do metaverso fortalecem o turismo em Foz do Iguaçu

Por mais novo que seja o assunto, ferramentas da chamada Web3 já estão sendo usadas para ajudar setores da economia tradicional a acessarem um público consumidor cada vez mais digital e exigente. Baseado na descentralização, o termo foi utilizado pela primeira vez em 2014 por Gavin Wood, o britânico cofundador da rede blockchain Ethereum.

Na Web 1.0 o objetivo era o compartilhamento de um ponto para outro e na 2.0 o usuário começou a postar conteúdo, já na Web3, ou 3.0, o foco é descentralizar, principalmente com a ajuda da blockchain, e também aumentar o poder do usuário final.

Utilizadas já por grandes marcas, como no caso da Boticário, no Carnaval de 2022, onde ativou produtos dentro do jogo de realidade virtual Avakin Life. Os avatares dos usuários poderiam participar de dois blocos carnavalescos que levavam o nome de linhas da marca.

Essas ferramentas têm sido usadas também pelas pequenas empresas do país que não ficam atrás de grandes marcas quando o assunto é inovação. Em Foz do Iguaçu, a operadora Loumar utilizou uma ferramenta de metaverso para apresentar e vender hotéis da região.

A ação aconteceu duas vezes entre os dias 12 à 15 de maio, nos quais vendedores, guias da agência e equipe de marketing e comunicação da empresa levaram os clientes a uma jornada digital para dentro dos hotéis de Foz do Iguaçu. “Trabalhamos com pessoas para atender pessoas, que no nosso negócio elas estão no centro, logo quando a tecnologia ajuda ainda mais essa interação, é muito importante para nós”, comenta o CEO da empresa, Marcelo Valente. 

O executivo lembra que 72% da população brasileira joga algum tipo de game, e que esse público está acostumado com ferramentas da Web3. Ou seja, uma parcela grande e muito diversa de pessoas e perfis, mais concentrada nas faixas etárias mais jovens (18-34 anos) que também é o consumidor de viagens para Foz do Iguaçu.

Para o UX Designer e especialistas em experiências imersivas e Web3, e que auxiliou a Loumar pela incursão da ferramenta de metaverso, João Pedro, “as ferramentas do metaverso trazem uma nova vertical na experiência do consumidor e na transmissão do valor das empresas no cenário de inovação”. 

A ferramenta da Web3 escolhida pela Loumar Turismo foi a Bubble, uma espécie de videoconferência expandida. João Pedro explica que a Bubble permite imersão através das dinâmicas sociais que foram incorporadas à tecnologia de videoconferência. Customização do espaço completo (construção de espaços com diferentes propostas na sua infraestrutura), som espacial (o som literalmente fica mais baixo quando a sua ‘bolha’ se distancia de um participante) e diferentes mecanismos de interação e integração fornecem uma experiência que mostra com maturidade e validade comercial a transição da Web2 para a Web3.

Paulo Roberto Desan do interior de São Paulo foi um dos clientes que aprovaram a experiência no metaverso e a nova forma de consumir pacotes de turismo usando uma realidade digital. “Minha primeira experiência no metaverso. Adquiri hospedagem para agosto e fiquei muito surpreso com a ferramenta”, conta. 

 



O avanço da educação com ambientes virtuais de ensino

Por Adriano Pires *

Mais de dois anos se passaram desde que as primeiras escolas precisaram realizar extensas mudanças para readequarem seus formatos de aulas e continuarem levando educação a alunos de todo o País em meio a uma pandemia. Com o desafio de cuidar da saúde de estudantes e professores e, ao mesmo tempo, manter a qualidade das atividades, colégios e educadores tiveram de buscar novas soluções para otimizar o aprendizado enquanto o mundo lutava para superar este período de extrema tensão e distanciamento causado pelo Coronavírus.

A saída encontrada foi desenvolver uma nova cultura de ensino remoto, com mais acesso à tecnologia e à conectividade para fazer chegar até as residências dos educandos aulas e materiais qualificados e interessantes para o ano letivo e o conhecimento não serem perdidos.

De acordo com um levantamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 99,3% das escolas brasileiras de educação básica suspenderam todas as atividades presenciais durante a pandemia, tendo que partir para o digital. Mais de 98% dos colégios adotaram estratégias não presenciais de ensino. Apesar dos esforços, no entanto, a evasão escolar foi grande. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola no segundo trimestre de 2021, um aumento de 171% em relação ao mesmo período de 2019, o que mostra os efeitos da pandemia no setor.

Com a pandemia agora atenuada, as instituições de ensino estão aproveitando a experiência obtida durante esse tempo para avançar em suas formas de atuação, assumindo o formato híbrido como prioridade. Essa adoção toma força especialmente pelo apoio da tecnologia como uma verdadeira aliada para possibilitar um ambiente de aprendizado digital seguro e flexível, capaz de unir qualidade de educação e interação.

Neste cenário, nota-se a expansão do uso de ambientes virtuais de ensino, que buscam criar uma experiência inovadora para os alunos se sentirem confortáveis e engajados e, principalmente, seguirem aprendendo, independentemente de onde assistem as aulas.

Dentro destes ambientes virtuais de ensino, estudantes e professores constroem conhecimento e comunicação a partir de qualquer lugar e dispositivo. Salas virtuais interativas, por exemplo, já são capazes de reproduzir a experiência presencial, com docentes focados na diversidade de conteúdo para atrair a atenção de sua audiência. Compartilhamento de telas imitam as lousas e vão além. Permitem mostrar imagens e vídeos para tornar as atividades participativas, mesmo a distância. Enquetes, chats e quiz online, com conceitos de gamificação, falam diretamente aos jovens que, em fase extremamente criativa, precisam de estímulos para se manterem focados. Os games usados nesse ambiente estimulam a visão analítica, a concentração e conhecimentos das matérias estudadas, enquanto tornam o ato de aprender mais divertido e colaborativo.

Para os professores, portanto, unir tecnologia e educação significa o surgimento de novas oportunidades para se oferecer metodologias de ensino mais focadas no contexto dos alunos, que já estão inseridos em uma sociedade cada vez mais conectada. Também representa a chance de potencializar a prática pedagógica, por meio de acesso a estatísticas e dados fornecidos pela ferramenta. Uma plataforma intuitiva e fácil de usar se torna grande cúmplice dos educadores, facilitando o acompanhamento acadêmico das turmas de forma mais otimizada. Enviar correções de exercícios e feedback, acompanhar de perto o aprendizado, as atividades realizadas, o engajamento e a presença, tudo de forma on-line, possibilita um atendimento altamente personalizado, de acordo com as afinidades, habilidades e dificuldades de cada um.

O propósito da tecnologia é prover a melhor experiência aos seus usuários, sempre procurando ampliar a produtividade. Na área da educação, isso não é diferente. Soluções tecnológicas fornecem oportunidades importantes de inovar na maneira de se relacionar e para tornar o aprendizado mais produtivo. Os últimos dois anos foram provas cabais de que a tecnologia e o ensino devem andar lado a lado. Presencial e a distância estão se complementando como nunca para atender as demandas impostas por este novo mundo, apoiando o desenvolvimento da educação e reaproximando os alunos do sistema educacional, algo de extrema importância para o futuro do Brasil.

O uso de ambientes virtuais de ensino já é uma realidade em diversas instituições e será ainda mais na era pós-Covid para reforçar as aulas presenciais e ampliar o estudo híbrido. O potencial de transformação de novas tecnologias na área é imenso, com real capacidade de suprir lacunas e ampliar a entrada e permanência de jovens nas escolas, além de tornar o aprendizado mais colaborativo e inspirador.

Para que o Brasil alcance seu potencial completo e se torne uma nação efetivamente desenvolvida, a união do ensino tradicional com o novo ambiente digital deve ser priorizada, ampliando o fluxo de conhecimento, estimulando a socialização, a criatividade e o pertencimento social para não só reter os alunos na escola, mas, principalmente, prepará-los para o futuro com uma educação diferenciada e atrativa. Esse é o momento de termos as organizações educacionais compreendendo a importância de manter a tecnologia como parceira fundamental do processo de aprendizagem para realmente tornar os estudantes em verdadeiros cidadãos, protagonistas da sociedade que sonhamos para os nossos filhos.

* Adriano Pires é Diretor da Embratel

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ASA Indústria participa da APAS SHOW 2022

A ASA Indústria e Comércio participa da 36ª edição da APAS SHOW, conhecida por ser um dos maiores eventos supermercadistas do mundo, que acontece de 16 a 19 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). A empresa, proprietária de marcas conhecidas no mercado, aproveita a feira para apresentar alguns dos seus lançamentos e ampliar a sua área de mercado em estados da região.

De acordo com o diretor de marketing da ASA, Wagner Mendes, uma equipe de 15 profissionais das áreas de marketing e comercial estará trabalhando no estande da empresa no evento. “A equipe vai com propósitos bem definidos, principalmente de fazer negócios, dar atendimento aos nossos clientes, buscar oportunidades de parcerias com novos fornecedores, e fazer bons negócios para o São João com a marca Vitamilho”, detalha.

Entre os lançamentos que serão apresentados no evento estão as linhas do sabão em pó e lava roupas Invicto Action, a nova versão do Bem-te-vi Essentials, perfume Alecrim, e os novo Vinagre Palmeiron, nas versões álcool, vinho tinto, vinho branco e maçã.

Wagner Mendes destaca que a ASA Indústria tem uma participação importante na Região Sudeste, principalmente no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. “Temos também projeto de crescimento de distribuição em São Paulo e no interior, principalmente cidades como São José do Rio Preto, Campinas, Sertãozinho, e Santos”, finaliza.

A ASA Indústria atua há 26 anos no mercado e é composta por nove marcas: Bem-Te-Vi, Invicto, Palmeiron, Vitamilho, Baby&Baby, Casa de Vinhas, Bomilho, Certo e Flamengo. A empresa nasceu em 1996, com a produção dos primeiros sabões em barra da marca Bem-Te-Vi, que hoje é um grande case de sucesso. Atualmente, são 1.500 funcionários distribuídos em quatro unidades produtivas em Pernambuco, nas cidades de Recife, Jardim e Petrolina, e na Paraíba, em Campina Grande.



Treinar colaboradores garante a eficiência na execução dos serviço, diz estudo

Para as empresas de limpeza e conservação não é diferente. O treinamento dos colaboradores de uma empresa trata de iniciativas pontuais, de curto prazo, e o desenvolvimento dessas práticas a longo prazo, com o objetivo de auxiliar o funcionário no seu crescimento profissional. “Treinar as pessoas permite que elas melhorem suas habilidades e técnicas utilizadas no dia a dia, e isso faz toda diferença na percepção de quem recebe o serviço de limpeza”, diz Rui Monteiro, presidente do SEAC-SP (Sindicato das Empresas de Limpeza e Conservação no Estado de São Paulo).

No lado oposto, a falta de treinamento dos profissionais de limpeza pode causar dificuldades de concentração nas atividades, diminuição na produtividade da equipe e erros na execução do serviço, ocasionando inclusive prejuízos financeiros, como a danificação de superfícies no caso do uso inadequado de produtos químicos, por exemplo.

Treinando as equipes

Segundo a 16ª edição do Panorama do Treinamento no Brasil, o gasto médio em Treinamento e Desenvolvimento (T&D) em 2021 no setor de serviços foi de R$ 846,00 por colaborador no Brasil. Esse número é 22% menor que no ano anterior, mas isso não significa redução no volume de profissionais treinados. O estudo informa que 69% das ações de treinamento aconteceram de maneira remota, facilitando o acesso e a flexibilidade de horário dos colaboradores e reduzindo custos para as empresas, que não precisam dispor de espaço físico, coffees, conservação dos ambientes, energia elétrica, entre outros gastos.

“Estimular metas com um bom planejamento estratégico e delegar funções para dividir a demanda entre os colaboradores, e claro, investir em treinamentos e capacitações, faz com que a equipe esteja mais preparada para a realização do serviço”, diz Monteiro.

Outros fatores que também contribuem para que a equipe esteja mais preparada, segundo Monteiro, é a redução dos riscos de acidentes no trabalho com a utilização de EPIs e o desenvolvimento de feedbacks, pois é através deles que os profissionais de limpeza vão saber se estão realizando o serviço corretamente ou se precisam melhorar em alguns aspectos.

Benefícios da terceirização da limpeza com equipes treinadas

Um ambiente onde há uma limpeza constante traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a organização. “Um ambiente limpo e higienizado transmite diversas sensações positivas. Além de gerar credibilidade para a empresa, mantém o ambiente mais organizado, favorece a qualidade de vida e saúde dos colaboradores, previne acidentes e otimiza o tempo”, diz Monteiro.

Limpeza é Saúde

O SEAC-SP (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo) promove uma campanha chamada “Limpeza é Saúde”. Ela atende organizações de todos os segmentos quando contratam uma empresa de limpeza profissional. O objetivo dessa campanha é enfatizar a importância de um ambiente devidamente higienizado e limpo para a saúde de todos e incentiva os gestores a adotarem uma filosofia que promova o bem-estar de todos e, para isso, promove também o treinamento constante das equipes.

As empresas que demonstrarem interesse em participar da campanha, utilizando práticas que a sustentem, ganharão o direito ao uso do selo de qualidade “Limpeza é Saúde”, que representa qualidade e cuidado com as pessoas.



OMC baixa expectativa de crescimento do comércio de mercadorias em 2022

Já são quase três meses de guerra entre Rússia e Ucrânia e, além dos prejuízos para a população dos dois países envolvidos, o conflito segue causando impactos na economia e na vida de milhões de pessoas pelo mundo. Um desses impactos é no comércio de mercadorias que, segundo a Organização Mundial do Comércio (OMC), teve a previsão de crescimento reduzida em 2022 de 4,7% para 3,0%.  

De acordo com a entidade, a previsão ainda é incerta devido à imprevisibilidade ante o conflito. Um dos principais impactos na economia foi o aumento do preço de commodities, impactado pelo fechamento de vários portos no Mar Negro, e com consequência direta na segurança alimentar de países pobres.

Mas a guerra no Leste Europeu, iniciada no dia 24 de fevereiro, não é o único fator que prejudica o comércio mundial, de acordo com a análise da OMC. Os bloqueios na China para impedir a propagação da Covid-19 interrompem o comércio marítimo e vêm prejudicando o abastecimento de cadeias de suprimentos. Um dos setores afetados é o de componentes eletrônicos, o que vem provocando aumento de preços de produtos eletrônicos e até paralisações de fábricas de automóveis por falta de insumos.

Nas empresas, um dos setores mais impactados pelos dois eventos é o setor de compras internacionais, como explica a administradora especialista em comércio exterior, Marcela Thalita Landin Sita. “A compra internacional é uma operação importante que garante que o negócio permaneça competitivo por meio de fornecimento de matérias-primas de forma rápida, eficaz e com maior custo-benefício”, diz.

A profissional explica também que essa interrupção da cadeia internacional de compras ocorre em um momento em que as empresas estão lutando para levantar capital para a compra de matérias-primas. “A guerra aumentou o atraso na entrega de matérias-primas devido ao fechamento de terminais da cadeia de suprimentos, pois os fornecedores temem se tornar alvo do conflito. Além disso, essa interrupção diminui a confiança do consumidor nas empresas e em sua capacidade de executar as operações que envolvam compras no exterior”, avalia Marcela Sita.

Preocupação – A falta e o alto custo de matérias-primas e suprimentos, que desencadeou uma crise que se arrasta desde 2020, continua sendo uma das principais preocupações do empresário industrial, segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) ao analisar o primeiro trimestre do ano. Esse fator foi citado por 58,8% dos entrevistados com um dos principais problemas enfrentados nos primeiros três meses de 2022.

Além do aumento de matérias-primas e suprimentos, outro fator que pesou para quem depende de insumos do exterior foi o transporte, que também teve o custo reajustado devido à crise causada pela guerra e o lockdown na China. “O custo do transporte aumentou e alguns departamentos de compras internacionais têm pilhas de mercadorias esperando para serem enviadas enquanto outras estão ficando sem mercadoria devido à escassez”, ressalta Sita, que tem mais de 10 anos de experiência na área de compras.

Produtividade da indústria brasileira em 2021 foi a menor desde 2000

Os impactos causados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, assim como o aumento de casos de Covid-19 na China, que obriga o país a decretar lockdowns para conter a doença, são fatores que influenciam a economia em todo o mundo e, no Brasil, pode influenciar no desempenho da produtividade industrial local também em 2022.

Ano passado, quando o problema maior ainda era a pandemia, aliada à crise econômica que atinge o país, a produtividade da indústria alcançou o menor patamar desde os anos 2000, conforme atestou pesquisa da CNI. Segundo a entidade, a produtividade do trabalho em 2021 recuou 4,6% em comparação com 2020. Até então, a maior queda anual registrada foi de 2,2% em 2008, ano marcado pela crise financeira global.

De acordo com a avaliação da Confederação, no curto prazo a perspectiva é de baixo crescimento, em nível semelhante aos registrados antes da crise sanitária causada pela pandemia. Em 2018 e 2019, a produtividade na indústria ficou abaixo de 1%. A expectativa da entidade é que, no longo prazo, pode haver um aumento sustentado da produtividade com as oportunidades relacionadas às tecnologias da Indústria 4.0 e ao desenvolvimento do 5G, o que ocorrerá somente se houver investimentos em inovação.



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