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Saúde e bem-estar ganha destaque no franchising em 2021

De forma consolidada, o setor de franquias começa a demonstrar um comportamento mais estável, com leve aceleração em relação ao mesmo período de 2020. A informação faz parte da “Pesquisa de Desempenho do 4º trimestre de 2021”, da ABF (Associação Brasileira de Franchising). 

De acordo com a ABF, o faturamento do setor de franquias teve um aumento de 8% no terceiro trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, reporta Lucas Romi, sócio e vice-presidente de expansão e novos negócios da Odontoclinic, franquia de clínicas odontológicas.

Segundo a entidade, os resultados foram influenciados por fatores como suspensão das medidas restritivas de distanciamento social, a retomada gradual dos hábitos dos consumidores, o aumento do movimento shoppings centers, ganhos de eficiência das redes de franquias com a digitalização, novos modelos – home based e virtuais – e players.

O franchising desempenha um papel importante em um país que soma 11,9 milhões de desempregados, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), já que cada franquia gera, em média, oito empregos diretos. Para 2022, a ABF projeta que o setor de franquias deve crescer 9% e alcançar a receita de R$ 201,7 bilhões.

Romi chama a atenção para o fato de que o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar foi uma das categorias mais bem-sucedidas no período analisado: no 4º trimestre de 2020, o setor somava 10.797 unidades e passou para 11.052 no 4º trimestre de 2021, com um crescimento de 2,4% no faturamento e 10,4% no número de unidades.

“Esse é um dos motivos que demonstram que esse tipo de investimento continua valendo a pena, especialmente em um cenário de incertezas econômicas, onde a estabilidade e o alcance da marca podem fazer toda a diferença”, afirma.

O empresário acrescenta que, paralelamente, o mercado de odontologia movimentou cerca de R$ 38 bilhões no Brasil nos últimos anos. “Trata-se de um segmento lucrativo que gera renda e empregos nos setores da indústria e serviços. As turbulências econômicas podem afetar o crescimento, mas o cenário de 2022 é otimista”.

Franquias são alternativa para recém-formados

Na visão de Romi, o franchising pode ajudar os profissionais de odontologia que estão começando a carreira. “Essa alternativa chama bastante atenção, pois o recém-formado tem os benefícios de dar um primeiro passo já contando com o know-how e a projeção de um nome forte no mercado. Por isso, a captação de pacientes e a experiência da marca são vantagens que tornam essa opção bem atraente”.

Na visão do sócio e vice-presidente de expansão e novos negócios da Odontoclinic, para empreendedores da área de odontologia que buscam investir no mercado de forma assertiva, vale buscar por uma rede de franquias especializada em serviços como ortodontia, periodontia e implantodontia.

Ao tornar-se um franqueado, o dentista recebe suporte que vai desde a escolha da localização até o treinamento para a equipe em todas as etapas da clínica, como atendimento, know-how, inovações e tecnologias relacionados à saúde dentária, explica Romi. “Considerando o cenário brasilero, vale empreender em um modelo de clínica multifuncional, com soluções completas e acessíveis para tratamentos odontológicos de qualidade”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://franquiaodontoclinic.com.br/



Entenda quatro mitos e verdades sobre o Metaverso

Tecnologia

Muito se fala sobre o Metaverso nas redes sociais e plataformas midiáticas atualmente. Entretanto, ainda há muitas dúvidas e desentendimentos sobre o que, realmente, é essa combinação de tecnologias que, apesar de ganhar um nome e holofotes recentemente – com a transformação do Facebook, plataforma dirigida por Mark Zuckerberg, para Meta -, o termo original é um pouco mais antigo e foi criado em 1992, pelo escritor norte-americano Neal Stephenson, em seu romance “Snow Crash”, e se refere ao espaço virtual.

“O Metaverso não é um lugar, objeto, coisa, uma tecnologia e nem uma empresa. É uma combinação de várias tecnologias, como realidade aumentada, virtual, inteligência artificial, internet, ambiente 3D, gamificação e qualquer outra experiência imersiva, de comunicação e interação que surja pela frente. Ele se autoconstrói como um ambiente imersivo no mundo virtual, então, existem vários Metaversos. O Meta do Facebook, por exemplo, seria apenas um deles”, explica Fernando Godoy, CEO da Flex Interativa. “Muitas empresas estão se vendendo como Metaverso, mas são, apenas, tentativas que não são reais e é preciso estar atento a isso”, complementa.

Para ajudar os consumidores, amantes e curiosos a entenderem o termo e todos os seus âmbitos, listamos quatro mitos e verdades sobre o Metaverso.

Confira, abaixo, quais são elas:

Só é possível entrar no Metaverso com um óculos de Realidade Virtual (VR)
MITO. Além do acesso pelo óculos VR também é possível entrar no Metaverso por meio de plataformas, aplicativos e navegadores através do uso de um avatar, que é a representação da pessoa no mundo virtual, onde ela se movimenta e se comunica pela sua própria voz, conhecida como áudio espacial.

“As pessoas confundem, porque tudo indicava que o acesso era somente por intermédio do óculos de Realidade Virtual (VR), que era, até então, a tecnologia que mais possibilitava uma experiência imersiva. Só que, por meio dos óculos, muitas dessas experiências são solitárias – e o Metaverso não tem nada de solitário. Ele acontece em tempo real, com várias pessoas conectadas e interagindo entre si”, aponta Fernando.

O Metaverso não está só presente em jogos de videogames
VERDADE. O mercado de games foi quem, de fato, começou a desenvolver e a evoluir esse ambiente imersivo, já que, em alguns jogos, as pessoas conversam, se divertem, assistem a shows, compram e vendem coisas, entre outras atividades.

Entretanto, ele não foi feito e nem é voltado somente para essa indústria. “Hoje, é possível ver o varejo, prestadores de serviços e marcas fazendo ações no Metaverso. Não é algo voltado só para crianças e adolescentes, é o futuro que está cada vez mais próximo”, comenta o especialista.

O Metaverso irá mudar a economia digital
VERDADE. Em função das transações NFT’s (Non-fungible Token), as pessoas, marcas e empresas conseguem lançar não só coleções, artes, filmes ou músicas, mas também elementos colecionáveis e outros produtos que apresentam um impacto gigantesco na economia.

“Estima-se que o Metaverso irá transacionar, até 2024, cerca de 800 bilhões de dólares ou até mais, já que são sete camadas distribuídas no metaverso, com várias indústrias, marcas e startups, divididas em funções distintas, que vão desde empresas de infraestrutura e de nuvem até as de experiência do usuário”, salienta Godoy, que garante que o Metaverso irá criar novas profissões e gerar muitas vagas de emprego.

O Metaverso não ajuda em nada na educação de jovens e adultos
MITO. O Metaverso tem a chance de mudar a educação e capacitação no mundo, principalmente no Brasil. Ele irá possibilitar que um jovem, estudante ou mesmo o colaborador de uma empresa aprenda, por meio de uma experiência imersiva na qual ele pode entrar dentro do corpo humano e entender como ele funciona internamente, ver uma tabela periódica de uma maneira real e diferente ou mesmo voltar para Grécia Antiga ou para a Segunda Guerra Mundial, por exemplo.

“O avatar pode ser um protagonista, participar e entender, profundamente, como essas experiências funcionam, fazendo com que a capacidade de absorção, compreensão e aprendizado sobre o conteúdo seja exponencial e diferente de assistir vídeos no Youtube ou palestras por videochamada”, finaliza o CEO.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Primeiro curso de formação de Assessores de Investimentos 100% online é lançado

No dia 29 de abril o Top Advisor Program, o TAP, programa online de formação de assessores de investimentos foi lançado no Brasil. O curso 100% remoto terá aulas ministradas por profissionais do mercado financeiro, que juntos possuem mais de 50 anos de experiência no mercado.

Com a durabilidade de três meses, as aulas são divididas em oito módulos, dentre eles: Rotina de um Assessor; Marca pessoal e Posicionamento; Habilidades Técnicas e de Investimentos; Geração de Oportunidades; Processo Comercial; Construção do Relacionamento; e Bônus Especial, este último aborda habilidades emocionais.

Leandro Marchioretto, CEO da Amur Capital, explica que o Top Advisor Program possui três fases de ensinamento. Na fase um, é fornecido ao participante recursos para que ele possa passar na prova da Ancord, teste que futuros assessores fazem para entrar no mercado financeiro.

A fase dois é após o candidato passar na prova da Ancord. É nela que o candidato passa pelo curso online para entender sobre a profissão; a terceira e última fase é chamada de onboard. Neste estágio, o candidato passa por uma imersão na matriz da Amur Capital, absorvendo a cultura da empresa, tendo contato com os sócios, investidores e clientes, ou seja, é na derradeira fase que ele irá viver o mercado financeiro.

Leandro aponta a existência de mais gerentes de bancos do que assessores de investimentos aqui no Brasil, havendo assim uma defasagem no mercado. O CEO entende a dificuldade de agentes autônomos de investimento deixarem seus escritórios e migrarem para outro, pois existe relação cultural, de confiança ou contratual na relação assessor-escritório.

Pensando nessas questões foi que surgiu a ideia de criar o Top Advisor Program. “Não sobra outra alternativa para quem quer crescer se não a de formar agentes autônomos de investimento, ou seja, identificar pessoas que gostem e se identifiquem com o mercado financeiro e a partir daí, fazer um programa de formação para que consigamos de fato atrair profissionais para Amur Capital”, pontua Leandro.

Um dos desenvolvedores do TAP, que estruturam o curso, foi o executivo de expansão, Gustavo Faria, ele conta que para elaborar o programa foram feitas pesquisas e análises com base em outros escritórios e programas de ensinamentos.

Para ele, o TAP é uma forma dos escritórios conhecerem novos assessores para prestarem serviços, e do ponto de vista do candidato é uma forma de mostrar a eles o que o mercado financeiro oferece.

“Hoje a maioria das empresas quando contratam um assessor de investimento que não tem experiência comercial, apenas ‘jogam’ ele no escritório e não fazem um treinamento de adequação. O TAP vem no caminho inverso, é um programa completo”, expõe Gustavo.

O executivo dá um pequeno spoiler de como são os módulos: ao final de cada um deles os participantes terão que fazer atividades dinâmicas para mostrar se obtiveram conhecimento nas aulas, como, por exemplo, gravar vídeos sobre algum assunto abordado no módulo, entre outros. Cada atividade será avaliada pelos profissionais que ministraram as aulas e por meio das análises deles o participante saberá se passou ou não.

Um dos profissionais que ministra duas disciplinas do TAP é o diretor de operações Adriano Vermolhem, ele é responsável pelos módulos de Geração de Oportunidades e Processo Comercial, respectivamente. Adriano explica que suas aulas focam na trajetória de desenvolvimento comercial do assessor. “Eu passo por técnicas de vendas que irão facilitar a vida do profissional no fechamento de clientes e avanço isso para o aspecto processual, ou seja, como é a rotina de um assessor de investimento do ponto de vista de gestão das oportunidades que geram”, elucida.

Adriano usa duas metodologias em suas aulas: o Rapport e o SPIN Selling. A primeira trata-se de uma técnica usada para criar conexão com outras pessoas. Na área comercial busca-se muito utilizá-la para estreitar os laços com futuros investidores e clientes; já a segunda se divide em quatro estágios. Nela também se trabalha a construção do Rapport, mas o principal foco é conhecer o potencial cliente como pessoa – desde gostos pessoais, família, rotina, trabalho, hobbies – ao mesmo tempo que vai conhecendo como investidor, pois são dois lados da mesma pessoa.

O diretor de operações acredita em um atendimento humanizado, mas não descarta o conhecimento técnico. Ele relata que muitos assessores iniciantes estudam previamente questões técnicas sobre o mercado financeiro, e quando entram nos escritórios apresentam um viés mais analítico, no sentimento de analisar gráficos e performances, tendo em mente que este é o caminho. Porém, o aspecto comercial tem muito mais peso na performance e no crescimento do assessor de investimentos como profissional do que o conhecimento técnico de produto. “Se um assessor estiver em uma reunião e ele não souber sobre um aspecto técnico de um produto de investimento, é muito mais plausível do que ele saber tudo de produto e não conseguir entregar as informações com qualidade para a pessoa do outro lado”, pontua Adriano.

O Top Advisor Program já está com as inscrições abertas. Para participar basta acessar o site https://conteudo.amurcapital.com.br/agradecimento-formacao-mercado-financeiro e fazer o cadastro. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos.



Marina Week, maior evento do mar no Brasil, acontece de 1 a 5 de junho

A edição deste ano do conceituado evento sobre o mar – a Marina Week – traz novidades. Realizado pela Scientific American Brasil e a Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano, vinculada aos institutos Oceanográfico e de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP), o evento propõe a discussão de questões cruciais para o futuro do oceano, com foco na sustentabilidade e na cultura do mar.

A semana do mar de São Paulo, como também é conhecido este espaço para o encontro de ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas e todos os amantes do mar, é totalmente gratuita, e também direcionada ao público em geral.

Neste ano, em conexão com a Década das Nações Unidas para a Ciência Oceânica para a Sustentabilidade do Oceano (2021-2030), serão propostas discussões sobre como estará o mar em 2030, com e sem as medidas de conservação possíveis e necessárias. Para esse debate, estão previstas apresentações sobre mudanças climáticas, a conservação da biodiversidade, poluição marinha e o impacto na sociedade.

E para divulgar e difundir a produção cinematográfica com o tema do oceano serão realizados na Marina Week 2022 a I CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar e encontros com documentaristas renomados para apresentar e discutir produções nacionais sobre o mar. Na mostra, serão exibidos filmes internacionais selecionados no Ocean Film Festival World Tour – mostra surgida na Austrália, em 2015, e reconhecida como o principal festival internacional de cinema do mar. Essa é a primeira vez que o festival, já na 9ª edição, chega ao Brasil. Outras regiões de exibição são na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos da América, Reino Unido, Itália, Espanha e China.

Vale ressaltar que os filmes estrangeiros serão legendados em português e a exibição será no Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, com capacidade para mil lugares.

Além de seminários e exibição de filmes, o evento conta com o Cais do Porto – espaço de múltiplas atividades práticas e sensoriais que serão o porto de partida da semana -, além de painéis temáticos sobre mergulho, vela, náutica e surf e outras atividades. O evento tem o patrocínio da Repsol Sinopec Brasil, Sebrae e apoio da Braskem.

Serviço

Evento Marina Week 2022

Data: 1 a 5 de junho

Horário: Quarta-feira – das 9h30 às 19h30

Quinta e sexta-feira – das 9h30 às 22h

Sábado e domingo – das 10h às 18h

Público: público em geral, ambientalistas, pesquisadores, estudantes, educadores, gestores públicos, profissionais do mercado, artistas, velejadores, mergulhadores, surfistas

Local: Memorial da América Latina

Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo

Entrada: gratuita

Estacionamento: sim

CineMarina – Mostra Internacional de Cinema do Mar – Ocean Film Festival World Tour

Data: 2 e 3 de junho

Hora: das 20h às 22h

Filmes:

“I Am Ocean” (Austrália), “Tiger (Shark) King” (México), “Eyre & Sea” (Austrália), “If You Give A Beach A Bottle” (Estados Unidos), “Mar (custom tour edit)” (Portugal), “From Kurils With Love” (Estados Unidos), “Wave Of Change” (França), “Matador” (Estados Unidos).

Os filmes estrangeiros serão legendados em português

Local: Auditório Simon Bolivar – Memorial da América Latina

Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo

Entrada: gratuita

Estacionamento: sim



Sustentabilidade e Jornada do consumidor direcionam tendência na APAS

Depois de dois anos sem evento presencial, a 36ª edição da APAS Show vai ocorrer de 16 a 19 de maio, em São Paulo. Uma das principais feiras do mundo de alimentos, bebidas, mercearia, FLV (frutas, legumes e verduras), higiene e limpeza, reunirá 822 mil expositores nacionais e internacionais que vão apresentar novidades, fazer networking e fechar negócios. A área de exposição tem mais de 75 mil metros quadrados e a estimativa é receber mais de 100 mil visitas.

Com o conceito “Além de Alimentos”, a feira mantém seu posicionamento de evento que inclui tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e startups. Durante quatro dias, frequentadores da feira, em sua maioria executivos, vão acompanhar as  tendência e lançamento no mercado em toda a cadeia de abastecimento.

Um dos expositores será o Grupo Petrópolis. Entre as novidades apresentadas pela companhia será um produto da família TNT Energy Drink. Além das recém-lançadas cerveja Cabaré Puro Malte e Itaipava 100% Malte e ainda o portfólio completo de bebidas do Grupo.

Para atrair os visitantes, a empresa montou um estande de 488 m², com dois andares. No térreo serão dois espaços com ações interativas e imersivas: como o autosserviço independente, com jornada de compras, acesso a produtos, gôndolas e várias ativações.  Será montado uma estrutura de bar para receber os parceiros de negócios para gerar degustação de novos produtos.

O local ainda reunirá salas de negócios e networking. A estrutura contará com sete salas de reuniões na parte superior e uma no térreo. Para participar das interações e visitar o espaço é necessário cadastro. Ao final da experiência, o visitante ganha um kit.

Consumo consciente e sustentabilidade

O mercado hoje segue a direção do consumo consciente, neste sentido fabricantes focam na produção de produtos que não afetem o meio ambiente. Por isso o Grupo Petrópolis, na APAS Show 2022, irá mostrar iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade. As ações serão demonstradas em uma estação de coleta seletiva localizada no bar, papelaria com materiais sustentáveis nas salas de reuniões, copos de papel reutilizáveis e lápis com sementes para plantar.

Em outra iniciativa, o estande terá um painel sustentável na fachada que convida os clientes a “plantar uma árvore”. Após o evento, as mudas serão doadas para plantio em um viveiro parceiro do projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental).

“A participação do Grupo vai estreitar relacionamento com consumidores, supermercadistas e representantes das indústrias. É uma excelente oportunidade para conhecerem nossos lançamentos, relembrarem nosso vasto portfólio de bebidas, degustarem e claro gerar grandes negócios ”, declara José Luiz Sinti, gerente nacional de Patrocínio e Trade Marketing do Grupo Petrópolis.

Ressocialização

O lounge do Grupo Petrópolis  foi criado com objetivo de retomar a ressocialização,  promover reencontros e para exibição dos lançamentos das marcas TNT Energy Drink, Itaipava 100% Malte, e Cabaré Puro Malte. Haverá ainda degustação das cervejas Petra Origem Puro Malte, Black Princess e Cacildis.

No ambiente, haverá espaços com instalações que estimulam o público presente, como uma experiência de realidade virtual que levará o visitante a caminhar pela plantação de lúpulo do Grupo Petrópolis, em Teresópolis. E mais: haverá exposição de geladeiras e vídeo case do projeto “Petra em Rotas Sustentáveis” e gamificação.

SERVIÇO:

Grupo Petrópolis na 36ª APAS Show

Local: Expo Center Norte, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo. Pavilhões 3 e 4

Dias e horários: 16 a 18/05, das 12h às 20h e 19/05, das 12h às 18h

Localização do estande do GP

Pavilhão Verde | n° 539



Mês de abril registrou crescimento de vendas no varejo, mostram dados

O Carnaval de 2022 foi atípico, dividido em duas partes: os blocos de rua que comemoravam a tradicional data em fevereiro e as escolas de samba que desfilaram em abril. A nova data foi atrelada ao feriado de Tiradentes, em 21 de abril, e marcou o retorno dos foliões ao sambódromo. A Criteo, empresa da área de Commerce Media, analisou os padrões de consumo em abril e apontou o crescimento das vendas no varejo.

Os dados da Criteo constataram que as vendas aumentaram de 21 para 22 de abril, movimento contrário ao que geralmente se observa entre quintas e sextas-feiras. Normalmente, as vendas tendem a cair nesses dois dias e o principal fator que pode ter contribuído para essa mudança são as vendas de última hora para o fim de semana de Carnaval.

As lojas de departamentos, em especial, foram beneficiadas pelos compradores de última hora, com aumento de 48% nas vendas na segunda semana de abril, que antecedeu a Páscoa e o feriado de Tiradentes. A Criteo identificou essas tendências por meio da análise de mais de 89 milhões de transações de unidades de varejo e 4,7 milhões de reservas de viagens em desktops, smartphones e tablets de mais de 1.200 grandes anunciantes no Brasil.

Cosméticos e fantasias tiveram pico de vendas

Uma tendência observada pela Criteo foi o aumento das vendas de fantasias e cosméticos no final de março, atingindo o pico em abril. Em comparação com os dados registrados no final de março de 2022, os figurinos tiveram um aumento de 63% nas vendas no varejo, seguido por um aumento de 43% na semana seguinte.

De forma similar, os cosméticos também tiveram um aumento no início de abril, registrando 25% a mais que nas duas semanas anteriores. Os dados apontam que, poucos dias antes do Carnaval de abril, houve um aumento de 19% nas vendas. As vendas de artigos para festas começaram a crescer em abril, atingindo o pico dez dias antes do Carnaval, com um crescimento de 69%.

“Os consumidores estavam prontos para participar e comemorar as festividades de Carnaval depois de um hiato devido à Covid-19 nos últimos dois anos. Nossos dados destacam que o mercado está trabalhando para uma recuperação e os varejistas estão vendo efeitos positivos. Com essas tendências de crescimento, podemos ver que o Carnaval, mesmo atípico neste período do ano, ainda é algo que movimenta uma parcela significativa das vendas do varejo, que sai fortalecida deste feriado”, destaca Tiago Cardoso, Diretor Geral para América Latina da Criteo. 

Viagens e artigos esportivos também cresceram no Carnaval 2.0

Além das compras relacionadas ao Carnaval, os dados da Criteo também mostraram um aumento nas vendas de artigos esportivos durante o feriado de Tiradentes, com alta de 33% no início de abril em relação às duas semanas anteriores. As reservas de viagens começaram a aumentar no final de março, atingindo o pico cerca de uma semana antes do Carnaval, pouco antes da Páscoa. As reservas aumentaram 18%, com o tráfego aumentando 27% em relação às duas semanas anteriores.

“A combinação do Carnaval com um feriado que já tinha potencial para aumentar o número de viagens deixou claro que os consumidores estão retomando os seus hábitos, tanto em termos de consumo quanto de viagens. É importante observar como o varejo se comportará nos próximos meses, sobretudo à medida que os consumidores retomam às suas rotinas pré-pandemia”, acrescenta Tiago Cardoso.



Terapia Ortomolecular e o envelhecimento saudável

Viver bem, com saúde, é o desejo de qualquer pessoa. Por isso, cada vez mais, terapias complementares visam auxiliar na realização deste objetivo, proporcionando ao paciente melhor qualidade de vida. Dentre essas terapias, uma delas é a ortomolecular: uma abordagem que procura o equilíbrio bioquímico no corpo, com foco na saúde do indivíduo, balanceando os níveis de substâncias existentes no organismo.

A especialidade pode ser aplicada para diversas patologias, por meio da modulação de substâncias antioxidantes e uso de fitoterápicos, que corrigirão as moléculas do organismo, visando tratamentos preventivos e curativos.

A principal característica da terapia ortomolecular é a avaliação do indivíduo de maneira global – e não apenas análise de sua patologia. Identificar o mais precocemente o possível estresse oxidante que está acontecendo no organismo do paciente, é o que proporciona um tratamento ainda mais efetivo. É o que explica o médico Sebastião Rocha, da clínica Hígidus, em Brasília. “Se o paciente tem insuficiência de zinco, vamos repor este componente. Se ocorrer uma alteração do ferro, restabelecemos o nível aumentando ou diminuindo. Tudo vai depender da disfunção do paciente”, explica.

O tratamento é feito após uma avaliação física em que o médico irá investigar o que não está em equilíbrio no corpo. Então, são requisitados vários exames e requer um acompanhamento próximo do profissional que irá realizar o tratamento. Por isso, é importante que o procedimento seja feito com profissionais de confiança em clínicas especializadas, em que ele irá acompanhar minuciosamente o quadro clínico do paciente, oferecendo o melhor tratamento de acordo com a necessidade.



Valid implanta solução em São Caetano para emissão de CIPTEA

A Valid, que tem em seu DNA a identificação segura, implantou na Secretaria Deficiência ou Mobilidade Reduzida de São Caetano do Sul a nova versão do Sistema de emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA, que permite a transformação digital e a inclusão social das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, como determina o Art. 3º da Lei nº 13.977 (Lei Romeo Mion).

Tendo em vista que a Carteira de Identificação para o cidadão com TEA é exclusiva, a solução CIPTEA foi desenvolvida pela Valid, por meio da vertical Cidades Inteligentes, com base nas especificações técnicas da Secretaria Municipal, considerando os dados atualmente existentes no Cadastro Técnico Municipal.

Para a implementação do projeto foram incluídos serviços com o objetivo de melhorar a experiência do usuário. Desta forma, foi criado um novo layout para a CIPTEA para garantir uma identificação rápida e segura da pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Também foi desenvolvido um sistema específico para cadastro eletrônico, prevendo metodologia para coleta de dados e documentos digitais, incluindo todos os laudos apresentados para comprovar a TEA. Todas essas medidas têm a finalidade de reduzir eventuais fraudes.

Luciano Pezza Cintrão, diretor da Valid para Cidades Inteligentes, comenta que o sistema informatizado de cadastro foi customizado com os ajustes necessários para a operação dos serviços e a equipe da Prefeitura foi treinada na nova metodologia, pois a pessoa com Transtorno do Espectro Autista exige cuidados especiais, inclusive na metodologia para coleta de dados biométricos (face e digitais). “Fizemos ajustes no fluxo operacional do posto e no processo de atendimento para que o início da operação fosse realizado para todo público e sem separação de faixa etária, por exemplo”.

O executivo destaca que o sistema on-line de agendamento é com hora marcada e tem o objetivo de facilitar o acesso dos interessados e permitir melhor controle da organização de tempo da unidade. A partir desse cadastro, o município dispõe de uma base de dados confiável para edição das políticas públicas para o autista, inclusive mapa digital com a localização geográfica do endereço das pessoas com TEA, além de gráficos e relatórios gerenciais para análises demográficas da população em diferentes dimensões, tais como idade, sexo, bairro etc.

Com esta solução, além de conhecer os cidadãos com TEA, a prefeitura consegue conhecer a demanda por serviços dedicados a essas pessoas para elaborar e monitorar os programas a serem realizados.

Cintrão ressalta que já foram realizados 336 atendimentos para emissão da CIPTEA, sendo que desse total 258 cadastros já passaram pelo processo de validação e constituem a base homologada da prefeitura. “Nossas ferramentas garantem que ao realizarem o cadastro de dados, todas as pessoas contarão com documentação digital, registro biométrico (digital e face) e a inclusão do laudo médico com registro de TEA”.

É uma vitória que as pessoas com autismo tenham seus direitos adquiridos e respeitados ao terem acesso a uma carteira de identificação. Isso facilitará o atendimento prioritário em qualquer estabelecimento privado ou órgão público e, principalmente, evitar a necessidade de explicações ou provar situações, causando constrangimento. “Estamos honrados em participar deste projeto que realmente fará a diferença na vida de milhares de pessoas e que possibilitará a inclusão social”, reforça Cintrão.

Dados mundiais

Segundo recente estudo do Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC) dos Estados Unidos, realizado em 2021 sobre a prevalência do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), houve um aumento de 22% em relação à pesquisa anterior, de 2020, cuja proporção era de 1 para 54. Em uma transposição dessa prevalência para o Brasil, haveria hoje cerca de 4,84 milhões de autistas no país. Porém, infelizmente, ainda não há números oficiais sobre autismo no Brasil.

Sobre a Lei Romeo Mion

Em 2020, foi sancionada a Lei nº 13.977, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), tendo como destaque o Art. 3º-A: “É criada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), com vistas a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.”

A lei ficou conhecida como Lei Romeo Mion, em homenagem ao filho do apresentador Marcos Mion, que possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA).



Banco Central sinaliza juros acima de 13%

No último dia 2 de maio, o Comitê de Política Monetária (COPOM) aumentou a taxa básica de juros da economia para 12,75% ao ano. O atual ciclo de aumento dos juros teve início em março do ano passado e deve continuar no futuro próximo, conforme sinalizou a ata da reunião divulgada na terça-feira (10).

Desde 1999, o Brasil adota o sistema de metas de inflação. Neste sistema, quando a inflação esperada pelo mercado é maior que a meta perseguida pelo Banco Central, a taxa de juros sobe, de modo a frear a economia e conter a escalada dos preços. Segundo o Boletim Focus, a expectativa de inflação para este ano já está em 7,89%, maior que o teto da meta, de 5%. Não por acaso, o mercado prevê uma taxa de juros de 13,25% no final do ano.

De acordo com os dados do IBGE, cerca de 80% da inflação de abril deveu-se aos itens de alimentação e transportes. Os dois grupos de bens foram muito impactados pelos eventos externos. A pandemia de Covid-19 e a guerra Rússia-Ucrânia. “A pandemia desarticulou as cadeias produtivas e provocou elevação de custos. A guerra envolveu um grande produtor de petróleo e um importante produtor de grãos. O resultado é menor oferta e maior preço”, afirmou o economista Lucio Silva, do Grupo Euro17.

Ocorre que este é um fenômeno mundial, daí outro motivo para que os juros mantenham a trajetória de alta. Na linguagem peculiar do COPOM: “a reprecificação da política monetária nos países avançados tem impactado as condições financeiras dos países emergentes”. Ou seja, o aumento dos juros nos países desenvolvidos torna esses mercados mais atraentes para investidores financeiros, diminuindo os recursos disponíveis para os mercados emergentes.

Ainda segundo a ata do COPOM: “O Comitê optou, então, por sinalizar, como provável, uma extensão do ciclo, com um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”. Ou seja, os juros deverão subir novamente na próxima reunião nos dias 14 e 15 de junho.

Efeitos do aumento dos juros na economia brasileira

Os efeitos do aumento dos juros são variados. Por exemplo, há um encarecimento do crédito na economia. Como a taxa básica de juros é referência para as demais taxas, ficam mais caros os financiamentos e empréstimos. Segundo o Banco Central, a taxa média de juros da economia subiu de 28%, em março do ano passado, para 36%, no dado mais recente, em fevereiro deste ano, descontadas as linhas de crédito direcionadas.

É possível também uma valorização do real frente ao dólar, dado que estrangeiros vêm aplicar recursos aqui, em busca dos juros mais altos. Isso também contribui para o controle da inflação, já que os produtos importados ficam mais baratos em moeda nacional.

Outro efeito é a mudança na rentabilidade dos investimentos na economia. Segundo dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), no primeiro trimestre os fundos de renda fixa registraram a maior captação líquida de recursos dos últimos cinco anos. Com juros mais altos, e o futuro mais incerto, as aplicações deste tipo atraem os investidores.

A perspectiva de queda da inflação também altera o retorno dos investimentos. Hoje, segundo o Boletim Focus, a expectativa de inflação para o próximo ano é de 4,1%, pouco acima do centro da meta. Caso a desinflação se confirme, melhor para os títulos pré-fixados.



Fornecedores da saúde marcam presença no retorno presencial da Feira Hospitalar

A R Cervellini vai expor revestimentos vinílicos e forros de última geração na Feira Hospitalar 2022.

Os ambientes hospitalares necessitam de extremo cuidado, desde sua construção até o seu funcionamento. Por se tratar de ambientes que fornecem cuidados à saúde, os pisos e revestimentos precisam ser adequados para atender todas as exigências e as normas de segurança para evitar contaminação e transmissão de vírus e bactérias.

Será um momento muito especial após tantas adequações importantes que houve na área da saúde no período da pandemia e que ainda está em evolução nos projetos hospitalares. O evento representa tecnologia, soluções e produtos específicos para atender com excelência as necessidades do setor., comenta Sandra Uliana, gerente de vendas técnicas da R Cervellini e atual presidente da AFS.

A Associação dos Fornecedores da Saúde – AFS com todos associados, onde a R Cervellini representa toda linha de revestimentos vinílicos e forros especiais. A expectativa é receber o público para apresentar os produtos e reforçar como o preparo técnico é importante para entender e atender a dinâmica de Hospitais, Clínicas e Laboratórios.

A R Cervellini é uma distribuidora de pisos e revestimentos com mais de 48 anos de atuação no mercado. Formada por uma estrutura com mais de 37.000m² de áreas logísticas, estoques e escritórios, atuando em todas as regiões do Brasil com unidades localizadas em cidades como Belo Horizonte, Brasília, Caxias do Sul, Campinas, Curitiba, Goiânia, Palmas, Porto Alegre e Presidente Prudente.

Feira Hospitalar 2022

Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5, São Paulo

Stand AFS E-80



Mais executivos do setor bancário veem as fintechs como parceiras

Em uma pesquisa global com 300 executivos C-Level do setor bancário, 54% disseram que suas instituições financeiras enfrentaram maior concorrência de alternativas digitais nos últimos três anos. No entanto, esses executivos também indicaram que estão mais bem posicionados para competir. Notavelmente, 84% dos entrevistados relataram que possuem, em certa medida ou mais, as ferramentas tecnológicas necessárias para criar novos produtos e serviços digitais. A pesquisa foi realizada para um novo relatório do Economist Impact, “Threat assessment 2022: digital competition in global finance”, encomendado pela WSO2, líder em tecnologia de transformação digital.

Além de analisar o cenário competitivo, o relatório examina como as instituições bancárias estão lidando com a mudança cultural, adotando habilidades digitais e confiando na tecnologia para obter uma vantagem competitiva. O relatório completo está disponível aqui.

“Todos os sinais no relatório Economist Impact apontam para instituições financeiras estabelecidas enfrentando com sucesso o desafio digital”, disse Eric Newcomer, CTO da WSO2. ”A maioria dos entrevistados da pesquisa afirma ter as ferramentas necessárias, estar culturalmente pronto e ter o talento necessário para criar novos produtos e serviços digitais, o que para mim representa uma mudança significativa na dinâmica do setor. ” 

Bancos na América Latina à altura do desafio da competição digital 

O relatório mostra que as instituições financeiras estão encontrando maneiras para enfrentar a crescente concorrência digital. Na América Latina, 26,7% dos entrevistados disseram que estão incorporando uma mudança de cultura de transformação digital em suas empresas, superando o registro de 20,3% dos demais entrevistados. 

Esta mudança também afeta a maneira como os serviços são disponibilizados. Entre as instituições financeiras da América Latina, 50% disseram que grande parte de seu atendimento a clientes é feito por meio de canais digitais (online ou por aplicativos móveis), versus 47% das respostas dos outros executivos na pesquisa. Além disso, 80% dos entrevistados preveem que grande ou a maior parte dos atendimentos a clientes serão feitos por meios digitais nos próximos dois anos, superando os 77% das respostas dos demais respondentes. 

“A América Latina tem um grande potencial de inovação digital em diversos setores e o bancário é um dos que mais rapidamente vem se atualizando, como vemos com o Open Finance. Esta mudança não é só tecnológica, mas também cultural e abre espaço para a criação de novos produtos e serviços, o que beneficia tanto as instituições quanto os clientes”, afirma Fernando Arditti, vice-presidente e gerente geral da WSO2 na América Latina.

Visão sobre a concorrência bancária está mudando

Ao mesmo tempo, o crescimento de novos participantes digitais no setor bancário está mudando a visão de quem é um concorrente versus um parceiro em potencial. Entre os executivos entrevistados, 26% identificaram o aumento da concorrência de serviços bancários como serviço (BaaS) ou finanças incorporadas, como empresas não financeiras, incluindo empresas de tecnologia e provedores de telecomunicações, entre outros. 

Enquanto isso, apenas 12% dos entrevistados da pesquisa listaram o aumento da concorrência de empresas de tecnologia financeira (fintechs) – em forte contraste com o medo generalizado da concorrência das fintechs apenas alguns anos atrás. Notavelmente, o relatório Economist Impact cita um relatório de 2021 da consultoria bancária Cornerstone Advisors, que descobriu que 48% dos bancos pesquisados fizeram parceria com startups de fintech nos últimos três anos. 

“A intensa concorrência enfrentada pelos bancos está levando a uma colaboração digital sem precedentes”, disse Seshika Fernando, vice-presidente de serviços bancários e financeiros do WSO2. “Os bancos antes protegiam zelosamente seus dados em sistemas proprietários para aumentar seus clientes e compartilhamento de receita. Hoje, eles estão acelerando seu crescimento fazendo parcerias com fintechs para adicionar novos serviços, incorporando soluções de serviços bancários em ofertas de varejo online e aproveitando os insights de agências com experiência em big data.”



USP retoma Feira de Recrutamento e Carreira da FEA Júnior

A Feira de Recrutamento e Carreira (RC) é organizada desde 2001 pela empresa FEA Júnior (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), da USP (Universidade de São Paulo). O evento nasceu com o propósito de ajudar estudantes a conquistar oportunidades no mercado de trabalho. O objetivo é promover o encontro de empresas que buscam novos funcionários com universitários de diferentes cursos, que procuram conquistar o primeiro emprego.

Neste ano, a feira acontecerá nos formatos online e presencial. Virtualmente nos dias 17 e 18 de maio, por meio da plataforma Zoom, entre 14h00 e 19h30; e presencialmente nos dias 19 e 20, no prédio da FEA USP, no campus Cidade Universitária em São Paulo, das 12h30 às 19h00. As inscrições online vão até a meia-noite do dia 18. Após essa data, ainda será possível fazer a inscrição presencialmente, nos dias 19 e 20, até o encerramento do evento.

Nos dois formatos, a feira contará com a área denominada OpenSpace, com palestras e dinâmicas de diversas empresas, workshops com capacitação em soft e hard skills, além dos estandes para interagir e conhecer melhor cada empresa, com a chance de conquistar uma oportunidade profissional.

Uma das empresas participantes é a fintech Justa, que observa a feira como uma oportunidade para se aproximar ainda mais do público universitário, já que aproximadamente 40% das pessoas que compõem a sua equipe tem menos de 25 anos, porcentagem que sobe para 58% quando se trata do time de liderança. Além disso, a empresa será expositora na feira, quem visitar o seu estande terá a chance de ver de perto soluções e propostas inovadoras para o segmento, além de poder conversar com os jovens líderes da fintech.

“Nada contra os head hunters, mas aqui na Justa adoramos falar diretamente com os incomuns, que são os jovens que tem como propósito tornar o mercado mais justo e ao mesmo tempo, que se engajam assumindo desafios junto com a nossa turma de Gente Justa“, comenta Eduardo Vils, sócio-fundador da fintech Justa, sobre a oportunidade.

 

Para fazer as inscrições basta acessar: http://feirarecrutamentoecarreira.com.br/

 



Movimentação no mercado imobiliário: um dos maiores galpões do RJ é locado

Após dois anos atípicos no mercado imobiliário, devido a pandemia da Covid-19, o setor caminha a passos largos para a retomada da economia. Na cidade do Rio de Janeiro, onde o metro quadrado sempre foi destaque positivo nacional, a locação de galpões logísticos de alto padrão da cidade fechou 2021 com uma absorção líquida de 85.574 m² em dezembro, o melhor desempenho do ano, segundo informações da consultora estrangeira Cushman & Wakefield.

Seguindo essa linha exponencial de crescimento e valorização do mercado imobiliário, em 2022 um dos maiores galpões de RJ acaba de ser locado pela EREA. O Galpão 1 do CL Duque, propriedade do fundo Ourinvest foi alugado em contrato de 10 anos, para empresas do Grupo O Amigão (grupo varejista de utilidades do lar no estado do Rio de Janeiro) e American Pet (empresa varejista do ramo pet).

A transação representa a locação de 50.000 metros quadrados de área, rendendo aluguel equivalente a R$ 600 mil por mês pelo período de 120 meses, para dois locatários. Durante o período total da locação, o negócio irá render o montante de R$ 72 milhões.

Com os contratos, o galpão está 100% locado e será ocupado após período de adaptação por parte do locador. Serão construídas 17 novas docas com niveladoras, realizada a conversão de nove docas tipo siderem docas padrão com niveladoras, acréscimo de 201,92m2 de marquise e a construção de dois sanitários adicionais.

Após o período de carência e implementação das obras de adaptação, com a receita contratada de aluguéis, estima-se que o fundo proprietário do galpão terá um acréscimo de aproximadamente 74% em suas receitas em relação ao que é recebido atualmente.

‘’Esse novo contrato só confirma o nosso comprometimento com nossos clientes e o mercado em oferecer as melhores soluções para as mais diversas necessidades e desafios que chegam até nós. A nossa equipe multidisciplinar trabalha de modo exclusivo e personalizado para que assim os melhores resultados cheguem de forma rápida e eficiente”, afirma Gustavo Ramaldes, sócio-diretor comercial da EREA.



VAIO lança notebook com Alexa integrada

A VAIO, marca japonesa representada no Brasil pela Positivo Tecnologia, acaba de lançar no mercado nacional o notebook VAIO FE14 com Alexa integrada no dispositivo. Esse é o primeiro modelo da marca que vem com a inteligência artificial baseada em nuvem da Amazon e o primeiro lançamento de notebooks do Brasil com Alexa com processadores Intel.

Sem necessidade de qualquer outro dispositivo além do notebook, basta um simples comando de voz para ter as funções de Alexa nas atividades do dia a dia, como criar lista de compras, tocar músicas e podcasts, ouvir notícias, acertar alarmes, adicionar lembretes, agendar e verificar compromissos, assistir a vídeos e jogar.

O novo computador ainda permite que o usuário controle equipamentos de smart home como os da Positivo Casa Inteligente para, por exemplo, acender as luzes, ligar a TV ou mesmo programar o funcionamento do ar-condicionado.

“O alto desempenho do VAIO® FE14, atrelado às facilidades oferecidas pela tecnologia Alexa, proporciona aos clientes uma solução única de produtividade e entretenimento”, diz Cinthya Ermoso, gerente de desenvolvimento de novos produtos da Positivo Tecnologia, marca que representa a VAIO no Brasil.

O VAIO FE14 com Alexa integrada vem com processador Intel Core i3, i5 ou i7 de 10ª geração, além de sistema operacional Windows 11 Home e memória RAM de até 32 GB DDR4. Também tem SSD NVMe PCI ou HDD de até 1TB.

O modelo tem tela LCD de 14”, widescreen, antirreflexiva, resolução 1920 X 1080 Full HD e tecnologia LED, o que garante amplo ângulo de visão, cores vivas, detalhes nítidos e visual imersivo, com proporção de 83% de tela-corpo.

Com dois alto-falantes de 2W cada posicionados na parte frontal e alimentados por um amplificador inteligente de dois canais, o conjunto oferece boa experiência sonora.

Fino e leve, tem apenas 19,8mm de espessura e 1,55Kg. Vem com Wi-Fi 802.11 AC Dual – Band, que é três vezes mais rápido que a versão anterior. A bateria de lítio de 37Wh tem alta durabilidade. O dispositivo tem ainda touchpad confortável e teclado formato ABNT2 em português com 88 teclas isoladas e proteção contra derramamento de líquidos.

Para complementar, webcam VGA com dispositivo de cobertura para mais privacidade, além de trava Kensigton Lock antifurto e carregador de 40W.

Preço e disponibilidade
O novo notebook pode ser adquirido na Amazon ou na loja oficial da VAIO, por preços a partir de R$ 3.199.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Os times Santos, São Paulo e Corinthians têm um novo parceiro em campo

A TNT Sports Drinks vai se tornar a única marca a patrocinar, ao mesmo tempo, três dos maiores times de futebol paulistas: São Paulo, Corinthians e Santos. O patrocínio, inédito, assinala a chegada da marca no esporte através de ações com toda a linha de isotônico TNT Sports Drink, com quatro sabores: uva, limão, laranja e tangerina.

Com vínculo de um ano com cada um dos clubes, as entregas do patrocínio foram negociadas caso a caso, mas a marca passa a ser o isotônico oficial dos três times paulistas. Além de fornecer as bebidas, a TNT também vai estampar bolsas de massagem, squeezes, coolers, toalhas, geladeiras dos times, sacochilas, experiências e outras ações.

O objetivo da TNT é reforçar a presença no cotidiano do público, ampliando o contato com os consumidores. Hoje, a marca tem plataformas que impactam diretamente o jovem urbano, com ações realizadas no universo gamer, de música e esportes. Neste último segmento, além dos três times de futebol, a TNT Energy Drink já mantém o patrocínio a atletas consagrados, como a campeã do Campeonato Brasileiro de Longboard 2020, Chloé Calmon, e as atletas do skate Dora Varella e Pamela Rosa, que disputou os Jogos Olímpicos de Tóquio e foi também campeã mundial em 2021. O skatista paratleta tetracampeão Vini Sardi, o skatista Lucas Xaparral e Rony Gomes completam o time TNT.

“O futebol é um ótimo meio para estar cada vez mais próximo dos consumidores. É um esporte popular e que une os brasileiros. Essa parceria com os clubes vai nos aproximar dos atletas e das torcidas de forma genuína, através do incentivo a um estilo de vida saudável”, conta Naiara Brugneroto, coordenadora de Marketing da marca TNT Energy Drink no Grupo Petrópolis.

@TNTEnergyDrink

www.tntenergydrink.com.br



MundoMaker incentiva estudantes a trazerem ideias para a realidade

O MundoMaker, empresa de educação, tecnologia e inovação, participa da Bett Brasil 2022, maior encontro de educação, inovação e tecnologia da América Latina, que acontece de 10 a 13 de maio no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O objetivo é apresentar para as escolas sua proposta de Educação Integral inovadora. Alinhada com a BNCC, o MundoMaker oferece programas para serem implementados na grade curricular da escola com metodologia própria e disruptiva. O propósito dos programas é desenvolver habilidades socioemocionais e despertar o potencial criativo e empreendedor de cada estudante.

As escolas interessadas poderão iniciar atividades em 2023 ou, até mesmo, em meados de 2022. Atualmente mais de 20 mil alunos, de mais de 30 instituições de ensino, do norte ao sul do país, participam dos programas oferecidos pelo MundoMaker.

O CEO do MundoMaker, Fabio Zsigmond, explica sobre como os programas desenvolvidos pela empresa são importantes para as escolas se desprenderem dos modelos tradicionais de educação, que se mostram cada vez menos eficazes em um mundo em constante transformação. “Introduzir a cultura Maker no processo de aprendizagem potencializa a construção do conhecimento por meio da prática o que torna o ensino mais efetivo”, comenta.

Os programas do MundoMaker são completos e entregam para a escola todo o material necessário para a construção dos projetos. Por meio de atividades mão na massa colocam o estudante no centro da aprendizagem e o preparam para o futuro.

Educação Integral

No estande da marca na Feira Bett, os visitantes terão a oportunidade de entender como podem levar o programa para a sua escola e assim garantir que ela esteja à frente de seu tempo – com alunos engajados e professores motivados. Com o MakerLab, parte integrante do conjunto de metodologias, a escola trabalhará o desenvolvimento integral dos estudantes onde estes serão desafiados a buscar soluções criativas para os projetos propostos, sempre considerando e compreendendo a sua relação com o outro, consigo mesmo e com o mundo a sua volta, de maneira a desenvolver competências emocionais, intelectuais e físicas que os permitirão expressar suas ideias no mundo de forma mais efetiva.

Três pilares da Educação Integral

Os programas da empresa, desenvolvidos para estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio (crianças e jovens de 5 a 17 anos), baseiam-se nos três pilares da Educação Integral: relação do aluno com ele mesmo enquanto indivíduo; relação do aluno com as coisas e os sistemas do mundo; e a relação do aluno com os outros, ou seja, com a sociedade. As atividades propostas incentivam o trabalho em equipe e o compartilhamento, propiciando um ambiente no qual a curiosidade é o motor para a construção do conhecimento.

As práticas do MundoMaker são embasadas em valores como Acolhimento, Respeito, Inovação, Excelência e Segurança (ARIES).

Mais ainda, a proposta contribui para o aprendizado significativo dos componentes curriculares por meio de programas intracurriculares e extracurriculares. “Como fazemos isso? Com trilhas de aprendizagem desenvolvidas para que os estudantes construam projetos, e ao construírem esses projetos, desenvolvam competências e habilidades para suas vidas”, assinala o CEO do MundoMaker.

  • Programas intracurriculares: MakerLab e Inventura
  • Programas extracurriculares: TechLab Box
  • Palestra sobre Educação Maker

MakerLab

O Programa MakerLab, sistema de aprendizagem desenhado para atender escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio, integra a grade curricular das instituições de ensino, onde os professores participam da formação com a metodologia MundoMaker, recebem material de apoio impresso e digital, vídeos tutoriais, além do acompanhamento pedagógico mensal, e os estudantes recebem caixas com materiais para os projetos e material para registro da aprendizagem. A novidade para este ano é a versão em inglês do MakerLab e o programa para o Ensino Médio.

Inventura

Programa interdisciplinar, com livros de atividades e plataforma online de acompanhamento para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Inspira a criatividade digital por meio de fundamentos da programação.

TechLab Box

Programa extracurricular para as escolas parceiras do MundoMaker, no qual o aluno recebe mensalmente um projeto idealizado para sua faixa etária e constrói, customiza e brinca com ele.

Palestra sobre Educação Maker

Uma das palestras é “Fazer para aprender – uma proposta para se educar em um mundo frágil, ansioso e incompreensível”, que aborda: contexto do mundo atual, desafios do modelo tradicional, oportunidades, Educação Integral, Aprendizagem Criativa, cultura Maker e seus espaços.

A empresa explica ainda que a Educação Maker também inclui oficinas com atividades mão na massa, 100% práticas. O fazer está por trás de todas as dinâmicas que o MundoMaker oferece, desde a sua concepção. Em suas atividades, a prática sempre vem antes da teoria e as pessoas são incentivadas a serem criadoras ao invés de consumidoras.



Ransomware é uma séria ameaça para as empresas de telecomunicações

As ameaças digitais crescem dia a dia e, entre elas, uma tem ganhado força e preocupado as empresas de telecomunicações: os ransomwares.

Eles promovem danosos ataques cibernéticos, que causam uma série de prejuízos para a organização, indo desde roubo de informações, até a destruição efetiva de dados. 

Esse malware ganhou ainda mais notoriedade após ter sido usado em um ataque contra o sistema de comunicação ucraniano, no início da guerra do país contra a Rússia. Mais de 30 mil dispositivos, entre modems e sistemas de internet, precisaram ser substituídos. 

O ataque realizado teve o intuito de apagar informações que poderiam interferir no andamento dos conflitos. Porém, nem sempre os ransomwares são usados para esse fim. Na maioria das vezes, eles são usados para travar arquivos e sistemas, visando o resgate das informações. Como aconteceu em dezembro de 2021 no Brasil, quando os aplicativos e site do Ministério da Saúde foram retirados do ar, e os criminosos digitais exigiram resgate. 

Segundo a Syhunt, uma empresa especializada em segurança cibernética, os sequestros de dados de empresas aconteceram, no mínimo, 2.843 vezes em 3 anos. O mapeamento abrangeu de janeiro de 2019 até janeiro de 2022 e concluiu que cerca de 100 novos malwares em formato de ransomware foram colocados na rede. O Brasil aparece com enorme relevância no ranking de países que mais sofrem esse tipo de ataque cibernético, tendo empresas como foco principal. Por aqui, foram 36 vítimas afetadas. 

Os ataques nas empresas de telecomunicações
O setor de telecom é um dos que mais enfrentam desafios na luta contra os malwares. Isso porque, além da grande quantidade de dados que obtém, ele também é um dos mais rentáveis, financeiramente falando. De acordo com a projeção técnica da Anatel, divulgada em seu portal, em 2022 o investimento no setor será de mais de R$ 33 bilhões. 

Logo, é um alvo certeiro para os criminosos digitais usarem o recurso do ransomware: o sequestro de dados trará retornos efetivos, já que essas companhias possuem capital o suficiente para subsidiar a chantagem. E, considerando a obrigatoriedade da LGPD, que responsabiliza as empresas de telecom pela proteção e garantia de sigilo das informações de seus clientes, elas são obrigadas a pagar pelo resgate, a fim de evitar o vazamento de dados. 

Em 2021, até mesmo o Instituto Nacional de Telecomunicações, o Inatel, sofreu um ataque hacker, com uso de ransomware. Parte de seu backup foi deletado e parte teve as informações criptografadas.  

Os funcionários da Inatel conseguiram conter a ameaça e eliminaram o risco antes que ele se instalasse permanentemente e se tornasse ainda mais problemático. Entretanto, o que havia sido comprometido ficou em suspenso, já que a cópia das informações pode gerar problemas que ainda poderão aparecer.  

Seguindo as orientações propostas pela LGPD, o instituto informou a todos os indivíduos cujos dados foram interceptados, para que se preparassem para possíveis práticas suspeitas. Esse é o exemplo de como os malwares podem prejudicar até mesmo pessoas que, efetivamente, não têm nenhuma ligação com o setor de telecom. Como, por exemplo, o cliente tem as informações em risco de comprometimento. 

O que pode ser feito para que elas se protejam?
Reconhecendo que são alvos de criminosos cibernéticos, as empresas de telecomunicações podem investir em meios de aumentar a sua segurança digital. E a maneira mais eficiente de se manter longe deles, é realizando ações preventivas. 

A principal delas consiste em treinar a própria equipe para evitar, ao máximo, brechas no sistema. Desde realizar orientações, até fiscalizar a atividade cotidiana, tudo isso serve para minimizar as portas de entrada de hackers. Além disso, desenvolver uma política da empresa a respeito da troca de informações também pode contribuir para reduzir o repasse externo. 

Atualmente, há opções de anti-ransomware disponíveis no mercado. São tecnologias voltadas, exclusivamente, para reduzir a incidência de ataques com esses malwares e prevenir contra a imobilização de dados. Algumas empresas já vêm apostando no uso de ferramentas como essa.  

A proteção dos anti-ransomwares
Esses sistemas de proteção também têm sido disponibilizados pelas companhias do setor de telecom como um diferencial competitivo que, além de garantir mais interesse de empresas, também oferecem maior segurança digital. 

Entretanto, é fundamental que elas também invistam em proteção digital, para manter seguras as informações de todos os seus clientes, além de garantir que a sua rede estará livre de invasões mal-intencionadas. 



Boom Trap aposta no drill, novo estilo de RAP que tem conquistado fãs no Brasil

Com o sucesso de sua última edição, que aconteceu no dia 20/04 no Sonora Garden, com mais de 12 horas de som, 13 DJs, 5 atrações e um público de 3.400 pessoas, a Boom Trap, evento que une RAP, trap, funk, grime e drill, agitou a noite de São Paulo. Nomes como Brime, BK, MC Dricka, Vulgo FK e DJ GM fizeram parte do line up do evento, e mostraram a força com que os ritmos vêm crescendo cada vez mais na cena.

A curadoria musical consiste no elo dos elementos musicais urbanos. “Rola uma identificação muito grande entre a construção do Label Boom Trap com a visão que os artistas tais como BK, Dricka e principalmente o Brime que entrega um disco autêntico que marca evolução da inserção, o ápice, da influência do grime, estilo de rap Inglês, no hip-hop nacional brasileiro”, destaca Felipe Lacine, dono do evento.

Disco que busca, na verdade, um passo mais profundo para a criação de uma identidade nacional a partir de um ritmo europeu, também foi alvo dos holofotes no evento, o rapper carioca BK, apresentou seu novo EP “Cidade do Pecado” com faixas que refletem e abordam como as metrópoles são soberanas aos indivíduos, trazendo as situações mais nuas e cruas possíveis a respeito dos efeitos que elas causam nas pessoas.

“Na ‘Cidade do Pecado’ uns se libertam, outros não. A gente passa a ter ciência de como vivemos, mas acabamos voltando para o ponto de partida. Às vezes por prazer, às vezes por não conseguir sair, no fim, a Cidade do Pecado se torna um looping eterno”, segundo BK.

“Devido à pandemia, as músicas rodaram apenas nas plataformas digitais e poder se apresentar só depois da pandemia foi intrigante, mas ver todo mundo pulando e cantando as músicas, todos os amigos no palco, foi a recompensa mais doida que podíamos ter”, detalha Febem.

O rapper Major RD, vem se destacando no cenário urbano, traz em seu último álbum muitas influências de drill, estilo musical que surgiu em Chicago, há cerca de dez anos, como um desdobramento do trap, estilo de RAP que hoje é o mais escutado no mundo.

Marcado pelo clima sinistro e pelos graves que deslizam e oscilam, o drill incorpora esteticamente a violência explícita, algo que está no universo do rapper carioca. Ele canta  visões e histórias vivenciadas no seu dia a dia em suas músicas.

“Importante os produtores estarem atentos com o mercado e prontos para se adaptar ao novo, a Boom Trap vem na contramão do cenário abrindo espaço para as novas tendências e artistas. O público teve um hiato muito grande no período pandêmico, não querem mais do mesmo e sim novas experiências, estamos falando de toda uma nova geração”, afirma Lacine, dono do evento.

Dia 14 de maio acontecerá a 6°edição da Boom Trap, com participação do Major RD no Lions Nightclub balada que se tornou o ponto de encontro dos fãs do RAP e do trap no centro de São Paulo. No mesmo dia, os DJ Iamlopess, Maestro, Heron Love (Tropkillaz) Th4ys B2b Mu540 (Batekoo), conhecidos por misturar sequências de funk e RAP, dão o tom da pista.

Serviço Boom Trap

Instagram: @_boomtrap

Local: Lions Nightclub

Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 277- Centro, São Paulo – SP

Preço: O valor da entrada varia de acordo com o evento

Link Sympla: https://www.sympla.com.br/boom-trap-apresenta-major-rd—-neste-sabado-145-23h30-no-lions-nightclub__1574515



Atendimento humanizado alia-se a novas tecnologias ligadas a telefonia

Adotar ferramentas que possibilitam a conexão com novas tendências já existentes no ramo da telefonia tem sido iniciativa de gestores que se destacam pela proatividade e a adaptabilidade às constantes inovações. Ao migrar para o PABX em Nuvem, ou PABX Cloud, tais gestores já demonstram percepção dos resultados positivos obtidos a partir de novas implementações no atual sistema de telecomunicações, como é o caso da URA e dos discadores automatizados.

Importante funcionalidade no processo de comunicação de empresas que trabalham com Call Center, SAC e televendas, a Unidade de Resposta Audível, cuja sigla denomina-se URA, estabelece rápida dinâmica entre empresas e seus interlocutores, fluidificando, assim, a demanda dos clientes e o retorno na comunicação por parte das organizações.

“Por encontrar-se em constante estado de evolução, a URA tem associado sua eficiência a um atendimento cada vez mais humanizado e perceptível às necessidades dos clientes graças ao PABX em Nuvem”, disse Paulo Henrique Silva”, gerente de relacionamento da VOXOV Telecom.

Para maiores informações, basta acessar www.voxov.com.br



Programa vai capacitar MPES para entrarem no mercado de exportação

Das 25 mil empresas brasileiras exportadoras, 8,4 mil são de pequeno porte, segundo o Sebrae. Apesar desse número representar uma em cada três empresas exportadoras, as micro e pequenas empresas (MPEs) têm participação de apenas 1% no total de valores negociados. Para ampliar a participação delas no mercado exportador, a Apex Brasil, do governo federal, em parceria com o Sebrae e Ministério das Relações Exteriores, lançaram neste mês o programa MPE Global.

A ideia da iniciativa é promover no exterior, visando a realização de negócios, de empresas das cadeias de alimentos, bebidas e moda. Serão selecionadas 100 empresas de pequeno porte interessadas e habilitadas a exportar. Elas serão avaliadas e, caso não estejam totalmente aptas a comercializarem seus produtos no exterior, passarão por capacitação. Além disso, a equipe do programa fará a identificação de potenciais compradores nos mercados da América do Sul, Europa e Oriente Médio e a intermediação de contatos que possibilitem a negociação entre as partes.

De acordo com a Apex Brasil, para participar do Programa, as MPEs terão que disponibilizar material promocional em idioma estrangeiro, ter registro no Sistema Radar Sicomex, elaborar lista de preços internacionais e possuir em seu quadro de funcionários um profissional com fluência em idioma estrangeiro.

Na experiência da especialista em Gestão de Operações Logísticas e Supply Chain, Daiane de Lira Camilo, as empresas de pequeno porte que pretendem entrar no mercado de exportações precisam fazer um bom planejamento de logística para não terem problema com falta de espaço físico na fábrica ou dificuldade com transporte e custos de enviar a mercadoria até o comprador.

“Empresas de pequeno porte podem sofrer com a falta de espaço físico para armazenar ou manusear suas cargas. A localização, organização dos materiais, arranjo das prateleiras, etiquetagem, divisão de espaço impactam diretamente no andamento do processo logístico. Por isto é importante que a empresa faça um layout de armazenagem de insumos e produtos prontos ou opte por alocar galpões de armazenagem que possam atender a demanda da empresa”, aconselha. 

Sobre a logística de transporte, Daiane Camilo aconselha que se verifiquem alguns requisitos antes de contratar uma empresa terceirizada, que cuidará dessa etapa. Para não haver erros com a entrega dos produtos até o porto de embarque para o exterior, é preciso fazer um planejamento de transporte, com todas as informações devidamente alinhadas entre a exportadora e a empresa de transporte.

“Antes de contratar uma transportadora, é importante que a empresa contratante saiba qual é a capacidade e/ou disponibilidade diária de veículos, e se ela a atenderá, pois caso toda a frota esteja em uso ao mesmo tempo, o recebimento ou envio de materiais sofrerá atrasos consideráveis, prejudicando outras operações”, ressalta a profissional, que tem mais de 10 anos de experiência na área.

E para amenizar os custos do transporte, que vêm aumentando devido aos últimos reajustes de combustíveis, a gestora de logística recomenda a utilização de diferentes tipos de modais de transporte, negociando melhores tarifas junto aos prestadores de serviço. “É uma opção para tentar driblar estes altos custos que encarecem a operação. Assim as empresas que iniciarão suas atividades de exportação conseguirão manter seus produtos com preços atrativos para o mercado internacional e, também, reduzirão as despesas para adquirir insumos de outros países”, conclui.

Dados da CNI mostram melhor desempenho das MPEs no primeiro trimestre de 2022

O desempenho das micro e pequenas indústrias no primeiro trimestre de 2022 foi o melhor desde 2012, segundo indicadores da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador registrou 43,3 pontos, em janeiro de 2022, resultado abaixo da média histórica (43,5 pontos), porém nos meses seguintes o desempenho melhorou. Na passagem para fevereiro, o índice aumentou 1,8 ponto e, em março, cresceu mais 2,9 pontos.

Apesar do resultado positivo, o índice de Situação Financeira das pequenas indústrias recuou para 41,0 pontos no primeiro trimestre de 2022. Na comparação com o quarto trimestre de 2021, o índice mostra queda de 1,0 ponto, ou seja, revela uma piora da situação financeira.

Outra preocupação dos micros e pequenos empresários foi a falta ou alto custo da matéria-prima, que continua atrapalhando as operações de empresas, especialmente as dos segmentos de extração, transformação e construção. Mesmo assim, o índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as pequenas indústrias alcançou 56,4 pontos em abril neste ano, um aumento de 5,1 pontos na comparação com o mesmo mês em 2021. De acordo com a CNI, esse resultado significa que o empresário está otimista e confiante em 2022.



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