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Ferramentas de WFM promovem mais qualidade de vida no trabalho

Como um dos setores mais impactados pela pandemia de Covid-19, o mercado de trabalho vem experimentando uma série de mudanças, como as novas possibilidades trazidas pelo teletrabalho. No Brasil, o trabalho remoto foi adotado por 46% das empresas durante a crise sanitária, segundo pesquisa elaborada pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com 139 pequenas, médias e grandes empresas do país.

Por meio do trabalho remoto, as oportunidades – antes, locais – se ampliaram, inserindo os trabalhadores em um mundo globalizado, que extrapola limites geográficos. Exemplo disso, a contratação de brasileiros por empresas estrangeiras cresceu 20% nos últimos 12 meses, conforme dados da Page Group, negócio de recrutamento do Reino Unido. 

Em um cenário em que os profissionais se adaptaram às possibilidades do home office que, para muitos, oportuniza o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, a busca por bem-estar no trabalho – conjunto de estratégias e ações adotadas para criar um ambiente colaborativo harmônico – deve seguir em uma crescente.

Na visão de Carla Gomes, Head of Sales e Customer Success da SISQUAL® WFM, um dos pontos principais para conseguir este marco é garantir o bem-estar dos colaboradores. Para tanto, os profissionais de recursos humanos se apoiam, cada vez mais, em uma comunicação mais próxima e fluida. “Ter a capacidade de trazer para cima da mesa as preocupações dos colaboradores e garantir uma decisão o mais justa possível, equilibrando o que é importante para o funcionário e o objetivo de seu time, é uma ferramenta importante para tal propósito”.

Tecnologia pode ajudar a organizar vida pessoal e profissional

De acordo com Gomes, a tecnologia tem oportunizado soluções que facilitam o trabalho de equipes de recursos humanos. A título de exemplo, ela cita o SISQUAL® Quality of Life Portal, ferramenta que medeia a comunicação entre colaboradores e chefias. 

“Por meio do aplicativo do Quality of Life Portal, é possível fazer a integração entre a vida pessoal com a profissional do colaborador, permitindo que este consiga, em tempo útil, ver as sobreposições entre todas suas demandas”, diz. “Através da ferramenta, o funcionário pode mostrar à chefia os seus desafios para que, juntos [profissional e gestor], possam encontrar as soluções que conjuguem o bem-estar do colaborador e os objetivos da empresa”, detalha.

Segundo a Head of Sales e Customer Success da SISQUAL® WFM, pedidos de ausências antecipados – com limites garantidos que reduzem erros -, trocas de horário com os colegas, indicação de disponibilidade e indisponibilidade para trabalhar e visualização de saldos de banco de horas e férias, entre outros, são ferramentas que ajudam o colaborador a tomar as melhores decisões. “Para a empresa, por conseguinte, esta comunicação clara proporciona uma diminuição do absentismo e do turnover”.

Carla Gomes conta que os pedidos realizados pelos colaboradores por meio do SISQUAL® Quality of Life Portal podem ser simulados pela chefia, considerando itens como o cumprimento da legislação e os objetivos e níveis de serviço da equipe, para que, depois, seja enviada a decisão de aprovação ou recusa do pedido, com a justificativa completa e entendível.

A profissional destaca que, entre outros benefícios relacionados com o bem-estar do colaborador, uma ferramenta de gestão do tipo deve permitir que os funcionários contem suas necessidades para o plano de trabalho em um planejamento mensal. “Assim, a chefia pode conciliar as questões pessoais dos profissionais com o objetivo da equipe de uma forma mais simples e rigorosa e manter um ambiente harmonioso entre todos”.

Por meio de ferramentas digitais, como o portal, a liderança consegue saber, em qualquer momento do dia, como está a operação e quem são os colaboradores presentes e ausentes. “Além do mais, com soluções virtuais, a chefia pode tomar decisões rápidas, o que pode ditar o sucesso do dia. Também é possível anexar fotos de atestados, o que agiliza o processo de justificação de ausências e de auditoria pelo RH”, explica.

Qualidade de Vida à distância de um click

O Quality of Life Portal possibilita, ainda, o envio de planos de férias, partilha de documentos – privados e coletivos – e pedidos de hora-extra, além de efetuar a marcação de ponto. “As funcionalidades permitem que o colaborador tenha, à distância de um click, toda a informação sobre a sua vida profissional”. 

A Head of Sales e Customer Success da SISQUAL® WFM observa que o mundo do trabalho está mudando. Hoje, quando alguém ingressa no mundo profissional, não pensa mais em uma carreira fixa de futuro, em uma empresa sólida, mas procura quem lhe dê as melhores condições de trabalho. Isso porque, se não for uma determinada empresa, será “a do lado”.

“E não estamos falando só na variável monetária que, claro, continua a ter um grande peso, mas se o colaborador está em um local onde consegue flexibilizar o seu horário, mantendo em harmonia a sua vida pessoal com a vida profissional: será aí que ele vai permanecer”, conclui.

Para mais informações, basta acessar: https://www.sisqualwfm.com/



Especialista aponta carência de planejamento estratégico para sucesso comercial

O sucesso de um negócio, muitas vezes, vai além da questão comercial e do relacionamento com parceiros e consumidores. Seja microempresas ou grandes empreendimentos, é necessário “demarcar o território”, deixando claro o que diferencia uma marca da outra, o que faz com que os clientes optem pelo produto ou serviço e o que garante sua “exclusividade” no mercado. 

Planejar estrategicamente um negócio, neste sentido, é mais do que organizar o caixa, definir metas e prospectar clientes. Atualmente, já existe, inclusive, um ramo do marketing que trata exclusivamente disso: com o marketing estratégico, uma empresa pode, de forma assertiva, se posicionar perante o mercado em que atua.

Para Paulo Guilherme Leal, especialista em Marketing Estratégico e Empreendedorismo, muitos empresários têm dificuldade de apresentar o diferencial de seus negócios. “Às vezes, eles até sabem, mas somente em suas cabeças, e não conseguem transmitir isso para seus colaboradores e clientes”, afirma. 

De nada vale, de acordo com o profissional, focar no aspecto tático se a questão estratégica fica em segundo plano. “Vejo muitos empreendedores contratando agências para fazerem campanhas. Mas elas criam apenas o tático e não o estratégico. Gasta-se, assim, mais dinheiro e no final das contas, [quando algo dá errado] a culpa é sempre da agência”, pontua.

Leal afirma que, quando os produtos vendidos são commodities ou quando os serviços oferecidos não diferem muito dos ofertados pela concorrência, “a diferença entre a empresa A ou B é a forma como ela se coloca no mercado”. Dessa maneira, um planejamento estratégico se mostra assertivo quando é pensado desde a criação da marca (“que já deve transmitir ao consumidor uma idéia do produto”, chegando até o slogan (“que precisa trazer uma mensagem clara sobre como você se diferencia da concorrência”).

Outros aspectos importantes relacionados ao planejamento estratégico, de acordo com Leal, são a pesquisa de mercado, quando deve haver um conhecimento profundo dos concorrentes diretos e indiretos; a análise do mercado, com suas oportunidades e ameaças; e o atendimento ao cliente.

“Isso pode parecer simples, mas tem muita gente que não consegue nem enxergar quem são seus concorrentes diretos, muito menos os indiretos”, afirma. “Além disso, a falta de conhecimento sobre o próprio negócio faz com que o profissional, muitas vezes, fique batendo cabeça, simplesmente copiando o líder de mercado ao invés de tentar se diferenciar dele, achar um nicho, focar em pontos que o líder deixa a desejar, tentar entender qual a dor do cliente e atacar com uma solução”.

Para saber mais, basta acessar: https://instagram.com/pgleal



Mercado de sistemas de gerenciamento de banco de dados em expansão

Em plena Era da Informação, cada vez mais, as empresas se baseiam em dados para definir ações, elaborar estratégias e gerenciar seus serviços. Para coletar essas informações de forma adequada, armazená-las, cruzá-las e analisá-las, empresas dos mais diversos setores precisam de profissionais especialistas e plataformas voltadas para o gerenciamento de banco de dados. Um panorama do mercado realizado pela Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, mostra que a receita do mercado de sistemas de gerenciamento de banco de dados mundial (DBMS – de database management system, em inglês) cresceu em 18,4%, atingindo US$ 46 bilhões somente em 2018.

Para acompanhar a expansão do mercado, empresas do setor desenvolvem programas exclusivos para sistema de gerenciamento de banco de dados. Uma delas é a Tecnisys. Após anos fornecendo suporte e consultoria especializada para o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados PostgreSQL, sistema que suporta cargas de trabalho consideráveis e consegue processar uma ampla variedade de dados, a empresa lançou a sua própria plataforma de gestão de dado, o PostgreSYS.

“Trabalhamos para levar aos clientes recursos inovadores. E a plataforma PostgreSYS é justamente isso: uma solução flexível que pode ser adaptada para atender às necessidades dos mais variados portes de banco de dados PostgreSQL do país. É a primeira solução para gestão de dados verde e amarela, através da Tecnisys. Nós criamos algo simples e acessível, para resolver grandes problemas”, compartilha Giovanni Coelho, Diretor-Presidente da Tecnisys.

A plataforma

A plataforma está disponível para utilização gratuita, empresarial – com consultoria especializada e monitoramento avançado, além da análise de risco e prevenção de incidentes – ou customizada, com possibilidade de assistência personalizada. “Desenvolvemos o PostgreSYS para fornecer um sistema de gestão de dados para que qualquer cliente, profissional, estudante ou interessado no setor pudesse ter acesso a plataforma”, pontua Raul Oliveira, especialista da Tecnisys. “Durante o uso, nós fornecemos diversos níveis de suporte técnico para todos os formatos de utilização, com monitoramento do ambiente e análise de riscos. Contamos com equipes multidisciplinares de especialistas que prestam atendimento preventivo ou reativo. Oferecendo, ainda, recuperação em casos de desastres, recursos de backup e restauração”, acrescenta.

Davy Alvarenga, especialista da Tecnisys, explica que a instituição desenvolveu como principal componente da PostgreSYS, o PGSmart, uma interface de linha de comando (CLI) para soluções ágeis, a partir de menus interativos, buscas inteligentes, sugestões de boas práticas, log de ações, exportação e importação de templates, entre outros recursos. “O PGSmart é a ferramenta de integração que une a administração e a configuração, atuando como liga na plataforma e facilitando as funcionalidades para o usuário. Sendo também o dispositivo que entrega o nosso conhecimento para o ambiente do cliente, por meio do compartilhamento de nossas experiências perante o sistema”, explica.



FMI: economia mundial perderá R$ 64,4 trilhões com a pandemia

Passados pouco mais de dois anos desde que o diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde), Tedros Adhanom, anunciou o estado de pandemia de Covid-19, o mundo já perdeu 6,2 milhões de vidas no mundo – 662 mil apenas no Brasil, segundo dados da Our World In Data e JHU CSSE COVID-19 Data.

Além da perda de vidas humanas, o prejuízo acumulado para a economia mundial devido à crise sanitária será de US$ 13,8 trilhões (R$ 64,4 trilhões) até 2024, conforme estimativa que integra o Panorama da Economia Mundial 2022. O documento anual é coordenado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) e pelo Banco Mundial e faz parte do estudo “Uma estratégia global para gerenciar os riscos de longo prazo da covid-19”, divulgado na primeira semana de abril.

O trabalho chama a atenção para a necessidade de mais investimentos nos mecanismos mundiais de combate à pandemia e sinaliza o perigo do surgimento de novas variantes, com potencial de transmissão e letalidade ainda maior. A análise contou com a participação de outras três organizações: Cepi (Coalizão para a Inovação no Preparo para Epidemia), The Global Fund  e a Fundação Wellcome.

Felicio Sammarco Valarelli, consultor especialista em economia e finanças, destaca que o crescimento global tem apresentado uma melhora gradual conforme a recuperação dos Estados Unidos vem ganhando força, dia após dia. E isso se dá apesar das incertezas trazidas pela guerra na Ucrânia. 

“Não havia como prever a reação das economias frente ao impacto da Covid-19. Enfim, o que teria de oferta regular e oferta afetada? Por conta disso, as oscilações foram ocorrendo, o que não se observou no real em relação ao dólar, de forma significativa, nos últimos anos”, afirma. “Apesar de fatores internos contribuírem para isso, o maior peso ainda é da pandemia e suas consequências”.

Com isso, segundo o consultor, o cenário foi se tornando mais previsível com o tempo, e a situação hoje está mais próxima de uma estabilidade. Entretanto, qualquer novidade ligada ao tema, como o surgimento de uma nova variante, reativa temores e favorece o dólar, moeda tradicionalmente usada como “proteção” por investidores.

“De um lado, temos a taxa de juros, que passa por um dos mais intensos ciclos de alta em meio a uma inflação elevada. Em tese, uma Selic alta atrai mais investimentos estrangeiros, já que o rendimento dos títulos do Tesouro é atrelado a ela, o que aumenta a entrada de dólar e valoriza o real”, explica.

Na visão de Valarelli, esse cenário vem trazendo uma perspectiva mais otimista para o segundo semestre de 2022. A expectativa de alta de exportação com commodities também favorece o câmbio, já que há mais entrada de dólar. A expectativa de queda da inflação é, ainda, um ponto positivo nesse contexto.

“Diante do cenário atual, a realidade exige cautela em todos os âmbitos e traz consigo fortes problemáticas socioeconômicas – além de todas as preocupações ligadas à saúde dos indivíduos, com a existência de novas variantes”, reflete.

Brasil deve encarar caminho de recuperação

O especialista em economia e finanças observa que os empreendedores e gestores brasileiros já passaram por diversas crises internas e externas. “Os países com economia estável e eficaz conseguem responder em pouco tempo a fatores negativos, mas países com mais fragilidades demoram para se recuperar e voltar ao status anterior à crise”, explica. “O governo e as políticas econômicas implementadas contribuem para influenciar o desempenho econômico, porém depende se as mesmas são utilizadas nas ações mais propícias para aquele momento”.

Valarelli destaca que, diante de uma crise inédita, não há um “manual pronto”: devem ser utilizadas boas práticas com quem está vivendo o mesmo desafio, que é de escala global. “Isto é algo que deve ser revisto todos os dias, porque as ações são implementadas diariamente, conforme a mudança de cenário, uma vez que, todos os dias, novas decisões tomadas impactarão a vida de milhares de pessoas, a exemplo da atual crise dos combustíveis”.

Para concluir, o consultor afirma que, só agora, está ficando claro como as implicações da pandemia e da guerra na Europa refletem para o empreendedorismo no Brasil. “Para seguir em frente, não será suficiente esperar que as coisas voltem ‘ao normal’. O caminho a seguir requer equilibrar a construção de resiliência, bem como estar pronto para novas oportunidades empresariais, pois não podemos nos esquecer de que, através do tempo, inúmeros países já transitaram em períodos de crises, longos ou curtos, independentes de natureza ou extensão”.



Crise econômica gera êxodo de empresários para o exterior, diz especialista

Os empreendedores brasileiros têm ultrapassado as fronteiras das 27 Unidades Federativas do país e ganhando o mundo. Prova disso, mais de 20 mil cidadãos já têm investimentos em micro e pequenos negócios em outros países, de acordo com o MRE (Ministério das Relações Exteriores). Segundo o órgão, os lugares mais procurados para empreender no exterior são Portugal e Estados Unidos, sendo que 9 mil empresários vão para este último, o que representa 45% do total.

Segundo Felício Rosa Sammarco Valarelli – advogado e empresário à frente da Valarelli Advogados Associados, que atua com advocacia empresarial -, a crise econômica no Brasil tem provocado um êxodo de empresários para o exterior, em uma conjunção histórica de fatores que corroboram para o fenômeno sem precedentes na história. 

“O Brasil foi construído, desde a colonização portuguesa, por imigrantes de todo o mundo. Assim, o atual momento indica uma virada brusca de maré: o país que sempre recebeu agora tem se tornado um exportador de gente”, analisa. “No cenário atual, de aumento da inflação e alta do dólar, sem perspectivas de melhorias, 70 milhões de brasileiros buscam melhores condições de vida fora daqui”, afirma.

De fato, o Brasil é o 4° colocado no ranking de maior percepção de inflação pela população, segundo estudo realizado pela Ipsos em 30 países. Paralelamente, um estudo conduzido pelo Instituto Travessia, que contou com a participação de mil pessoas entre os dias 5 e 6 de abril, indicou que a crise econômica ocupa o primeiro lugar na listagem de temas que afetam todas as classes sociais: o assunto é citado por 37% dos entrevistados com ganhos de até dois salários mínimos, e por 33% dos participantes com renda maior. 

“O Brasil vem perdendo talentos: no total, quase 1,5 mil profissionais qualificados deixaram o país apenas entre 2014 e 2015”, articula. “Em parte, porque as próprias empresas estão desmontando operações aqui e se mudando para países mais competitivos, como os Estados Unidos, onde a energia, bem mais barata, viabiliza a produção industrial”.

Empresas veem futuro promissor fora do país

Segundo Valarelli, muitas empresas brasileiras têm identificado mais chances de crescer “lá fora”, e o objetivo é ampliar ainda mais a fatia estrangeira, com uma forte aposta no mercado chinês. “Ser empresário no Brasil não é fácil. Por isso, a internacionalização foi um caminho buscado por muitas empresas para suportar a crise econômica no país”, afirma.

“Os EUA são o destino mais procurado e natural pelo tamanho do mercado e semelhanças culturais. Nesse movimento, muitos empresários e empresas brasileiras se tornaram sócios de empresas norte-americanas”, complementa.

Empreender no exterior traz desafios

Para o empresário à frente da Valarelli Advogados Associados, o problema de empreender em outro país consiste na falta de conhecimento sobre a legislação. “Em geral, os empreendedores buscam contratar advogados e profissionais especializados para orientar sobre o processo. Isso, no entanto, oferece outros riscos. O primeiro é a falta de confiança no processo, no profissional e em suas orientações”.

Neste ponto, segundo Valarelli, muitos golpistas estão se aproveitando de estrangeiros que não têm boa fluência no idioma. “Os profissionais conhecidos e confiáveis cobram taxas muito altas e estão sempre envolvidos em grandes processos. Por isso, muitas vezes não têm disponibilidade para atender um novo cliente”.

Superado esse desafio, prossegue ele, surgem os custos da manutenção de um negócio em outra moeda, a falta de conhecimento no mercado e a dedicação para fazer a empresa crescer. O investimento pode gerar uma grande despesa para o empreendedor e, mesmo assim, não há garantias de que ele terá retorno positivo.

“Apesar disso, vários países oferecem boas oportunidades para quem deseja empreender. Porém, antes de começar, é necessário fazer um planejamento, entender as características e particularidades de cada destino e, principalmente, organizar as finanças antes de tomar qualquer decisão para minimizar os riscos”, afirma.

Situação no futuro a curto, médio e longo prazo

Na análise de Valarelli, o acesso ao mercado externo é uma oportunidade de expansão dos negócios e oferece desafios para quem já tem um empreendimento consolidado. “Para reduzir as incertezas, é preciso analisar o macro ambiente atual e futuro. No planejamento, todas as informações para atuar em outros países devem ser pesquisadas e todos os aspectos avaliados para que as possibilidades de sucesso sejam concretizadas”.

Embora para novos empreendedores pensar nisso possa parecer utópico, tal anseio revela uma visão do caminho desejado pela empresa, afirma o advogado.

“Com um bom planejamento em curto, médio e longo prazo, a avaliação de riscos atrelados ao negócio é bem mais aprofundada, podendo fazer com que o negócio cresça com mais força e solidez”, explica. “Ainda que passe a sensação de dar mais trabalho, é preciso planejar muito para que os lucros não sejam diminuídos ou o negócio fracasse, de fato, por não saber enxergar o mercado a sua volta”, finaliza.

Para mais informações, basta acessar: https://www.vaadv.com.br/



Uso correto e seguro da internet é discutido em semana de palestras

A tecnologia tem rompido cada vez mais barreiras, e é comum que ela faça parte do dia a dia de mais de 70% dos brasileiros. Com a pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso de tecnologias digitais aumentou e mais de 80% de domicílios tiveram acesso à internet. Com isso, coloca-se em xeque o uso correto e seguro desses meios, e, além disso, se faz necessário entender realmente o momento tecnológico atual.

Tendo esse contexto em vista, o Colégio Albert Sabin criou o projeto Conecta Sabin, cujo objetivo é proporcionar uma semana de palestras voltadas para uso consciente da tecnologia, destinada não só para os alunos, mas para os pais também.

Na programação de 2022, os alunos de todos os anos letivos aprenderão sobre as questões éticas, técnicas, legais e culturais relacionadas à internet; sobre metaverso e como esse mundo virtual se relaciona com a realidade e a educação. O evento tem temas como: Cidadania Digital – Comportamento Ético e Seguro na Internet; Anonimato Digital – Ele existe; Como usar seu tempo conectado? YouTube e os Youtubers; Segurança Digital nos Jogos Online; Cultura de Cancelamento – Linchamento Moderno?; Metaverso, Realidade e Sociedade; além de outros.

Para os pais, o Conecta Sabin traz conversas sobre o papel da família e da escola na educação digital de crianças e adolescentes. A palestra – “Tudo entre amigos: qual o limite da minha liberdade de expressão na internet” – será ministrada pela advogada Camilla do Valle, que atua também como professora especializada em Direito Digital e suas vertentes, além de ser autora e coautora de diversos livros e artigos sobre o tema.

Como parte do projeto, o colégio Albert Sabin oferece à equipe pedagógica formação e capacitação sobre “As relações interpessoais e a convivência ética na escola”, com a Profa. Dra. Flávia Vivaldi.

Flávia é doutora em Psicologia Moral pela Unicamp e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem). A formação prepara os professores para que possam atuar junto aos alunos na prevenção ao bullying e na promoção de uma cultura escolar pautada nos valores morais.

Assim, na capacitação é possível ver temas como a construção da personalidade ética, comunicação ética e a linguagem do educador, violência, agressividade e bullying/cyberbullying, gestão de conflitos no ambiente sociomoral cooperativo, entre outras pautas que fazem parte do ambiente escolar.

De acordo com Giselle Magnossão, diretora do Colégio Albert Sabin, “o objetivo é formar os professores e colaboradores novos nos princípios e práticas para a formação moral dos alunos, a gestão de conflitos e a qualidade das relações interpessoais”, conclui.



Dicas para aproveitar a temporada de montanha no Brasil

Com imensa biodiversidade, as serras da Mata Atlântica no Brasil, como a Serra do Mar, da Canastra, da Mantiqueira, de Caparaó, Itatiaia, das Prateleiras, Negra, do Alambari e do Cipó possuem clima tropical ou subtropical úmido. A parte baixa das montanhas é coberta de floresta ombrófila (vegetação acostumada a chuvas e com pouca luz em razão da densa cobertura vegetal) e depois de um certo patamar de altitude (cerca dos 1.500 ou 2.000 metros), passa a predominar uma vegetação rasteira, tipo prado ou pampa.

Como a diferença entre as quatro estações não é tão marcante no Brasil, o que importa para definir a temporada de montanha é outra métrica: estação seca x chuvosa. A estação seca coincide com o inverno estendido, que começa em maio e vai até o fim de setembro, com pequenas variações na grande maioria das serras brasileiras. As razões para escolher o período seco como a temporada brasileira de montanha são fáceis de entender. No período seco é mais agradável fazer atividade ao ar livre. Além disso, o risco de deslizamentos, trombas d’água, chuvas torrenciais e raios diminui consideravelmente. Por isso, a hora de programar a próxima aventura na montanha é agora.

O que muita gente não sabe é que não precisa ir sozinho desbravar as montanhas que parecem tão perto, mas tão inacessíveis. Como chegar? Por onde começar? É seguro? Será que dá para aguentar o esforço físico? E se acabar perdido na trilha? São dúvidas como essa que frequentemente desanimam as pessoas. Só os montanhistas mais experientes sabiam desses segredos e não havia formas fáceis de disseminá-los para todo mundo, mas, hoje em dia, é possível acessar todas as informações necessárias para trilhar uma aventura.

O Portal Trilha Todo Dia, por exemplo, funciona como uma ferramenta de pesquisa e inspiração para o passeio ideal, permitindo prever e comparar custos e favorecendo o encontro entre as pessoas, as agências e os guias de atividades de ecoturismo. Basta acessar o site ou as redes sociais para encontrar opções encantadoras. É possível escolher tranquilamente entre centenas de sugestões simplesmente rolando a tela do computador ou celular. É possível também refinar as buscas ao delimitar os locais de partida, escolher entre passeios de montanha, cachoeiras, cavernas ou praias, ou mesmo escolher em função do custo proposto.

O redescobrimento das atividades ao ar livre, muito além de um simples escape do confinamento imposto pela pandemia, transformou valores e hábitos de milhões de pessoas que passaram a fazer um uso intensivo das paisagens naturais. Essa recente aproximação do ser humano com o meio ambiente favorece a sociedade, porém mesmo os melhores prazeres devem ser exercidos com moderação para permitir a sustentabilidade e acessibilidade das próximas gerações. A natureza, afinal, é de todos.

Por esse motivo, embora a abertura da temporada seja um momento animador, deve vir acompanhada de consciência ambiental. Para isso, ficam disponíveis 7 dicas para desfrutar este prazer sem qualquer culpa:

  1. Planejar e preparar-se com antecedência: pesquisar o local desejado, contratar agências e guias especialistas (trilhatododia.com.br).
  2. Descartar os resíduos do passeio adequadamente, ou seja, dentro da mochila. Voltar com ele para a área urbanizada e ali depositar na lixeira apropriada. Se puder, juntar também lixo que encontrar no passeio. Mas se não tiver condições de recolher tudo, documentar e marcar grupos, associações ou sites como #trilhatododia, que podem encaminhar a mensagem para conseguir voluntários para efetuar a limpeza no local citado.
  3. Caminhar dentro das trilhas. Fazer atalhos ou caminhar por fora pode aumentar a erosão de espaços naturais.
  4. Se for acampar, não desmatar. Procurar espaços já demarcados e superfícies planas e evitar fazer valetas em redor da barraca. Caprichar na montagem da barraca, além dos espeques, amarrar cordas para melhorar a estabilidade em caso de vento forte.
  5. Não fazer fogueiras. No tempo seco uma fagulha pode provocar um incêndio florestal. Se for permitido utilizar fogo, minimizar o impacto. Levar fogareiro a gás ou álcool sólido e cozinhar longe do capim seco e tecidos sintéticos.
  6. Respeitar e proteger-se de acidentes com animais selvagens: sempre utilizar perneiras contra cobras, ter atenção onde colocar as mãos, não deixar a barraca aberta, não deixar restos de comida ou até mesmo pacotes e potes de comida fora da mochila para não atrair animais indesejados.
  7. Respeitar as outras pessoas: ser educado, cumprimentar, trocar informações, ser prestativo, perguntar se precisam de algo. Se estiver de saída e tiver água ou comida sobrando, oferecer para os que pretendem permanecer no local por mais tempo. Além de se livrar do peso extra, também ajudará pessoas que possam vir a passar necessidade.



Maternidade e liderança: como entender os dois temas como complementares?

Por Milene Gomes *

Há muitos anos as mulheres são submetidas a grandes provas, principalmente quando os temas carreira e maternidade vêm à tona. A discussão sempre gira em torno da questão: será que é possível exercer as duas tarefas ao mesmo tempo e ainda assim ser bem-sucedida? A resposta para essa pergunta é: sim! É possível dividir tempo e disposição entre carreira, filhos, estudo e lazer. Mas isso requer planejamento mental, físico e, também, profissional. É necessário esforço, entrega e dedicação em tudo que nos propomos fazer. E não é uma tarefa fácil ou que se alcança o resultado do dia para a noite, já que não existe uma receita de bolo para o sucesso.

Após me tornar mãe do Gael, hoje com três anos, percebi que o sucesso para o equilíbrio entre maternidade e profissão estão justamente no planejamento, mesmo quando as coisas parecem caóticas. Saber organizar tarefas, priorizar as entregas e estar atenta às situações – em casa e no trabalho (apesar de hoje em dia esse cenário ser praticamente o mesmo) fazem toda a diferença. Por incrível que pareça, ao me tornar mãe fiquei ainda mais organizada, pois essa tarefa exige pontualidade, precisão e, acima de tudo, acolhimento. Eu me tornei ainda mais atenta ao meu time, suas necessidades, seus temores, principalmente durante a pandemia, e mais sensível e empática ao desenvolvimento individual daqueles que estão ao meu lado dia após dia.

Outro fator interessante foi minha capacidade de entender que pessoas com perfis diferentes – mães, não-mães, pais, jovens recém-formados e mais experientes – fazem com que o trabalho fique ainda mais interessante. Isso também me aproximou mais do time. Sempre fui uma profissional focada em resultados, sem deixar de ponderar o lado humano, mas não posso deixar de dizer que ser mãe me ajudou a entender melhor as prioridades de cada um. Percebi a grandiosidade dessa diversidade e o quanto meu time é completo.

Para muitos, ser mãe pode parecer um empecilho ao crescimento profissional. No meu caso, foi o oposto. Percebi que estou cada vez mais pronta para novos desafios e que me cobro ainda mais por resultados importantes para a companhia. A maternidade tem sido um impulso e uma força para conquistar espaços cada vez mais importantes, pois a partir dela pude desconstruir estereótipos e pude mostrar um alto grau de competência no ambiente em que atuo, mesmo diante dos desafios.

Mães ou não, as mulheres precisam estar empoderadas do seu propósito e usar suas qualidades para se destacar. Ser mãe tem sido um complemento, não um fator primordial. Tem sido um prazer, não um fardo. Tem sido um estímulo para que eu alcance mais sonhos e possa mostrar, inclusive ao Gael, que as mulheres podem, devem e serão cada vez mais valorizadas onde quer que estejam.

Às mães, parabéns por suas conquistas. Às que ainda não são ou não optaram por ser, que o mundo seja cada vez mais diverso, completo e cheio de desafios, pois nós mulheres merecemos conquistar cada vez mais espaço.

* Milene Gomes é Gerente Sênior de Trade Marketing da Samsung Brasil

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Ticket de Ofertas: solução para aumentar valor médio das farmácias e drogarias

É denominado de ticket médio o valor médio que cada cliente adquire em um estabelecimento. É comum que proprietários de farmácias ou drogarias tenham o desejo de aumentar essa métrica, sendo o ticket de ofertas uma alternativa interessante para alcançar esse resultado positivo do negócio e ampliar a fidelização dos clientes.

De acordo com a Federação Brasileira de Redes Associativas e Independentes de Farmácias (Febrabar), 86% dos entrevistados da pesquisa feita no ano passado participam de algum programa de fidelidade e, destes, 62,9% estão em mais de um, comprovando a relevância das ações de fidelização do varejo farmacêutico. 

O aumento do ticket médio está diretamente ligado ao aumento de vendas e o atendimento é um dos quesitos que mais fazem a diferença nesse processo. Clientes bem atendidos e satisfeitos permanecem mais tempo dentro do ponto de venda, o que, na maior parte das vezes, faz com que consumam mais.

E isso é feito a partir de técnicas de vendas, como a fidelização de clientes e o ticket de ofertas, por exemplo.

Segundo a Abrafarma, o ticket médio cresce de forma consistente nas farmácias brasileiras, o gasto médio do consumidor no grande varejo farmacêutico saltou de R$ 65,45 para R$ 72,10 em 2021 em relação ao ano anterior.

O ticket de ofertas possibilita apresentar para os consumidores ofertas estrategicamente escolhidas de acordo com o perfil e o hábito de compra do cliente – diferente de um jornal de ofertas que traz promoções genéricas para diversos públicos, o ticket é direcionado a um cliente em específico.

Com essa ferramenta, a rede de drogarias consegue fazer a gestão das ofertas por loja, assim como diferenciar o template do ticket de acordo com sua preferência, de maneira bastante atrativa para o consumidor, para que ele sempre receba algo individualizado ao retornar para a farmácia.

“O gestor da drogaria tem a possibilidade de acompanhar os resultados obtidos com o ticket de ofertas através do nosso sistema, que oferece um relatório mostrando quantos e quais os produtos foram vendidos para clientes que receberam as ofertas. Ele consegue observar de maneira muito clara o resultado que o ticket de ofertas está trazendo para a sua rede”, explica Karina dos Santos Batista, gestora de projetos da Marka Fidelização, especializada no setor Farma.

Segundo a gestora, cerca de 80 drogarias que utilizam o ticket de ofertas como ferramenta para aumentar o ticket médio.

Outras informações sobre o ticket de ofertas estão disponíveis no site marca.mk/ticket-de-ofertas



Lançamentos inovadores destacam a força do setor imobiliário paranaense

Para contribuir com a expansão do setor imobiliário, que deve continuar crescendo de acordo com previsões do mercado, a Terrasse Engenharia, empresa que atua há 30 anos na região sul do país com mais de 350 mil m² construídos, acaba de anunciar uma série de mudanças inovadoras. 

Seguindo as tendências das grandes construtoras, a empresa apresenta uma nova sede que, com mais de 2.500 m², une o setor administrativo, a central de vendas e uma central exclusiva de decorados. “Essa integração de setores é uma realidade dos grandes players do mercado e vem de encontro com o objetivo de oferecer uma experiência completa de compra para o cliente. Ao conferir as propostas comerciais, ele já pode ter uma visão do aparamento decorado e imaginar o futuro”, explica Osmar Kassuia, diretor da Terrasse Engenharia.

Espaços assinados

Intitulado de Maison Terrasse, o espaço contará com apartamentos de quatro empreendimentos, assinados por prestigiados arquitetos. “Trazer profissionais de renome para esse projeto é essencial na hora de apresentar ao cliente as melhores possibilidades de visualização do apartamento, é uma parceria muito assertiva para o mercado”, afirma Kassuia. O primeiro deles leva assinatura da profissional Deborah Nicolau. Os outros três devem ser inaugurados até o meio deste ano, e serão desenvolvidos por nomes de peso da arquitetura paranaense: André Bertoluci, Carolina Bastos e Karolina Venturini. Com conceito arrojado, os projetos visam facilitar a visualização de detalhes importantes para os clientes que buscam um novo imóvel, como acabamentos, plantas, além de mostrar diversas opções de decoração.

Fotos do decorado: https://we.tl/t-k3lr4KwsTF

 

 



Instituição de ensino promove semana para conscientizar sobre o uso da internet

A tecnologia tem rompido cada vez mais barreiras,  com a pandemia, segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso de tecnologias digitais aumentou e mais de 80% dos domicílios tiveram acesso à internet. Com isso, coloca-se em xeque o uso correto e seguro desses meios, e, além disso, se faz necessário entender realmente o momento tecnológico atual.

Tendo esse contexto em vista, o Colégio Albert Sabin criou o projeto Conecta Sabin, cujo objetivo é proporcionar uma semana de palestras voltadas para uso consciente da tecnologia, destinada para os alunos e para os pais.

Na programação de 2022, os alunos de todos os anos letivos aprenderão sobre as questões éticas, técnicas, legais e culturais relacionadas à internet; sobre metaverso e como esse mundo virtual se relaciona com a realidade e a educação. O evento tem temas como:

  • Tudo entre amigos: qual o limite da minha liberdade de expressão na internet? Internet, usando bem que mal tem
  • Cidadania Digital – Comportamento Ético e Seguro na Internet
  • Anonimato Digital – Ele existe?
  • Como usar seu tempo conectado? YouTube e os youtubers
  • Segurança Digital nos Jogos Online
  • Cultura de Cancelamento – Linchamento Moderno?
  • Metaverso, Realidade e Sociedade

PARA OS PAIS

Para os pais, o Conecta Sabin traz conversas sobre o papel da família e da escola na educação digital de crianças e adolescentes. A palestra – Tudo entre amigos: qual o limite da minha liberdade de expressão na internet – será ministrada pela advogada Camilla do Valle, que atua também como professora especializada em Direito Digital e suas vertentes, além de ser autora e coautora de diversos livros e artigos sobre o tema.

PARA OS PROFESSORES

Como parte do projeto, o colégio Albert Sabin oferece à equipe pedagógica formação e capacitação sobre “As relações interpessoais e a convivência ética na escola”, com a Profa. Dra. Flávia Vivaldi.

Flávia é doutora em Psicologia Moral pela Unicamp e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem). A formação prepara os professores para que possam atuar junto aos alunos na prevenção ao bullying e na promoção de uma cultura escolar pautada nos valores morais.

Assim, na capacitação é possível ver temas como a construção da personalidade ética, comunicação ética e a linguagem do educador, violência, agressividade e bullying/cyberbullying, gestão de conflitos no ambiente sociomoral cooperativo, entre outras pautas que fazem parte do ambiente escolar.

De acordo com Giselle Magnossão, diretora do Colégio Albert Sabin, “o objetivo é formar os professores e colaboradores novos nos princípios e práticas para a formação moral dos alunos, a gestão de conflitos e a qualidade das relações interpessoais”, conclui.



Feira INOVAPLASTIC será realizada em 2023

A RX (Reed Exhibitions) e a ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), parceiras na organização e realização da INOVAPLASTIC – Feira Internacional do Plástico, com apoio do SINDIPLAST, SIRESP e do INP, comunicam o adiamento do evento para março de 2023, na cidade de São Paulo (SP). A mudança de data será fundamental para que os expositores consigam manter o padrão de qualidade da Inovaplastic, programando com a devida antecedência as muitas novidades, atrações e ações de interatividade com o público.

“Queremos que nossos expositores e visitantes possam se beneficiar ao máximo da participação em nossas feiras, o que, no caso da Inovaplastic, não seria possível em 2022, devido ao impacto da pandemia na cadeia de produção desta indústria. Acreditamos que a cadeia esteja normalizada até o final do primeiro trimestre de 2023, o que irá permitir que os expositores e visitantes da Inovaplastic se beneficiem integralmente dessa plataforma de negócios”, afirma Claudio Della Nina, presidente da RX LATAM.

A ABIPLAST apoia a decisão da RX. O presidente da associação, José Ricardo Roriz Coelho, lembra que a feira vem sendo realizada nos anos ímpares. Foi assim com a BRASILPLAST e FEIPLASTIC, ao longo de 35 anos de história. “Como 2021 foi um ano excepcionalmente desafiador, por conta dos impactos dos quais já se vislumbra uma recuperação, estamos convictos de que em 2023 teremos uma  grande edição da INOVAPLASTIC, que carrega em seu DNA a inovação e comprometimento com a economia circular”, avalia Roriz.

“A preparação para a Inovaplastic já está a pleno vapor, estamos trabalhando para mostrar novos modelos de negócios, novos atores da cadeia produtiva, novos materiais e soluções para reciclagem, e para continuar nos consolidando como a feira de inovação da cadeia produtiva dos plásticos”, conclui Roriz.

O INP e o SIRESP também confirmaram o apoio e a presença na feira, conforme reforça Edison Terra, presidente das duas instituições: “O INP e o SIRESP são parte integrante da feira que representa o ecossistema produtivo do nosso setor. Somos apoiadores institucionais e estaremos presentes, participando ativamente durante a nova data de realização da Inovaplastic”, comenta.

Esse esforço para a concretização da Inovaplastic em 2023 terá início imediato com a ação de organizadores e expositores preparando atividades para assegurar o engajamento da audiência e gerar conteúdo relevante para o público durante a feira.

A Inovaplastic tem como principal propósito enaltecer as boas práticas de aplicação do plástico e matérias-primas para o mercado de alta tecnologia e inovação. Desde a década de 1980, promove encontros empresariais estratégicos para fomentar a indústria e soube se adaptar às mudanças comportamentais e socioambientais para garantir consistência nas oportunidades de relacionamento e negócios.



Cresce busca das empresas por transformação digital

Segundo uma pesquisa realizada no ano passado pela Samba Digital, uma unidade de negócios da Sambatech, 76,2% das companhias do Brasil estão desenvolvendo ou já implementaram alguma estratégia de digitalização nas suas operações.

O mesmo levantamento mostrou que são apenas 1,9% das empresas que estão fora deste planejamento de transformação digital. Para chegar a estes números, a pesquisa da Samba Digital teve a colaboração de 100 líderes de tecnologia, atuantes em empresas de pequeno, médio e grande porte.

O levantamento também mostrou que os setores que se destacam na preferência das empresas pela transformação digital são o de análise de dados com 62%, soluções para a jornada do cliente com 54%, computação em nuvem com 46%, arquitetura de sistemas com 40% e inteligência artificial com 38%. 

Vanderson Silva, CEO da AccountTech, empresa que oferece soluções digitais para o profissional PJ, explica que, na área contábil, “escolher pela contratação de uma contabilidade digital não só facilita os trâmites burocráticos, como também oferece uma economia de mais de 50% se comparada à contratação de uma contabilidade tradicional”. 

Facilidade com a transformação digital 

Entre os clientes que buscam a transformação digital para solucionar problemas, Rodrigo Tavares, Gestor Comercial na AccountTech ressalta que “é normal ouvirmos profissionais do setor imobiliário, por exemplo, falando que esqueceram de emitir a sua nota e por isso não vão receber pelo serviço prestado. Consequentemente, as empresas acabam pagando altos impostos”.  

Por conta disso, Silva e Tavares acreditam que uma das razões para a busca por transformações digitais, seja em forma de softwares, aplicativos ou plataformas, é justamente para ter o acompanhamento dos processos de cada serviço realizado. 

Para mais informações, basta acessar: http://www.accounttech.com.br/ 

 



Busca por turismo sustentável ganha importância no Brasil

Boas práticas ambientais, sociais e de governança, dentro da agenda ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), já estão entre os principais valores exigidos pelos consumidores e devem ganhar ainda mais importância nos próximos anos. No setor de turismo não será diferente: segundo o Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com para o ano de 2021, 96% dos brasileiros dizem que querem se hospedar em uma acomodação sustentável em 2022 – um aumento considerável em relação ao ano de 2016 (80%), quando a pesquisa em torno das viagens sustentáveis foi conduzida pela primeira vez.

Além da preocupação com a sustentabilidade, para seguir as práticas do ESG, as empresas precisam ser engajadas socialmente, com políticas de diversidade para o ambiente de trabalho e projetos que reduzam a desigualdade na sociedade. Na parte de Governança Corporativa, uma organização ESG precisa cuidar da integridade dos processos corporativos, preservando a independência do conselho de administração e investindo em formas para impedir casos de corrupção, discriminação e assédio.

O Ministério do Turismo definiu iniciativas para a implementação de turismo sustentável até esse ano de 2022. Práticas como a integração da produção regional à cadeia produtiva do turismo estão inclusas nessas metas e se traduzem em uma série de programas e ações.

Para Danielli Nobrega, gerente nacional de sustentabilidade da ICH Administração de Hotéis (Intercity Hotels, Yoo2 e Tru by Hilton), “esse perfil do turista brasileiro, mais preocupado com as questões sociais e de sustentabilidade ao viajar, exige que os hotéis continuem desenvolvendo produtos e serviços que agradem, mas que também tenham compromisso com a sociedade nos âmbitos ESG”. Além disso, segundo ela, “o setor de turismo como um todo devem buscar uma relação mais transparente com os consumidores”.

De acordo com o estudo realizado pela Nielsen, Estilos de Vida 2019, os brasileiros estão cada vez mais sustentáveis e conscientes: 42% estão mudando os seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente; 30% estão atentos aos ingredientes e material que compõe o produto e serviço e 65% não compram de empresas associadas a trabalho escravo.

“As próximas gerações estão criando uma forma de consumo mais voltado para os valores das empresas e seu impacto no mundo. As empresas que se adequarem a esta nova realidade poderão colher frutos em seus demonstrativos contábeis”, finaliza Nobrega.

Para mais informações, basta acessar https://www.intercityhoteis.com.br/



Razer anuncia mouse Viper V2 de alta performance

A Razer acaba de anunciar o Viper V2 Pro, um mouse gamer ultraleve e sem fio ideal para jogos competitivos. Com tecnologias de ponta exclusivas e projetado com ajuda de jogadores profissionais, é 20% mais leve do que o mouse Viper Ultimate, e estabelece um novo padrão de qualidade para eSports com uma combinação de switches de última geração, maior duração de bateria e o inédito sensor óptico Focus Pro 30K.

Mais rápido. Mais leve. Mais mortal
“Pensamos cuidadosamente em cada detalhe do Viper V2 Pro para garantir que o menor peso não prejudicasse outros recursos”, disse Chris Mitchell, chefe da divisão de jogos para PC da Razer. “Não se tratava apenas de fazer um periférico mais leve. Tanto jogadores profissionais de esportes eletrônicos quanto a comunidade gamer que usa mouses para jogar tiveram papel significativo no desenvolvimento do Viper V2 Pro, seja com comentários sobre aprimoramentos de switch ou sensor, ou com algo mais simples, como feedbacks sobre o tamanho dos botões laterais.”

Utilizando um protótipo da nova versão do Viper, Jimmy “Marved” Nguyen, jogador profissional de VALORANT da OpTic Gaming bateu o recorde de mais kills durante o VALORANT Champions Tour (VCT) de 2022, com 35 no total, o que lhe rendeu o título de MVP das Grandes Finais. Neste torneio, a OpTic Gaming foi a grande campeã e a nova geração do Viper teve sua importância antes mesmo do lançamento.

Desempenho máximo na ponta dos dedos
O sensor óptico Focus Pro 30K, da Razer, que está sendo revelado junto com o Viper V2 Pro, atinge uma incrível precisão de resolução completa de 99,8%. O novo e poderoso sensor conta com funcionalidades de inteligência arficial para melhorar o desempenho nos mais altos níveis de gameplay, inclusive com recursos como o Smart Tracking, o Motion Sync e o Asymmetric Cut-off, este último aprimorado para suportar até 26 níveis granulares de altura (a versão anterior, presente no Viper Pro, tinha três níveis).

Essa grande possibilidade de customização permite aos usuários definirem, por exemplo, a distância em que o sensor fará a leitura ao levantar e ao retornar o mouse ao mousepad (lift-off distance), ajustando-a perfeitamente ao seu estilo de gameplay.

O Viper V2 Pro também apresenta Switches ópticos de terceira geração da Razer para uma experiência mais tátil, maior vida útil do periférico, zero problema de cliques duplos e nenhum atraso de debounce. Os novos switches têm ainda um ciclo de vida de até 90 milhões de cliques, um aumento de mais de 25% em relação à geração anterior.

Para os profissionais
Cada aspecto de um mouse gamer é importante para o jogador profissional de eSports. Por isso, o Viper V2 Pro agora é recarregável por cabo USB tipo C e conta com um botão de controle de DPI na parte inferior, permitindo a personalização da sensibilidade em tempo real e sem necessidade de acesso a um software. Fitas de aderência pré-cortadas no formato do Viper V2 Pro, um cabo de carregamento Razer Speedflex e um extensor de cabo USB HyperSpeed de 2,4 GHz também acompanham o mouse, garantindo que qualquer jogador esteja preparado para o sucesso, não importa seu estilo.

Preço sugerido e disponibilidade no Brasil
O Viper V2 Pro chegará ao mercado nacional em agosto, com opções nas cores preto e branco. Seu preço sugerido é de R$ 1.200,00. Para mais informações acesse aqui.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Região de Campinas recebe torneio internacional de Beach Tennis

Com atletas de ponta do Brasil, Itália, Rússia, França, Espanha Venezuela, Alemanha, Argentina, Portugal, Japão, Letônia, Aruba e Estados Unidos já confirmados, o maior complexo de Beach Tennis do mundo, o CT Lucas Sousa, em Valinhos, recebe entre os dias 2 e 5 de junho o torneio internacional ITF World Tour Valinhos BT400. Além de garantir 400 pontos aos vencedores – uma das maiores pontuações dentro do Beach Tennis – o evento também vai distribuir US$ 35 mil em premiações para a categoria profissional feminina e masculina.

Dentre os principais nomes da modalidade no mundo, o ITF World Tour Valinhos BT400 terá a presença do líder mundial masculino do ranking da ITF (International Tennis Federation), o russo Nikita Burmakin, que mesmo com seu país em guerra já confirmou presença. Com 800 atletas já inscritos, a expectativa é que este número chegue a 1.000 até a competição.

O torneio internacional, com supervisão da Federação Paulista de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis e da própria ITF, terá jogos profissionais e amadores, distribuídos em diversas categorias. Os jogos terão início na quarta-feira, com o qualifying e se estenderão até o domingo. As finais profissionais masculina e feminina acontecerão no sábado. A Sportv vai transmitir as partidas diariamente dentro de sua programação.

Lucas Sousa, organizador do evento, conta que trazer uma competição desse nível para a região de Campinas é uma oportunidade para que praticantes do Beach Tennis tenham contato direto com os principais nomes da modalidade no mundo e acompanhem jogos de alto nível.

“Assim como no Brasil, a prática da modalidade na região vem crescendo a cada ano e já soma mais de 50 mil praticantes”, explica Sousa, para ressaltar a importância de uma competição desse nível. “Além do grande número de pessoas jogando, nossa região também virou um polo formador de atletas de alto nível que estão entre os primeiros colocados no ranking nacional e integrando seleções paulista e brasileira, o que torna o evento ainda mais significativo.”

O complexo Lucas Sousa em Valinhos é considerado o maior do mundo, com 40 quadras. Para este evento, serão utilizadas 30 quadras, sendo uma delas a arena principal, que receberá os principais jogos profissionais, com arquibancada e espaços vips.

Para o evento, onde deverão passar cerca de 5 mil pessoas, o complexo contará com uma completa infraestrutura com um boulevard com 14 lojas, restaurantes para atender o público, além de comodidade da área onde ele está construído.



É possível vender mais investindo menos em anúncios?

Com o advento da internet a necessidade de destacar-se em meio a um mar de outras empresas é crescente, o marketing digital permitiu a democratização do acesso a ferramentas de anúncios, antes restritas apenas a empresas com departamentos e investimentos robustos em marketing. Anúncios são muito utilizados como ferramenta principal de captação de leads (clientes em potencial), mas demandam investimento e conhecimento do público-alvo. Uma alternativa orgânica muito utilizada é a Otimização dos Mecanismos de Busca, o SEO.

Uma pesquisa feita pelo próprio Google revelou que diariamente são feitas 3,5 bilhões de pesquisas utilizando mecanismos de buscas, e o SEO consiste no desenvolvimento de estratégias de otimização dos conteúdos do seu site para que ele se destaque em meio as pesquisas orgânicas. A mesma pesquisa comprovou que os cinco primeiros links da página de pesquisa do Google recebem cerca de 67% dos cliques dos usuários, com uma taxa de 14% de conversão de leads, resultados bastante expressivos quando comparados a outros tipos de estratégias orgânicas.

Segundo Felipe Jacobini, especialista em marketing digital e CEO da Agência UPLevel Marketing Digital, “Investir em SEO é um grande passo para solidificar a sua empresa no mundo digital, pois utiliza estratégias que não envolvem a compra de espaços de mídia, reduzindo os custos de aquisição de clientes e aumentando o tráfego orgânico, número de Leads e o retorno sobre investimento de maneira muito significativa a médio e longo prazo.”

Todo esse ranqueamento de pesquisas é feito através de inúmeros algoritmos e automatizações, segundo o próprio Google, mais de 200 itens são avaliados para definir o posicionamento de um site nas pesquisas orgânicas. “É impossível sabermos como funcionam individualmente os critérios internos de avaliação do Google, porém, é consenso que fatores como: Qualidade e relevância do conteúdo publicado, produção de textos para blogs, uso de palavras-chave, velocidade de carregamento da página, escaneabilidade do texto, linkagem interna de conteúdos semelhantes no próprio site, linkagem externa do seu conteúdo em sites relevante e naturalidade do texto, são estratégias fundamentais para melhorar o rankeamento do seu site nos mecanismos de busca” reforça Felipe Jacobini.

Em 2020, empresas nativas dos EUA investiram cerca de US$ 79 bilhões em serviços de Otimização dos Mecanismos de Busca, um aumento de 20% quando comparado ao mesmo período no ano de 2016, indicadores que comprovam o crescimento da importância que empresas de micro, pequeno, médio e grande porte dão ao SEO de seus sites.

“O SEO deixou de ser diferencial e passou a ser fundamental para o sucesso de qualquer negócio presente na internet, afinal, 97% dos brasileiros utilizam mecanismos de busca ao navegar pelo mundo digital” conclui Felipe.

Para saber mais sobre marketing digital, basta acessar



PL que prevê instalação de telas em condomínios é aprovada

Foi aprovado na Câmara dos Vereadores de Natal, no início de abril, um Projeto de Lei que prevê a instalação de grades e telas de proteção em áreas comuns de risco de acidentes nos novos condomínios da cidade. O texto, elaborado pela vereadora Nina Souza (PDT), passou pela casa legislativa no dia 6 de abril, onde foi aprovado por unanimidade, e espera a aprovação do prefeito Álvaro Dias (PSDB).

A PL foi concebida entre dois acidentes: o primeiro, em 2020, após a queda de uma criança de 5 anos do 9º andar de um condomínio de alto padrão em Recife; e o segundo, após a queda de outra criança de um ano do décimo andar de um prédio em Nova Parnamirim, na Grande Natal, em abril deste ano.

De acordo com o texto aprovado em plenário, a regra diz respeito a empreendimentos que ainda não foram entregues aos moradores e trata somente de áreas comuns dos condomínios, tanto residenciais como comerciais. Com isso, elementos como beirais, corredores, fossos, janelas, lajes, telhados e varandas de áreas comuns deverão ser protegidos por telas ou grades.

Segundo o PL, o descumprimento deve acarretar em multa que pode chegar a R$ 30 mil. Para os condomínios que foram construídos antes da lei, fica apenas a recomendação, sem possibilidade de punição. Para Joabson Costa Almeida, proprietário da Telas de Proteção SP, empresa especializada na instalação e manutenção de telas na Grande São Paulo, as telas deveriam ser obrigatórias em todos os apartamentos do Brasil. 

“Todos os municípios brasileiros deveriam tornar obrigatório a instalação de telas de proteção, principalmente em apartamentos residenciais. Esse instrumento é essencial para a segurança de uma família, que pode evitar tragédias de valores incalculáveis, como a perda de um ente querido por acidentes”, afirma.

Neste sentido, para Almeida, a aprovação da lei que prevê a instalação obrigatória de telas de proteção e grades em áreas comuns de condomínios em Natal é uma medida que deve ser sancionada pela Prefeitura da capital potiguar e que poderia, inclusive, ser replicada em outras cidades. “Avalio como muito importante para a segurança uma lei que obrigue fazer as instalação das redes, principalmente em prédios e condomínios”.

De forma síncrona, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga as construtoras a entregar apartamentos residenciais com redes de proteção ou equipamentos análogos. Segundo a Agência Câmara de Notícias, a proposta foi aprovada na forma do substitutivo ao PL 2591/19 e cabe ao Poder Executivo regulamentar a nova norma no âmbito dos entes federativos. O texto prevê multa por descumprimento, tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Instalação de telas exige atenção

O proprietário da Telas de Proteção SP explica que é necessário observar algumas especificidades para a instalação de telas e grades em prédios. “Para proteger crianças e pets, como gatos e cachorros, são recomendadas redes de 5×5 e, para pássaro, 3×3″, afirma. “Também vale destacar que todas redes têm que seguir as normas de qualidade e que a proteção deve ser instalada sempre quando a altura ultrapassar dois metros de altura”, complementa.

Dados da Abrassp (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais) e da Receita Federal demonstram que mais de 68 milhões de pessoas vivem nos mais de 500 mil condomínios registrados no país.

Já o número de acidentes domésticos passou de 18 mil ao ano em 2019 para 32 mil casos anuais em 2020, primeiro ano da pandemia de Covid-19 no Brasil – quando as crianças passaram a ficar mais tempo em casa, por conta das medidas de quarentena e isolamento social -, conforme informações do Ministério da Saúde. 

Para mais informações, basta acessar: https://telasdeprotecaosp.com.br/



Saúde mental dos estudantes pós-pandemia impõe maior atenção na rotina escolar

Uma pesquisa realizada pelo governo de São Paulo em parceria com o Instituto Ayrton Senna revelou que dois em cada três (ou seja, 70%) estudantes do 5º a 9º ano do ensino Fundamental e Ensino médio da rede estadual de São Paulo apresentam sintomas de depressão e ansiedade. O levantamento contou com a participação de 642 mil alunos no âmbito do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Ainda não foram divulgadas pesquisas sobre o tema em Minas Gerais, mas nos últimos meses, foram registrados diversos casos de violência nas escolas do estado. Conforme dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, em 2022, com a volta total das atividades – exceto na rede do Estado, cujo ano letivo começou em abril por conta de greve -, houve 68 ocorrências de lesão corporal e outras 82 de agressões.

Segundo avaliação da psicóloga escolar do Sistema Gabarito de Ensino, Maria Carolina Rodrigues Tomé, a questão do bullying e da violência se aprofundaram em resposta à pandemia. “Antes da pandemia, esse movimento já estava acontecendo, com episódios de intolerância às diferenças e diversidade de opiniões. Dependendo do nível escolar, principalmente no Fundamental 2, fase na qual as crianças estão começando a desenvolver sua identidade jovem, a exclusão acontece de maneira mais intensa, até como um sintoma de insegurança e sentimento de inadequação dos jovens de 10 a 14 anos. Esse fenômeno ganhou uma superdimensão porque as pessoas ficaram isoladas em suas casas e deixaram de estabelecer relações sociais de qualidade, voltando para a escola com resquícios de uma vivência muito individualista/individualizada. Então, lidar com a opinião do outro, com o convívio social, com as diferenças, com regras e com a mediação de conflito, gerou um cenário mais delicado e complexo de gerir”, avalia.

A questão do impacto do isolamento social no comportamento humano vem sendo estudada há um tempo pela psicologia social: a questão dos transtornos de ansiedade e depressão, a sensação de pouca motivação, de fracasso, irritabilidade, insônia, tudo já era previsto em situações de falta de contato social. “Quando você isola as pessoas do contato humano – porque nós somos essencialmente sociais – você tira delas a essência de sua humanidade, então o corpo e a mente começa a responder de maneira aguda. Nesse cenário, realmente o avanço e crescimento dos transtornos mentais foi assustador, com muita busca por atendimentos na área de saúde mental. Nunca foi tão nítido e concreto a noção de que precisamos do outro para nos constituir, essa perspectiva cabe, também à escola e à aprendizagem”- diz a psicóloga.

Volta às aulas

Com o retorno às atividades escolares, as instituições de ensino precisaram se adaptar à nova realidade para promover o acolhimento dos alunos. “Desde o início do ano nós estamos discutindo com toda a equipe pedagógica ações dentro de sala de aula que gerem acolhimento ao aluno. Ao professor foi orientado que abrisse espaço de debate sempre que o tema surgisse para privilegiar a escuta ativa. O Gabarito sempre teve espaço de acolhida, nós promovemos a psicologia escolar como um lugar de acolhimento, orientação de pais e aluno, e agora nós estamos com um projeto muito interessante que chama Gente em Rede para todas as pessoas que fazem parte da formação do aluno, como funcionários, professores, gestores pedagógicos e famílias com a possibilidade de fazer diagnósticos entendendo onde nosso aluno está e para onde que nós devemos ir. Então são movimentos da instituição entender de forma generalizada a importância do acolhimento”, concluiu.

As escolas podem contribuir também para uma melhor saúde mental dos alunos quando percebem que houve uma “defasagem” cognitiva e geram a possibilidade de conquista desse aprendizado. Com calma, construindo isso com os alunos para que eles se sintam seguros na aprendizagem. “Eu percebo que os estudantes chegaram com muitas questões de aprendizagem e isso gera muita ansiedade, então muitos alunos perderam ou diminuíram a capacidade de escrita, de leitura, de produção de texto, de capacidade lógico matemática, e quando chegam na sala e têm que desenvolver um raciocínio mais complexo e não conseguem isso gera uma ansiedade enorme, um sentimento de fracasso. Portanto se a escola conseguir evitar que isso aconteça já é meio caminho andado.” argumenta Maria Carolina.

Aos familiares dos estudantes orienta-se compreender e ter tranquilidade de que o aprendizado que foi perdido vai ser ganho aos poucos. Se a família entende isso vai cobrar menos do aluno e vai também entrar no processo de acolhida, de compreensão, que esse conhecimento vai ser ganho aos poucos. “Mas ao mesmo tempo, é muito importante que as famílias fortaleçam a autonomia dos filhos, estabeleçam boas rotinas de estudo, entendam que mesmo que o filho esteja muito fragilizado ele vai conseguir se resgatar e se reconstruir, então a família acolhe, mas também gera o impulso que estimula a autonomia. A base das nossas relações são nossas famílias, a partir da crença familiar, do apoio, é que o filho vai caminhar”, finaliza a psicóloga.



Futurecom retoma evento presencial este ano como principal conexão do ecossistema das TICs

Este é o ano que marca a retomada do Futurecom na versão presencial para o encontro de toda comunidade das TICs no São Paulo Expo, entre 18 e 20 de outubro.

A promotora Informa Markets aposta fortemente no evento, composto do congresso e da grande exposição de fabricantes, desenvolvedores de soluções e acadêmicos, que reuniu 250 expositores, 30 mil visitantes e 4.800 congressistas na edição de 2019.

Futurecom é hoje a maior plataforma de conexão com o mercado durante todo o ano, fomentando oportunidades de negócios, desenvolvimento socioeconômico e sustentável, proporcionando conteúdo relevante e favorecendo o networking.

Para Hermano Pinto, diretor do Portfólio de Tecnologia e Infraestrutura da Informa Markets, “o maior objetivo da plataforma Futurecom é trazer para o debate temas e pautas propositivas para o desenvolvimento econômico do País por meio das possibilidades da tecnologia e, agora, da rede 5G”.

Hermano complementa que o objetivo da plataforma híbrida Futurecom, além de gerar oportunidades, “é prover conteúdo, discutir legislação com participação do governo e levantar as tendências que impulsionam o ecossistema de tecnologias, conectem pessoas, negócios e indústrias”. Ou seja, identificar as conquistas e desafios de hoje e orientar até onde podemos chegar amanhã.

Evento Físico
O encontro presencial terá espaços para a disseminação do conhecimento e o networking dos participantes e congressistas. Um desses espaços é a área destinada ao Future Congress, agora remodelada unindo as diferentes trilhas e também os palestrantes e congressistas em um só local.

Já o Espaço Provedores será dedicado às pequenas e médias operadoras e desenvolvedoras de produtos e soluções para demonstração de seus portfólios a mais de 29 mil profissionais qualificados que visitam o evento.

O Cloud Xperience será onde as empresas de tecnologia com foco em Cloud, Virtualização, IA, Machine Learning, Cibersegurança ganharão destaque em localização próxima aos auditórios do congresso.

O Startup Futuretech é a área projetada para relacionamento entre as diversas empresas dos mais variados segmentos do Ecossistema da Transformação Digital, com rodadas de negócios das startups com o público presente.

Na Ilha Connectivity & Beyond, as operadoras vão apresentar soluções para além da conectividade, traçadas para diversas indústrias, com novas receitas e novos mercados. Por fim, e para cumprir um dos principais objetivos do encontro, o Lounge 4 CORP é a materialização do Programa de Relacionamento do Futurecom.

Reunião Temática
Para apresentar as novidades e provocar os temas a serem debatidos no Futurecom, Hermano Pinto comandou a primeira Reunião Temática deste ano com a participação de empresas e associações representativas dos segmentos de tecnologia e telecomunicações. O objetivo foi levantar tendências e possibilidades de inovação, tendo como um dos principais personagens a rede 5G.

Realizado na sede da KPMG Brasil, em São Paulo, o evento promoveu o debate entre profissionais e especialistas, que reafirmaram a necessidade de expansão da conectividade, as possibilidades de novos negócios proporcionados pela rede 5G e a integração de todo o ecossistema do setor. A soma desses fatores tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico do País e melhorar a qualidade de vida.

O público contribuiu muito em torno dos temas propostos como a expansão da conectividade e a integração das cadeias dos ecossistemas e verticais de negócios. Foram levantados assuntos sobre compartilhamento de infraestrutura, possibilidades de evolução das aplicações e benefícios trazidos pela nova rede 5G, valor agregado, segurança – tema sensível – e legislação, tudo isso para os mais diversos setores.

Marcio Kanamaru, sócio-líder de Tech, Media e Telecom da KPMG no Brasil e na América do Sul, compartilha da mesma opinião.

“As oportunidades geradas pela rede 5G são praticamente infinitas porque as características como baixa latência, altíssima velocidade, fatiamento das funções de rede e uma série de outras capacidades são diferenciais determinantes para habilitar a inovação.”, explica o executivo.

“Do ponto de vista dos benefícios à sociedade, temos a expectativa de que o 5G vá fechar um gap tecnológico e democratizar a comunicação. Hoje, temos 3,7 bilhões de pessoas que não têm acesso à internet, sendo que 600 milhões são por falta de cobertura e o restante por falta de recursos financeiros.”, exemplifica.

O executivo enfatiza que o leilão do 5G “tem um impacto social importante para ampliar o acesso, por exemplo, nas escolas e diversos outros segmentos que vão levar a comunicação para todas as pessoas”. “Esses são o legado e a missão importantes que temos de trazer.”

Nesse contexto, a Reunião Temática estimulou a discussão em torno da adequação das soluções e tecnologias para maior eficiência energética. Também abordou demandas como a de casas conectadas e a necessidade de dispositivos específicos de Internet das Coisas (IoT).

São questões lembradas pela urgência causada não só pela pandemia, mas, principalmente, pelo envelhecimento da população. São pontos abordados como benefícios da tecnologia para a sociedade, entre eles tornar mais sustentável o descarte de resíduos e o consumo de utilities como água, gás e energia.

Alguns dos casos citados foram o de lixeiras inteligentes, identificação de vazamento de água e esgoto por meio de fibras ópticas e bueiros inteligentes.

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