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Sophos descobre semelhanças entre código no botnet Dridex e ransomware Entropy

A Sophos divulgou uma nova pesquisa intitulada “Dridex Bots Deliver Entropy in Recent Attacks” que detalha as semelhanças de código entre o botnet de uso geral Dridex e o ransomware ainda pouco conhecido Entropy. De acordo com a empresa, as equivalências em questão estão no software utilizado para ocultar o código do ransomware, nas sub-rotinas de malware projetadas para encontrar e ofuscar comandos (chamadas de API) e nas usadas para descriptografar o texto.

A companhia descobriu as semelhanças ao investigar dois incidentes em que os invasores usaram o Dridex para lançar o ransomware Entropy. Esses ataques tiveram como alvo uma empresa de mídia e uma agência governamental regional, e se apoiaram em versões personalizadas e especialmente criadas da biblioteca de link dinâmico (DLL) do ransomware Entropy com o nome do alvo incorporado no código.

Em ambos os casos, os cibercriminosos implantaram o Cobalt Strike em alguns dos computadores-alvo e exfiltraram dados para provedores de armazenamento em nuvem por meio da ferramenta de compactação WinRAR, antes de lançar o ransomware em computadores desprotegidos.

“Não é inédito que os operadores de malware compartilhem, peçam emprestado ou roubem o código uns dos outros, seja para economizar o esforço de criar criptografias próprias, enganar intencionalmente ou distrair os pesquisadores de segurança. Essa abordagem dificulta o processo de achar evidências que corroborem com uma ‘família’ de malware relacionado ou identificar ‘sinalizadores falsos’ que podem facilitar o trabalho dos invasores e dificultar a ação dos investigadores”, conta Andrew Brandt, principal pesquisador da Sophos.

“Nesta pesquisa, a Sophos se concentrou nos aspectos do código do Dridex que os operadores do Entropy aparentemente usaram para tornar a detecção mais difícil. Isso inclui o código do empacotador de software, que impede a análise estática do malware subjacente; uma sub-rotina usada para ocultar as chamadas de comando (API) e outra para descriptografar strings de texto incorporadas ao malware. Além disso, os pesquisadores descobriram que as sub-rotinas em ambos os malwares têm um fluxo de código e lógica fundamentalmente semelhantes”, completa.

Métodos diferentes de ataque
Apesar de encontrar semelhanças no código, os pesquisadores detectaram algumas diferenças notáveis. No ataque à organização de mídia, os criminosos usaram o ProxyShell para direcionar um servidor Exchange vulnerável e instalar um web shell remoto que mais tarde usaram para espalhar transmissores Cobalt Strike para outros computadores. Os invasores ficaram na rede por quatro meses antes de lançar o Entropy, no início de dezembro de 2021.

No ataque à organização do governo regional, o alvo foi infectado com o Dridex por meio de um anexo de e-mail malicioso. Os invasores usaram o Dridex para infiltrar um malware adicional e se mover lateralmente na rede do alvo. A análise do incidente mostra que aproximadamente 75 horas após a detecção inicial de uma tentativa de login suspeita em uma única máquina, os invasores começaram a roubar dados e movê-los para uma série de provedores em nuvem.

Como se proteger
A investigação descobriu que, nos dois casos, os cibercriminosos conseguiram tirar proveito de sistemas Windows vulneráveis e sem atualização, além de se apoiar em ferramentas legítimas. A aplicação regular de patches de segurança e a investigação ativa de alertas suspeitos por investigadores de ameaças e equipes de operações de segurança ajudam a tornar mais difícil para os invasores obter acesso inicial a um alvo e implantar um código malicioso.

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Priscilla Cortezze será a nova Head de Comunicação Corporativa do grupo VW

O grupo VW terá uma nova Head de Comunicação a partir de maio. Priscilla Cortezze será a responsável pelas atividades globais de comunicação externa do grupo Volkswagen. Ela atuará para fortalecer a reputação entre os stakeholders construindo a confiança necessária para a estratégia NEW AUTO do Grupo Volkswagen ao lado do novo conselho de administração.

Em sua nova posição, Priscilla aconselhará diretamente os membros do conselho do grupo em todas as atividades de comunicação estratégica e desenvolverá mensagens para a mídia internacional. Os principais grupos-alvo abrangem mídias de negócios internacionais, jornais diários, estações de TV e rádio, bem como plataformas digitais e sociais.

A sua equipe também tem a importante função de garantir uma mensagem única e alinhada em todas as marcas e regiões sobre negócios relevantes e tópicos estratégicos do Grupo Volkswagen.

Priscilla reportará a Nicole Mommsen, Head de Comunicação Global do Grupo Volkswagen, e ficará baseada em Wolfsburg, na Alemanha. Ela é a primeira profissional brasileira a desempenhar um papel de liderança global na Comunicação da companhia.

“Estou muito feliz que, com a chegada da Priscilla, ganhamos uma profissional de alto nível vinda de nossa própria equipe para assumir a Comunicação Corporativa do Grupo. Priscilla apoiou a virada de nossos negócios no Brasil com uma abordagem de comunicação moderna e orientada à tecnologia e está apta a desempenhar um papel de liderança no processo de mudança de nossa comunicação do Grupo”, disse Nicole Mommsen, Head de Comunicação do Grupo VW.

“Com nossa equipe de liderança diversa, ajudaremos a impulsionar a transformação do Grupo VW em direção ao NEW
AUTO, com novos formatos e conteúdos diferentes”, disse Nicole.

“Priscilla fez um trabalho excepcional de transformação da imagem da Volkswagen na região da América do Sul, tornando a marca mais digital e humana, apoiando o lançamento da maior ofensiva de novos produtos em nossa história. Ela é apaixonada por novas tecnologias e sua trajetória na região é marcada por seu entusiasmo pela inovação e pelo bom relacionamento com a equipe e nossos stakeholders”/, declarou Pablo Di Si, chairman executivo da Volkswagen na América Latina.

Priscilla ingressou na Volkswagen Região SAM, em 2018, como Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, tornando-se membro do Comitê Executivo na região. Desde setembro de 2021, ela ampliou suas funções como Head de Sustentabilidade na Volkswagen do Brasil. Iniciou sua carreira como jornalista especializada na indústria automotiva e ocupou posições de liderança no Brasil em Relações Públicas na Microsoft e no Citibank.

Priscilla é formada em Jornalismo, com especialização em Comunicação, Marketing e Assuntos Governamentais. Em 2019, completou o programa de Treinamento de Liderança Executiva (STC) da FDC/Kellogg School e, em 2014, concluiu o Programa de Desenvolvimento de Liderança Feminina da UCLA Anderson School of Management.

A sucessão de Priscilla será anunciada posteriormente.

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Pandemia escancara fraquezas, mas avança entrada de novos tratamentos na saúde

22/05/2019 - Igor Zanetti - Baxter

Por Igor Zanetti *

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deu um grande passo, em 2021, ao modificar o processo de submissão de procedimentos para o rol de cobertura dos planos de saúde. Antes, o processo tinha que respeitar uma janela de submissões que se abria a cada dois anos. Ou seja, um tratamento com potencial para mitigar sintomas ou até salvar vidas poderia ter que aguardar o período de dois anos para ser avaliado e incorporado na lista de coberturas obrigatórias.  Agora, a submissão de uma tecnologia registrada na ANVISA pode ser feita a qualquer tempo e essa poderá ser imediatamente integrada à lista de cobertura dos planos de saúde, desde que atenda aos critérios técnico-econômicos de avaliação pela ANS.

Um dos efeitos claros da pandemia foi tornar mais evidentes as fraquezas no setor de saúde, não só em termos de investimento, mas de estrutura. Uma das consequências claras foi o atraso na realização de procedimentos eletivos, que foram adiados tanto por falta de capacidade dos hospitais, quanto por receio dos pacientes por conta da COVID-19. Alguns procedimentos, neste momento, já passaram da categoria de eletivos para emergenciais. Do lado dos pacientes, esses adiamentos poderão trazer complicações graves, e o impacto completo disso só deverá ser quantificado nos próximos anos. Já do lado do sistema de saúde como um todo, espera-se uma elevação de custos como consequência de complicações e agravamento de quadros, além de filas para realização de procedimentos.

Em meio à tempestade dos últimos dois anos, no entanto, alguns progressos puderam ser vistos e merecem ser elogiados, como o caso da ANVISA se desdobrando para avaliar a eficácia de vacinas e medicamentos para a COVID em tempos recordes, com a transparência e a seriedade que o trabalho de uma agência regulatória requer. Paralelo a isso, a CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) teve uma demanda alta e não prevista de avaliação de tecnologias e diretrizes para a COVID-19, como foram com os casos de uso do oxigênio, intubação e ventilação mecânica, tratamentos medicamentosos e vacinas, entre outros. Talvez por essa razão, a tão esperada trombectomia mecânica – uma das mais avançadas terapias para tratar pacientes vítimas de acidente vascular cerebral isquêmico – tenha tido sua incorporação no SUS atrasada em relação ao cronograma original da CONITEC, e ainda não esteja disponível aos pacientes. A trombectomia mecânica tem eficácia comprovada na redução de sequelas, e é a única modalidade não medicamentosa de tratamento disponível no Brasil. A previsão mais otimista é de que esteja disponível na rede pública neste semestre.

A pandemia também fez com que a saúde ganhasse espaço nos debates e nas agendas da sociedade como um todo. Nunca se falou tanto em medicina quanto atualmente, e isso é uma vitória para o setor. Mas além do cenário desafiador provocado pela COVID-19, que sacudiu o setor do dia para a noite, o mercado ainda teve que lidar com um planejamento anual incerto. Para aqueles que realizam transações a partir do estado de São Paulo, houve o forte impacto da retirada da isenção do ICMS no estado ao longo de 2021, ação que só foi revertida pelo governo paulista a partir de janeiro deste ano. E, mais recentemente, o setor foi surpreendido com a Portaria nº 3693 de 2021. A norma reviu a tabela SUS para alguns procedimentos cardiovasculares, que tiveram redução dos valores de reembolso para o setor público. A reflexão aqui não é criticar ou apoiar, mas ilustrar alguns dos entraves no longo período pandêmico que já perdura um pouco mais de dois anos.

Estou otimista, por outro lado, com o avanço das discussões e com a conscientização do mercado, que se mostra cada vez mais aberto à avaliação de medidas que contribuam para a sustentabilidade do setor. A pandemia antecipou e fomentou debates importantes nesse sentido. Embora seja triste saber que o avanço foi impulsionado por uma crise que deixou mais de 620 mil mortos no Brasil, não podemos deixar de olhar a metade cheia do copo. Talvez esse seja o caminho para uma saúde mais digna para a população nas próximas décadas, e de uma maior capacidade para lidar com cenários de crises.

* Igor Zanetti É diretor de Acesso e assuntos corporativos da Medtronic Brasil

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Dell lança no Brasil os primeiros monitores do mundo com a tecnologia IPS Black

A Dell anunciou o lançamento de três novos monitores em seu portfólio para o mercado brasileiro. São modelos que contam com recursos focando no alto desempenho e na qualidade de imagem, incluindo, em dois deles, a nova tecnologia IPS Black.

Dell Ultrasharp U2723QE e U3223QE
Entre os lançamentos, estão os modelos DellUltrasharp U2723QE e Dell Ultrasharp U3223QE, que são os primeiros monitores do mundo a contarem com certificação IPS Black, tecnologia que aprimora os níveis de cor preta mantendo os ângulos de visão amplos de um IPS tradicional.

Com resolução 4K e em opções de 27 e 32 polegadas, esses monitores cobrem 100% da paleta de cores sRGB, além de serem compatíveis com HDR400, para reproduzir conteúdo compatível com contraste superior de 2.000:1 e uma gama mais ampla de cores com 100% Rec. 709 e98% DCI-P3.

Os monitores também entregam alta conectividade, funcionando inclusive como hub USB-C. É possível conectar teclado, mouse, cabo de internet diretamente no monitor e a conexão com o notebook é feita através de um único cabo. Um ponto de destaque é que ao conectar o notebook ao monitor, o notebook recebe energia diretamente do equipamento, não sendo necessário utilizar uma fonte externa de energia somente para o computador.

A versatilidade dos equipamentos inclui também a possibilidade de conectar dois computadores ao monitor de forma simultânea, trabalhando com as imagens lado a lado com comandos por meio do mesmo conjunto de teclado e mouse (conectados ao monitor).

Os lançamentos chegam ao mercado com a tecnologia ComfortView Plus, que combina recursos de software e hardware para reduzir a emissão de luz azul, que é prejudicial à saúde, sem ocasionar distorções na apresentação e fidelidade das cores.

“Com a tecnologia IPS Black, conseguimos entregar níveis de cor preta muito superiores aos modelos convencionais sem perder os amplos ângulos de visão que são característicos das telas IPS”, explica Daniel Bretas, Gerente de Marketing de acessórios da Dell. “O resultado é uma imagem com maior fidelidade e qualidade, seja para o trabalho ou entretenimento”, conclui.

Dell C2423H
O outro lançamento é o monitor Dell C2423H, que tem como foco atender as novas demandas de trabalho híbrido. Ele possui uma câmera pop-up já compatível com Windows Hello, permitindo o login por meio de identificação facial, garantindo mais segurança e agilidade ao usuário. Além disso, conta também com microfones embutidos e alto-falantes prontos para uma experiência completa e de qualidade em reuniões virtuais.

O modelo conta com com uma tela de 23,8 polegadas, resolução FullHD e cobertura de 99% sRGB. Como os demais modelos, o C2423H também está equipado com a tecnologia ComfortView Plus.

Preço e disponibilidade
Os monitores Ultrasharp U2723QE e U3223QE estão disponíveis no site da Dell a partir de R$ 5.331,00 e R$ 7.305,00 (ofertas promocionais por tempo limitado). O monitor C2423H também pode ser encontrado na loja virtual com preço inicial de R$ 2.676,00.

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OLX Brasil anuncia mais de 180 vagas de emprego

 A OLX está com 180 vagas abertas: são 58 oportunidades em áreas corporativas como Comercial (25), Marketing (13), Operações (11), Gente (4), Estratégia (3) e Finanças (2), além de 125 vagas em tecnologia, como Engenharia (100) e Produto (25). A empresa continua com o formato 100% remoto por enquanto e as oportunidades estão abertas para todo o país.

Após o processo seletivo da empresa, as novas pessoas colaboradoras passarão pelo onboarding da OLX Brasil. A etapa é importante para se familiarizar com o negócio, os valores e os processos da empresa. Para ajudá-las neste período, cada uma terá à disposição a figura do “Yoda”, um colaborador da equipe dedicado à orientação e integração dessas pessoas durante três meses.

“Aqui na OLX Brasil buscamos sempre estimular o convívio entre as equipes e realizamos adaptações nas dinâmicas de trabalho para que as relações interpessoais sejam fortalecidas. É muito importante para nós que as pessoas se sintam integradas e acolhidas durante todo o processo. Com o trabalho remoto, fazemos encontros on-line a cada duas semanas com todos os colaboradores para criar conexões entre as equipes que, muitas vezes, acabam não se conhecendo pessoalmente”, explica Christiane Berlinck, CHRO da OLX Brasil.

A empresa ainda não tem previsão para reabrir os escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas já tem definido o novo modelo de trabalho pós-pandemia: o Remote First, no qual as pessoas colaboradoras podem trabalhar presencialmente até, no máximo, duas vezes por semana, caso desejem. Este formato possibilita à empresa recrutar talentos de todo o país, proporcionando uma diversidade regional nas operações da empresa.

As novas pessoas contratadas também receberão todo suporte técnico e equipamentos para trabalharem em suas respectivas casas.

Para saber mais sobre as oportunidades da OLX Brasil, acesse o link.

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Phishing ainda é principal causa de preocupação no que se refere à segurança corporativa

Riscos ligados à cibersegurança continuarão sendo um aspecto que demanda atenção das empresas em 2022 e, dentre as principais táticas utilizadas pelo cibercrime para atingir seus objetivos, a engenharia social e o phishing ainda ocupam um lugar de destaque.

Dados do relatório Strategic Security Survey produzido pela Dark Reading apontam que, em 2021, 53% das organizações citaram o phishing (táticas que induzem o clique em links maliciosos) como causa direta de incidentes de segurança (em 2020 o percentual era de 51%). Para 58% das empresas consultadas, o phishing é a principal causa de preocupação no que se refere à segurança de endpoints e para 48% esta seria a causa mais provável de um incidente, caso ele ocorra.

Ataques miram todas as esferas da organização, e estão mais complexos
Dentre as muitas modalidades de phishing são dignas de destaque as que miram os CEOs e outros executivos de alto nível dentro das corporações, como o spear phishing (ou pesca com arpão) que ocorre a partir de um estudo prévio e coleta de dados sobre determinados usuários no intuito de fazer uma abordagem personalizada, que pode culminar com o roubo da credencial de um destes executivos (BEC ou Business Email Compromise).

De posse da credencial de um CEO o criminoso pode, por exemplo, solicitar recursos, transferências financeiras ou informações sigilosas sem levantar suspeitas em um ataque conhecido como CEO Fraud. A depender do alvo e do interesse, estes ataques podem atingir um alto grau de complexidade.

Um relatório recente divulgado pela Tempest Security Intelligence resgata o caso de um executivo de uma empresa do Reino Unido que relata uma conversa telefônica com o CEO da matriz da empresa (sediada na Alemanha), o qual solicitou a transferência urgente de mais de €200 mil para um fornecedor húngaro. Segundo o depoimento, a voz no telefone parecia em tudo com a do CEO da empresa, no entanto, a vítima na verdade conversou com um fraudador usando um sistema de deep fake.

De acordo com registros do IC3 (Internet Crime Complaint Center), órgão do FBI que centraliza queixas de golpe na Internet, o roubo de contas (de executivos ou não) gerou perdas financeiras de mais de US$ 1,7 bilhão no ano de 2019 e mais de US$ 1,8 bi em 2020. Tendo essa problemática em vista, há um consenso entre especialistas em segurança de que é fundamental que as empresas tenham soluções de Security Awareness, incluindo treinamento e conscientização para a segurança na rotina da empresa, de modo a posicionar os colaboradores como linha de frente da segurança do negócio.

Mesmo assim, há um longo caminho a percorrer. Uma pesquisa conduzida no final do ano passado pela National Cybersecurity Alliance detectou que 64% dos participantes não tiveram acesso a nenhum tipo de aconselhamento ou treinamento sobre cibersegurança.

Conscientização para os riscos
De acordo com o Gartner, existem três fatores de sucesso para um serviço de Security Awareness. O primeiro deles é ter a liderança alinhada a uma visão de conscientização da importância da segurança digital. O segundo são as métricas orientadas a resultados e indicadores comportamentais por meio de relatórios que indicam qual foi o engajamento dos colaboradores em treinamentos.

Por fim, vem a comunicação eficaz dos valores do negócio, um momento de aplicação dos insights obtidos nas etapas anteriores.

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Motorola lança seu novo flagship Edge 30 Pro no Brasil

A Motorola acaba de anunciar o lançamento do motorola edge 30 pro no Brasil!

Ele vem equipado com o processador mais avançado do mercado, um sistema de câmera de alta resolução incluindo sensores de 50MP inclusive na lente ultrawide, sensor de selfie com 60 MP e vídeos em 8K, além de tela OLED HDR10+ com mais de um bilhão de cores e taxa de atualização de 144 Hz e carregador TurboPower 68 W, o mais potente já lançado pela empresa até hoje.

Este é também o único smartphone do Brasil a oferecer dois anos de garantia.

A Motorola foi a primeira empresa no mundo a lançar um smartphone com o novo processador Snapdragon 8 Gen 1, e hoje, com o lançamento do novo Edge, colocamos essa plataforma na mão de mais consumidores. Ela proporciona recursos inovadores e aprimora a usabilidade do smartphone com Inteligência Artificial para que o usuário aproveite todo o potencial da tecnologia 5G, além de melhores experiências de jogos e câmeras com qualidade profissional.

Para os gamers, o motorola edge 30 pro traz o Snapdragon Elite Gaming, que aprimora a responsividade, fornece imagens nítidas e fluidas, além de personalizações avançadas. Graças à GPU Qualcomm Adreno, o novo membro da família edge é 30% mais potente e 25% mais eficiente do que a geração anterior.

Conectividade
O Modem Snapdragon RF X65 pode se conectar às redes 5G com velocidades ultrarrápidas e, para aproveitar ao máximo o novo espectro Wi-Fi de 6 GHz, o aparelho se conecta a velocidades de Gigabit/s ainda mais rápidas através do Wi-Fi 6E.

Câmeras triplas de alta resolução
O novo Edge possui um sistema de câmera tripla de alta resolução, com 50 MP e capaz de gravar 32 vezes mais pixels graças ao foco instantâneo e à estabilização óptica de imagem (OIS).

O aparelho conta também com um sensor híbrido de 50 MP ultra-wide e macro – podendo enquadrar 4 vezes mais informações na imagem. Já o modo macro integrado permite aproximar o objeto 4 vezes mais do que uma lente padrão — com proximidade de até 2,5 cm para capturar os mínimos detalhes. 

A câmera selfie de 60 MP permite tirar fotos em altíssima resolução. A tecnologia Quad Pixel combina cada quatro pixels em um, o que garante uma sensibilidade 4 vezes melhor em ambientes de baixa luz. 

O aparelho também grava vídeos de qualidade cinematográfica com resolução de  8K, que seguem os padrões HDR10+ – garantindo mais de um bilhão de matrizes de cor e mais de 26 milhões de pixels, a mais alta resolução possível atualmente oferecida por um smartphone. Com isso, os usuários poderão compartilhar o conteúdo de alta qualidade diretamente no YouTube e outros aplicativos que suportam HDR10+.

Tela OLED HDR10+ com taxa de atualização de 144 Hz
O aparelho tem uma tela de 6,7″ OLED HDR10+, com taxa de atualização de 144 Hz, taxa de amostragem de toque de 360 Hz com baixa latência, tecnologia de 10 bits com uma gama de cores 25% maior que seu sucessor e certificado HDR10+ para conteúdos mais vibrantes e realistas. É possível ainda ajustar os níveis de brilho e cintilação da tela para melhor visualização em qualquer tipo de luz.

Áudio
O smartphone vem com dois alto-falantes estéreos que funcionam juntos e fazem o som se movimentar de acordo com a ação na tela. O som espacial do Dolby Atmos também está presente e traz uma experiência de áudio superior –  seja via os fones de ouvido ou no próprio smartphone. Ele também conta com a tecnologia Snapdragon Sound, que entrega qualidade de áudio sem fio avançada, eliminando a diferença entre conexões com e sem fio.

Isso significa música com alta qualidade, chamadas de vídeo cristalinas, e entretenimento com sincronização perfeita via todos os fones de ouvido Bluetooth.

Ready For
O novo Edge é compatível com o sistema Ready For – com e sem fio – que amplia o poder do smartphone para telas maiores. Com o Ready For, é possível jogar games mobile e receber videochamadas na tela da TV, expandir sua área de trabalho para projetar aplicativos do celular no monitor ou usar o smartphone como um mouse ou uma webcam.

O Ready For PC chega com atualizações. O novo assistente funciona tanto no Windows 10 como no Windows 11, facilitando a conexão e seleção da experiência para os usuários, com acesso a dois sistemas operacionais em uma tela e transferência de arquivos entre dispositivos conectados.

Além disso, a Motorola manteve seu compromisso com a inclusão e com tecnologia mais inteligente para todos com suporte novo para línguas indígenas que estão ameaçadas de extinção, com a chegada da língua Cherokee (Estados Unidos), que se junta às línguas da Amazônia (Nheengatu) e do sul do Brasil (Kaingang) na interface de usuário.

Carregamento ultrarrápido
O novo Edge vem com uma bateria de 4800 mAh e o novo carregador TurboPower de 68 W. Na prática, ele chega a ser mais potente que um carregador convencional de notebook. Já incluso na caixa, ele permite carregar mais de 50% da bateria em apenas 15 minutos. O aparelho também suporta carregamento wireless TurboPower de 15W, além de permitir compartilhar a carga com outros dispositivos.

Sistema
Seguindo a tradição da Motorola, o aparelho roda uma versão pura do Android 12 sem camadas de software desnecessárias nem aplicativos duplicados. Com o My UX, os usuários podem controlar seu smartphone com gestos simples e customizar suas configurações de entretenimento.

Preço e disponibilidade
O motorola edge 30 pro estará disponível no Brasil nas cores azul e branco, com memória de 12 GB RAM e 256 GB de armazenamento interno, a partir de hoje pelo valor de R$ 6.499, na loja online da Motorola, lojas próprias e principais redes de varejo e operadoras.

O produto vem com a novidade da garantia de 2 anos. Além disso, na compra do smartphone, os clientes ganharão um par de fones de ouvido bluetooth Moto Buds 100 e um carregador wireless de 10W. A promoção é válida até o dia 31 de março de 2022 em todos os canais.

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Cappuccino: conheça o primo chique do nosso cafezinho

Não adianta a marca do produto, parece ser impossível obter em casa o mesmo cappuccino cremoso que tomamos em requintadas cafeterias. Pensando nisso, a chef Raianna Amaral e a Marajoara Laticínios decidiram revelar esse precioso segredo culinário.

Para se obter a textura e cremosidade semelhante a uma mousse, o grande segredo é a forma como se mistura os ingredientes, usando uma batedeira. “Juntando o açúcar, o café solúvel e água quente, com a batedeira você consegue atingir facilmente um textura mais cremosa e firme”, conta a confeiteira. É possível também incrementar esse cappuccino com chocolate meio amargo.

Considerado o primo chique do nosso tradicional cafezinho, o cappuccino tem sua origem na Itália, e segundo diz a lenda, a bebida teria nascido das mãos de um monge franciscano, entre os séculos XVI e XVII, Marco D’Aviano, que como muitos italianos na época, resistia à invasão Islâmica na Europa. Em uma dessas batalhas, o exército italiano impediu a entrada dos invasores no país, que em sua rápida fuga, deixaram para trás diversas sacas de café. 

O grão não era lá muito apreciado pelos italianos, devido ao seu amargor excessivo. Mas para aproveitar a prenda deixada pelos inimigos, o monge D’Aviano resolveu misturar o pó dos grãos com leite e mel. E assim, meio sem querer, surgiu o cappuccino, nome este que é uma homenagem ao seu criador, já que cappucio significa capuz e ino, um sufixo de diminutivo, fazendo uma clara referência às vestes do monge franciscano. 

Gostou? Então confira a seguir uma receita dessa deliciosa bebida:

Ingredientes

– Um colher de sopa de chocolate meio amargo em pó
– 15 gramas de café solúvel
– 120 gramas de açúcar cristal
– 200 ml de água quente
– 200 ml de leite integral

Preparo: derreta o chocolate em pó e coloque num copinho de café de plástico e deixe esfriar até endurecer. Depois misture numa batedeira o café, o açúcar cristal e água quente e bata em velocidade máxima até obter uma textura homogênea e bem cremosa. Coloque o copinho de chocolate, já endurecido, numa caneca ou xícara grande, e dentro copinho coloque a mistura feita na batedeira. Logo em seguida despeje o leite bem quente até encher a caneca.

Misture com uma colher de chá e aí é só apreciar. 

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Rumor: TSMC aceita o pedido total de modem 5G da Apple para o iPhone 14

Um novo relatório surgiu de um meio de comunicação chinês afirmando que a TSMC – fabricante de semicondutores para as principais empresas do mundo – está pronta para receber todos os pedidos de modem 5G da Apple para sua próxima série iPhone 14. 

Essas informações contradizem um relatório anterior sugerindo que a TSMC aceitará apenas uma parte dos pedidos, pois a quantidade de solicitações é enorme e a empresa busca atender a diversos fabricantes.

Há rumores de que o modem 5G é baseado na tecnologia de 6nm da TSMC, o que é uma melhoria significativa em relação aos modems Qualcomm usados ​​nos iPhones atuais. Isso deve resultar em maior desempenho e um consumo de energia reduzido.

Outro rumor diz respeito a uma informação interna sobre um chip de gerenciamento de energia desenvolvido pela Apple projetado para otimizar o modem. Outras otimizações em mmWave e radiofrequência também são esperadas.

Fonte: GSM Arena

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Novas Soundbars da Samsung promovem experiência sonora mais imersiva

A Samsung acaba de lançar no Brasil dois modelos de Soundbar que dão ao consumidor ainda mais poder para qualificar e ampliar a área de alcance do som em seus ambientes, garantindo uma experiência totalmente imersiva na exibição de filmes, shows, eventos esportivos ou outro tipo de conteúdo.

A versão da Soundbar HW-A555, com potência de 410W RMS, conta com a tecnologia DTS Virtual:X, um dos mais reconhecidos padrões de áudio para o cinema, enquanto a Soundbar HW-A455, com potência de 300W RMS, possui Som Surround com efeito realmente envolvente que amplia a área da emissão do áudio para as laterais e para cima.

Principais recursos das Soundbars HW-A555 e HW-A455
Além de fácil conexão com a TV via Bluetooth (sem a necessidade de conectar fios), ambos os modelos têm design compacto e minimalista. Os modelos são compostos por dois itens: uma barra de som que cabe embaixo da TV e uma caixa subwoofer wireless, responsável pela emissão de sons graves em alta qualidade, que pode ser posicionada em qualquer lugar do ambiente.

Os usuários ainda têm a possibilidade de emparelhar as novas Soundbars com o smartphone para a reprodução do áudio de músicas, vídeos e outros conteúdos, enquanto o Modo Game promove uma experiência sonora de imersão nos jogos de console.

“Em um ano com eventos esportivos importantes que acontecem no Brasil e no mundo, contar com os recursos tecnológicos das novas Soundbars da Samsung farão toda a diferença. Assim como uma imagem de alta qualidade, a experiência sonora ajuda a transmitir o máximo da emoção de um momento especial, como se o usuário estivesse presente na sala de cinema ou no estádio de futebol”, diz Guilherme Campos, gerente sênior na divisão de TV e áudio da Samsung Brasil.

Preço e disponibilidade
As Soundbars HW-A555 e HW-A455 já estão à venda na loja virtual da Samsung e nos principais varejistas do país. Seus preços sugeridos são:

Soundbar HW-A555: R$ 1.999,00
Soundbar HW-A455: R$ 1.499,00

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Como avaliar os impactos de um treinamento e o que sua empresa ganha com essa descoberta?

Por Elenise Rocha *

“Como avaliar os impactos de um treinamento? ”. Talvez essa seja uma das perguntas que eu mais escuto dos profissionais de Educação Corporativa. Mas, na verdade, essa preocupação deveria ocorrer antes de elaborar o conteúdo e a própria forma de avaliar o treinamento. “Qual é a sua dor? ”. Essa é a pergunta que eu sempre sugiro fazer antes de começar a desenhar o programa de treinamento.

A mudança na forma de avaliar os treinamentos oportuniza claramente mensurar o seu impacto. Muitas vezes a área de Educação Corporativa procura mostrar o que aconteceu durante o treinamento. Mas é preciso evoluir! Precisamos mostrar às partes interessadas o que aconteceu após o treinamento e analisar as possíveis correlações com outros indicadores da área. Ou seja, em uma escala de 0 a 10, como está a sua dor após o treinamento?

O uso de Learning Analytics oportuniza gerar análises de aprendizado para provar e melhorar o impacto dos programas de aprendizagem em resultados do negócio.

Mas o que é Learning Analytics? Trata-se de um campo emergente focado na análise das interações dos usuários com conteúdo educacional, buscando provar e melhorar o impacto dos programas de aprendizagem com foco nos resultados.

O uso de Learning Analytics gera inúmeros benefícios para a empresas como:

– Permite escolher as melhores estratégias pedagógicas;
– Oportuniza avaliar o que as pessoas estarão fazendo de forma diferente após o treinamento;
– Gera dados que podem levar a um diagnóstico da causa de algum problema;
– Gera dados que podem indicar padrões de comportamentos;
– Gera dados que podem predizer informações sobre tendências futuras, e
– Ajuda a determinar quais dados rastrear e coletar antes, durante e após o treinamento.

Então, como mudar a postura e colocá-lo em prática? Uma das estratégias que pode ser adotada no processo de pensar no modelo de avaliação de treinamento começa com perguntas como: “Como seria o sucesso?”, “O que as pessoas estarão fazendo de forma diferente após o treinamento?”, “Qual a melhoria esperada?” ou “Qual é a sua dor?”. Essas perguntas e respostas ajudarão a determinar quais dados rastrear e coletar antes, durante e depois do treinamento.

Ao compartilhar os efeitos da aprendizagem sobre os objetivos e resultados da empresa, podemos criar indicadores de valor que mostrem impacto relevante na receita, clientes, operações, inovação e objetivos estratégicos. À medida em que as empresas evoluem no mundo digital e, à medida em que utilizamos tecnologias educacionais, os processos e práticas de mostrar o impacto dos programas de aprendizado tornam-se mais fáceis de mensurar.

A transformação da aprendizagem tradicional para a aprendizagem digital tem oportunizado para as organizações a geração de dados relevantes para a tomada de decisão. Entre nesse novo mundo você também!

* Elenise Rocha é Diretora da Rb Learning

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


realme anuncia smartband Band 2 e fones de ouvido realme Buds Q2 no Brasil

A realme anunciou hoje a chegada de dois novos dispositivos: a pulseira inteligente realme Band 2 e os fones de ouvido sem fio realme Buds Q2. Assim como o smartphone realme 9i (que também acabou de ser lançado), os produtos chegam com melhorias importantes em relação aos aparelhos de gerações anteriores e prometem elevar a experiência de uso dos consumidores.

realme Band 2, para muito mais do que esportes
Com tela de 1,4 polegadas, resolução de 167X320 pixels, intensidade de brilho de 500 nits, conexão Bluetooth 5.1 e pesando apenas 27,3 gramas, a realme Band 2 foi criada para proporcionar ao usuário uma experiência sensorial múltipla e completa.

O dispositivo vem equipado com uma bateria que proporciona até 12 dias de uso a partir de uma única carga e acompanha um prático carregador magnético. A nova versão da pulseira inteligente também permite que o usuário controle outros dispositivos AIoT da realme diretamente de seu pulso, ao alcance de um simples toque.

Inédita, a tela de 1,4 polegadas sensível ao toque está agora muito mais brilhante, o que significa que é possível consumir conteúdos e receber notificações com clareza, até mesmo sob a luz direta do sol.

Com mais de 50 temas customizáveis e diversas opções de pulseira disponíveis para escolha, fica fácil combinar estilo e personalidade. Até mesmo uma foto que te faz sorrir pode ser utilizada como fundo de tela.

Monitore sua Saúde, Acompanhe seu Progresso
Além de disponibilizar 90 modos esportivos, como corrida, escalada, ciclismo, futebol e ioga, a realme Band 2 permite que o usuário acompanhe o progresso, a duração e os níveis de gasto calórico enquanto pratica sua atividade física preferida. Resistente à água até 50m, a pulseira pode ser utilizada na piscina e em exercícios que envolvam nado.

Equipada com sensor GH3011 energeticamente eficiente e acelerômetro de 3 eixos, a pulseira inteligente possui monitoramento cardíaco altamente preciso e em tempo real. Além de captar variações do ritmo cardíaco, o dispositivo alerta quando os batimentos ultrapassam a zona segura, acompanha os níveis de oxigenação do sangue continuamente e avalia mudanças na saúde e no condicionamento do usuário.

Outros recursos em destaque são as análises de qualidade do sono, estresse, ciclo menstrual, respiração e os lembretes de hidratação e contra sedentarismo.

Fone realme Buds Q2
Os novos fones de ouvido sem fio realme Buds Q2 possuem excelente qualidade de som e tempo estendido de reprodução, além de proporcionar ao usuário uma experiência musical muito mais imersiva e livre. Não é necessário aguardar pelo som, o dispositivo se conecta automaticamente ao smartphone mais próximo assim que retirado do estojo de carregamento.

Mais leve que uma folha de papel, com cada lado pesando apenas 4,1 gramas, o novo modelo foi criado para atender as necessidades de todos os usuários. Em formato ergonômico que se encaixa perfeitamente aos ouvidos, os fones acompanham ponteiras de silicone nos tamanhos P, M e G para máximo conforto. Com o aplicativo realme Link, é possível customizar as funções de toque.

O realme Buds Q2 também possui conexão Bluetooth 5.0 e certificação IPX4 de resistência à água (apenas os fones), para que não haja preocupação com suor ou umidade.

Autonomia de 20 Horas
Com o realme Buds Q2, o usuário assiste 10 filmes ou ouve cerca de 400 músicas a partir de uma única carga. Apenas 10 minutos de carregamento são necessários para reproduzir 120 minutos de áudio e o dispositivo pode alcançar até 20 horas de uso contínuo.

Cancelamento de ruído em chamadas
Outro recurso popular em fones dessa categoria, a tecnologia ENC bloqueia ruídos do ambiente durante chamadas de voz para melhorar a experiência do usuário, onde quer que esteja.

Processo de laminação caleidoscópio
O design único de superfície, que lembra um caleidoscópio, é sutil, mas impactante. Por meio do controle inteligente por toque, música e arte começam e terminam ao alcance das pontas dos dedos.

Driver de 10mm com Reforço de Graves Para Qualidade de Som Pura
O realme Buds Q2 também foi equipado com driver dinâmico de 10mm e diafragma de polímero de PEEK e TPU, além da inovadora solução de melhoramento sonoro Bass Boost+, desenvolvida por um estúdio de música com mais de uma década de experiência no mercado. A experiência sonora é surpreendente.

Preço e disponibilidade
Os preços sugeridos são R$ 449 para a realme Band 2, R$ 299 para o realme Buds Q2 e R$ 2.299 para o realme 9i. Entre 22 e 25 de fevereiro, as vendas serão exclusivas no marketplace da realme no Mercado Livre. A partir de 25 de fevereiro, a realme Band 2 e o realme Buds Q2, assim como o realme 9i, também estarão disponíveis para compra nos demais marketplaces oficiais da marca no Brasil.

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5G, IoT e OT desafiam o profissional brasileiro de TI a se reinventar em 2022

Por Luis Arís *

Em 2022, os profissionais brasileiros de TI e Infraestrutura estarão, mais do que nunca, num intenso processo de transformação. Com seu passe cada vez mais valorizado – pesquisa da Softex de julho de 2021 mostra que o Brasil terá um déficit de 408 mil profissionais até o final deste ano – , essa categoria tem tido de antecipar várias ondas de inovações, entregando novos skills e conhecimentos técnicos às organizações onde atua. O grande desafio imposto por esse avanço ao profissional de TI é a contínua busca de integração entre pessoas, ambientes e tecnologias que ou são disruptivas ou, antes, operavam de forma isolada.

A chegada da rede 5G – a nuvem das nuvens – torna esse quadro ainda mais complexo. Uma de suas bases é o Edge Computing, com um papel cada vez mais estratégico no suporte a aplicações IoT em todas as verticais da economia. A meta é diminuir a latência de modo a reduzir em milissegundos a velocidade de resposta de aplicações críticas para as empresas e para a economia brasileira como um todo.

Complexidade das nuvens e dos data centers aumenta
A transformação da infraestrutura de rede exige que o gestor de TI conquiste visibilidade e controle sobre nuvens baseadas em data centers que vão de soluções modulares até os grandes data centers centrais.  O desafio só aumenta: trata-se de equacionar simultaneamente a nuvem privada, pública e híbrida, centralizada (Cloud) ou nas bordas (Edge), e o perfil de data center mais adequado para cada um desses formatos.

Nesse contexto, a falta de profissionais também se faz sentir: pesquisa divulgada em janeiro de 2021 pelo Uptime Institute revela que, em todo o mundo e até 2025, o segmento demandará 300 mil novos profissionais. 50% dos 1100 líderes de TI e de data center entrevistados para esse estudo disseram enfrentar dificuldade para contratar candidatos qualificados, 38% a mais do que o identificado em 2020.

Uma análise mais detalhada de um único setor da economia – a indústria – ressalta ainda mais o perfil do profissional brasileiro que as organizações estão buscando em 2022. Estudo da Delloite divulgado em novembro de 2020 mostra que a falta de integração entre os ambientes e os times de TI e OT é um grande desafio. Isso é comprovado pela vulnerabilidade das organizações OT a ataques cibernéticos – segundo esse relatório, 90% das indústrias norte-americanas sofreram invasões que exploravam as brechas criadas pela falta de visibilidade sobre todos os ambientes digitais da empresa.

Integração entre OT e TI
O mesmo documento da Delloite mostra que, nos últimos 10 anos, a bandeira da Indústria 4.0 passou a exigir que as empresas se modificassem para integrar o chão de fábrica à área de TI.

Essa jornada é complexa. O chão de fábrica continua dependendo de protocolos e tecnologias muito especializados – é o caso de dispositivos IIoT (Industrial Internet of Things) com protocolos como SCADA, Modbus TCP ou OPC UA. No modelo IIoT, dados são gerados por sensores, dispositivos e maquinaria conectada. Esses dados ajudam o gestor a identificar tendências, antecipando insights sobre o que se passa no chão de fábrica e facilitando a tomada preditiva de decisões.

Para se chegar a resultados como estes, é necessário contar com um novo perfil de profissionais – pessoas que, além de conhecer em profundidade os meandros da OT e da TI, consigam compartilhar visões e ações.

Falta de componentes e problemas de logística
E, por fim, outro fator pressiona o profissional de TI brasileiro em 2022: a falta de componentes e appliances físicos para todo tipo de infraestrutura de TI. Estudo divulgado pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) em junho de 2021 mostra que 73% de seus associados estavam enfrentando dificuldades na aquisição de componentes.

Além da indisponibilidade de dispositivos digitais, a crise mundial de logística criada pela COVID-19 segue atrasando entregas e deixa ainda mais precários todos os tipos de infraestrutura de TI e de redes. Qualquer manutenção ou troca de componentes, por exemplo, pode deflagar uma crise na organização.

Como, então, lidar com esses desafios?
Uma estratégia possível é utilizar plataformas de monitoramento “White Label” baseadas em sensores que coletam medidas sobre o status de cada um dos elementos que constituem a rede, de roteadores a Controladores Lógicos Programáveis e UPS, de aplicações a processos de gestão.  O grande diferencial dessa tecnologia é recolher bilhões de dados gerados por milhares ou milhões de componentes físicos e lógicos e, a partir daí, em tempo real, construir uma análise preditiva e com alarmes sobre o comportamento do ambiente digital.

Trata-se de uma geração de software que se reinventa sem cessar, abraçando e analisando os mais diversos protocolos e gerando dashboards que vão da visão macro a mais granular. Sua missão é ampliar o controle do profissional de TI sobre redes 5G, data centers de Edge e Cloud Computing, IoT, IIoT e OT e, desse modo, suportar a continuidade dos negócios digitais.

Maturidade digital
Nos dois últimos anos, o dinamismo da economia digital brasileira foi tal que, primeiramente, aconteceu a expansão da superfície computacional e, só num segundo momento, e em alguns casos, a maturidade veio.
2022, no entanto, será um divisor de águas.

A heterogeneidade da TI explodirá e exigirá que os profissionais estejam vários passos à frente do próximo desafio digital. A boa notícia é que a busca pelo domínio sobre tecnologias díspares e em constante transformação já é uma realidade para o novo profissional de TI. São pessoas abertas para o outro, com o desejo de aprender diferentes linguagens e criar pontes entre inovações disruptivas e ambientes que, antes, existiam em silos. Quem trilhar esse duplo caminho de integração – entre pessoas e entre tecnologias – avançará em sua carreira e suportará o crescimento do Brasil em 2022.

* Luis Arís é Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Paessler LATAM

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Saiba identificar a depressão: 8 fatos que sinalizam a doença

A conscientização dos brasileiros sobre o tema depressão parece aumentar. Segundo pesquisa Datafolha sobre saúde mental, 4 em cada 10 brasileiros tiveram sintomas de ansiedade ou depressão durante a pandemia, e 53% dos entrevistados consideram muito importante oferecer suporte a quem esteja passando pela doença, enquanto 10% não souberam agir diante de um conhecido com depressão.

Dos 2.055 entrevistados em 129 municípios das cinco macrorregiões do país, 44% afirmaram que tiveram problemas psicológicos. Entre eles, 28% apontaram que tiveram diagnóstico de depressão ou outra doença relacionada à saúde mental durante a pandemia de Covid-19, enquanto 46% afirmaram que algum familiar ou amigos próximos tiveram depressão nesse período.

“De fato, identificar um quadro de depressão exige cautela, especialmente no momento atual. É importante destacar que a pandemia aumentou o número de pessoas com sintomas depressivos ou ansiosos, mas isso não é sinônimo de depressão ou transtorno de ansiedade generalizada. Esse diagnóstico depende de vários critérios, e é individualizado”, afirma Dr. Adiel Rios, Mestre em Psiquiatria pela UNIFESP e pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

A depressão pode ser resultado de alterações nos neurotransmissores do cérebro (como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar) e de fatores genéticos e epigenéticos. Estes últimos são fatores ambientais, como situações sociais de alta vulnerabilidade, traumas, abuso de substâncias lícitas e ilícitas, sedentarismo, alimentação, dentre outros. “Isso mostra claramente que não somos apenas a expressão de um gene, mas a resposta a tudo que acontece a nossa volta”.

Abaixo, listamos oito sinais que podem indicar uma possível depressão:

Desinteresse pelas atividades que davam prazer
É difícil ter motivação com uma rotina cheia de eventos estressantes como os atuais. No entanto, se a pessoa chega ao ponto de deixar de lado as atividades que sempre gostou de fazer, é um sinal perigoso. Segundo Rios, neste período de transição, a oportunidade de se isolar e ser mais inativo chega a se tornar um alívio para as pessoas que já desenvolveram depressão ao longo desses dois anos de pandemia.

Sentimento contínuo de tristeza e apatia
A tristeza é um fenômeno de causas externas. A morte de uma pessoa querida ou o fim de um namoro são exemplos de eventos que podem deixar alguém triste. Ao contrário da tristeza, a depressão é um fenômeno interno e não precisa de um acontecimento para disparar este sintoma. A pessoa fica apática, não sente vontade de fazer nada e não entende o porquê. Dificuldade de concentração, cansaço sem explicação, alterações no sono e no apetite são alguns dos sintomas da depressão.

Mudanças bruscas de humor
Irritação constante por motivos banais, mudanças súbitas de humor e até reações agressivas merecem atenção. “O indivíduo com depressão se aborrece à toa e sempre encontra motivos para se irritar e reclamar”. Essa apresentação pode ser bastante comum em homens, explica o pesquisador.

Alterações no apetite e no sono
Dormir demais (ou quase nada) e comer muito (ou perder o apetite) são quadros sintomáticos comuns na pessoa com depressão. As oscilações são muito grandes. O indivíduo pode passar várias noites em claro ou chegar a dormir 12 horas seguidas e, mesmo quando acorda, não tem a menor disposição para levantar. Na alimentação, a pessoa que come muito mais do que deve, usa a comida como válvula de escape para aliviar a ansiedade. Já outras, perdem completamente o apetite, chegando a ter enjoos só de sentir o cheiro de comida.

Desleixo com higiene e vaidade
Uma das características da depressão é a perda da vontade de cuidar de si mesmo. A pessoa costuma estar com a higiene corporal comprometida (podendo ficar dias sem tomar banho); roupas sujas, rasgadas ou desalinhadas; mau cheiro; cabelos despenteados, sujos e visivelmente maltratados; barba por fazer (em homens); dentes estragados ou unhas sujas e compridas.

Dores pelo corpo
Além dos sintomas psiquiátricos, a depressão pode ser uma doença inflamatória que ataca o corpo. O indivíduo parece vivenciar uma ‘síndrome gripal’ com dores e tensão acumulada nos músculos, ombros e pescoço; cólica, diarreia ou azia; aperto no peito, dores de cabeça e fadiga. Muitos ignoram os sintomas físicos, quando, na verdade, eles podem ajudar no diagnóstico.

Dificuldade nas tarefas rotineiras
A sensação de “cabeça vazia” e a dificuldade de se concentrar são típicos de uma pessoa com depressão. Muitas vezes, os pensamentos se tornam tão confusos que dificultam a tomada de decisões, mesmo aquelas mais simples e cotidianas. Como consequência, tudo se torna um esforço imenso, e a pessoa acaba procrastinando suas tarefas e responsabilidades, deixando-a ainda mais angustiada.

Autoestima baixa
Outro sinal de alerta da depressão é a sensação de incapacidade, impotência e fragilidade. De acordo com Adiel, é comum a pessoa se sentir menos importante, achar que ninguém se importa com ela e que tudo que acontece de ruim é sua culpa. “A vida começa a ficar esvaziada, cansativa e até sem sentido. Quando chega a este ponto, pode começar a vir os pensamentos suicidas”.

Vale lembrar que a depressão é, sim, uma doença grave, que deve ser tratada antes que alcance estados onde a pessoa fique totalmente incapacitada. Portanto, antes de fazer um julgamento sem conhecimento de causa, busque informação e esclareça as dúvidas com um especialista. Perceber estas mudanças de comportamento é um processo importante para identificar rapidamente se você ou alguém está entrando em depressão.

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HMD Global lança o tablet Nokia T20 no Brasil

A HMD Global anunciou a chegada no Brasil do seu primeiro tablet da série T, o Nokia T20. Ele oferece a conhecida qualidade dos telefones Nokia para uma nova categoria de produtos, com bons recursos e bateria de longa duração.

O tablet tem bateria de 8200mAh , que permite até 15 horas de navegação na web, sete horas de videochamadas ou dez horas de streaming de vídeos. Sua tela de 10 polegadas conta com certificação de baixa emissão de luz azul, para deixar o tempo de uso ainda mais confortável, e alto-falantes estéreo com OZO Playback.

“Ficamos ainda mais conectados nos últimos anos – com o aumento do trabalho híbrido, das aulas online e do uso de mídias sociais. Os novos hábitos aumentaram a vontade dos consumidores de ter um tablet, que oferece mais conforto para o uso em períodos prolongados”, explica Junior Favaro, diretor de marketing e vendas da HMD Global no Brasil.

Para o lançamento do Nokia T20, a HMD Global realizou uma série de análises de mercado e traçou o perfil dos usuários que usam tablet no Brasil. Segundo o levantamento, tanto pais como filhos o utilizam principalmente para assistir vídeos – no entanto, enquanto os pais gostam de consumir notícias e ver filmes e séries, os mais jovens preferem usar o tablet para jogar e fazer trabalhos escolares.

Por isso, o device vem com o serviço Google Kids Space, que permite às crianças navegarem por apps, livros e vídeos com o controle parental do aplicativo Family Link.

“Nosso primeiro lançamento da série T é uma resposta às novas necessidades dos usuários e ao desejo deles por novas tecnologias e recursos versáteis. O aparelho dispõe das qualidades que as pessoas amam e esperam de nossos smartphones, em um formato totalmente novo”, completa o executivo.

Dispositivo recomendado para empresas
A segurança e o software característicos dos celulares Nokia continuam a ser o foco no Nokia T20, que tem mais três anos de atualizações de segurança mensais e dois anos de atualizações gratuitas do sistema operacional Android.

“Os negócios digitais são móveis – dentro e fora das paredes corporativas. Porque, mesmo com a segurança sendo uma prioridade, os ambientes de trabalho remotos e híbridos vão continuamente apresentar novos desafios e complexidades que a maioria das organizações ainda precisa reconciliar. Essa é a nossa missão: atender as necessidades dos usuários em nossos produtos e serviços”, analisa Favaro.

Para atender essa demanda, o tablet também funciona com o HMD Enable Pro, a solução de mobilidade empresarial da HMD Global que foi projetada para facilitar o gerenciamento de dispositivos dentro de uma organização, independente do tamanho ou área de atuação.

Apresentação do tablet
Para apresentar o Nokia T20 aos consumidores, a HMD Global convidou o influenciador Bruno Correa para realizar uma live no perfil @nokiamobilebr e apresentar as principais especificações do novo produto e de outro lançamento recente da empresa – o Nokia G50, o primeiro aparelho com 5G da marca lançado no Brasil. A live será realizada hoje (22) às 19h, e apenas durante o período do evento, o público terá acesso a duas ofertas exclusivas!

Na primeira, o usuário que comprar o Nokia T20 ganhará o Nokia CT-20 (capa protetora do aparelho) e o Nokia 110, feature phone da marca, por R$ 1.999,99. Já os espectadores da live que optarem pela oferta do Nokia G50 ganharão o fone Nokia Power Earbuds Lite e o Nokia C01 Plus, por R$ 2.799,99. A compra das ofertas estará disponível apenas no site da marca.

Preço e disponibilidade
O Nokia T20 já está disponível no Brasil e chega na configuração de 4GB/64GB. O preço sugerido é de R$ 2.199,00, e ele pode ser adquirido no site Nokia.com e na loja oficial da Nokia Mobile no Mercado Livre – além de marketplaces parceiros e nos principais varejos nacionais e regionais.

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Street Fighter 6: Capcom revela teaser do jogo com Ryu e Luke (com vídeo!)

A Capcom revelou ontem (21) um teaser de Street Fighter 6, novo jogo de luta da famosa franquia da empresa. No trailer, aparecem apenas dois personagens da série: Ryu e Luke, mas foi suficiente para aguçar a expectativa em cima do jogo!

Acompanhe:

A data de lançamento do SF6 ainda não foi divulgada, mas o site oficial indica que mais novidades sobre o game serão anunciadas no terceiro trimestre deste ano, para euforia dos fãs da franquia.

O teaser de Street Fighter 6 foi revelado no encerramento do Capcom Pro Tour 2021 Season Finals de Street Fighter 5, uma série de confrontos entre pro players de diferentes regiões do mundo. Os combates substituíram a Capcom Cup 2021, cancelada devido à pandemia de Covid-19, mais especificamente pelo avanço da variante ômicron. 

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Rensga reformula elenco e busca recuperação no CBLOL

Vice-campeã do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2021, a Rensga não tem vivido uma das suas melhores fases na temporada atual, já que nos 10 jogos disputados pela equipe até o momento, ela acumula oito derrotas e somente dois triunfos. Buscando alternativas para reverter sua situação no torneio, a equipe de eSports realizará mudanças drásticas em seu elenco, substituindo três dos seus jogadores. O topo Marcelo “Ayel”, o suporte Han-gyeol “Guard” e o atirador Ji-Seong “Hades” estão de malas prontas e deixarão o time.

Com isso, para ocupar o lugar dos pro players que estão sendo dispensados da equipe, os Cowboys trouxeram mais dois sul-coreanos e promoveram um dos jogadores do time academy, são eles: o suporte Tae-Gyeom “Mocha”, o top Seung-min “Trap” e o atirador Yudi “NinjaKiWi”.

A temporada 2022 do CBLOL está extremamente disputada, e atualmente cinco equipes estão empatadas na primeira colocação, com 70% de aproveitamento. Dessa forma, por enquanto não há favoritos para levantar o troféu do 1º split de 2022, e como o CBLOL é uma das competições de eSports com um maior número de fãs no Brasil, vários amantes da modalidade tem arriscado  palpites nos sites de apostas que aceitam cartão de crédito, buscando acertar o resultado das próximas rodadas, assim como quem será o vencedor do torneio. Sendo que os palpiteiros tem aproveitado que as plataformas listadas no sitedeapostasonline.net, além de aceitarem diversas modalidades de pagamento, também disponibilizam algumas promoções generosas, que multiplicam o saldo do usuário e consequentemente aumentam suas chances de sucesso, já que permitem uma quantidade maior de apostas.

Histórico dos novos atletas
O top laner Trap passou dois anos defendendo a Afreeca Freecs, contudo ele compunha o elenco da equipe academy, e não disputou nenhuma partida na LCK, o principal torneio sul-coreano de League of Legends. Enquanto isso, Mocha tem uma carreira bem mais longa, e está no cenário desde 2015, jogando na Coreia do Sul, Japão e Europa, sendo que recentemente defendeu o Besiktas Esports, da Turquia. Já NinjaKiwi era um dos componentes da Rensga Academy, sendo revelado pela própria equipe.

Para esta temporada 2022, os Cowboys vieram com uma proposta diferente do ano passado, e compuseram o seu elenco com vários pro players que estavam afastados do cenário competitivo há um certo tempo. Os sul-coreanos contratados, por exemplo, tinham pouca experiência competitiva, e o atirador Hades não disputava um torneio desde 2018, enquanto Guard fez sua estreia em uma competição profissional neste ano.

Com isso, a equipe não engrenou no 1º split do CBLoL 2022, e a dupla de sul-coreanos foram os principais alvos das críticas. E de acordo com o GE, a diretoria do time acredita que a aposta em Guard e Hades deu completamente errado. Uma prova do fracasso são os números dos jogadores, já que dentre os atiradores que estão no CBLOL, Hades possui o segundo pior KDA, com 2,9, ficando à frente apenas de Micael “micaO”, que tem 2,4. Enquanto isso, entre os suportes, Guard apresenta o quinto pior KDA, com 2,2.

Mesmo com os problemas como Hades e Guard, a organização goianiense não desistiu de contratar jogadores da Coreia do Sul, e afirmaram que Mocha e Trap, são bem mais experientes, além disso sabem falar inglês, o que reduz a barreira da comunicação enfrentada pelos pro players que estão sendo dispensados.

Atualmente, só há uma equipe com um desempenho tão ruim quanto os Cowboys: o Flamengo, que também acumula 8 tropeços e apenas duas vitórias ao longo das 10 rodadas disputadas. Mas, contando agora com a experiência de Mocha e Trap no elenco,  os Cowboys esperam que os novos reforços ajudem a equipe a subir na tabela, e quem sabe até mesmo a conseguir uma vaga na fase de mata-mata.

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Telemedicina é realidade para 95% das empresas de saúde da América Latina

Por conta da pandemia, a interação entre empresas de saúde e pacientes mudou drasticamente. Cada vez mais a relação é mediada por dispositivos digitais, como smartphones, chatbots ou webcams. Tendo em vista prestar um melhor atendimento, as organizações de saúde estão adotando soluções inovadoras.

Segundo o estudo “O setor da saúde na América Latina: tendências e inovações”, realizado pela NTT DATA, 95% das empresas de saúde da região (incluindo o Brasil) estão adotando a telemedicina como parte de sua estratégia de transformação digital. Além disso, 53% estão utilizando chatbots, com disponibilidade integral para agilizar o contato com os pacientes.

No geral, 81% das empresas afirmaram que aumentaram os investimentos em atendimento, que inclui serviços digitais usados pelos pacientes (63% relatam um aumento notável, enquanto 18% um ligeiro aumento), seja para construir plataformas, websites e aplicações móveis, seja para sua manutenção.

Pouco mais da metade (55%) dos entrevistados afirmaram que os esforços de inovação foram dirigidos para melhorar a assistência – focando em atendimentos mais rápidos – e para enfrentar desafios internos, como gestão da demanda e a limitada disponibilidade de profissionais da saúde.

Apenas 36% dedicam os esforços de inovação à prevenção e vigilância epidemiológica.

“Ao mesmo tempo em que os pacientes tiveram que se adaptar ao ambiente digital, as empresas de saúde foram forçadas a oferecer serviços digitais inovadores para atender a novas demandas”, diz Alejandro Morán, head global de Saúde da NTT DATA. “É por isso que eles estão mudando a maneira como se relacionam com os pacientes.”

Diagnóstico
O principal desafio compartilhado pelos participantes do estudo reside em acelerar o diagnóstico. Embora existam várias abordagens para tentar resolver isso, elas ainda estão longe de ser realidade. Cada vez mais empresas de saúde estão usando a análise de dados para fazer melhores diagnósticos. Na verdade, 29% das empresas pesquisadas afirmam utilizar a análise de dados com essa finalidade.

No entanto, a maioria dos entrevistados sente que há um longo caminho a percorrer antes que seja possível projetar sistemas que aprendam por conta própria e forneçam diagnósticos eficazes e eficientes. A inteligência artificial (IA) é mencionada em muitos casos, mas os desafios à gestão, interoperabilidade e análise dos dados disponíveis limitam a capacidade de alimentar esses sistemas com mais informações para refinar seu aprendizado.

Espera-se que a IA se torne um grande protagonista no diagnóstico e já existem muitas empresas no ecossistema que estão apostando nela, apesar de todos os desafios que estão por vir.

Estratégia de dados
Cerca de três a cada quatro empresas afirmaram terem implantado uma estratégia de dados. Do total, 3% não utilizam e não pretendem utilizar; 25% ainda não utilizam, mas colocaram o tema na estratégia; 37% utilizam dados, mas estão em fase inicial; 27% utilizam dados para estreitar relacionamento com clientes; e 8,5% utilizam dados com inteligência num ponto considerado “ótimo”.

Entretanto, existem diferenças entre os países. Enquanto no Brasil e no México 83% das organizações já utilizam dados em sua estratégia, em países como Argentina e Chile, a porcentagem cai para 59%.

“A implementação de uma estratégia de dados é especialmente relevante na fase de cuidados de saúde”, diz Morán. “Quando os dados são adequadamente coletados e processados, a eficácia das decisões clínicas dos profissionais de saúde, bem como a prevenção em nível epidemiológico, aumenta.”

Medinfluencers
O canal digital está ganhando importância e os profissionais de saúde também estão começando a transferir seus conhecimentos via internet e redes sociais, dando origem a figuras como os medfluencers (uma combinação dos termos médicos e influenciadores digitais).

A proximidade entre paciente e profissional não é afetada. Na América Latina, a estreita relação entre eles migrou para plataformas de mensagens instantâneas que permitem resolver dúvidas específicas, evitar viagens e reduzir o número de consultas.

Parcerias com startups
A colaboração entre as grandes empresas e startups do setor de saúde acelerou durante a pandemia. Uma em cada três organizações diz estar colaborando com startups para desenvolver produtos e serviços. Em quase metade das situações, a colaboração é feita por meio da inovação aberta, com desafios colocados ao ecossistema empresarial para encontrar soluções. Outra via é a aquisição de startups por empresas maiores: 29% das empresas optam por esta solução. Finalmente, 23% das empresas optam pelo desenvolvimento colaborativo de joint ventures.

Talentos
A digitalização que o setor de saúde passa está exigindo um tipo de conhecimento que ainda não estava disponível nas organizações. A situação está mudando. As buscas de talentos estão cada vez mais focadas em habilidades relacionadas ao universo digital, tais como metodologias ágeis, tecnologias específicas e disciplinas de experiência do cliente. Além disso, as organizações começaram a criar programas de treinamento para este novo contexto como uma forma de mitigar o déficit de habilidades internas.

Desta forma, eles estão desenvolvendo as habilidades necessárias para responder a uma realidade onde o distanciamento social é a norma: 66% das empresas pesquisadas dizem ter desenvolvido programas de treinamento e educação para o ambiente digital e a abordagem centrada no cliente.

Entretanto, uma em cada três empresas pesquisadas diz que estes programas são opcionais, indicando que suas prioridades de digitalização ainda não estão focalizadas nos funcionários. Isto poderia ser visto como um efeito natural, dado que a prioridade para as empresas e profissionais de saúde ainda é atender seus pacientes.

“Este fenômeno pode impedir uma aceleração maior da transformação digital das organizações de saúde”, diz Morán.

Interoperabilidade
Com os dados como agente impulsionador, a interoperabilidade (integração entre cuidados primários e hospitalares junto com laboratórios e clínicas) é outro fator de interesse para as empresas: 45% dos entrevistados destacaram os Registros Eletrônicos de Saúde e a interoperabilidade como prioridades estratégicas a curto prazo.

Alcançar a harmonia entre os diferentes atores representa outro desafio importante: a segurança da informação. Neste sentido, tecnologias como Blockchain aparecem como aliadas, embora a falta de conhecimento em torno desta ferramenta dificulte o desenvolvimento de soluções apropriadas.

De fato, três em cada dez empresas pesquisadas dizem não estar cientes da prioridade que a tecnologia BlockChain deveria ter, enquanto 42% planejam abordar o uso desta ferramenta dentro de mais de dois anos.

Sobre o estudo
O relatório incluiu respostas das 70 maiores empresas sediadas em países como Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.

Foram realizadas pesquisas via formulário e entrevistas com dois perfis de companhias: empresas estabelecidas (aquelas com um modelo de negócios definido, histórico e até renome) e startups (empresas recém-criadas que, em alguns casos, continuam refinando seu modelo). As pesquisas foram realizadas on-line entre o final de setembro e o final de novembro de 2021.

As entrevistas foram realizadas remotamente através de conexão com os diferentes países em estudo. Através de suas respostas, foi medido o grau de maturidade no desenvolvimento dos meios digitais no setor da saúde nesta área geográfica. Para isso, levamos em conta quais eram suas tecnologias prioritárias para melhorar a jornada do paciente, a segmentação entre seus pacientes e/ou clientes e a organização de seu trabalho em torno dela, entre outras coisas.

Para acessar o estudo completo, acesse este link.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


TCL lança novo TCL TABMAX 10.4 com interface voltada para crianças

A TCL está lançando seu mais novo tablet, o TCL TABMAX 10.4 exclusivamente via e-commerce. Vendas antecipadas começam hoje (21) e serão feitas no AliExpress até o dia 23 de fevereiro pelo preço promocional de US$ 219 (sem contar impostos e uma possível taxação, então tome cuidado) – antes do lançamento em outros canais.

“À medida que o mercado de comércio eletrônico cresce, a TCL consolida sua presença online, dando aos consumidores maior acesso à sua gama de produtos premium, inteligentes e acessíveis”, disse Felix Gwok, vice-presidente de vendas e marketing da TCL Communication.

“A TCL escolheu firmar parceria com o AliExpress como seu primeiro canal de vendas devido à presença internacional da plataforma e sua fácil usabilidade, oferecendo o melhor valor para o TCL TABMAX 10.4, projetado com criatividade e entretenimento em sua essência”, finaliza.

O tablet está sendo lançado pouco antes do Mobile World Congress 2022, onde a TCL apresentará outros novos tablets. A crescente variedade de tablets da TCL ilustra seu objetivo de fornecer tecnologias imersivas e inteligentes que maximizam a criatividade, o entretenimento e a produtividade que todos podem desfrutar.

Liberte a criatividade
O TCL TABMAX 10.4 é otimizado com a NXTVISION, em que os visuais são aprimorados com explosão de cores profundas e altos contrastes. A tecnologia facilita a visibilidade durante longos períodos de tempo na tela, com modos de cuidados com os olhos, incluindo modo de baixa luz azul e modo de leitura – para que os olhos estejam protegidos ao ler e-books, assistir a aulas online e em videochamadas.

Com uma proporção de tela para corpo de 83,2% e um design de moldura estreita, a tela widescreen FHD+ de 10,36 polegadas apresenta o espaço ideal para liberar a criatividade.

Desempenho poderoso e duradouro
O processador Snapdragon Octa-Core oferece desempenho rápido e robusto, com software de IA aprimorado que melhora os jogos, os recursos da câmera e a segurança. Jogue com emoções de tirar o fôlego em velocidade e qualidade visual notáveis com a GPU Adreno 610 de alto desempenho.

Tire fotos excepcionais com a câmera traseira de 13MP e a câmera frontal de 8MP e capture momentos inesquecíveis com amigos e familiares.

Com uma bateria de grande capacidade de 8000mAh, o TCL TABMAX 10.4 pode durar até oito horas com uma única carga (com cinco horas de jogos online) – tempo e energia suficientes para criar, trabalhar, jogar e conectar-se ao longo do dia. Com um carregador de 18W, a bateria pode ser recarregada para 21% em 30 minutos ou completa em quatro horas.

Além disso, depois de ouvir o feedback dos clientes, o TCL TABMAX 10.4 ampliou uma quantidade substancial de armazenamento para até 256 GB de ROM em comparação com seu modelo anterior de 128 GB de ROM, com preço justo e ótimo desempenho suficiente para muitas fotos, vídeos e aplicativos.

Trabalhe de forma inteligente para uma vida mais fácil
O tablet oferece a liberdade de não apenas trabalhar duro, mas de forma inteligente, com recursos que facilitam a vida. Use o Google Assistant controlado por voz para reproduzir vídeos, músicas e pesquisar on-line enquanto realiza várias tarefas ao mesmo tempo. Ou digite e-mails mais rapidamente com o teclado Bluetooth e o estojo dobrável (disponível como opcional) para produtividade.

Diversão para toda a família
O dispositivo inclui TCL Kids, com interfaces amigáveis para crianças, como ícones grandes e designs divertidos, para que as crianças possam navegar e usar o tablet com facilidade. Aprenda e inspire-se com uma vasta biblioteca de conteúdo repleta de livros de histórias clássicos, vídeos envolventes e aplicativos (o conteúdo pode variar dependendo da região). Incorporado com controles para os pais e avisos de saúde, incluindo controles de tempo, senhas e lembretes de postura, o TCL Kids oferece diversão e educação para que toda a família possa aproveitar tudo o que o TCL TABMAX 10.4 tem a oferecer.

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realme anuncia lançamento do carregador de smartphones mais rápido do mundo na MWC 2022

A realme anunciou o lançamento do carregador de smartphones mais rápido do planeta para o dia 28 de fevereiro, na MWC 2022. A empresa tem investido consistentemente em oferecer aos usuários a mais rápida e eficiente experiência de carregamento do mercado.

Como uma das primeiras a lançar o carregamento de 125W, a empresa mantém sua posição de liderança em tecnologia de carregamento e dará um passo adiante ao lançar o carregador de smartphones mais rápido do mundo durante o evento.

A tecnologia de carregamento ultrarrápido da realme se sobressai quando comparada a dispositivos semelhantes da mesma categoria. Sob a estratégia de desenvolver smartphones cada vez mais premium, a marca investirá 70% dos recursos de pesquisa e desenvolvimento em inovação, sendo a recarga rápida um dos principais focos.

A realme acredita que sua nova tecnologia de carregamento é o próximo passo necessário para permitir que o usuário recarregue seu smartphone completamente em um período mais curto de tempo.

Além disso, também na MWC 2022,a empresa lançará oficialmente para o mercado europeu o realme GT 2 Pro, primeiro smartphone da marca com o processador Snapdragon-8 Gen 1.

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