Home CORPORATE ARTIGO Como avaliar os impactos de um treinamento e o que sua empresa...

Como avaliar os impactos de um treinamento e o que sua empresa ganha com essa descoberta?

A mudança na forma de avaliar os treinamentos oportuniza claramente mensurar o seu impacto



Por Elenise Rocha *

“Como avaliar os impactos de um treinamento? ”. Talvez essa seja uma das perguntas que eu mais escuto dos profissionais de Educação Corporativa. Mas, na verdade, essa preocupação deveria ocorrer antes de elaborar o conteúdo e a própria forma de avaliar o treinamento. “Qual é a sua dor? ”. Essa é a pergunta que eu sempre sugiro fazer antes de começar a desenhar o programa de treinamento.

A mudança na forma de avaliar os treinamentos oportuniza claramente mensurar o seu impacto. Muitas vezes a área de Educação Corporativa procura mostrar o que aconteceu durante o treinamento. Mas é preciso evoluir! Precisamos mostrar às partes interessadas o que aconteceu após o treinamento e analisar as possíveis correlações com outros indicadores da área. Ou seja, em uma escala de 0 a 10, como está a sua dor após o treinamento?

O uso de Learning Analytics oportuniza gerar análises de aprendizado para provar e melhorar o impacto dos programas de aprendizagem em resultados do negócio.



Mas o que é Learning Analytics? Trata-se de um campo emergente focado na análise das interações dos usuários com conteúdo educacional, buscando provar e melhorar o impacto dos programas de aprendizagem com foco nos resultados.

O uso de Learning Analytics gera inúmeros benefícios para a empresas como:

– Permite escolher as melhores estratégias pedagógicas;
– Oportuniza avaliar o que as pessoas estarão fazendo de forma diferente após o treinamento;
– Gera dados que podem levar a um diagnóstico da causa de algum problema;
– Gera dados que podem indicar padrões de comportamentos;
– Gera dados que podem predizer informações sobre tendências futuras, e
– Ajuda a determinar quais dados rastrear e coletar antes, durante e após o treinamento.

Então, como mudar a postura e colocá-lo em prática? Uma das estratégias que pode ser adotada no processo de pensar no modelo de avaliação de treinamento começa com perguntas como: “Como seria o sucesso?”, “O que as pessoas estarão fazendo de forma diferente após o treinamento?”, “Qual a melhoria esperada?” ou “Qual é a sua dor?”. Essas perguntas e respostas ajudarão a determinar quais dados rastrear e coletar antes, durante e depois do treinamento.

Ao compartilhar os efeitos da aprendizagem sobre os objetivos e resultados da empresa, podemos criar indicadores de valor que mostrem impacto relevante na receita, clientes, operações, inovação e objetivos estratégicos. À medida em que as empresas evoluem no mundo digital e, à medida em que utilizamos tecnologias educacionais, os processos e práticas de mostrar o impacto dos programas de aprendizado tornam-se mais fáceis de mensurar.

A transformação da aprendizagem tradicional para a aprendizagem digital tem oportunizado para as organizações a geração de dados relevantes para a tomada de decisão. Entre nesse novo mundo você também!

* Elenise Rocha é Diretora da Rb Learning

INSCREVA-SE NO CANAL DO YOUTUBE DO VIDA MODERNA

Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas
Previous articlerealme anuncia smartband Band 2 e fones de ouvido realme Buds Q2 no Brasil
Next articleNovas Soundbars da Samsung promovem experiência sonora mais imersiva