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Novas Soundbars da Samsung promovem experiência sonora mais imersiva

A Samsung acaba de lançar no Brasil dois modelos de Soundbar que dão ao consumidor ainda mais poder para qualificar e ampliar a área de alcance do som em seus ambientes, garantindo uma experiência totalmente imersiva na exibição de filmes, shows, eventos esportivos ou outro tipo de conteúdo.

A versão da Soundbar HW-A555, com potência de 410W RMS, conta com a tecnologia DTS Virtual:X, um dos mais reconhecidos padrões de áudio para o cinema, enquanto a Soundbar HW-A455, com potência de 300W RMS, possui Som Surround com efeito realmente envolvente que amplia a área da emissão do áudio para as laterais e para cima.

Principais recursos das Soundbars HW-A555 e HW-A455
Além de fácil conexão com a TV via Bluetooth (sem a necessidade de conectar fios), ambos os modelos têm design compacto e minimalista. Os modelos são compostos por dois itens: uma barra de som que cabe embaixo da TV e uma caixa subwoofer wireless, responsável pela emissão de sons graves em alta qualidade, que pode ser posicionada em qualquer lugar do ambiente.

Os usuários ainda têm a possibilidade de emparelhar as novas Soundbars com o smartphone para a reprodução do áudio de músicas, vídeos e outros conteúdos, enquanto o Modo Game promove uma experiência sonora de imersão nos jogos de console.

“Em um ano com eventos esportivos importantes que acontecem no Brasil e no mundo, contar com os recursos tecnológicos das novas Soundbars da Samsung farão toda a diferença. Assim como uma imagem de alta qualidade, a experiência sonora ajuda a transmitir o máximo da emoção de um momento especial, como se o usuário estivesse presente na sala de cinema ou no estádio de futebol”, diz Guilherme Campos, gerente sênior na divisão de TV e áudio da Samsung Brasil.

Preço e disponibilidade
As Soundbars HW-A555 e HW-A455 já estão à venda na loja virtual da Samsung e nos principais varejistas do país. Seus preços sugeridos são:

Soundbar HW-A555: R$ 1.999,00
Soundbar HW-A455: R$ 1.499,00

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Como avaliar os impactos de um treinamento e o que sua empresa ganha com essa descoberta?

Por Elenise Rocha *

“Como avaliar os impactos de um treinamento? ”. Talvez essa seja uma das perguntas que eu mais escuto dos profissionais de Educação Corporativa. Mas, na verdade, essa preocupação deveria ocorrer antes de elaborar o conteúdo e a própria forma de avaliar o treinamento. “Qual é a sua dor? ”. Essa é a pergunta que eu sempre sugiro fazer antes de começar a desenhar o programa de treinamento.

A mudança na forma de avaliar os treinamentos oportuniza claramente mensurar o seu impacto. Muitas vezes a área de Educação Corporativa procura mostrar o que aconteceu durante o treinamento. Mas é preciso evoluir! Precisamos mostrar às partes interessadas o que aconteceu após o treinamento e analisar as possíveis correlações com outros indicadores da área. Ou seja, em uma escala de 0 a 10, como está a sua dor após o treinamento?

O uso de Learning Analytics oportuniza gerar análises de aprendizado para provar e melhorar o impacto dos programas de aprendizagem em resultados do negócio.

Mas o que é Learning Analytics? Trata-se de um campo emergente focado na análise das interações dos usuários com conteúdo educacional, buscando provar e melhorar o impacto dos programas de aprendizagem com foco nos resultados.

O uso de Learning Analytics gera inúmeros benefícios para a empresas como:

– Permite escolher as melhores estratégias pedagógicas;
– Oportuniza avaliar o que as pessoas estarão fazendo de forma diferente após o treinamento;
– Gera dados que podem levar a um diagnóstico da causa de algum problema;
– Gera dados que podem indicar padrões de comportamentos;
– Gera dados que podem predizer informações sobre tendências futuras, e
– Ajuda a determinar quais dados rastrear e coletar antes, durante e após o treinamento.

Então, como mudar a postura e colocá-lo em prática? Uma das estratégias que pode ser adotada no processo de pensar no modelo de avaliação de treinamento começa com perguntas como: “Como seria o sucesso?”, “O que as pessoas estarão fazendo de forma diferente após o treinamento?”, “Qual a melhoria esperada?” ou “Qual é a sua dor?”. Essas perguntas e respostas ajudarão a determinar quais dados rastrear e coletar antes, durante e depois do treinamento.

Ao compartilhar os efeitos da aprendizagem sobre os objetivos e resultados da empresa, podemos criar indicadores de valor que mostrem impacto relevante na receita, clientes, operações, inovação e objetivos estratégicos. À medida em que as empresas evoluem no mundo digital e, à medida em que utilizamos tecnologias educacionais, os processos e práticas de mostrar o impacto dos programas de aprendizado tornam-se mais fáceis de mensurar.

A transformação da aprendizagem tradicional para a aprendizagem digital tem oportunizado para as organizações a geração de dados relevantes para a tomada de decisão. Entre nesse novo mundo você também!

* Elenise Rocha é Diretora da Rb Learning

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


realme anuncia smartband Band 2 e fones de ouvido realme Buds Q2 no Brasil

A realme anunciou hoje a chegada de dois novos dispositivos: a pulseira inteligente realme Band 2 e os fones de ouvido sem fio realme Buds Q2. Assim como o smartphone realme 9i (que também acabou de ser lançado), os produtos chegam com melhorias importantes em relação aos aparelhos de gerações anteriores e prometem elevar a experiência de uso dos consumidores.

realme Band 2, para muito mais do que esportes
Com tela de 1,4 polegadas, resolução de 167X320 pixels, intensidade de brilho de 500 nits, conexão Bluetooth 5.1 e pesando apenas 27,3 gramas, a realme Band 2 foi criada para proporcionar ao usuário uma experiência sensorial múltipla e completa.

O dispositivo vem equipado com uma bateria que proporciona até 12 dias de uso a partir de uma única carga e acompanha um prático carregador magnético. A nova versão da pulseira inteligente também permite que o usuário controle outros dispositivos AIoT da realme diretamente de seu pulso, ao alcance de um simples toque.

Inédita, a tela de 1,4 polegadas sensível ao toque está agora muito mais brilhante, o que significa que é possível consumir conteúdos e receber notificações com clareza, até mesmo sob a luz direta do sol.

Com mais de 50 temas customizáveis e diversas opções de pulseira disponíveis para escolha, fica fácil combinar estilo e personalidade. Até mesmo uma foto que te faz sorrir pode ser utilizada como fundo de tela.

Monitore sua Saúde, Acompanhe seu Progresso
Além de disponibilizar 90 modos esportivos, como corrida, escalada, ciclismo, futebol e ioga, a realme Band 2 permite que o usuário acompanhe o progresso, a duração e os níveis de gasto calórico enquanto pratica sua atividade física preferida. Resistente à água até 50m, a pulseira pode ser utilizada na piscina e em exercícios que envolvam nado.

Equipada com sensor GH3011 energeticamente eficiente e acelerômetro de 3 eixos, a pulseira inteligente possui monitoramento cardíaco altamente preciso e em tempo real. Além de captar variações do ritmo cardíaco, o dispositivo alerta quando os batimentos ultrapassam a zona segura, acompanha os níveis de oxigenação do sangue continuamente e avalia mudanças na saúde e no condicionamento do usuário.

Outros recursos em destaque são as análises de qualidade do sono, estresse, ciclo menstrual, respiração e os lembretes de hidratação e contra sedentarismo.

Fone realme Buds Q2
Os novos fones de ouvido sem fio realme Buds Q2 possuem excelente qualidade de som e tempo estendido de reprodução, além de proporcionar ao usuário uma experiência musical muito mais imersiva e livre. Não é necessário aguardar pelo som, o dispositivo se conecta automaticamente ao smartphone mais próximo assim que retirado do estojo de carregamento.

Mais leve que uma folha de papel, com cada lado pesando apenas 4,1 gramas, o novo modelo foi criado para atender as necessidades de todos os usuários. Em formato ergonômico que se encaixa perfeitamente aos ouvidos, os fones acompanham ponteiras de silicone nos tamanhos P, M e G para máximo conforto. Com o aplicativo realme Link, é possível customizar as funções de toque.

O realme Buds Q2 também possui conexão Bluetooth 5.0 e certificação IPX4 de resistência à água (apenas os fones), para que não haja preocupação com suor ou umidade.

Autonomia de 20 Horas
Com o realme Buds Q2, o usuário assiste 10 filmes ou ouve cerca de 400 músicas a partir de uma única carga. Apenas 10 minutos de carregamento são necessários para reproduzir 120 minutos de áudio e o dispositivo pode alcançar até 20 horas de uso contínuo.

Cancelamento de ruído em chamadas
Outro recurso popular em fones dessa categoria, a tecnologia ENC bloqueia ruídos do ambiente durante chamadas de voz para melhorar a experiência do usuário, onde quer que esteja.

Processo de laminação caleidoscópio
O design único de superfície, que lembra um caleidoscópio, é sutil, mas impactante. Por meio do controle inteligente por toque, música e arte começam e terminam ao alcance das pontas dos dedos.

Driver de 10mm com Reforço de Graves Para Qualidade de Som Pura
O realme Buds Q2 também foi equipado com driver dinâmico de 10mm e diafragma de polímero de PEEK e TPU, além da inovadora solução de melhoramento sonoro Bass Boost+, desenvolvida por um estúdio de música com mais de uma década de experiência no mercado. A experiência sonora é surpreendente.

Preço e disponibilidade
Os preços sugeridos são R$ 449 para a realme Band 2, R$ 299 para o realme Buds Q2 e R$ 2.299 para o realme 9i. Entre 22 e 25 de fevereiro, as vendas serão exclusivas no marketplace da realme no Mercado Livre. A partir de 25 de fevereiro, a realme Band 2 e o realme Buds Q2, assim como o realme 9i, também estarão disponíveis para compra nos demais marketplaces oficiais da marca no Brasil.

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5G, IoT e OT desafiam o profissional brasileiro de TI a se reinventar em 2022

Por Luis Arís *

Em 2022, os profissionais brasileiros de TI e Infraestrutura estarão, mais do que nunca, num intenso processo de transformação. Com seu passe cada vez mais valorizado – pesquisa da Softex de julho de 2021 mostra que o Brasil terá um déficit de 408 mil profissionais até o final deste ano – , essa categoria tem tido de antecipar várias ondas de inovações, entregando novos skills e conhecimentos técnicos às organizações onde atua. O grande desafio imposto por esse avanço ao profissional de TI é a contínua busca de integração entre pessoas, ambientes e tecnologias que ou são disruptivas ou, antes, operavam de forma isolada.

A chegada da rede 5G – a nuvem das nuvens – torna esse quadro ainda mais complexo. Uma de suas bases é o Edge Computing, com um papel cada vez mais estratégico no suporte a aplicações IoT em todas as verticais da economia. A meta é diminuir a latência de modo a reduzir em milissegundos a velocidade de resposta de aplicações críticas para as empresas e para a economia brasileira como um todo.

Complexidade das nuvens e dos data centers aumenta
A transformação da infraestrutura de rede exige que o gestor de TI conquiste visibilidade e controle sobre nuvens baseadas em data centers que vão de soluções modulares até os grandes data centers centrais.  O desafio só aumenta: trata-se de equacionar simultaneamente a nuvem privada, pública e híbrida, centralizada (Cloud) ou nas bordas (Edge), e o perfil de data center mais adequado para cada um desses formatos.

Nesse contexto, a falta de profissionais também se faz sentir: pesquisa divulgada em janeiro de 2021 pelo Uptime Institute revela que, em todo o mundo e até 2025, o segmento demandará 300 mil novos profissionais. 50% dos 1100 líderes de TI e de data center entrevistados para esse estudo disseram enfrentar dificuldade para contratar candidatos qualificados, 38% a mais do que o identificado em 2020.

Uma análise mais detalhada de um único setor da economia – a indústria – ressalta ainda mais o perfil do profissional brasileiro que as organizações estão buscando em 2022. Estudo da Delloite divulgado em novembro de 2020 mostra que a falta de integração entre os ambientes e os times de TI e OT é um grande desafio. Isso é comprovado pela vulnerabilidade das organizações OT a ataques cibernéticos – segundo esse relatório, 90% das indústrias norte-americanas sofreram invasões que exploravam as brechas criadas pela falta de visibilidade sobre todos os ambientes digitais da empresa.

Integração entre OT e TI
O mesmo documento da Delloite mostra que, nos últimos 10 anos, a bandeira da Indústria 4.0 passou a exigir que as empresas se modificassem para integrar o chão de fábrica à área de TI.

Essa jornada é complexa. O chão de fábrica continua dependendo de protocolos e tecnologias muito especializados – é o caso de dispositivos IIoT (Industrial Internet of Things) com protocolos como SCADA, Modbus TCP ou OPC UA. No modelo IIoT, dados são gerados por sensores, dispositivos e maquinaria conectada. Esses dados ajudam o gestor a identificar tendências, antecipando insights sobre o que se passa no chão de fábrica e facilitando a tomada preditiva de decisões.

Para se chegar a resultados como estes, é necessário contar com um novo perfil de profissionais – pessoas que, além de conhecer em profundidade os meandros da OT e da TI, consigam compartilhar visões e ações.

Falta de componentes e problemas de logística
E, por fim, outro fator pressiona o profissional de TI brasileiro em 2022: a falta de componentes e appliances físicos para todo tipo de infraestrutura de TI. Estudo divulgado pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) em junho de 2021 mostra que 73% de seus associados estavam enfrentando dificuldades na aquisição de componentes.

Além da indisponibilidade de dispositivos digitais, a crise mundial de logística criada pela COVID-19 segue atrasando entregas e deixa ainda mais precários todos os tipos de infraestrutura de TI e de redes. Qualquer manutenção ou troca de componentes, por exemplo, pode deflagar uma crise na organização.

Como, então, lidar com esses desafios?
Uma estratégia possível é utilizar plataformas de monitoramento “White Label” baseadas em sensores que coletam medidas sobre o status de cada um dos elementos que constituem a rede, de roteadores a Controladores Lógicos Programáveis e UPS, de aplicações a processos de gestão.  O grande diferencial dessa tecnologia é recolher bilhões de dados gerados por milhares ou milhões de componentes físicos e lógicos e, a partir daí, em tempo real, construir uma análise preditiva e com alarmes sobre o comportamento do ambiente digital.

Trata-se de uma geração de software que se reinventa sem cessar, abraçando e analisando os mais diversos protocolos e gerando dashboards que vão da visão macro a mais granular. Sua missão é ampliar o controle do profissional de TI sobre redes 5G, data centers de Edge e Cloud Computing, IoT, IIoT e OT e, desse modo, suportar a continuidade dos negócios digitais.

Maturidade digital
Nos dois últimos anos, o dinamismo da economia digital brasileira foi tal que, primeiramente, aconteceu a expansão da superfície computacional e, só num segundo momento, e em alguns casos, a maturidade veio.
2022, no entanto, será um divisor de águas.

A heterogeneidade da TI explodirá e exigirá que os profissionais estejam vários passos à frente do próximo desafio digital. A boa notícia é que a busca pelo domínio sobre tecnologias díspares e em constante transformação já é uma realidade para o novo profissional de TI. São pessoas abertas para o outro, com o desejo de aprender diferentes linguagens e criar pontes entre inovações disruptivas e ambientes que, antes, existiam em silos. Quem trilhar esse duplo caminho de integração – entre pessoas e entre tecnologias – avançará em sua carreira e suportará o crescimento do Brasil em 2022.

* Luis Arís é Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Paessler LATAM

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Saiba identificar a depressão: 8 fatos que sinalizam a doença

A conscientização dos brasileiros sobre o tema depressão parece aumentar. Segundo pesquisa Datafolha sobre saúde mental, 4 em cada 10 brasileiros tiveram sintomas de ansiedade ou depressão durante a pandemia, e 53% dos entrevistados consideram muito importante oferecer suporte a quem esteja passando pela doença, enquanto 10% não souberam agir diante de um conhecido com depressão.

Dos 2.055 entrevistados em 129 municípios das cinco macrorregiões do país, 44% afirmaram que tiveram problemas psicológicos. Entre eles, 28% apontaram que tiveram diagnóstico de depressão ou outra doença relacionada à saúde mental durante a pandemia de Covid-19, enquanto 46% afirmaram que algum familiar ou amigos próximos tiveram depressão nesse período.

“De fato, identificar um quadro de depressão exige cautela, especialmente no momento atual. É importante destacar que a pandemia aumentou o número de pessoas com sintomas depressivos ou ansiosos, mas isso não é sinônimo de depressão ou transtorno de ansiedade generalizada. Esse diagnóstico depende de vários critérios, e é individualizado”, afirma Dr. Adiel Rios, Mestre em Psiquiatria pela UNIFESP e pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

A depressão pode ser resultado de alterações nos neurotransmissores do cérebro (como a serotonina, a noradrenalina e a dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar) e de fatores genéticos e epigenéticos. Estes últimos são fatores ambientais, como situações sociais de alta vulnerabilidade, traumas, abuso de substâncias lícitas e ilícitas, sedentarismo, alimentação, dentre outros. “Isso mostra claramente que não somos apenas a expressão de um gene, mas a resposta a tudo que acontece a nossa volta”.

Abaixo, listamos oito sinais que podem indicar uma possível depressão:

Desinteresse pelas atividades que davam prazer
É difícil ter motivação com uma rotina cheia de eventos estressantes como os atuais. No entanto, se a pessoa chega ao ponto de deixar de lado as atividades que sempre gostou de fazer, é um sinal perigoso. Segundo Rios, neste período de transição, a oportunidade de se isolar e ser mais inativo chega a se tornar um alívio para as pessoas que já desenvolveram depressão ao longo desses dois anos de pandemia.

Sentimento contínuo de tristeza e apatia
A tristeza é um fenômeno de causas externas. A morte de uma pessoa querida ou o fim de um namoro são exemplos de eventos que podem deixar alguém triste. Ao contrário da tristeza, a depressão é um fenômeno interno e não precisa de um acontecimento para disparar este sintoma. A pessoa fica apática, não sente vontade de fazer nada e não entende o porquê. Dificuldade de concentração, cansaço sem explicação, alterações no sono e no apetite são alguns dos sintomas da depressão.

Mudanças bruscas de humor
Irritação constante por motivos banais, mudanças súbitas de humor e até reações agressivas merecem atenção. “O indivíduo com depressão se aborrece à toa e sempre encontra motivos para se irritar e reclamar”. Essa apresentação pode ser bastante comum em homens, explica o pesquisador.

Alterações no apetite e no sono
Dormir demais (ou quase nada) e comer muito (ou perder o apetite) são quadros sintomáticos comuns na pessoa com depressão. As oscilações são muito grandes. O indivíduo pode passar várias noites em claro ou chegar a dormir 12 horas seguidas e, mesmo quando acorda, não tem a menor disposição para levantar. Na alimentação, a pessoa que come muito mais do que deve, usa a comida como válvula de escape para aliviar a ansiedade. Já outras, perdem completamente o apetite, chegando a ter enjoos só de sentir o cheiro de comida.

Desleixo com higiene e vaidade
Uma das características da depressão é a perda da vontade de cuidar de si mesmo. A pessoa costuma estar com a higiene corporal comprometida (podendo ficar dias sem tomar banho); roupas sujas, rasgadas ou desalinhadas; mau cheiro; cabelos despenteados, sujos e visivelmente maltratados; barba por fazer (em homens); dentes estragados ou unhas sujas e compridas.

Dores pelo corpo
Além dos sintomas psiquiátricos, a depressão pode ser uma doença inflamatória que ataca o corpo. O indivíduo parece vivenciar uma ‘síndrome gripal’ com dores e tensão acumulada nos músculos, ombros e pescoço; cólica, diarreia ou azia; aperto no peito, dores de cabeça e fadiga. Muitos ignoram os sintomas físicos, quando, na verdade, eles podem ajudar no diagnóstico.

Dificuldade nas tarefas rotineiras
A sensação de “cabeça vazia” e a dificuldade de se concentrar são típicos de uma pessoa com depressão. Muitas vezes, os pensamentos se tornam tão confusos que dificultam a tomada de decisões, mesmo aquelas mais simples e cotidianas. Como consequência, tudo se torna um esforço imenso, e a pessoa acaba procrastinando suas tarefas e responsabilidades, deixando-a ainda mais angustiada.

Autoestima baixa
Outro sinal de alerta da depressão é a sensação de incapacidade, impotência e fragilidade. De acordo com Adiel, é comum a pessoa se sentir menos importante, achar que ninguém se importa com ela e que tudo que acontece de ruim é sua culpa. “A vida começa a ficar esvaziada, cansativa e até sem sentido. Quando chega a este ponto, pode começar a vir os pensamentos suicidas”.

Vale lembrar que a depressão é, sim, uma doença grave, que deve ser tratada antes que alcance estados onde a pessoa fique totalmente incapacitada. Portanto, antes de fazer um julgamento sem conhecimento de causa, busque informação e esclareça as dúvidas com um especialista. Perceber estas mudanças de comportamento é um processo importante para identificar rapidamente se você ou alguém está entrando em depressão.

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HMD Global lança o tablet Nokia T20 no Brasil

A HMD Global anunciou a chegada no Brasil do seu primeiro tablet da série T, o Nokia T20. Ele oferece a conhecida qualidade dos telefones Nokia para uma nova categoria de produtos, com bons recursos e bateria de longa duração.

O tablet tem bateria de 8200mAh , que permite até 15 horas de navegação na web, sete horas de videochamadas ou dez horas de streaming de vídeos. Sua tela de 10 polegadas conta com certificação de baixa emissão de luz azul, para deixar o tempo de uso ainda mais confortável, e alto-falantes estéreo com OZO Playback.

“Ficamos ainda mais conectados nos últimos anos – com o aumento do trabalho híbrido, das aulas online e do uso de mídias sociais. Os novos hábitos aumentaram a vontade dos consumidores de ter um tablet, que oferece mais conforto para o uso em períodos prolongados”, explica Junior Favaro, diretor de marketing e vendas da HMD Global no Brasil.

Para o lançamento do Nokia T20, a HMD Global realizou uma série de análises de mercado e traçou o perfil dos usuários que usam tablet no Brasil. Segundo o levantamento, tanto pais como filhos o utilizam principalmente para assistir vídeos – no entanto, enquanto os pais gostam de consumir notícias e ver filmes e séries, os mais jovens preferem usar o tablet para jogar e fazer trabalhos escolares.

Por isso, o device vem com o serviço Google Kids Space, que permite às crianças navegarem por apps, livros e vídeos com o controle parental do aplicativo Family Link.

“Nosso primeiro lançamento da série T é uma resposta às novas necessidades dos usuários e ao desejo deles por novas tecnologias e recursos versáteis. O aparelho dispõe das qualidades que as pessoas amam e esperam de nossos smartphones, em um formato totalmente novo”, completa o executivo.

Dispositivo recomendado para empresas
A segurança e o software característicos dos celulares Nokia continuam a ser o foco no Nokia T20, que tem mais três anos de atualizações de segurança mensais e dois anos de atualizações gratuitas do sistema operacional Android.

“Os negócios digitais são móveis – dentro e fora das paredes corporativas. Porque, mesmo com a segurança sendo uma prioridade, os ambientes de trabalho remotos e híbridos vão continuamente apresentar novos desafios e complexidades que a maioria das organizações ainda precisa reconciliar. Essa é a nossa missão: atender as necessidades dos usuários em nossos produtos e serviços”, analisa Favaro.

Para atender essa demanda, o tablet também funciona com o HMD Enable Pro, a solução de mobilidade empresarial da HMD Global que foi projetada para facilitar o gerenciamento de dispositivos dentro de uma organização, independente do tamanho ou área de atuação.

Apresentação do tablet
Para apresentar o Nokia T20 aos consumidores, a HMD Global convidou o influenciador Bruno Correa para realizar uma live no perfil @nokiamobilebr e apresentar as principais especificações do novo produto e de outro lançamento recente da empresa – o Nokia G50, o primeiro aparelho com 5G da marca lançado no Brasil. A live será realizada hoje (22) às 19h, e apenas durante o período do evento, o público terá acesso a duas ofertas exclusivas!

Na primeira, o usuário que comprar o Nokia T20 ganhará o Nokia CT-20 (capa protetora do aparelho) e o Nokia 110, feature phone da marca, por R$ 1.999,99. Já os espectadores da live que optarem pela oferta do Nokia G50 ganharão o fone Nokia Power Earbuds Lite e o Nokia C01 Plus, por R$ 2.799,99. A compra das ofertas estará disponível apenas no site da marca.

Preço e disponibilidade
O Nokia T20 já está disponível no Brasil e chega na configuração de 4GB/64GB. O preço sugerido é de R$ 2.199,00, e ele pode ser adquirido no site Nokia.com e na loja oficial da Nokia Mobile no Mercado Livre – além de marketplaces parceiros e nos principais varejos nacionais e regionais.

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Street Fighter 6: Capcom revela teaser do jogo com Ryu e Luke (com vídeo!)

A Capcom revelou ontem (21) um teaser de Street Fighter 6, novo jogo de luta da famosa franquia da empresa. No trailer, aparecem apenas dois personagens da série: Ryu e Luke, mas foi suficiente para aguçar a expectativa em cima do jogo!

Acompanhe:

A data de lançamento do SF6 ainda não foi divulgada, mas o site oficial indica que mais novidades sobre o game serão anunciadas no terceiro trimestre deste ano, para euforia dos fãs da franquia.

O teaser de Street Fighter 6 foi revelado no encerramento do Capcom Pro Tour 2021 Season Finals de Street Fighter 5, uma série de confrontos entre pro players de diferentes regiões do mundo. Os combates substituíram a Capcom Cup 2021, cancelada devido à pandemia de Covid-19, mais especificamente pelo avanço da variante ômicron. 

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Rensga reformula elenco e busca recuperação no CBLOL

Vice-campeã do 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) de 2021, a Rensga não tem vivido uma das suas melhores fases na temporada atual, já que nos 10 jogos disputados pela equipe até o momento, ela acumula oito derrotas e somente dois triunfos. Buscando alternativas para reverter sua situação no torneio, a equipe de eSports realizará mudanças drásticas em seu elenco, substituindo três dos seus jogadores. O topo Marcelo “Ayel”, o suporte Han-gyeol “Guard” e o atirador Ji-Seong “Hades” estão de malas prontas e deixarão o time.

Com isso, para ocupar o lugar dos pro players que estão sendo dispensados da equipe, os Cowboys trouxeram mais dois sul-coreanos e promoveram um dos jogadores do time academy, são eles: o suporte Tae-Gyeom “Mocha”, o top Seung-min “Trap” e o atirador Yudi “NinjaKiWi”.

A temporada 2022 do CBLOL está extremamente disputada, e atualmente cinco equipes estão empatadas na primeira colocação, com 70% de aproveitamento. Dessa forma, por enquanto não há favoritos para levantar o troféu do 1º split de 2022, e como o CBLOL é uma das competições de eSports com um maior número de fãs no Brasil, vários amantes da modalidade tem arriscado  palpites nos sites de apostas que aceitam cartão de crédito, buscando acertar o resultado das próximas rodadas, assim como quem será o vencedor do torneio. Sendo que os palpiteiros tem aproveitado que as plataformas listadas no sitedeapostasonline.net, além de aceitarem diversas modalidades de pagamento, também disponibilizam algumas promoções generosas, que multiplicam o saldo do usuário e consequentemente aumentam suas chances de sucesso, já que permitem uma quantidade maior de apostas.

Histórico dos novos atletas
O top laner Trap passou dois anos defendendo a Afreeca Freecs, contudo ele compunha o elenco da equipe academy, e não disputou nenhuma partida na LCK, o principal torneio sul-coreano de League of Legends. Enquanto isso, Mocha tem uma carreira bem mais longa, e está no cenário desde 2015, jogando na Coreia do Sul, Japão e Europa, sendo que recentemente defendeu o Besiktas Esports, da Turquia. Já NinjaKiwi era um dos componentes da Rensga Academy, sendo revelado pela própria equipe.

Para esta temporada 2022, os Cowboys vieram com uma proposta diferente do ano passado, e compuseram o seu elenco com vários pro players que estavam afastados do cenário competitivo há um certo tempo. Os sul-coreanos contratados, por exemplo, tinham pouca experiência competitiva, e o atirador Hades não disputava um torneio desde 2018, enquanto Guard fez sua estreia em uma competição profissional neste ano.

Com isso, a equipe não engrenou no 1º split do CBLoL 2022, e a dupla de sul-coreanos foram os principais alvos das críticas. E de acordo com o GE, a diretoria do time acredita que a aposta em Guard e Hades deu completamente errado. Uma prova do fracasso são os números dos jogadores, já que dentre os atiradores que estão no CBLOL, Hades possui o segundo pior KDA, com 2,9, ficando à frente apenas de Micael “micaO”, que tem 2,4. Enquanto isso, entre os suportes, Guard apresenta o quinto pior KDA, com 2,2.

Mesmo com os problemas como Hades e Guard, a organização goianiense não desistiu de contratar jogadores da Coreia do Sul, e afirmaram que Mocha e Trap, são bem mais experientes, além disso sabem falar inglês, o que reduz a barreira da comunicação enfrentada pelos pro players que estão sendo dispensados.

Atualmente, só há uma equipe com um desempenho tão ruim quanto os Cowboys: o Flamengo, que também acumula 8 tropeços e apenas duas vitórias ao longo das 10 rodadas disputadas. Mas, contando agora com a experiência de Mocha e Trap no elenco,  os Cowboys esperam que os novos reforços ajudem a equipe a subir na tabela, e quem sabe até mesmo a conseguir uma vaga na fase de mata-mata.

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Telemedicina é realidade para 95% das empresas de saúde da América Latina

Por conta da pandemia, a interação entre empresas de saúde e pacientes mudou drasticamente. Cada vez mais a relação é mediada por dispositivos digitais, como smartphones, chatbots ou webcams. Tendo em vista prestar um melhor atendimento, as organizações de saúde estão adotando soluções inovadoras.

Segundo o estudo “O setor da saúde na América Latina: tendências e inovações”, realizado pela NTT DATA, 95% das empresas de saúde da região (incluindo o Brasil) estão adotando a telemedicina como parte de sua estratégia de transformação digital. Além disso, 53% estão utilizando chatbots, com disponibilidade integral para agilizar o contato com os pacientes.

No geral, 81% das empresas afirmaram que aumentaram os investimentos em atendimento, que inclui serviços digitais usados pelos pacientes (63% relatam um aumento notável, enquanto 18% um ligeiro aumento), seja para construir plataformas, websites e aplicações móveis, seja para sua manutenção.

Pouco mais da metade (55%) dos entrevistados afirmaram que os esforços de inovação foram dirigidos para melhorar a assistência – focando em atendimentos mais rápidos – e para enfrentar desafios internos, como gestão da demanda e a limitada disponibilidade de profissionais da saúde.

Apenas 36% dedicam os esforços de inovação à prevenção e vigilância epidemiológica.

“Ao mesmo tempo em que os pacientes tiveram que se adaptar ao ambiente digital, as empresas de saúde foram forçadas a oferecer serviços digitais inovadores para atender a novas demandas”, diz Alejandro Morán, head global de Saúde da NTT DATA. “É por isso que eles estão mudando a maneira como se relacionam com os pacientes.”

Diagnóstico
O principal desafio compartilhado pelos participantes do estudo reside em acelerar o diagnóstico. Embora existam várias abordagens para tentar resolver isso, elas ainda estão longe de ser realidade. Cada vez mais empresas de saúde estão usando a análise de dados para fazer melhores diagnósticos. Na verdade, 29% das empresas pesquisadas afirmam utilizar a análise de dados com essa finalidade.

No entanto, a maioria dos entrevistados sente que há um longo caminho a percorrer antes que seja possível projetar sistemas que aprendam por conta própria e forneçam diagnósticos eficazes e eficientes. A inteligência artificial (IA) é mencionada em muitos casos, mas os desafios à gestão, interoperabilidade e análise dos dados disponíveis limitam a capacidade de alimentar esses sistemas com mais informações para refinar seu aprendizado.

Espera-se que a IA se torne um grande protagonista no diagnóstico e já existem muitas empresas no ecossistema que estão apostando nela, apesar de todos os desafios que estão por vir.

Estratégia de dados
Cerca de três a cada quatro empresas afirmaram terem implantado uma estratégia de dados. Do total, 3% não utilizam e não pretendem utilizar; 25% ainda não utilizam, mas colocaram o tema na estratégia; 37% utilizam dados, mas estão em fase inicial; 27% utilizam dados para estreitar relacionamento com clientes; e 8,5% utilizam dados com inteligência num ponto considerado “ótimo”.

Entretanto, existem diferenças entre os países. Enquanto no Brasil e no México 83% das organizações já utilizam dados em sua estratégia, em países como Argentina e Chile, a porcentagem cai para 59%.

“A implementação de uma estratégia de dados é especialmente relevante na fase de cuidados de saúde”, diz Morán. “Quando os dados são adequadamente coletados e processados, a eficácia das decisões clínicas dos profissionais de saúde, bem como a prevenção em nível epidemiológico, aumenta.”

Medinfluencers
O canal digital está ganhando importância e os profissionais de saúde também estão começando a transferir seus conhecimentos via internet e redes sociais, dando origem a figuras como os medfluencers (uma combinação dos termos médicos e influenciadores digitais).

A proximidade entre paciente e profissional não é afetada. Na América Latina, a estreita relação entre eles migrou para plataformas de mensagens instantâneas que permitem resolver dúvidas específicas, evitar viagens e reduzir o número de consultas.

Parcerias com startups
A colaboração entre as grandes empresas e startups do setor de saúde acelerou durante a pandemia. Uma em cada três organizações diz estar colaborando com startups para desenvolver produtos e serviços. Em quase metade das situações, a colaboração é feita por meio da inovação aberta, com desafios colocados ao ecossistema empresarial para encontrar soluções. Outra via é a aquisição de startups por empresas maiores: 29% das empresas optam por esta solução. Finalmente, 23% das empresas optam pelo desenvolvimento colaborativo de joint ventures.

Talentos
A digitalização que o setor de saúde passa está exigindo um tipo de conhecimento que ainda não estava disponível nas organizações. A situação está mudando. As buscas de talentos estão cada vez mais focadas em habilidades relacionadas ao universo digital, tais como metodologias ágeis, tecnologias específicas e disciplinas de experiência do cliente. Além disso, as organizações começaram a criar programas de treinamento para este novo contexto como uma forma de mitigar o déficit de habilidades internas.

Desta forma, eles estão desenvolvendo as habilidades necessárias para responder a uma realidade onde o distanciamento social é a norma: 66% das empresas pesquisadas dizem ter desenvolvido programas de treinamento e educação para o ambiente digital e a abordagem centrada no cliente.

Entretanto, uma em cada três empresas pesquisadas diz que estes programas são opcionais, indicando que suas prioridades de digitalização ainda não estão focalizadas nos funcionários. Isto poderia ser visto como um efeito natural, dado que a prioridade para as empresas e profissionais de saúde ainda é atender seus pacientes.

“Este fenômeno pode impedir uma aceleração maior da transformação digital das organizações de saúde”, diz Morán.

Interoperabilidade
Com os dados como agente impulsionador, a interoperabilidade (integração entre cuidados primários e hospitalares junto com laboratórios e clínicas) é outro fator de interesse para as empresas: 45% dos entrevistados destacaram os Registros Eletrônicos de Saúde e a interoperabilidade como prioridades estratégicas a curto prazo.

Alcançar a harmonia entre os diferentes atores representa outro desafio importante: a segurança da informação. Neste sentido, tecnologias como Blockchain aparecem como aliadas, embora a falta de conhecimento em torno desta ferramenta dificulte o desenvolvimento de soluções apropriadas.

De fato, três em cada dez empresas pesquisadas dizem não estar cientes da prioridade que a tecnologia BlockChain deveria ter, enquanto 42% planejam abordar o uso desta ferramenta dentro de mais de dois anos.

Sobre o estudo
O relatório incluiu respostas das 70 maiores empresas sediadas em países como Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru.

Foram realizadas pesquisas via formulário e entrevistas com dois perfis de companhias: empresas estabelecidas (aquelas com um modelo de negócios definido, histórico e até renome) e startups (empresas recém-criadas que, em alguns casos, continuam refinando seu modelo). As pesquisas foram realizadas on-line entre o final de setembro e o final de novembro de 2021.

As entrevistas foram realizadas remotamente através de conexão com os diferentes países em estudo. Através de suas respostas, foi medido o grau de maturidade no desenvolvimento dos meios digitais no setor da saúde nesta área geográfica. Para isso, levamos em conta quais eram suas tecnologias prioritárias para melhorar a jornada do paciente, a segmentação entre seus pacientes e/ou clientes e a organização de seu trabalho em torno dela, entre outras coisas.

Para acessar o estudo completo, acesse este link.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


TCL lança novo TCL TABMAX 10.4 com interface voltada para crianças

A TCL está lançando seu mais novo tablet, o TCL TABMAX 10.4 exclusivamente via e-commerce. Vendas antecipadas começam hoje (21) e serão feitas no AliExpress até o dia 23 de fevereiro pelo preço promocional de US$ 219 (sem contar impostos e uma possível taxação, então tome cuidado) – antes do lançamento em outros canais.

“À medida que o mercado de comércio eletrônico cresce, a TCL consolida sua presença online, dando aos consumidores maior acesso à sua gama de produtos premium, inteligentes e acessíveis”, disse Felix Gwok, vice-presidente de vendas e marketing da TCL Communication.

“A TCL escolheu firmar parceria com o AliExpress como seu primeiro canal de vendas devido à presença internacional da plataforma e sua fácil usabilidade, oferecendo o melhor valor para o TCL TABMAX 10.4, projetado com criatividade e entretenimento em sua essência”, finaliza.

O tablet está sendo lançado pouco antes do Mobile World Congress 2022, onde a TCL apresentará outros novos tablets. A crescente variedade de tablets da TCL ilustra seu objetivo de fornecer tecnologias imersivas e inteligentes que maximizam a criatividade, o entretenimento e a produtividade que todos podem desfrutar.

Liberte a criatividade
O TCL TABMAX 10.4 é otimizado com a NXTVISION, em que os visuais são aprimorados com explosão de cores profundas e altos contrastes. A tecnologia facilita a visibilidade durante longos períodos de tempo na tela, com modos de cuidados com os olhos, incluindo modo de baixa luz azul e modo de leitura – para que os olhos estejam protegidos ao ler e-books, assistir a aulas online e em videochamadas.

Com uma proporção de tela para corpo de 83,2% e um design de moldura estreita, a tela widescreen FHD+ de 10,36 polegadas apresenta o espaço ideal para liberar a criatividade.

Desempenho poderoso e duradouro
O processador Snapdragon Octa-Core oferece desempenho rápido e robusto, com software de IA aprimorado que melhora os jogos, os recursos da câmera e a segurança. Jogue com emoções de tirar o fôlego em velocidade e qualidade visual notáveis com a GPU Adreno 610 de alto desempenho.

Tire fotos excepcionais com a câmera traseira de 13MP e a câmera frontal de 8MP e capture momentos inesquecíveis com amigos e familiares.

Com uma bateria de grande capacidade de 8000mAh, o TCL TABMAX 10.4 pode durar até oito horas com uma única carga (com cinco horas de jogos online) – tempo e energia suficientes para criar, trabalhar, jogar e conectar-se ao longo do dia. Com um carregador de 18W, a bateria pode ser recarregada para 21% em 30 minutos ou completa em quatro horas.

Além disso, depois de ouvir o feedback dos clientes, o TCL TABMAX 10.4 ampliou uma quantidade substancial de armazenamento para até 256 GB de ROM em comparação com seu modelo anterior de 128 GB de ROM, com preço justo e ótimo desempenho suficiente para muitas fotos, vídeos e aplicativos.

Trabalhe de forma inteligente para uma vida mais fácil
O tablet oferece a liberdade de não apenas trabalhar duro, mas de forma inteligente, com recursos que facilitam a vida. Use o Google Assistant controlado por voz para reproduzir vídeos, músicas e pesquisar on-line enquanto realiza várias tarefas ao mesmo tempo. Ou digite e-mails mais rapidamente com o teclado Bluetooth e o estojo dobrável (disponível como opcional) para produtividade.

Diversão para toda a família
O dispositivo inclui TCL Kids, com interfaces amigáveis para crianças, como ícones grandes e designs divertidos, para que as crianças possam navegar e usar o tablet com facilidade. Aprenda e inspire-se com uma vasta biblioteca de conteúdo repleta de livros de histórias clássicos, vídeos envolventes e aplicativos (o conteúdo pode variar dependendo da região). Incorporado com controles para os pais e avisos de saúde, incluindo controles de tempo, senhas e lembretes de postura, o TCL Kids oferece diversão e educação para que toda a família possa aproveitar tudo o que o TCL TABMAX 10.4 tem a oferecer.

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realme anuncia lançamento do carregador de smartphones mais rápido do mundo na MWC 2022

A realme anunciou o lançamento do carregador de smartphones mais rápido do planeta para o dia 28 de fevereiro, na MWC 2022. A empresa tem investido consistentemente em oferecer aos usuários a mais rápida e eficiente experiência de carregamento do mercado.

Como uma das primeiras a lançar o carregamento de 125W, a empresa mantém sua posição de liderança em tecnologia de carregamento e dará um passo adiante ao lançar o carregador de smartphones mais rápido do mundo durante o evento.

A tecnologia de carregamento ultrarrápido da realme se sobressai quando comparada a dispositivos semelhantes da mesma categoria. Sob a estratégia de desenvolver smartphones cada vez mais premium, a marca investirá 70% dos recursos de pesquisa e desenvolvimento em inovação, sendo a recarga rápida um dos principais focos.

A realme acredita que sua nova tecnologia de carregamento é o próximo passo necessário para permitir que o usuário recarregue seu smartphone completamente em um período mais curto de tempo.

Além disso, também na MWC 2022,a empresa lançará oficialmente para o mercado europeu o realme GT 2 Pro, primeiro smartphone da marca com o processador Snapdragon-8 Gen 1.

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Rumor: Motorola Frontier e sua câmera de 194MP vazam em novas renderizações

Já surgiram algumas renderiizações do próximo telefone Android da Motorola, chamado de Frontier, com sua enorme câmera que abriga um suposto sensor de câmera de 200MP. 

Agora, o usuário Evan Blass está nos trazendo uma visão mais detalhada do dispositivo, com mais informações tanto do aparelho quanto sobre o sensor principal da câmera. Este será de 1/1,5 polegadas com resolução de 194MP e OIS.

Suposto sensor do novo Motorola Frontier… É ENORME!

Vazamentos anteriores sugeriram que veremos o sensor ISOCELL HP1 de 200MP da Samsung, mas parece que não será o caso. Diz-se que os dois sensores restantes são um sensor ultrawide de 50 MP e uma lente telefoto de 12 MP.

Nas demais configurações, o Frontier incluirá uma tela pOLED de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 144Hz e seu processador será o Snapdragon Gen 8 1 Plus – versão com overclock do atual SD 8 Gen 1.

Espera-se ainda que o telefone tenha bateria de 4.500 mAh com carregamento rápido com fio de 125W e recargas sem fio de até 50W. 

Há rumores de que a Motorola Frontier será lançada em julho, o que deixa muito tempo para mais vazamentos e rumores.

Fonte: GSM Arena

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Tecnologia HCM auxilia rotina de organização responsável por projetos de pesquisa no Brasil

Gerenciar grandes projetos sempre traz inúmeros desafios. Mas, e quando esses projetos envolvem outras empresas, com métricas e padrões totalmente diferentes?

É dentro desta realidade que a Fundação de Apoio Universitário – FAU – atua diariamente. O principal objetivo da FAU é conectar financiadores de projetos com profissionais e entidades capazes de realizar esse trabalho. Dentro deste desafio a instituição já contribui com nomes como Petrobrás, Finep, FAPEMIG, Celesc Distribuição, Furnas, Embrapii, CEB Distribuição, Cemig, entre outros players importantes.

Entre os serviços oferecidos pela FAU estão a gestão de projetos de pesquisa, ensino, extensão, desenvolvimento e inovação, consultorias e prestação de serviços, gestão de cursos e eventos, importação de equipamentos e insumos para pesquisas, gestão de projetos de infraestrutura e desenvolvimento institucional, assessoria na elaboração de propostas e levantamento de oportunidades externas de financiamento de projetos, negociação de termos, convênios e contratos com entidades públicas e privadas, sejam elas nacionais ou estrangeiras.

E para organizar todas essas demandas, ter um RH digital foi essencial para manter a organização, a otimização e a reputação do trabalho da Fundação.

Desde 2003 usando tecnologias da Senior Sistemas, Cleverson Costa, Gerente de Recursos Humanos da Fundação de Apoio Universitário, destaca que o uso do HCM tirou processos manuais de pagamento para trazer agilidade em tarefas que duravam 1 semana para serem realizadas apenas em um dia.

“Nossa empresa tem uma característica especial com relação a gestão de pessoas, utilizamos o Administração de Pessoal (Rubi). O impacto para nós foi muito positivo, pois a solução nos permite parametrizar o sistema conforme nossa necessidade. Somos uma fundação privada, porém o nosso cliente é o serviço público federal, e isso nos exige alguns padrões de parametrização que não é qualquer sistema que atende. Costumo chamar o sistema de “mãe””, explica Cleverson Costa, Gerente de Recursos Humanos da Fundação de Apoio Universitário.

Somente na Fundação, o sistema de Folha de Pagamento da Senior é responsável por gerar com agilidade e precisão mais de 700 folhas de pagamento, entre profissionais celetistas e terceirizados.

De acordo com o Gerente de RH, os resultados do uso desta tecnologia fornecida pela Senior Sistemas são os mais diversos, especialmente quanto a constante atenção às mudanças legislativas, além de permitir maior controle, organização e gerenciamento dos dados de todas as equipes envolvidas.

“O investimento em tecnologia no nosso RH nos permitiu controlar mais de dois mil contribuintes individuais, bolsistas e estagiários, que com o correto cadastro, transitam em diferentes categorias de contribuição na mesma competência. O sistema fornece relatórios claros e objetivos, além de permitir a parametrização customizada. Outro ponto de destaque é a constante atualização do sistema e da equipe Senior Sistemas, pois estão sempre a frente e participando das inovações e mudanças na legislação”, destaca Cleverson.

No ano de 2020 a Fundação passou a utilizar também o App Wiipo, que viabiliza aos colaboradores a visão do holerite de forma simples na palma da mão. No aplicativo os funcionários da Fundação também podem optar pelo uso do crédito consignado.

Com atuação em Uberlândia, Minas Gerais, a Fundação instituída há quase 40 anos, apoia diretamente a Universidade Federal de Uberlândia, a Universidade Federal de Catalão, a Universidade Federal de Jatai e o Instituo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Um trabalho que fornece orientações de caráter operacional e gestão a pesquisadores, docentes, técnicos administrativos dentro dos processos legais e específicos de cada área.

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Transformação digital: da automação de processos à alta performance

Por Gabriel Haibi *

Com a transformação digital revolucionando cada dia mais os negócios e as organizações, fazer com que os colaboradores aproveitem ao máximo seu tempo e sua energia para realizar tarefas que são verdadeiramente importantes e precisam da sensibilidade humana se tornou o foco para os gestores. E, mais do que nunca, estamos diante de um daqueles casos em que o exemplo precisa vir de cima. Porque, mais do que introduzir avanços tecnológicos, efetuar uma transformação digital é, sobretudo, dinamizar pelo exemplo. Em outras palavras, cabe ao gestor introduzir uma cultura de inovação, associada a muita informação e esclarecimento.

É fato que a tecnologia está transformando cada vez mais a vida das pessoas e, consequentemente, o mercado – a pandemia só potencializou essa realidade. Com isso, as empresas estão buscando novas soluções para a automação de processos, aumentando a segurança, a eficiência operacional e otimizando a experiência do Cliente (CX). Em meu trabalho na NEO, sigo firme na missão de criar para os nossos Clientes, junto com toda a equipe, experiências intuitivas por meio de soluções e tecnologias customizadas. E a consolidação de tudo o que acreditamos e realizamos para promover a transformação digital está no Hy.RPA, uma solução que vai muito além do RPA (Robotic Process Automation) tradicional. Sem exagero, trata-se de uma das formas de materialização do que entendemos por transformação digital.

Por meio de agilidade, segurança e produtividade, possibilitamos ganhos exponenciais e revolucionamos o cotidiano dos negócios das empresas que nos elegem parceiros para robotizar processos e amplificar a jornada de seus Clientes.
Tecnicamente falando, sabemos que o excesso de atividades repetitivas pode gerar desmotivação e baixo aproveitamento intelectual das equipes.

Com o Hy.RPA, possibilitamos o gerenciamento em tempo real de todo o parque robótico dos nossos parceiros, conferindo todas as capabilities de um Centro de Excelência em robótica produtizado, pronto para atender a todas as necessidades de nossos Clientes. Imagine robôs atuando em tarefas que não exigem sensibilidade humana, e os seus colaboradores focados em atividades menos repetitivas e mais humanizadas? Pois é isso o que pretendemos ao unir gestão de processos, execução, mapeamento, consultoria, desenvolvimento, governança e metodologia em um único lugar. E, de quebra, garantindo a redução de tempo dos processos, erros e fraudes, com monitoramento contínuo e em tempo real de todos os robôs operantes. Em outras palavras, uma automação de sucesso com robotização eficiente, escalável, segura e altamente monitorada.

Para essa conta fechar, é necessário incentivar os colaboradores para que eles se dediquem a tudo aquilo que realmente faz a diferença em suas respectivas funções. Somente assim, é possível implantar uma automação de sucesso, que traga inovação tecnológica e transformação para mecanizar processos que antes só poderiam ser executados com a intervenção humana.

Não há dúvidas que esse modelo ganhará popularidade e força nos próximos anos, o que levará à diminuição progressiva dos custos, e, consequentemente, possibilitará a democratização do acesso, permitindo às mais diversas organizações, independentemente de seu tamanho, ter acesso à automatização por robôs. Se você ainda duvida, antes de encerrar trago uma história de sucesso realizada pelo nosso time, de uma automação entregue a um Cliente do ramo de utilities. Ao robotizar um processo de emissão de segunda via, paralelizamos 50 robôs simultâneos em nosso ambiente de alta disponibilidade, e realizamos o processamento de 220.000 transações em 4 dias. Se compararmos ao cenário tradicional, seriam necessários 125 dias com 300 pessoas trabalhando em turnos de 8h para que a demanda fosse cumprida. O resultado foi uma economia operacional calculada na casa dos 40 milhões de reais. Como você pode ver, não se trata apenas de robotização de processos, e sim, da união perfeita entre pessoas, processos e tecnologia.

* Gabriel Haibi é Head de HyperAutomation e Transformação Digital da NEO

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Crime digital: Brasil sofreu mais de 33 milhões de tentativas de ransomware em 2021

A SonicWall lançou hoje o Relatório SonicWall de Ameaças Cibernéticas 2022. O relatório semestral expõe uma ascensão meteórica e constante com 623,3 milhões de ataques globalmente. Quase todas as ameaças monitoradas, ataques cibernéticos e assaltos digitais maliciosos aumentaram em 2021. Isso inclui ransomware, ameaças criptografadas, malware na IoT e cryptojacking.

“Quanto mais a dependência da informação tecnológica aumenta, mais os ataques cibernéticos se tornam atrativos e potencialmente desastrosos”, disse o Presidente e CEO da SonicWall, Bill Conner. “Ter informações seguras em um mundo sem limites é uma tarefa quase impossível. Trata-se de um trabalho ingrato, principalmente porque as fronteiras das organizações estão se expandindo constantemente, aumentando o uso de endpoints e de redes sem limites”.

Brasil é o quarto maior alvo de ataques de ransomware
Essa realidade se reflete também no Brasil e na América Latina. “A acelerada digitalização da economia da nossa região aumentou, também, a superfície de ataques”, observa Arley Brogiato, Diretor da SonicWall América Latina. O Relatório SonicWall de Ameaças Cibernéticas 2021 revela que o Brasil, com mais de 33 milhões de tentativas de invasões, é o quarto país a mais sofrer ataques de ransomware. “Estamos atrás somente dos EUA, da Alemanha e do Reino Unido”.

Em 2020, o Brasil ficou em nono lugar nesse ranking, com 3.800.000 ataques de ransomware. “O salto para a quarta posição ao longo de 2021 revela o altíssimo grau de vulnerabilidade do nosso país a esse tipo de tentativa de invasão”.

Nesse ranking estão inclusos outros países da América Latina. “Com mais de onze milhões de hits, a Colômbia está em sétimo lugar; o México, alvo de sete milhões de ataques de ransomware, ficou na décima posição”.

O Brasil se destaca, também, como um grande alvo de Malware. Houve um crescimento de 61.144% nesse quesito. Em 2020, o Brasil sofreu 130.759.116 ataques desse tipo. Em 2021, essa marca subiu para 210.710.247 ataques de Malware. “Esses números revelam que o Brasil está constantemente sob ataque. Isso é feito por meio do uso de diferentes estratégias criminosas. Para vencer esse quadro, é necessário somar as mais avançadas soluções de segurança digital ao contínuo investimento na transformação da cultura das empresas”, diz Brogiato.

O reino de ransomware continua e avança 105%
Os pesquisadores do SonicWall Capture Labs rastrearam o aumento meteórico de ransomware, chegando a um recorde de 318,6 milhões a mais de ataques de ransomware do que em 2020. Isso significa um aumento de 105%. O volume de ransomware cresceu 232% desde 2019.

Os ataques de ransomware de alto perfil afetaram empresas, governos municipais, estaduais e federais, escolas, hospitais e pessoas. Ataques atingiram as cadeias de fornecimento, causando um alto tempo de inatividade do sistema, perdas econômicas e danos de reputação. Acompanhando as tendências globais, todas as verticais encararam grandes aumentos do volume de ransomware, incluindo o governo (+1.885%), saúde (755%), educação (152%) e varejo (21%).

Vetores de ataques cibernéticos se expandem e ataques maliciosos aumentam
A frequência e a variedade de ataques cibernéticos continuam a se expandir todos os anos, trazendo um aumento de custos para organizações em todo o mundo. PMEs e empreendimentos de grande porte são constantemente ameaçados por uma grande variedade de ataques cibernéticos. É comum que nem ao mesmo ficam sabendo disso ou, então, como os cibercriminosos operam. Nesse contexto, proteger dados empresariais críticos contra ataques cibernéticos se torna impossível.

“Os ataques às redes atingiram um ponto insustentável em 2021”, disse o Vice-Presidente de Arquitetura da Plataforma da SonicWall, Dmitriy Ayrapetov. “Ransomware, cryptojacking, exploração de vulnerabilidades, phishing e outros ataques continuam a atormentar organizações por todo o mundo e sobrecarregam as equipes de segurança. É muito importante entender a distribuição desses ataques e porque eles continuam tendo tanto sucesso, além de conhecer os condutores e as tendências por trás deles”.

Informações sobre ameaças cibernéticas incluem:
– Vulnerabilidades Apache Log4j foram exploradas rapidamente, com atores de ameaças fazendo 142,2 milhões de tentativas de exploits entre 11 de dezembro e 31 de janeiro – uma média de 2,7 milhões por dia. Em três dias após a divulgação, as tentativas de exploits já tinham ultrapassado a marca de 1 milhão.

– O volume de malware teve uma baixa ligeira em 2021, sendo o terceiro ano de queda bem como uma baixa de sete anos. No entanto, um aumento nos ataques durante o segundo semestre de 2021 quase que eliminou completamente a queda de 22% de malware que a SonicWall havia registrado na metade do ano. Isso levou a queda total a ficar na marca de apenas 4% em 2021 – o que sugere que os números de malware podem se recuperar em 2022.

– Ameaças criptografadas aumentaram 167% anualmente. Em agosto, o número de ataques criptografados bateu a marca de 1 milhão pela primeira vez e depois continuou a aumentar, chegando a quase 2,5 milhões no final do ano.

– Cryptojacking continuou a surgir no ano passado, aumentando 19% globalmente – uma marca de 97,1 milhões. Esse é o maior número de ataques registrado em um só ano pelos pesquisadores do SonicWall Capture Labs.

– O volume de malware na IoT aumentou 6% em 2021, totalizando 60,1 milhões de ataques no final do ano. Se isso ainda não é uma boa notícia é, no entanto, melhor do que quadros anteriores. Em 2019 e 2020, o volume de malware na IoT aumentou 218% e 66%, respectivamente. Como a desaceleração no crescimento de dispositivos conectados não está acontecendo, isso sugere que os volumes de ataque possam estar se nivelando.

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Trabalho híbrido, da utopia à realidade do pós-pandemia

Por Priscila Araújo *

A pandemia pode até estar retrocedendo, mas o modelo de trabalho híbrido – sistema no qual os funcionários podem trabalhar de qualquer local, mas também devem comparecer ao escritório em determinados dias da semana – está ganhando cada vez mais adeptos. E, tudo leva a crer que em 2022, o trabalho híbrido se consolidará ainda mais.

Isso porque o modelo, que vinha sendo implementado timidamente, foi acelerado de maneira forçada com as medidas de distanciamento social. E, analisando um possível cenário pós-pandemia, 90% das organizações em todo o mundo combinarão trabalho remoto e presencial após a Covid-19, segundo dados da consultoria empresarial americana McKinsey.

O modelo é entendido como uma solução que traz as vantagens de ambos os ambientes (casa e escritório), tanto para funcionários, quanto para empregadores. De acordo com a pesquisa da Randstad, empresa especializada em soluções de trabalho flexível e recursos humanos, 92% dos trabalhadores brasileiros preferem formatos de trabalho e carreiras mais flexíveis para acomodar outras atividades ao longo do dia.

Em outras palavras, isso demonstra que o trabalho híbrido é uma solução que traz as vantagens de ambos os ambientes, tanto para funcionários quanto para empregadores. E isso se deve porque, em casa, os trabalhadores conseguem realizar múltiplas tarefas, combinando atividades profissionais e pessoais, sem perder a produtividade.

As vantagens do modelo mais flexível são muitas, com melhoras no bem-estar, agilidade, produtividade das equipes, além de proporcionar mais saúde mental e física aos colaboradores. E, diferentemente do que muitos gestores imaginavam, a produtividade não diminuiu. Ao contrário, 58% dos brasileiros se sentem mais produtivos trabalhando em casa, segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral, em parceria com a Grant Thornton Brasil.

Ou seja, com a descoberta dos benefícios do trabalho híbrido, é improvável que as coisas voltem a ser como eram antes da pandemia, pois o modelo contribui para melhorar o bem-estar, a retenção e o recrutamento, aumentando a produtividade e revitalizando a força de trabalho, sem falar na redução de custos.

Quando se trata de formas e locais de trabalho, sempre haverá três modelos principais: locais de trabalho centralizados, organizações remotas descentralizadas e a abordagem híbrida, com a combinação dos dois mundos. O que provavelmente mudará em 2022 é que o funcionário escolherá o modelo que mais se encaixa às suas necessidades.

E, da mesma forma que os trabalhadores têm repensado os modelos de trabalho, as empresas têm repensado a manutenção de estruturas para acomodar seus colaboradores: outro ponto  interessante do trabalho híbrido é que as organizações podem, agora, dispor de centralizados, não importando o tamanho dos mesmos, ou, se preferir, eliminá-los em sua totalidade, optando por espaços de coworking e salas de reuniões com serviços para apoiar as necessidades de uma força de trabalho remota.

Uma coisa é certa: o futuro do trabalho no Brasil passa por um formato híbrido. Com o fim do isolamento social, a gradativa volta à normalidade e a revisão dos objetivos profissionais pelos trabalhadores, muitas empresas estão oferecendo opções ao colaborador. Deixá-lo optar pelo modelo que lhe convém mais flexibilidade, democracia e agilidade.

Entretanto, é necessário não só dispor de ferramentas que assegurem segurança e agilidade a esse modelo de trabalho, mas também manter no radar que a cultura deve ser constantemente trabalhada para ajudar todos a navegarem nessa mudança, garantindo o bem-estar e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

* Priscila Araújo é Gerente Geral de Recursos Humanos da NEO

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Acer lança plataforma comunitária de esports PLANET9 no Brasil

A Acer apresentou o PLANET9, uma plataforma de esports que auxilia jogadores de todos os perfis a encontrar equipes e torneios para participar, oferece oportunidades para praticar e melhorar, além de facilita a conexão com jogadores e treinadores com ideias semelhantes.

Para quem prefere assistir, também é um ótimo lugar para acompanhar as equipes e ficar atualizado quanto ao cenário dos esports. 

“O PLANET9 foi criado para levar aos gamers uma experiência inovadora e precisa. Ele não é só para os profissionais, como também é direcionada a aqueles que começaram a se aventurar agora nos jogos. Com certeza é uma plataforma que irá mudar o cenário”, comenta Danilo Santander, Gerente de Marketing da Acer do Brasil. 

“Trabalhamos diariamente para garantir a melhor experiência para nossos usuários em todos os quesitos de seu dia a dia, seja com produtos, hardware, software e serviços. A chegada do PLANET9 só reforça nosso compromisso com a comunidade gamer brasileira”, explica Santander.  

Equipe 
No PLANET9, os gamers podem se encontrar para uma partida e/ou se agruparem a outros jogadores do mesmo nível. É possível adicionar e seguir amigos e conhecidos. Com base nas habilidades e outras informações, a plataforma seleciona e recomenda ao usuário pessoas com o mesmo perfil para jogarem juntas.

Para as equipes formadas, existe sala de bate-papo e compartilhamento de táticas de jogo, assim o grupo consegue se relacionar de forma instantânea e dividir os melhores momentos.  

Treinamento para obter excelência 
A plataforma possui importantes recursos para melhorar as habilidades e formação do gamer, como por exemplo, a possibilidade de contratar um treinador para fornecer orientação individual, jogar ao lado de veteranos e ver estatísticas avançadas de jogos para acompanhar o próprio desempenho. 

Treinador: O recurso de Treinador permite que os gamers aprendam com jogadores profissionais e experientes. Os jogadores podem selecionar o treinador ideal com base em estatísticas, idioma, classificação e horas jogadas. Os treinadores podem analisar as estatísticas do jogo do gamer para elaborar uma estratégia personalizada, aprimorada por recursos de compartilhamento de tela, bate-papo por vídeo/voz e upload de VOD para reproduzir os momentos que precisam ser aperfeiçoados. 

Aplicação: Os usuários podem jogar em conjunto com outros jogadores para se classificarem em campeonatos, além de aprenderem e aprimorarem suas habilidades durante o processo. Os hosts podem incorporar as transmissões ao vivo da Twitch ou do YouTube para atraírem gamers e fãs para se unirem a eles em uma sessão de aplicação. 

Estatísticas do jogo: Todas as estatísticas de jogo são apresentadas em um painel atraente. Os dados sobre vitórias, derrotas, mortes, itens comprados, ouro encontrado etc. são usados para associar o jogador com o treinador ideal e oferecer informações sobre maneiras de melhorar. 

Campeonatos 
Outro diferencial do PLANET9 é a possibilidade de sediar campeonatos e torneios de pequeno a grande porte, o que pode gerar patrocinadores e talvez, a oportunidade de gamers conquistarem fama e até prêmios. Também fica salvo na página de cada usuário a quantidade de vitórias e recompensas que recebeu. 

Público-alvo 
A rede é aberta para todos que desejam mergulhar no universo dos games e esports. Para criar uma conta, basta acessar o site do PLANET9 e se cadastrar de forma gratuita, não é necessário comprovar nenhum dado.

A plataforma é global e já está disponível em diversos países, sendo necessário selecionar o idioma de origem. 

Para saber mais sobre o Planet9, acesse: o site. 

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Conheça os exercícios indicados para quem tem diabetes

Fortalecimento, exercícios cardiovasculares e mobilidade articular são apontados como os mais importantes para as pessoas com diabetes. A atividade física faz parte dos pilares do tratamento das DCNTs (doenças crônicas não transmissíveis), porém, esses três são apontados como essenciais e não podem faltar na rotina.

Emerson Bisan, Diretor de Exercício Físico do Instituto Correndo pelo Diabetes (CPD), explica os motivos dessas atividades físicas serem mais benéficas às pessoas com diabetes. 

Trabalho muscular – fortalecimento
O fortalecimento traz melhora na composição corporal pelo aumento de massa magra, dá mais força para as atividades do dia a dia, melhora postura e previne doenças da coluna.

O exercícios de fortalecimento são aqueles feitos com pesos, mesmo que esses pesos sejam do próprio corpo. Neste caso, pode-se praticar musculação, ginástica localizada, treinamento funcional e alguns segmentos do Pilates.

“No diabetes, o ganho de massa magra aumenta o que chamamos de taxa metabólica, que é o mínimo de energia necessário para manter as funções do organismo em repouso (batimentos cardíacos, pressão arterial, respiração e manutenção da temperatura corporal). Quanto maior a taxa metabólica, mais energia é gasta em repouso, o que, consequentemente, pode causar a redução do uso de medicamento necessário”, explica Bisan.

Trabalho aeróbico – cardiovascular
Caminhada, corrida, natação, remo, corda, dança, futebol, ciclismo, basquete e artes marciais estão entre os exercícios que utilizam o sistema de transporte do oxigênio para gerar energia. Além disso, essas atividades tendem a ser cíclicas e utilizam mais de 60% da massa corporal.

“Os principais benefícios dos exercícios aeróbicos são a melhora da resistência geral (capacidade de suportar esforços por tempo prolongado), melhora dos sistemas circulatório e cardíaco, aumento do gasto energético ainda durante a prática e melhora da composição corporal. Para o diabetes, reduzem significativamente os riscos de complicações macrovasculares, como doenças cardíacas e circulatórias”, explica o diretor.

Alongamentos – mobilidade articular
Exercícios que interferem nos componentes elásticos da musculatura, tendões, ligamentos e fáscias como a Yoga, o Pilates e alongamentos de forma geral trazem inúmeros benefícios aos pacientes com diabetes, como melhora geral da postura, redução dos riscos de doenças da coluna e dos níveis de estresse e ansiedade.

“Para o diabetes, exercícios de alongamento reduzem o enrijecimento articular, que pode causar complicações a longo prazo, como capsulite adesiva e dedo em garra”, comenta Bisan.

Está mais do que comprovado que a atividade física é benéfica para todos e faz parte da construção de uma boa saúde. Portanto, nunca é tarde para começar. Distribua os diferentes tipos de exercícios, na semana trabalhando cada um deles ao uma menos uma vez e cumprindo a meta estipulada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de praticar, no mínimo, de 150 minutos de atividade física de média intensidade ou 75 minutos de atividade física de alta intensidade.

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Tensão Digital – Chega ao fim o maior tabu do marketing digital

Por Federico De Simoni *

Poderíamos resumir a lógica do marketing dos últimos cinco anos da seguinte maneira: “torne-se pessoal ou desista”. A evidência para tal afirmação é esmagadora: uma pesquisa da Deloitte sugere que os consumidores estão dispostos a pagar mais de 20% por produtos e serviços genuinamente personalizados. 

Na América Latina, por exemplo, 80% dos varejistas perceberam que isso não é somente mais uma tendência e usam dados para personalizar experiências de compra. Os dados sugerem que a maior demanda por experiências verdadeiramente personalizadas (de qualquer lugar do mundo) vem do Brasil e do México. Ou seja, a capacidade das marcas de personalizar suas ofertas se multiplicou exponencialmente com a forte combinação de mídia social e Big Data. 

Vamos ao  Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo. Ele, sozinho, coleta impressionantes 52.000 pontos de dados de seus usuários.. Isso significa que hoje, cientistas de dados são capazes de identificar uma única pessoa entre dez mil  com 96,7% de precisão, simplesmente analisando seus feeds do Twitter! 

Isso quer dizer que, nos dias de hoje, qualquer empresa pode rastrear os padrões de gastos de seus clientes (ou clientes em potencial), tendências de navegação e localização física; tudo a partir de dados obtidos de forma fácil e econômica.

O sonho de todo o profissional de marketing! O que poderia dar errado?
De fato, os consumidores nunca permitiram que as marcas os rastreassem, seguindo cada passo dado, mesmo no caso de oferecer a eles uma experiência personalizada. Ou, para ser mais preciso, os consumidores nunca “conscientemente” concordaram em trocar sua privacidade por relações infinitamente mais profundas com suas marcas favoritas (ou com qualquer empresa que, por acaso, tenha acesso a seus dados).

Por conta disso, o conteúdo genérico tornou-se extremamente inútil. As marcas precisam se tornar cada vez mais pessoais para permanecerem relevantes. De acordo com a pesquisa da Flybits, por exemplo, quase um quarto (16,9%) dos brasileiros simplesmente ignoram o conteúdo não solicitado que recebem em seus telefones celulares, enquanto quase metade (47%) admite “nunca” ou “raramente” ter comprado um produto como resultado de receber tais mensagens.

No entanto, os consumidores agora relutam em compartilhar os próprios dados de que as marcas precisam para oferecer experiências genuinamente pessoais. Em nossa pesquisa, quase um em cada dez consumidores brasileiros (8,3%) descreve a sensação, quando as marcas solicitam repetidamente seus dados pessoais, como algo tão doloroso quanto ‘ter um dente extraído’. Já 44,1% afirmaram que a sensação é de uma “indigestão”. Este paradoxo está no cerne do que chamamos  “tensão digital” – o grande tabu do marketing digital. Como entregar experiências personalizadas relevantes e contextualizadas, sem se indispor com os próprios consumidores que as demandam?

A tensão digital está particularmente presente no setor bancário e financeiro, onde os consumidores são – naturalmente – muito protetores de sua privacidade. Quase um quarto dos brasileiros (29,3%) acredita que seu banco atualmente “nunca” ou “raramente” lhes envia conteúdo online que seja interessante e pertinente. Isso se compara a uma proporção quase equivalente de entrevistados – 32,0% para varejistas online e 27,6% para serviços de entretenimento como Netflix e Amazon Prime – cujo conteúdo é geralmente considerado relevante e interessante.

A comparação não é totalmente fora de contexto. Na realidade, os consumidores normalmente se envolvem e falam sobre bancos em duas ocasiões – quando estão decidindo abrir uma conta bancária ou quando seu cartão de crédito ou débito é recusado (ou seja, algo dá errado). Para bancos que buscam construir um relacionamento mais profundo com seus clientes, marcas como Amazon Prime e Netflix oferecem um exemplo de como envolver os clientes com conteúdo relevante e oportuno… nos termos do cliente.

Para os bancos, as implicações da tensão digital não poderiam ser mais profundas; 24,7% dos brasileiros pesquisados nunca os consideraram para nada além de simplesmente mover dinheiro ou verificar suas contas. Para 43,2%  deles, seu aplicativo de celular atualmente “nunca fornece informações de interesse relevante”. Somente quando esta conexão – “além da transação” – for estabelecida, os bancos poderão esperar desenvolver relacionamentos mais profundos dentro dos ecossistemas de seus clientes e de acordo com os termos deles..

Voltando à pesquisa, o real impacto da tensão digital é revelado em outra estatística: 7,2% dos consumidores brasileiros não só ignoraram o conteúdo móvel irrelevante e não solicitado, mas também tentaram impedir a marca de interagir com eles de maneira definitiva! Este é o verdadeiro desafio apresentado pela tensão digital: os consumidores estão mais atentos, não apenas à pertinência do conteúdo que estão recebendo das marcas, mas ao grau em que estas respeitam sua privacidade. Se errar, o consumidor pode encerrar o contato de forma permanente. 

Ao longo da última década, o marketing digital oscilou entre dois extremos – a abordagem indiscriminada de “espalhar e pagar” até a invasiva “seja pessoal” a todo custo. O surgimento da tensão digital é consequência desses excessos.

A lógica de marketing para os próximos cinco anos poderá se tornar: “seja relevante ou desista”, mas com uma advertência importante: o consumidor é quem decide o que é relevante e também quais dados deseja compartilhar.

* Federico De Simoni é Diretor Geral para América Latina da Flybits

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Pets: Preferência por gatos aumenta no Brasil

Eles têm um lugar privilegiado nos lares e corações dos brasileiros e movimentam uma fatia importante da economia. Em 2022, segundo projeções do Instituto Pet Brasil, o setor pet deve faturar cerca de R$ 46,5 bilhões.

Terceiro colocado no ranking mundial, o Brasil tem mais de 144,3 milhões de pets, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Os cães ainda são a maioria, mas há um crescimento acentuado na preferência por gatos nos últimos anos.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária do UniCuritiba, professor Uriel Vinicius Cotarelli de Andrade, diz que alguns fatores podem influenciar na preferência pelos felinos. “Além de companheiros e dóceis, eles não fazem barulho, cuidam da própria limpeza, são mais independentes do que os cães e ficam melhor sozinhos em casa enquanto os tutores trabalham”, comenta.

Porém, apesar da independência, os gatos precisam de carinho e atenção com a alimentação e a saúde.

Para ajudar os gateiros – experientes ou de primeira viagem -, preparamos algumas dicas alusivas ao Dia Mundial do Gato, comemorado hoje, dia 17 de fevereiro.

Acompanhe!

– Escolha uma ração de boa qualidade para o seu gato, conforme a idade. A alimentação tem relação direta com a saúde do animal;

– Mantenha água fresca em abundância, em recipientes limpos;

– Cuide da higiene, limpando sempre a caixa de areia usada por seu gato para fazer as necessidades;

– Estimule seu pet com brincadeiras que desenvolvam a cognição e outras habilidades. Para se manter saudáveis, gatos precisam de estímulos físicos e mentais;

– Converse com o veterinário a respeito da castração, tanto de fêmeas quanto dos machos. O procedimento reduz alguns tipos de câncer;

– Ofereça locais limpos, confortáveis e aconchegantes para seu gato descansar;

– Escove os pelos do gato regularmente. Como eles costumam se lamber com frequência (o chamado “banho de gato”) é possível que ocorra a formação de bolas de pelo no estômago, o que pode causar sérios problemas;

– Mantenha as vacinas e consultas veterinárias em dia;

– Esteja atento ao comportamento do seu pet. Qualquer coisa fora do normal requer uma visita ao veterinário;

– Assim como os cães, os gatos também podem e devem ser treinados para a convivência em casa;

– Disponibilize arranhadores ou outros objetos para que o gato afie as unhas, que devem ser cortadas com frequência;

– Extremamente limpos, os gatos não precisam de banhos semanais ou mensais como os cães. Se for o caso, use toalhinhas úmidas para eliminar a sujeira ou xampu seco específico para felinos. Os banhos, quando necessários, devem ser com água morna, em local tranquilo;

– Gatos são caçadores. Fique de olho para que seu pet não coma algo indesejável;

História antiga e responsabilidades
Os primeiros registros históricos de domesticação de gatos vêm do Antigo Egito, mas foi no século 19 que os ingleses tiveram a iniciativa de criar gatos profissionalmente, desenvolvendo novas raças.

Hoje, os felinos são queridos e encontrados com muita frequência em lares dos Estados Unidos, Canadá, Europa (exceto Portugal, Espanha e Irlanda), Rússia e Oriente Médio.

Existem muitas raças de gatos com características distintas, com tipos de pelo variados e portes diferentes. Nas raças pequenas, os adultos pesam cerca de dois quilos e são ideais para apartamentos, mas há raças grandes em que um exemplar adulto chega a 80 centímetros de comprimento e 12 quilos.

“Ter um pet exige responsabilidade. Por isso, antes de levá-lo para casa, avalie a sua rotina, o tempo que terá para se dedicar a ele, o comportamento característico de cada raça, o tamanho do animal quando adulto e planeje no orçamento as despesas com consultas, vacinas e ração. Depois, é só aproveitar esse amor incondicional”, ensina Uriel.

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