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Saúde mental do brasileiro piorou durante a pandemia

Bento Gonçalves – RS 23/11/2021 – Ao cometer erros o arrependimento é algo natural, de acordo com o caráter da pessoa, e é bom que ele exista, pois pode servir de aprendizado sobre si mesmo Incidência de doenças psicossomáticas aumentou, segundo pesquisas.

Segundo a Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, estima-se que uma em cada cinco pessoas tende a traduzir angústias e conflitos psicológicos em sintomas físicos ou doenças corporais. Mas uma pesquisa feita em maio de 2020 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) mostrou que cerca de 89% dos 400 psiquiatras destacaram o agravamento de quadros de saúde mental em seus pacientes desde que a pandemia devido à Covid-19 começou. Dados do artigo publicado pela Agência Brasil destacam que várias doenças psicossomáticas tiveram incidência maior, principalmente as que parecem com os sintomas da Covid-19, devido ao medo de contrair a enfermidade. Tal dado é corroborado pelo artigo “COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado”, de André Faro, Milena de Andrade Bahiano, Tatiana de Cassia Nakano, Catiele Reis, Brenda Fernanda Pereira da Silva e Laís Santos Vitti. “Um evento como esse ocasiona perturbações psicológicas e sociais que afetam a capacidade de enfrentamento de toda a sociedade, em variados níveis de intensidade e propagação”, diz a pesquisa.

Segundo estudo do instituto Ipsos, encomendado pelo Fórum Econômico Mundial e cedida à BBC News Brasil, 53% dos brasileiros declararam que seu bem-estar mental piorou um pouco ou muito no último ano.

Doenças psicossomáticas

De acordo com o artigo científico “Psicossomática um estudo histórico e epistemológico”, de Ednéia Albino Nunes Cerchiari, o termo psicossomático, na expressão mais comum, pode reportar-se tanto ao quesito da origem psicológica de determinadas doenças orgânicas, quanto às repercussões afetivas do estado de doença física no indivíduo, como até confundir-se com simulação e hipocondria, onde toma um sentido negativo.

Leonardo Tadeu Silva Souza Lima, no artigo “O papel do símbolo na psicossomática psicanalítica”, afirma que as origens da psicossomática estão relacionadas à medicina na Grécia antiga. Mas com pesquisas e estudos “se constatou é que a somatização está relacionada a experiências primitivas anteriores à aquisição da linguagem”.

Culpa e arrependimento

A psicóloga Alícia Mendes explica causas emocionais e distúrbios psicológicos são a principal causa das doenças psicossomáticas, como stress, ansiedade, depressão, traumas, problemas financeiros, perdas, luto, culpa e arrependimento e outros. Segundo a profissional, culpa e arrependimento são sentimentos fazem parte do ser humano porque ele é um ser imperfeito. “Inevitavelmente iremos errar na vida, muitas vezes e desde que somos muito jovens, por isso os dois sentimentos sempre estarão presentes. E, apesar de não nos sentirmos bem com isso, devemos lembrar que isso no que torna mais humanos”, afirma.

A profissional destaca que ao cometer erros o arrependimento é algo natural e bom, pois pode servir de aprendizado sobre si mesmo e suas escolhas, levando à reflexão. Ela ainda comenta que é sabido que quem guarda arrependimentos pode ficar doente. “A pessoa fica amarga, magoada e até mesmo com raiva de si mesma e dos outros. Assim, o alto nível de estresse, tristeza e dor mental acarreta inúmeras complicações em várias áreas da vida”, afirma.

Além da sensação de fracasso, os arrependimentos costumam estar associados a um sentimento de culpa, que pode levar a pessoa a ser cruel com ela mesma – e com quem julgar necessário. “Essa é uma forma que o ser humano encontrou de tentar amenizar essas sensações, mas não funciona e traz apenas mais sofrimento”, salienta a psicóloga. 

Arrependimento na ficção 

O arrependimento e a culpa são temas muito tratados na ficção. “O Céu da Meia-Noite”, que tem o ator George Clooney como diretor e protagonista, é um deles. A obra é adaptação do livro de mesmo nome escrito por Lily Brooks-Dalton. Entre as produções brasileiras sobre o tema, há o filme “Se Arrependimento Matasse”, da diretora Lília Moema Santana, e o livro “O Homem e o Santo”, de Marcelo Rebelatto, publicado pela Editora Albatroz, um drama com elementos psicológicos, filosóficos e teológicos.

Segundo Marcelo, a ideia para escrever sobre o assunto veio de uma necessidade de despertar no leitor o interesse à autoanálise, à reflexão sobre a origem dos pensamentos, as consequências das escolhas e decisões e o rumo que isso traz para a vida. “Minha intenção foi pensar sobre o que poderíamos ter feito ou deixado de fazer e até que ponto tais escolhas poderiam ser melhores ou piores, além de trazer à tona elementos psicológicos, filosóficos e teológicos tão prementes na vida de muitas pessoas, para que, por intermédio dos personagens que atravessam por dilemas de consciência, o leitor possa fazer uma imersão em sua própria consciência buscando reaver – ou reafirmar – os valores pelos quais sua vida está pautada”, explica.

Um autor que também focava nessas questões existenciais era Fiódor Dostoiévski. Escritor que baseava a vida de acordo com a religião, seus romances discutiam em grande parte culpa. Segundo Alexandre Vidal no artigo “A Culpa em Dostoiévski”, no site do Conselho Internacional de Psicanálise, “como a dor sinaliza que algo está quebrado em nosso corpo, a culpa sinaliza que algo está quebrado em nossa alma. Mesmo quando ele tenta se convencer de seu status de super-homem, Raskolnikov (personagem principal da obra Crime e Castigo) está cheio de culpa e remorso. Um terapeuta freudiano moderno provavelmente diria a ele que seus sentimentos de culpa são o problema, mas não são. A realidade de sua culpa é o fato que desmente o relativismo moral, a falsa crença de que o homem pode viver e escolher e florescer em um mundo além do bem e do mal”. E o autor desse clássico, um dos maiores da literatura mundial, é uma das grandes inspirações de Marcelo Rebelatto.

“O Homem e o Santo” é permeado com o tema culpa e arrependimento, assim como a busca pelo perdão. “Algumas decisões podem ser reparadas, revertidas ou até mesmo anuladas, no entanto muitas são irreparáveis, definitivas e remodelam completamente a trajetória de nossas vidas, levando-nos a lugares e situações que jamais esperávamos e revelando que mesmo pequenos atos podem provocar grandes mudanças, seja para o bem, seja para o mal…”, diz trecho da sinopse.

Website: https://loja.editoraalbatroz.com.br/o-homem-e-o-santo



Aumento de divórcios ao longo da pandemia gera dúvidas sobre guarda parental

São Paulo, SP 23/11/2021 – Ambos os pais poderão continuar tomando decisões sobre o filho ou filha e continuarão obrigados a lhe prestar assistência material, moral e educacional.Um dos principais questionamentos, segundo advogado especializado em Direito Civil, é sobre a guarda compartilhada dos filhos quando um dos genitores vai morar em outro país.

Entre tantas mudanças ocorridas na vida das pessoas por conta da pandemia do novo Coronavírus, a configuração das famílias não ficou de fora. No Brasil, além das mais de 610 mil vidas perdidas para o vírus, do aumento do desemprego e das incertezas diante de um futuro próximo, mudou também a estrutura de muitos lares, com aumento recorde da separação de casais. Informações do Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDF) dão conta de que, apenas no primeiro semestre de 2021, foram oficializados 37 mil divórcios no país. Em relação ao mesmo período de 2020, o aumento foi de 24%. 

Os números do segundo semestre do ano passado, primeiro ano da pandemia, comparados com 2019, já indicavam um aumento recorde de divórcios, especialmente depois que os cartórios passaram a oferecer o serviço de divórcio extrajudicial pela internet. De acordo com o Colégio Notatorial do Brasil, o aumento do período foi 18,7%, bem acima dos 2% registrados a cada ano.

Com a dissolução das famílias, apareceram dúvidas sobre a guarda parental dos filhos, especialmente nos casos em que a separação significou mudança para outra cidade ou outro país. Segundo informações recentes do Ministério das Relações Exteriores, sair do Brasil é um desejo dos brasileiros que vem sendo concretizado cada vez mais. Somente no ano passado, a comunidade brasileira no exterior ultrapassou os 4,2 milhões de cidadãos. Em relação ao último levantamento, realizado em 2018, foram mais de 600 mil brasileiros que notificaram o órgão sobre a saída definitiva do país.

Dentro desse cenário, especialmente quando o regime de guarda é a compartilhada, as perguntas sobre possibilidades de levar os filhos para o outro país são recorrentes, afirma o advogado Luiz Rafael Néry Piedade, com mais de 21 anos de experiência em direito civil. “As perguntas mais frequentes são: Com quem a criança ou o adolescente irá morar? Posso levá-lo? Quem decidirá em qual escola ele deverá estudar?”, aponta o especialista.

Segundo ele, a jurisprudência criada a partir de casos sobre o tema mostram que a guarda compartilhada dos filhos definida no processo de separação continua valendo, ainda que um dos genitores se mude da cidade ou do país. “Em outras palavras, ambos poderão e ‘deverão’ continuar tomando decisões sobre o filho ou filha e continuarão obrigados a prestar assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente”, ressalta.

Decisões judiciais possibilitam alternância de residência quando um dos pais vive no exterior

Nos casos de pais com guarda compartilhada dos filhos com menos de 18 anos, os últimos entendimentos da justiça brasileira mostram ser possível manter o regime, permitindo até mesmo que os filhos possam morar com um ou outro genitor. Decisão do Superior Tribunal de Justiça, promulgada em maio passado, criou jurisprudência para que os pais possam ter a guarda compartilhada dos filhos mesmo quando passam a viver em cidades diferentes.

No entendimento da Justiça, a guarda compartilhada significa que ambos os genitores são responsáveis por todas as decisões relacionadas aos filhos e ambos são responsáveis pela educação e bem-estar deles. Especificamente para quem vai viver no exterior e quer levar consigo o filho resultante de uma relação que não existe mais, a 5ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em decisão promulgada em abril passado, definiu pela manutenção da guarda compartilhada entre os pais. No caso, o colegiado ainda definiu que a convivência de cada genitor com os filhos seria alternada a cada dois anos.

Autorização do outro genitor para a mudança com o filho continua valendo

Ainda que a mudança para o exterior de um dos genitores possibilite a manutenção da guarda compartilhada, o que permanece residindo no país precisa estar de acordo com a decisão de levar os filhos em comum para viver em outra cidade, outro estado ou, ainda, outro país. A não notificação ou autorização pode caracterizar alienação parental, quando não existe motivo válido ou justo para retirar o menor de idade da convivência de um dos pais.

Antes das recentes decisões da Justiça sobre guarda compartilhada, para que um pai ou mãe pudesse sair do país levando o filho, além da autorização do ex-companheiro, era necessário ter a guarda unilateral. E, caso essa guarda fosse compartilhada, os pais acabavam solicitando na Justiça a modificação dessa decisão. A modificação, entretanto, só é possível quando há acordo entre os genitores. Caso contrário, a Justiça precisa decidir o impasse.

No processo decidido pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, mencionado acima, uma mulher solicitou a guarda unilateral porque precisaria acompanhar o novo marido em missão diplomática no exterior. O ex-companheiro, pai dos dois filhos dela, não concordou com a separação e gostaria que os filhos continuassem no país. O entendimento do Tribunal foi que, para o bem das crianças, de 9 e 11 anos, a guarda continuaria compartilhada e os filhos viveriam com cada um dos pais por dois anos, alternadamente.

Website: https://www.linkedin.com/in/luiz-rafael-néry-piedade-2b55697a



Escola de Gastronomia Chef Gourmet inaugura primeira unidade em Rondônia

Porto Velho/RO 23/11/2021 – A Chef Gourmet Porto Velho chega para elevar o nível dos restaurantes da cidade, capacitando profissionais e ampliando a diversidade da Gastronomia na regiãoEmpreendimento chega a Porto Velho no dia 27 de novembro para capacitar profissionais e atender entusiastas da Gastronomia

A Escola de Gastronomia Chef Gourmet já tem data para inaugurar a primeira unidade em Rondônia. No dia 27 de novembro, o empreendimento chega a capital Porto Velho, oferecendo cursos nas áreas de gastronomia, gestão e turismo para desenvolver e formar profissionais capacitados, além de atender aqueles que têm a Gastronomia como hobby. A escola ficará em um prédio térreo com uma área de quase 1.000 m² e uma infraestrutura ampla e moderna, com equipamentos novos e bancadas individuais para o preparo das receitas. Além da estrutura, a Chef Gourmet Porto Velho contará com um corpo docente capacitado e formado por profissionais renomados para ensinar a gastronomia nacional e internacional, através de uma metodologia prática.

À frente dos negócios está a proprietária e gestora Aline Cândido do Nascimento, que possui experiência no ramo de educação desde 2009 e, atualmente, é presidente da Associação Comercial e Industrial de Buritis. Graduada em Administração e pós-graduada em Comunicação, Recursos Humanos e Marketing, Aline já possui uma unidade Alpha Cursos e outra KNN Idiomas. Para a administradora, o empreendimento irá contribuir com o setor gastronômico da região. “A Chef Gourmet Porto Velho chega para elevar o nível dos restaurantes da cidade, capacitando profissionais e ampliando a diversidade da Gastronomia para os consumidores. É um empreendimento que só tem a contribuir para a economia e população local”, destaca. “Entre as metas do negócio, projetamos atender mais de 450 alunos até o final de 2022”, explica Aline. Além disso, a escola tem a previsão de gerar 7 vagas fixas de emprego, além dos professores que integrarão o corpo docente da instituição.

Inicialmente, a escola oferecerá diversos cursos com temáticas para atender profissionais e entusiastas da Gastronomia: Cozinha por Hobby, Chef de Cuisine, Chef Pâtisserie e Boulangerie, Panificação e Confeitaria por Hobby, Chef Boucherie, Chef Pizzaiolo, Chef de Cuisine Jr., Bartender, Sommelier Profissional, Sommelier por Hobby, Inglês Gastronômico e Gestão de Negócios. Uma das principais apostas da unidade é o curso de Chef de Cuisine, que oferece uma formação completa para o profissional que deseja atuar no mercado de trabalho nacional ou internacional. “Trata-se de uma forção 3 em 1, abordando cozinha, gestão e inglês”, detalha Aline. As matrículas para os cursos abrirão no dia 29 de novembro.

Com um modelo de franquia lançado recentemente, a rede de Escola de Gastronomia Chef Gourmet está em expansão pelo Brasil. Mais informações pelo site:  www.escolachefgourmet.com.br, Instagram www.instagram.com/chefgourmetportovelho ou WhatsApp: (69) 99365-9837. A Chef Gourmet Porto Velho está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 2308, no bairro São Cristóvão.

Website: http://www.escolachefgourmet.com.br



Vivo está com 300 vagas abertas para áreas tech

A Vivo está em busca de cerca de 300 profissionais tech para as áreas de Tecnologia da Informação (TI) e Dados. A companhia criou um banco de talentos com foco na atração desse público. As oportunidades são para atuação em São Paulo e Curitiba, em diversos cargos – de júnior a sênior; arquitetos; consultores; coordenadores; especialistas e gerentes. Os selecionados irão trabalhar em áreas de Desenvolvimento de Sistemas, Testes (Quality Assurance), Projetos (Scrum Master, Project Management Office e Funcionais), SAP, Big Data (Banco de Dados e Dahs), Cyber Security, Python, entre outras.

Os novos colaboradores contarão com o VIBE, o programa de benefícios flexíveis da companhia, que possui uma extensa lista de vantagens adaptáveis às necessidades de cada um, como vale refeição e transporte; plano de saúde e odontológico e Gym Pass para academias. Além disso, a empresa oferece outros diferenciais como programa de idiomas; day off de aniversário; smartphone com plano de voz e dados ilimitados.

Os colaboradores podem aproveitar ainda o espaço de bem-estar na sede da Vivo em São Paulo, no edifício Eco Berrini – quase 600 m² dedicados integralmente à saúde, com equipe multidisciplinar de acupunturistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, sala para meditação, yoga, incluindo a clínica Albert Einstein. Os atendimentos estarão disponíveis também de forma online, para quem ficar alocado fora da capital paulista, exceto o de acupuntura.

Como uma marca inclusiva, que vê a diversidade de pessoas, comportamentos e habilidades como um diferencial, a empresa busca atrair candidatos com pluralidade de perfis – de gênero, LGBTI+, Raça, Pessoas com Deficiência e acima de 50 anos. Os interessados em concorrer a uma das vagas precisam se cadastrar no Banco de Talentos Tech da Vivo no link.

Capacitação interna
Na busca por profissionais para atuar nas áreas tech, a Vivo deu início a ações estruturadas para promover a capacitação de atuais colaboradores para trabalhar com dados e tecnologia. Uma delas é por meio de uma plataforma, que oferece trilhas de conhecimento de acordo com o perfil profissional a ser desenvolvido.

Na atual fase, a iniciativa é destinada a ampliar o conhecimento de quem já atua nas áreas correlatas a tecnologia e dados. Nos próximos meses, o projeto será ampliado para contemplar profissionais de demais áreas. Além disso, a Vivo está comprometida em seguir promovendo o aperfeiçoamento de seus talentos.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Segundo pesquisa, tomar colágeno hidrolisado melhora a pele

São Paulo-SP 23/11/2021 – Evidências clínicas sugerem que o colágeno e o ácido hialurônico via oral encrementam sim a qualidade da pele, mas precisam estar associados a outros fatoresPesquisas recentes sugerem que o consumo via oral do colágeno hidrolisado ou do ácido hialurônico, essenciais para a sustentação da pele, rejuvenescem a pele, mas médico aponta que resultados expressivos mesmo só se combinado com o consumo de outros ingredientes e novos hábitos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a busca por procedimentos estéticos não cirúrgicos aumentou 390% desde o começo da pandemia. Apesar do sucesso dos tratamentos invasivos como botox, cirurgias plásticas, preenchimento de colágeno e ácido hialurônico (1,5 milhões de procedimentos estéticos são realizados no Brasil todos os anos segundo a SBPC), a maioria desses serviços possui preços ainda inacessíveis para muitas pessoas.

No mercado, empresas oferecem opções mais baratas para os cuidados com a pele através suplementos em pó ou em cápsulas vendidos on-line. Esses não precisam de receita médica por serem produtos naturais, mas são geralmente apenas à base de colágeno hidrolisado ou ácido hialurônico.

Para o Doutor Jorge Meneze as pessoas “Ao invés de optarem pela cirurgia, escolhem algo mais rápido e prático, a fim de prevenir o envelhecimento e as marcas de expressões, além de optarem também por um procedimento mais acessível ao bolso”.

O que apontam os estudos sobre a ingestão oral de colágeno hidrolisado e ácido hialurônico:

Uma pesquisa sobre a suplementação do colágeno hidrolisado, publicada em março desse ano (2021), pela International Journal Of Dermatology, com 19 estudos científicos randomizados e duplo-cego, mostraram que 1.125 pessoas entre 20 e 70 anos, tiveram resultados favoráveis em comparação com o placebo, na hidratação da pele, elasticidade e rugas. Com base nos resultados, a ingestão de colágeno hidrolisado por 90 dias é eficaz na redução do envelhecimento cutâneo, pois reduz as rugas e melhora a elasticidade e hidratação da pele, afirma a pesquisa.

Já um estudo clínico, de dezembro de 2017, liderado pelo médico PHD Imke Gollner, na Alemanha, testou efeitos do consumo via oral do ácido hialurônico, ativo que estimula a produção de colágeno na pele. Foram 40 mulheres entre 45 e 60 anos que ingeriram uma vez ao dia esse ativo, e o resultado foi um aumento significativo na elasticidade, hidratação e diminuição da aspereza da pele e na profundidade de linhas de expressão e rugas. Nenhum efeito colateral foi observado nas participantes.

Porém, para os dermatologistas, as pessoas não podem tomar suplementos com ácido hialurônico ou colágeno esperando “milagres”. Em seu canal do YouTube, o Doutor Leonardo Mello afirma que evidências clínicas sugerem que o colágeno e o ácido hialurônico via oral encrementam sim a qualidade da pele, mas precisam estar associados a outros fatores como mudanças de hábitos simples: beber bastante água, fazer exercícios físicos, não fumar e principalmente ingerir outros nutrientes essenciais para combater o envelhecimento da pele, como o verisol, por exemplo.

Outros ingredientes contra o envelhecimento da pele e em quais alimentos encontrar:

A astaxantina: um artigo científico de Maio de 2019 da indústria farmaceutica Glenmark, na Índia, apontou que a astaxantina tem propriedades anti-inflamatórias, imunomoduladoras e de reparo do DNA. Ela tem a maior capacidade da natureza de neutralizar os radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento) e que não são combatidos pelo ácido hialurônico ou colágeno. Segundo o artigo, se mostrou eficaz para retardar o envelhecimento causado pelo sol. Tem astaxantina em abundância em camarões e lagosta.

Retinol (vitamina A): Um artigo de Agosto de 2019 da Postepy Dermatol Alergol, aponta que o retinol, aprovado pela Food and Drug Administration como um agente antirugas, muda a aparência da superfície da pele e causam efeitos anti-envelhecimento. Ela está entre as substâncias mais eficazes para retardar o envelhecimento. As propriedades dos retinoides são antirugas e fortalecem a função protetora da epiderme, restringem a perda de água e protege o colágeno contra a degradação. Está presente nos peixes, gema de ovo e leite integral.

Picnogenol: Apesar de menos conhecido entre os ingredientes bons para a pele, o Instituto de Pesquisas Médicas de Dusseldorf, na Alemanha em Janeiro de 2012, fez 20 mulheres na pós-menopausa ingerirem picnogenol durante 12 semanas para analisar seus possíveis benefícios. Segundo o instituto, houve melhora significativamente da hidratação e da elasticidade da pele, principalmente em pele seca antes do início da suplementação. A pesquisa constatou que ele neutraliza os sinais clínicos de envelhecimento da pele. O Picnogenol é uma substância extraída dos pinheiros, encontrada apenas em suplementos para consumo.

No mercado brasileiro, entre os suplementos aprovados pela ANVISA, que incluiam ácido hialurônico e ou colágeno hidrolisado, apenas um deles, O Divine da marca Celestte Paris possui também o retinol, astaxantina e picnogenol na fórmula.

Por tanto, os estudos citados e as recomendações médicas sugerem que uma boa dieta com suplementação natural, que inclua ácido hialurônico ou colágeno hidrolisado, mas que também inclua os outros ingredientes informados nessa matéria, e as mudanças de hábitos, juntos, podem deixar a pele melhor. Isso não significa que vão dar exatamente os mesmos resultados dos procedimentos estéticos invasivos, mas têm sido considerada uma alternativa para as pessoas, principalmente às mulheres, que desejam ter uma pele mais bem cuidada, mas não possuem muitos recursos financeiros.

 

Website: http://www.celestte.paris



Pesquisa alerta para crescimento de ataques a dispositivos IoT

Os dispositivos IoT (do inglês Internet of Things – Internet das Coisas) existem para facilitar cada vez mais nossa vida. De forma sintetizada, são aparelhos incorporadores a softwares, sensores e outras tecnologias que conectam e trocam dados com outros dispositivos pela internet, e podem ir desde ferramentas industriais sofisticadas, como sensores de agricultura, a objetos domésticos, como termostatos e fechaduras inteligentes.

Seu uso tem se tornado cada vez mais frequente no Brasil. Dados da consultoria IDC apontam que o país tem cerca de 300 milhões desses dispositivos em operação no país. Porém, como é infelizmente o caso com maior parte das aplicações tecnológicas de hoje em dia, um uso cuidadoso tem que ser feito para evitar golpes e outras complicações.

“Um assistente virtual, com os oferecidos por Amazon ou Google, se tornam mais úteis quanto mais aplicativos e dados ele gerencia. Mas o problema está exatamente aí”, afirma Lierte Bourguignon, CSO da ISH Tecnologia. O especialista aponta que todas as informações pessoais de qualquer usuário compartilhadas com um dispositivo desses estão potencialmente em risco em uma situação de invasão e/ou ataque.

Os números reforçam o alerta da empresa de cibersegurança. De acordo com a Kaspersky, o primeiro semestre de 2021 viu um número impressionante de 1,5 bilhão de ataques aos chamados “smart devices”, o que representa um crescimento de mais de 100% em relação ao semestre anterior, que por sua vez também já registrou um alto número dessas ocorrências, com mais de 639 milhões de incidentes. Dados pessoais e criptomoedas foram os alvos “preferidos” dos invasores.

Para Bourguignon, a equação é das mais básicas: “Quanto mais cresce o interesse dos usuários nesse tipo de tecnologia, mais os olhos de cibercriminosos se voltam a esses tipos de ataques”, diz. Ele ainda ressalta que o esquema de home-office e trabalho remoto propicia um ambiente “ideal” para essas invasões, com os dados corporativos dos usuários muitas vezes também sendo compartilhados com os smart devices.

O primeiro dos cuidados a tomar para evitar vazamentos de dados e invasões é exatamente com a voz, um dos grandes facilitadores oferecidos por esses aparelhos. “Gravações suas podem ser roubadas por alguém mal-intencionado. É preferível que você não o faça, mas se for estritamente necessário, muito cuidado ao compartilhar com essas máquinas senhas e dados bancários”, sugere Bourguignon.

Dentre as outras sugestões para proteger seu dispositivo IoT, estão algumas “protocolares” para o bom uso de qualquer aparelho tecnológico, como evitar baixar aplicativos de procedência suspeita, atualizar o hardware sempre que possível e utilizar senhas difíceis de serem descobertas. “Pensando no uso corporativo, é fundamental também priorizar soluções de cibersegurança que contemplem ecossistemas IoT que, como vemos, estão cada vez mais integrados na nossa rotina”, conclui o executivo.

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Gartner: fornecedores de TI devem investir mais em IA nos próximos anos

Um terço dos fornecedores de tecnologia e serviços com planos para o desenvolvimento de soluções com tecnologia de Inteligência Artificial (IA) espera investir ao menos US$ 1 milhão nos próximos dois anos. Isso é o que mostra a mais recente pesquisa do o Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. A maioria dos entrevistados (87%) com iniciativas ligadas às tecnologias de Inteligência Artificial acredita que o volume de investimento voltado a esse setor aumentará em um ritmo rápido até 2022.

“Em rápida evolução, as diversas tecnologias de Inteligência Artificial impactarão todos os setores”, destaca Errol Rasit, vice-presidente do Gartner. “As organizações de tecnologia estão aumentando os investimentos em Inteligência Artificial à medida que reconhecem seu potencial não apenas para avaliar dados críticos e melhorar a eficiência dos negócios, mas também para criar produtos e serviços, expandir sua base de clientes e gerar novas receitas. Esses são investimentos sérios que ajudarão a dissipar o hype da Inteligência Artificial.”

Em comparação com outras áreas de tecnologia emergentes, como Nuvem e Internet das Coisas (IoT), as tecnologias de Inteligência Artificial tiveram a segunda maior alocação de investimento médio relatados. Os entrevistados, cujas organizações investiram em Inteligência Artificial, relataram seu maior investimento planejado em visão computacional, com uma média de US$ 679 mil nos últimos dois anos.

“Muito poucos entrevistados relataram valores de investimentos menores do que US$ 250 mil para tecnologias de Inteligência Artificial, indicando que o desenvolvimento desse segmento é caro em comparação com outras inovações tecnológicas. Este não é um segmento fácil de entrar devido à complexidade de construir e treinar modelos de Inteligência Artificial”, diz o analista Rasit.

As barreiras para a adoção e integração de Inteligência Artificial permanecem: a pesquisa também destaca a relativa imaturidade das tecnologias de Inteligência Artificial em comparação com outras áreas de inovação. Pouco mais da metade dos entrevistados relatou uma adoção significativa de seus produtos e serviços habilitados para Inteligência Artificial. Ao todo, 41% dos entrevistados citaram as tecnologias emergentes de Inteligência Artificial como ainda em desenvolvimento ou em estágios iniciais de adoção, o que significa que há uma onda de adoção potencial à medida que novas soluções ampliadas entram em disponibilidade geral.

A imaturidade da tecnologia é citada como a principal razão entre as organizações que investem em Inteligência Artificial, levando ao fracasso na hora de se integrar uma tecnologia emergente. Além disso, os líderes de produto que investem em Inteligência Artificial cujas implementações estão progredindo mais lentamente do que o esperado, relataram a complexidade do produto e a falta de talentos com habilidades para a produção como os principais obstáculos ao seu progresso.

“Essas respostas da pesquisa refletem o ciclo difícil de desenvolvimento de tecnologia de Inteligência Artificial, dada sua complexidade, bem como os desafios da indústria na contratação de talentos capacitados para o segmento, devido ao número finito de indivíduos qualificados”, reforça o analista.

Website: http://www.gartner.com



A importância da higienização das mãos e ambientes

São Paulo, SP. 22/11/2021 – Algumas empresas desenvolveram estudos que, na prática, impulsionaram a produção de papéis-toalhas lacrados e esterilizados, sem presença de microrganismosEm dias com maior flexibilidade durante a pandemia, trabalhos presenciais voltaram a acontecer com mais frequência. Mas, e a higiene, ainda é importante?

Depois do mundo ser surpreendido com a pandemia da Covid-19, foi mais do que necessário repensar e ajustar algumas ações básicas do dia a dia, entre elas o cuidado ao higienizar as mãos, utensílios para uso individual e coletivo, e até mesmo para algumas posições no mercado de trabalho que exercem sua função em prol da indústria alimentícia, por exemplo.

De acordo com alguns estudos obtidos no começo da era pandêmica, foi possível analisar que o vírus da Covid-19 pode permanecer vivo por até 9 dias em superfícies de metal, vidro ou plástico e, principalmente, em superfícies com alto manuseio coletivo como corrimãos, torneiras, bancadas, interruptores, entre outros. Apesar disso e ainda diante de um cenário inicial contra o vírus, algumas profissões não garantiram uma mudança de trabalho presencial para o chamado ‘home office’, os quais hoje são reconhecidos como trabalhos essenciais. Enquadrados neste segmento, encontram-se profissionais de saúde, motoristas de transporte público e empregados de indústrias, por exemplo.

Pesquisas apontam ainda que a contaminação frequente e grave se dá principalmente a trabalhadoras(es) da área da saúde (22%), motoristas e trabalhadoras(es) de transporte (18%), trabalhadoras(es) de serviços e vendedores (18%), pessoal de limpeza, empregadas(os) domésticas(os) (9%) e trabalhadoras(es) de segurança pública (7%). São frente em que o contato com respingo de salivas e toques, por exemplo, são mais comuns e que acarreta, por conseguinte, a exposição do vírus contaminante diante de uma não higienização adequada das mãos e utensílios existentes no ambiente.

Por isso, é fundamental recorrer às práticas mais seguras de higienização – principalmente nestes casos e para os trabalhadores dos segmentos apontados na pesquisa, a fim de que os índices de contaminação sejam ainda menores. Para cauterizar esses problemas, algumas empresas desenvolveram estudos que, na prática, impulsionaram a produção de papéis-toalhas lacrados e esterilizados, sem presença de microrganismos que podem ser nocivos à saúde e que garantem as melhores práticas de higienização. O principal objetivo é aumentar a segurança dos métodos de secagem das mãos e evitar contaminações. Para mais, o produto é isento de registro na ANVISA: 34/2020/SEI/CCOSM/GHCOS/DIRE3/ANVISA, referente ao processo nº 25351.934862/2020-31.

Enfim, por mais que existam métodos efetivos contra a contaminação do vírus, é muito importante ter algum produto confiável, prático e que garanta a saúde do indivíduo e também, do coletivo.

Website: https://propel.com.br/propelcarepack/br/



Em sua 14ª edição, Fenasul retorna ao Goiânia Arena

Goiânia – Go 22/11/2021 – A maior feira gaúcha do Brasil, FenaSul, volta a Goiânia, de 20 a 28 de Novembro, em sua 14ª edição, com variadas atrações

Com abertura prevista para o próximo dia 20 de novembro, a tradicional Feira típica do Sul do país, Fenasul, traz um pedacinho da cultura gaúcha para os goianos. A Feira, que chega à sua 14ª Edição, reúne atrações culturais, moda, produtos típicos e gastronomia do Sul do País.

Segundo o organizador da Feira, Sérgio Silva, estão confirmados mais de 50 expositores com produtos tradicionais, Festival de Cucas, artesanato, decoração, moda couro, os deliciosos chocolates de Gramado, salames, queijos, vinhos, entre outros.

Além disso, quem for visitar a feira poderá conhecer a casa do gaúcho e tirar fotos com trajes típicos no estúdio temático que será montado no evento e compartilhar com os amigos nas redes sociais.

Todos os dias acontecerão, ainda, apresentações do grupo de danças típicas gaúchas “Herdeiros Farroupilha”, vindo direto de Porto Alegre para a Fenasul.

Na gastronomia, uma variedade de opções, como as tradicionais cucas produzidas por descendentes de alemães há mais de 10 anos, porco no rolete, a tradicional costela gaúcha à moda fogo de chão, estandes de salames, queijos e vinhos, dentre outras delícias.

De acordo com Sergio Silva, “é sempre muito bom trazer a Fenasul para Goiânia”, e ele acrescenta: “A cidade é muito receptiva e a cultura gaúcha é forte entre a população do Estado de Goiás. Isso contribui para o sucesso de cada edição e esse ano estamos trazendo novidades, como o estúdio temático da Casa do Gaúcho, para que o goiano aproveite muito essa grande festa”, conta.

Serviço

FenaSul 2021

Data: 20 a 28 de Novembro

Local: Goiânia Arena

Horários: segunda a quinta das 16h às 22h / sexta das 16h às 23h /sábados e domingos das 12h às 23h

Valor do ingresso:

R$ 8,00 (*valor já de meia-entrada para todos)

  • Menores de 10 anos têm entrada gratuita

Confira toda programação em (www.fenasul.com.br)

Website: http://www.interativacomunica.com.br



Mais de 50% das pequenas empresas investirão em sustentabilidade em dois anos

São Paulo, SP 22/11/2021 – Na realidade, a Indústria 4.0 tem nos mostrado que devemos sempre nos atualizar, acompanhando assim as revoluções que ainda virão.Dados revelados pela CNI apontam que 20% dos pequenos negócios investiram mais em ações de sustentabilidade em meio às crises econômica e a sanitária provocadas pelo novo Coronavírus. Estratégia está alinhada com a chamada revolução industrial 4.0.

A transição do mundo para uma economia de baixo carbono é um tema cada vez mais necessário, como mostrou a ampla participação de representantes das maiores potências mundiais na 26ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. Entre avanços e freios em medidas mais audaciosas, os países firmaram alguns pactos para garantir a redução de suas emissões de carbono derivados da queima de combustíveis fósseis e desmatamento, em uma tentativa de evitar maiores desastres provocados pelas mudanças climáticas.

O tema envolve todos os setores da sociedade e um dos que está se adequando a essa realidade é a indústria. Entre os pequenos negócios no Brasil, por exemplo, a tendência é de que 55% façam mais investimentos nos próximos dois anos na área de sustentabilidade. De acordo com pesquisa divulgada no final de outubro pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 90% dos pequenos empresários já adotam ações para evitar os desperdícios de energia e água em seus estabelecimentos e 85% deles têm uma política de resíduos sólidos consolidada. Outro dado revela que três a cada quatro executivos enxergam o tema sustentabilidade como uma oportunidade.

Ações que preservem o meio ambiente sem que haja perda na lucratividade são um dos pilares da chamada Indústria 4.0, que é a revolução pela qual o setor vem passando ao permitir maior desempenho aliado à tecnologia, utilização mais inteligente dos recursos disponíveis e otimização do tempo. De acordo com o engenheiro mecânico Bruno da Silva Câmara, a necessidade crescente por maior produção e menor custo fez com que as pequenas e médias empresas investissem também em tecnologia e renovassem o pátio industrial. “Antes, a Indústria 4.0 estava limitada a grandes empresas, porém, com a acessibilidade de novas tecnologias por parte das pequenas e médias empresas, o cenário tecnológico mundial tem se transformado”, disse.

O estudo “Inovação em modelo de negócios através do uso de tecnologias da indústria 4.0 em pequenas e médias empresas”, publicado este ano, ressalta que a pandemia contribuiu para acelerar a jornada de digitalização das pequenas e médias empresas. Com este cenário, muitos perceberam que somente a integração e digitalização evitariam a paralisação total de suas operações. Nessa perspectiva, foram considerados como fatores de incentivo para a adesão à Indústria 4.0 a redução de custos a médio e longo prazo e o retorno do investimento.

Câmara endossou a pesquisa divulgada pela CNI ao afirmar que os pequenos negócios estão se atualizando com a transformação da indústria em todo mundo, e que muitos têm feito “retrofit” em seus pátios fabris, ou seja, atualizando suas máquinas, substituindo ou modernizando peças e softwares por modelos com versões mais recentes.

O objetivo, segundo o engenheiro, que tem mais de 15 anos de experiência na indústria e é especializado em Gestão de Pessoas, é gerar maior produtividade, devido ao tempo ganho na produção, e menos perdas de matéria-prima. “São inúmeras as possibilidades para um reaproveitamento de máquinas e equipamentos que ganham vida nova após uma reforma tecnológica. Com essas reformas, as pessoas que antes trabalhavam de forma “analógica” agora buscam se aperfeiçoar para operar estes equipamentos e, assim, não ficar de fora do mercado de trabalho. Com a ajuda da internet é possível realizar cursos on-line para o autoaperfeiçoamento”, explicou.

Nova era industrial atrai mais postos de trabalho com mudança do perfil do profissional

Dados do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), divulgado em 2019  atestam que o país tem o desafio de qualificar, até 2023, 10,5 milhões de trabalhadores com conhecimentos de base industrial. Principalmente, nas áreas de metalmecânica, construção, logística e transporte.

Em relação a novos postos de trabalho, o estudo também revela que as oportunidades criadas terão a tecnologia como base. A previsão é de aumento de 17,9% de vagas para pesquisadores de engenharia e tecnologia; 14,2% para cargos de engenheiros de controle e automação; e 13,8% na contratação de engenheiros mecatrônicos. “Com a chegada de novas tecnologias se criam funções e novos postos de trabalhos, então, a quarta revolução industrial não tem fechado vagas de emprego necessariamente, mas, sim, modificado o perfil do profissional. Na realidade, a Indústria 4.0 tem nos mostrado que devemos sempre nos atualizar, acompanhando assim as revoluções que ainda virão”, reforça Bruno Câmara.

Website: https://www.linkedin.com/in/bruno-c-abab3a62/



Grandes marcas retomam expansão de lojas físicas

Indaiatuba, São Paulo 22/11/2021 – Com o avanço da vacinação, e a consequente melhoria dos indicadores epidemiológicos, o varejo físico tem reconquistado seu espaço na preferência dos consumidores e já retoma os planos de crescimento por meio de expansões de lojas físicas.

Com o avanço da vacinação, e a consequente melhoria dos indicadores epidemiológicos, o varejo físico tem reconquistado seu espaço na preferência dos consumidores e já retoma os planos de crescimento por meio de expansões de lojas físicas. De janeiro a setembro deste ano, o fluxo de clientes nos shoppings centers brasileiros acumula alta de 14% na comparação com o mesmo período de 2020, enquanto a confiança dos consumidores nos grandes centros comerciais passou de 9,07 em setembro de 2020 para 9,17 em setembro de 2021, é o que aponta o mais recente Índice de Performance do Varejo divulgado pela HiPartners, 4Intelligence e Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Esses dados indicam que o varejo físico está se recuperando e caminhando para um cenário semelhante ao da pré-pandemia e que os shopping centers continuam sendo um destino relevante para os consumidores brasileiros. 

Esse cenário estimula as empresas a retomarem o investimento em novas unidades. Na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, o Polo Shopping, maior centro comercial da região, aposta na chegada de duas grandes marcas como forma de aumentar o fluxo de clientes e, por consequência, as vendas totais do empreendimento. Uma delas é a Americanas, inaugurada no mês de novembro. Com 800 m² de área de vendas, a loja conta com cerca de 60 mil produtos, de segmentos diversos como eletrônicos, telefonia, bomboniere, alimentos e bebidas, vestuário, beleza e higiene. Seguindo o mais novo layout da marca, a unidade oferece o diferencial da experiência de compra multicanal, com os serviços O2O (online to offline), em que o consumidor pode comprar os produtos pelo site e retirar na loja.

A Riachuelo é a segunda grande marca que chegará ao Polo Shopping Indaiatuba no início do próximo ano, já alinhada às características híbridas do varejo. A unidade será integrada com o ambiente digital da marca por meio de dispositivos móveis para pagamento espalhados por toda a área de vendas e por lockers inteligentes, para aqueles que optarem pela compra online e retirada na loja física. A loja contará com um mix completo de produtos femininos, masculinos, infantis, acessórios, além do espaço Fashion Beauty, área exclusiva para venda de produtos de perfumaria e beleza de marcas nacionais e importadas. Também terá com um espaço dedicado exclusivamente à Casa Riachuelo, com produtos exclusivos da marca e uma seleção de eletroportáteis, além da linha completa de cama, mesa, banho e decoração. 

A expansão dessas grandes marcas reforça a premissa de que o varejo físico ainda é um pilar importante nos planos de crescimentos dos maiores varejistas nacionais. Ainda hoje, mais da metade dos brasileiros preferem ir até o ponto de venda do que realizar a compra online, é o que aponta um estudo realizado pelo Waze, em parceria com a consultoria Box1824. Além disso, a maior capilaridade de lojas físicas facilita as questões de logística atreladas às vendas por meio de outros canais. Vale destacar que as transformações do mercado causadas pela pandemia mostram que o futuro do varejo é multicanal, ou seja, uma junção entre os canais físicos e digitais para garantir o melhor produto e a melhor experiência de compra ao consumidor. 

“Estamos sempre em busca de ampliar a oferta de lojas conforme as tendências do mercado e as necessidades apontadas por nossos consumidores. As duas marcas, Americanas e Riachuelo, estavam no topo da lista de lojas desejadas pelo público do Polo Shopping, logo, foi uma grande satisfação para nós a oportunidade de receber esses dois grandes players, em lojas modernas e totalmente adequadas à tendência multicanal do varejo”, explica Andrea Fernandes, gerente de Marketing do Polo Shopping Indaiatuba.

Website: https://www.poloshoppingindaiatuba.com.br/



Tela mosquiteira ajuda a proteger a saúde no ano inteiro

São Paulo 22/11/2021 – Tela mosquiteira em portas e janelas é uma solução eficiente e acessível para impedir a entrada de insetos causadores de diversas doenças

A primavera abre a temporada de chuvas no país e todo cuidado é pouco com os insetos transmissores de doenças. Diversos municípios já registram aumento nos casos de dengue, zika, chikungunya, mas o calor pode trazer, também, mosquitos causadores de febre amarela, leishmaniose e malária, além de pernilongos comuns, baratas, besouros e cupins e, com eles, desconforto, alergias, entre outros transtornos.

Uma sugestão bastante funcional para esse problema é a instalação de telas mosquiteiras. Há diversas opções que contribuem para tornar o ambiente mais agradável e protegido não somente nesse período, mas no ano todo.

São acessórios compatíveis com portas e janelas que, além de evitar a entrada de insetos quando as esquadrias estão abertas, garantem visibilidade, iluminação e ventilação.

Como escolher a tela mosquiteira adequada
Entre as várias opções de telas mosquiteiras disponíveis no mercado, é preciso ter atenção a alguns aspectos importantes, conforme orienta a Sasazaki, fabricante de portas e janelas de aço e alumínio:

• Optar sempre por produtos que utilizam matérias-primas e componentes de qualidade para o bom desempenho e durabilidade;

• Observar o acabamento das peças quanto a rebarbas e frestas, facilidade de manuseio e encaixe perfeito;

• A malha deve ser resistente (não desfiar), ser lavável e antimofo;

• Telas resistentes aos raios UV e que não propagam fogo são outros pontos a serem considerados;

• Importante observar a marca da esquadria e da tela, pois alguns modelos se adequam somente a itens do próprio fabricante;

• Além disso, deve-se atentar para as medidas dos acessórios para adequação correta às esquadrias e sempre lembrar que as telas não são itens de segurança física ou patrimonial;

• É importante que haja vedação entre a tela e a parede, para evitar entrada de insetos pelas laterais;

• A tela deve ser passível de remoção para a limpeza mais profunda da esquadria;

• Além da funcionalidade e da durabilidade da tela, considerar o design da peça, uma vez que pode interferir na estética do imóvel.

O mercado oferece diversos modelos, medidas, materiais e cores de telas e atendem a necessidades e padrões de edificações localizadas no campo, nas cidades ou no litoral. Algumas esquadrias, inclusive, possuem a tela mosquiteira integrada, ideais para quem está construindo ou substituindo portas e janelas. É indicado, também, que o consumidor observe quais modelos são de fácil instalação e manutenção.

Sasazaki Indústria e Comércio Ltda.
Sasazaki Marília: (14) 3402.9922
www.sasazaki.com.br
contato@sasazaki.com.br

Informações para imprensa:
Via Pública Comunicação – www.viapublicacomunicacao.com.br
Inês Cardoso: (11) 3562.5555 – ines@viapublicacomunicacao.com.br

Website: http://www.viapublicacomunicacao.com.br/



Dicas práticas e eficazes na hora de fazer atividade física

Anápolis – GO 22/11/2021 – Médico responsável pelo Laboratório Teuto orienta sobre cuidados em exercícios físicos

As dores musculares, também conhecidas como mialgias, são muito comuns e podem variar de intensidade, dependendo do local e das causas. Elas podem desaparecer em poucos dias ou durar meses, comprometendo a rotina diária. Por isso, é importante saber como aliviar a dor muscular para evitar agravamentos e perda da qualidade de vida.

Para o médico responsável do Laboratório Teuto, Nirley Arataque, seja por causa de um esforço físico além do habitual na prática de atividade física ou ao realizar tarefas do dia a dia, a dor muscular acomete muitas pessoas. “É importante saber que a distensão pode ocorrer tanto nos músculos, quanto nos tendões. É preciso, então, diferenciar estes dois componentes da estrutura do corpo humano”, alerta o médico.

“Os músculos são órgãos elásticos que se contraem, sendo os responsáveis pelos movimentos dos seres humanos e são formados por feixes musculares ou, mais comum, conhecidos, também, como fibras. Já os tendões são tecidos fibrosos responsáveis por ligar os músculos aos ossos e são compostos por colágeno”, diferencia o Dr. Nirley.

Segundo o médico, o quadro de dor pode atrapalhar e muito o desempenho das pessoas nas atividades físicas, uma vez que, diagnosticada, requer cuidados extremos para manter a saúde do corpo de maneira geral. “Por isso, é muito importante ter cuidados antes do exercício físico, como uma alimentação balanceada com carboidratos, proteínas e vitaminas, além de práticas de aquecimento, alongamentos nos exercícios”, orienta o profissional.

O Dr. Nirley alerta para a maneira correta (da prática de uma atividade física). “Seja na academia, campo de futebol ou em outras atividades, é necessário que as pessoas se atentem se estão fazendo os movimentos corretos para não provocar ou piorar quadros de lesões ou machucados. Sendo necessária a supervisão de profissionais da educação física, fisioterapia e outros”, comenta.

Caso tenha um músculo, ligamento ou tendão lesionado, o médico alerta para os cuidados necessários para a recuperação. “É importante que o indivíduo que tenha uma lesão utilize algum massageador aerossol, desde que não tenha lesões expostas. Com um anti-inflamatório tópico indicado para aliviar os sintomas da inflamação como o inchaço e a dor em todos os tipos de pele”, recomenda o Dr. Nirley.

O médico comenta sobre as contraindicações destes produtos e outras dicas necessárias. “As pessoas também devem ficar atentas aos componentes da fórmula, caso tenha alguma alergia. E produtos como massageadores, devem ser utilizados até no máximo por duas semanas consecutivas. Sendo importante manter uma dieta balanceada, hidratação e descanso. Além de procurar orientações com o médico de confiança”, finaliza.



Black Friday: Brasil Game Show inicia venda de ingressos para a 13ª edição com descontos

A Brasil Game Show inicia nesta segunda-feira, 22/11, a venda de ingressos para sua 13ª edição, com descontos de até 60% em relação aos preços do lote final. Os preços promocionais vão até 29/11 e são uma ótima oportunidade para já garantir o acesso à maior feira de games da America Latina, que será realizada entre 6 e 12 de outubro do ano que vem, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento contará com atrações nos sete dias, incluindo a participação inédita de Andy Field, dublador de Marvel Avengers Academy, Paladins e da série de terror Five Nights at Freddy’s e os retornos de D.C Douglas, voz do lendário Albert Wesker, de Resident Evil, e do produtor musical e criador da Video Game Orchestra Shota Nakama.

“Depois de quase dois anos longe do público, o time da BGS está muito empenhado em fazer a maior e melhor edição de todos os tempos”, afirma Marcelo Tavares, CEO e fundador do evento. Além dos convidados internacionais já confirmados – e outros que serão revelados nos próximos meses – ele lembra que a BGS 2022 deverá reunir mais de 400 expositores e, como sempre, será palco de inúmeros lançamentos de jogos. “Serão milhares de estações disponíveis para o público jogar e sete dias de campeonatos de eSports, entre outras atrações já conhecidas do público, como meet & greets, concursos de cosplay e muitos jogos nacionais na Avenida Indie. Será uma edição inesquecível para os visitantes, as empresas e o mercado de games de forma geral”, completa Tavares.

Mais dias, mais oportunidades
Além de aumentar o número de dias e permitir que mais pessoas possam visitar o evento e se divertir, a BGS ampliou também as opções de ingressos, com preços diferenciados dependendo da data. Durante a promoção de Black Friday, por exemplo, o ingresso individual, aquele que dá acesso a um dia de evento, custa R$ 79 para os dias úteis (7, 10 e 11 de outubro) e R$ 119 para o fim de semana e feriado (8, 9 e 12 de outubro).

O ingresso Passaporte também está disponível em duas versões. Isto é, por R$ 319, o visitante pode escolher se quer se divertir de 7 a 10 de outubro ou de 9 a 12 e comprar o Passaporte respectivo ao período.

Já para os fãs que não desejam perder nenhum dia de atrações, incluindo 6 de outubro, dedicado à imprensa e negócios, há a opção de Passaporte Premium por R$ 557.

Esses valores são de meia entrada e durante a promoção de Black Friday. Meia-entrada é um benefício para todos que doarem 1kg de alimento não-perecível na entrada do evento, além de estudantes, portadores de necessidades especiais, idosos a partir de 60 anos e professores, todos mediante apresentação de comprovação.

Ingressos garantidos
Vale reforçar que os visitantes que já adquiriram os ingressos para a 13ª edição em 2020 e 2021 têm suas entradas garantidas para a BGS 2022 e todos os benefícios do Superingresso, como acesso diferenciado ao evento e à arena da BGS Esports, descontos em parceiros, expositores e na loja oficial da Brasil Game Show, entre outros.

Atrações do BGS Digital de novembro
Os canais oficiais da BGS no YouTube, Twitch, Facebook e TikTok vão transmitir as atrações do BGS digital de novembro. Nesta segunda-feira, 22/11, a partir das 15h, o Momento Nintendo vai trazer detalhes e informações dos grandes lançamentos do fim de ano, como Mario Party Superstars, Metroid Dread, Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl, mostrando que o switch tem opções de jogos para todos os gostos, além de gameplays de Mario Party Superstars e Metroid Dread. Às 16h20, será realizado um animado bate-papo sobre esports com os atletas do Team oNe eSports, e às 17h20 a SAGA revelará o resultado do concurso BGS FanArt SAGA. O público também vai acompanhar grandes momentos do show da Video Game Orquestra, as notícias do mercado no Game News e as novidades da edição presencial da BGS 2022, com o anúncio das primeiras atrações do evento, o lançamento do novo site e os detalhes do início da venda de ingressos.

Todos os detalhes do BGS Digital estão disponíveis aqui:

Serviço – BGS 2022
Quando: 06 a 12 de outubro (1º dia exclusivo para imprensa e negócios)
Onde: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP
Horário: 13h às 21h

Ingressos – promoção Black Friday – de 22 a 29 de novembro

Individual dias úteis (meia-entrada): R$ 79 (ingresso válido para os dias 7, 10 ou 11 de outubro)

Individual fim de semana ou feriado (meia-entrada): R$ 119 (ingresso válido para os dias 8, 9 ou 12 de outubro)

Passaporte 7, 8, 9 e 10 de outubro (meia-entrada): R$ 319. Com esse ingresso, o visitante paga por três dias de evento e tem acesso a quatro.

Passaporte 9, 10, 11 e 12 de outubro (meia-entrada): R$ 319. Com esse ingresso, o visitante paga por três dias de evento e tem acesso a quatro

Passaporte Premium (meia-entrada): R$ 557 (acesso a todos os dias de evento, incluindo o dia exclusivo de imprensa e negócios – 6, 7, 8, 9,10, 11 e 12 de outubro). Também permite acesso diferenciado – Ingressos limitados

Passaporte Business (inteira): R$ 557 (pacote para os dias 6, 7, 10 e 11 de de outubro). Também permite o acesso diferenciado, à área B2B e ao sistema matchmaking

Camarote individual: R$ 400 – válido para um dia de evento (exceto 6/10). Garante entrada exclusiva a partir das 11h30 – uma hora e meia antes da abertura oficial para o público. Ingresso dá acesso às primeiras fileiras da arena da BGS Esports, a área exclusiva com lounge, open drink de energéticos e snacks, sessões de massagem, serviços de barbearia para homens e de beleza para mulheres e meet & greet com convidados da feira)

Passaporte Camarote: R$ 1.500 – válido para todos os dias do evento, incluindo 6 de outubro, exclusivo para imprensa e negócios. Garante entrada exclusiva . Em 6/10, a entrada é a partir das 15h, e de 7 a 12/10 a partir das 11h30 – uma hora e meia antes da abertura oficial para o público. Ingresso dá acesso às primeiras fileiras da arena da BGS Esports, a área exclusiva com lounge, open drink de energéticos e snacks, sessões de massagem, serviços de barbearia para homens e de beleza para mulheres e meet & greet com convidados da feira).

Mais detalhes, preços e benefícios de cada ingresso estão disponíveis no site da Brasil Game Show.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas


Pesquisa aponta que a previsão das vendas de Natal 2021 é de R$ 68,4 bilhões

Ferraz de Vasconcelos – SP 22/11/2021 – As pessoas estão se sentindo mais seguras para comprar em lojas físicas, e com isso percebemos uma procura maior em materiais voltados para pontos de vendaGIV Online tem estimativa de vendas de quase 60% de impressos para anúncios e decorações em PDVs

O Natal é considerado uma das melhores datas sazonais para o comércio. Neste ano, por exemplo, é previsto para esta data um lucro estimado em R$ 68,4 bilhões para o varejo, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), em parceria com a empresa especialista em pesquisa de mercado Offer Wise. Ainda segundo o levantamento, cerca de 123,7 milhões de consumidores vão às compras nessa época natalina, e isso é um reflexo direto dos avanços da vacinação contra a Covid-19, que no Brasil já alcançou a marca de 58,8% imunizados com o 1º ciclo completo, segundo dados obtidos pelo G1.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), para atender as altas demandas esperadas para este ano, os varejistas devem recrutar 73,1 mil trabalhadores temporários, assim, a média de desempregados irá diminuir durante o feriado, o que repercutirá diretamente nas vendas. “As pessoas estão se sentindo mais seguras para comprar em lojas físicas, e com isso percebemos uma procura maior em materiais voltados para pontos de venda, já que os comércios querem conquistar novos clientes, e para isso, precisam fazer anúncios publicitários”, diz o gerente de operações da Gráfica GIV Online, Felipe Augusto.

No pós-pandemia, a procura por presentes é ainda maior. Cerca de 77% dos consumidores pretendem comprar mimos como maneira de se conectar nas festividades de final de ano, aponta pesquisa da CNDL. Entre os presentes com maior procura estarão as roupas, com 61%, os brinquedos com 37% , 36% perfumes/ cosméticos, 36% calçados e 24% acessórios, de acordo com a pesquisa, que ainda supõe um ticket médio para cada presente de R$ 122,78. A pesquisa ainda aponta que, no momento de presentear, os mais lembrados são os filhos, com 62%, a mãe com 45% e o cônjuge com 42% e 69% dos consumidores pretendem presentear a si mesmos.

Para José César da Costa, presidente da CNDL, outro fator que fará com que as pessoas sejam estimuladas a comprar, será a realização de eventos corporativos, tais como festas e eventos sociais, já que eles influenciam o consumo. E ainda aponta que, segundo a pesquisa feita pela CNDL, o Natal é, para os brasileiros, uma festa tradicional que deve ser celebrada todos os anos. 

“Com a aproximação das festas de final de ano, a procura por materiais para PDV está crescendo cada vez mais, visto que os lojistas estão fazendo decorações e anunciando promoções dentro de seus estabelecimentos. Então, até o final do mês de dezembro há uma estimativa de vendas de aproximadamente 60% de impressos para PDV por conta da Black Friday e as campanhas de Natal”, finaliza o gerente de operações da Gráfica GIV.

Website: https://www.givonline.com.br/



MediaTek e AMD anunciam parceria para conectar novos notebooks e desktops com a tecnologia Wi-Fi 6E

A MediaTek e a AMD acabam de anunciar uma parceria para desenvolver soluções para Wi-Fi para uma nova geração de computadores. O primeiro fruto são os módulos AMD RZ600 Series Wi-Fi 6E, que trazem o novo chipset Filogic 330P, da MediaTek. O Filogic 330P equipará notebooks e desktops da série AMD Ryzen a partir de 2022, oferecendo alta velocidade de Wi-Fi com baixa latência e menor interferência de outros sinais.

Para otimizar os módulos AMD RZ600 Series Wi-Fi 6E com foco em proporcionar experiências de conectividade fluidas para os clientes, a AMD e a MediaTek desenvolveram e certificaram interfaces PCIe® e USB para estados avançados de hibernação e administração de energia, que são elementos vitais nas experiências de uso dos clientes. Além disso, o processo de otimização incluiu provas de estresse e garantia de padrões de compatibilidade, o que deve reduzir o tempo de desenvolvimento para os fabricantes de equipamentos. 

“A MediaTek já é líder em Wi-Fi em vários segmentos, incluindo smart TVs, roteadores e assistentes de voz. O novo chipset Filogic 330P amplia ainda mais o nosso portfólio de conectividade à medida que expandimos nossa presença no mercado de PCs”, afirma Alan Hsu, vice-presidente corporativo e gerente geral de conectividade inteligente na MediaTek. “Com este chipset de alto rendimento e baixo consumo equipando a próxima geração de computadores portáteis AMD, os consumidores podem desfrutar de conectividade perfeita e maior duração da bateria, consumir streaming e conversar por vídeo”.

“Ter uma conectividade sem fio rápida e confiável é crucial, especialmente à medida em que aumentam as demandas de velocidade, largura de banda e rendimento dos consumidores, devido ao aumento das videochamadas, streaming e jogos”, explica Saeid Moshkelani, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de consumo da AMD. “Acreditamos que a combinação de potentes processadores AMD Ryzen com as tecnologias de conectividade avançada de ponta da MediaTek oferecerá uma experiência de computação incrível em todos os aspectos”.

O Filogic 330P suporta os mais recentes padrões de conectividade de 2×2 Wi-Fi 6 (2.4 / 5GHz) e 6E (banda de 6GHz até 7.125GHz), juntamente com Bluetooth® 5.2 (BT / BLE). O chipset de alto rendimento é ultrarrápido, com capacidade para conectividade de até 2.4Gbps, incluindo suporte para o novo espectro de 6GHz em uma largura de banda de canal de 160MHz. O conjunto de chips também integra a tecnologia de amplificador de potência (PA) e amplificador de baixo ruído (LNA) da MediaTek para ajudar a otimizar o consumo de energia e adaptar formato de fabricação, o que permite que o conjunto de chips Filogic 330P seja utilizado em computadores portáteis de qualquer tamanho.

Os módulos AMD RZ600 Series Wi-Fi 6E ampliam as capacidades de Wi-Fi da AMD, oferecendo excelentes soluções de conectividade aos fabricantes de equipamentos e usuários finais, seja durante partidas dos games interativos mais recentes, trabalhando de forma remota ou no desenvolvimento de um grande projeto.

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Mitos e verdades sobre o refrigerador side by side da Samsung, com três portas



Empresas 4.0 reagiram melhor à pandemia, revela pesquisa

São Paulo, SP 19/11/2021 – Nos últimos anos, manutenção preditiva se tornou vantagem competitiva. O uso de IoT e IA pode ajudar empresas a tomarem decisões rápidas de negóciosDe acordo com levantamento da CNI, desde o início da pandemia, empresas que adotaram tecnologias de indústria 4.0 lucraram mais e conseguiram ampliar o quadro de funcionários.

As indústrias e os serviços de varejo estão atingindo níveis inéditos de digitalização para ganhar competitividade. Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que ouviu cerca de 500 empresas, revela que 54% das que adotaram de uma a três tecnologias digitais na produção registram hoje um lucro maior que no período pré-pandemia. Esse resultado está 7% acima do registrado pela indústria analógica.

Sendo que 30% delas ampliaram o quadro de funcionários e, em 37% dessas, foi registrada a adoção de robótica avançada, aponta a pesquisa. Outro resultado de destaque diz respeito à inovação. No grupo de indústrias que incorporaram quatro ou mais tecnologias em seu processo produtivo, 71% delas afirmaram terem inovado na pandemia. Já esse resultado foi bem menor, 37%, entre as empresas que não adotaram tecnologias digitais na produção. As que mais inovaram na pandemia estão entre as que adotaram big data (75%) e inteligência artificial (72%).

A internet das coisas também faz parte das tecnologias que estão contribuindo para deixar as empresas mais resilientes à crise. Hoje, sensores IoT conectados em máquinas e motores elétricos, ou em ambientes, são capazes de monitorar temperatura, vibração, luminosidade, e encontrar problemas produtivos, alertando os gestores de manutenção antes que a produção precise ser paralisada. O disparo de alarmes, insights e indicadores por BI para as empresas já acontece em tempo real por e-mail e via Telegram, por exemplo.

As tecnologias 4.0 também ajudam empresas a controlar cargas e picos de energia, por exemplo, algo tão importante quanto monitorar os níveis de reservatórios de água. Esse monitoramento contínuo, automatizado, com todos os dados sobre o consumo da companhia, evita ultrapassagens de demandas contratadas e previne vazamentos, proporcionando uma maior economia nas contas no fim do mês.

Daniel Vilas, diretor geral da Solvian, empresa de soluções para monitoramento, gestão de operações e utilities (água, energia, gás), explica que os alertas de seus dispositivos próprios têm até 90% de efetividade na identificação de falhas. Para citar um exemplo, a economia gerada pode chegar a R$ 250.000 para uma empresa que tem máquinas que operam 10 horas por dia, capazes de produzir R$ 5.000/hora, se for evitado que fiquem paralisadas por 05 dias. As empresas pagam uma mensalidade para poder usar o software de análise preditiva. Em média, o preço é acessível e se paga em alguns meses.

O Aeroporto de Guarulhos é um exemplo que investiu em soluções tecnológicas 4.0. Segundo o GRU Airport, o monitoramento de esteiras de bagagem, escadas rolantes e elevadores acontece durante 24 horas por dia para evitar falhas nos sistemas. Em caso de algum incidente, alarmes são disparados aos responsáveis, para que seja feita a manutenção imediata. Com isso, o maior aeroporto da América do Sul conseguiu uma redução significativa no tempo de manutenção dos equipamentos, além de garantir qualidade de atendimento ao cliente e evitar multas.

A pesquisa da CNI também indica que as perspectivas para o próximo ano são mais promissoras para as empresas inovadoras. Para 63% dos executivos, a receita deve aumentar no ano que vem, um resultado quatro pontos porcentuais maior (59%) em relação às indústrias que não adotaram nenhuma tecnologia digital.

“Nos últimos dois anos, manutenção preditiva começou a ser vista como vantagem competitiva. As empresas passaram a entender que utilizar IoT com inteligência artificial, integração de processos, é fundamental para a tomada de decisões mais rápidas e assertivas de negócios”, afirma Daniel Vilas, diretor geral da Solvian.

Vilas diz ainda que edifícios, lajes corporativas, aeroportos, shoppings, data centers, grandes lojas de varejo, bancos, telecom, saúde hospitalar, são exemplos de áreas que estão se beneficiando dessas tecnologias. “Softwares inteligentes, 100% web e mobile, com BI integrado, como os oferecidos pela Solvian, podem também otimizar a programação de ordens de serviço, a gestão de equipes, de nível de serviço, a gestão de inventários, permitindo o gerenciamento automatizado desses ativos, o que reduz o gasto das empresas”.

Vale lembrar que o mercado não quer e não pode gastar muito tempo entre detectar um problema e resolvê-lo. “Em diversos setores, a tomada de decisão rápida depende do acesso aos dados em tempo real”, conclui Daniel Vilas, diretor geral da Solvian, unidade de tecnologia do Grupo ATMA – holding que administra a LIQ (contact center) e a Elfe (Manutenção industrial) – que emprega mais de 25 mil funcionários. 

Website: https://www.solviantecnologia.com/



Empresa no ramo de joias faz ação social durante a pandemia

Brasil 19/11/2021 – Estamos planejando mais uma ação social em dezembro de 2021. Esperamos que tenha o maior número de arrecadações.Disse: “Compre e Doe” é uma ação social da empresa Âmbar Original. A intenção é ajudar famílias carentes durante o difícil período causado pela pandemia.

Desde junho de 2020, a Âmbar Original vem realizando um excelente trabalho social. A equipe é responsável por diversas campanhas de solidariedade que fazem a diferença. Parte da renda da empresa é destinada para a doação de alimentos não perecíveis, além de presentes em épocas comemorativas como a páscoa e o Dia das Crianças.

Na última campanha de doação, realizada no dia 8 de outubro de 2021, foram distribuídos 170 pacotes de presentes. Os pacotes, contendo brinquedos e doces, foram entregues em uma escola localizada no Bairro Moreira, em Monte Mor/SP.

Em abril de 2021, com a contribuição voluntária da equipe Âmbar Original, de clientes, vizinhas, amigas e amigos, a empresa distribuiu mais de 300 ovinhos de Páscoa para várias famílias.

A empresa Âmbar Original também distribuiu kits de almoço para famílias carentes de Indaiatuba/SP e de Monte Mor/SP, no mês de março de 2021, com o intuito de diminuir os impactos causados pela COVID-19.

A próxima ação acontecerá em breve. Segundo Dana Hively, CEO da Âmbar Original, a equipe se prepara para mais um Natal com doações: “Estamos planejando mais uma ação social em dezembro de 2021. Esperamos que tenha o maior número de arrecadações. Estamos com este projeto desde 2020 e temos muito o que fazer ainda”.

Para conferir e acompanhar o projeto da Âmbar Original, basta acessar o site oficial da empresa: https://www.ambaroriginal.com.br/compre-doe

Para mais informações: (19) 97122-9117

Website: https://www.ambaroriginal.com.br/



A quais empresas se aplica o arquivo SPED Fiscal?

Uberlândia MG 19/11/2021 – O SPED Fiscal (ou Sistema Público de Escrituração Fiscal) é a unificação dos livros e arquivos fiscaisCom o avanço da tecnologia por volta dos anos 2000 (principalmente por conta da internet), se viu a necessidade de agilizar as entregas dos livros fiscais (como inventário de estoque, registro de entrada e saída, entre outros) e a facilitar a validação, armazenamento das informações e a autenticação dos documentos que fazem parte das escriturações contábil e fiscal de pessoas jurídicas.

A partir do avanço tecnológico, foi criado o Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED Fiscal) por meio do decreto nº 6022 de 22 de janeiro de 2007. Inicialmente, este decreto firmava que a Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda poderá solicitar a participação de representantes de empresários, pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, e de entidades de âmbito nacional representativas dos profissionais da área contábil, nas atividades relacionadas ao SPED.

Antes disto, todas as empresas eram obrigadas a seguir o Convênio SINIEF 6/89, que dizia que os registros de entradas, registros de saídas, apuração de ICMS, apuração de IPI, registro de inventário, livro de controle de créditos de ICMS do ativo permanente (CIAP) e o registro de controle de combustíveis deveriam ser guardados e controlados pela empresa, e autenticados em órgãos competentes delegados pela SEFAZ.

Mas o que é SPED Fiscal?

O SPED Fiscal (ou Sistema Público de Escrituração Fiscal) é a unificação dos livros e arquivos fiscais que antigamente registravam a entrada e a saída das mercadorias, assim como as apurações de tributações como ICMS e IPI, além dos arquivos de inventário e controle de ativos permanentes em um arquivo txt. Este arquivo em texto é transmitido ao Fisco. As informações contidas neste arquivo devem corresponder ao layout especificado pelo SPED.

É indicado ter um sistema que atenda o formato de layout do SPED Fiscal, assim como permite-se guardar estas informações de acordo com o uso para que consiga emitir este arquivo mensalmente. Assim, atenderá as demandas do fisco de forma com que não tenha problemas futuros.

Outro nome que deve se atentar é a Escrituração Fiscal Digital (ou EFD). Ela se refere ao arquivo digital SPED Fiscal, ou seja, o conjunto de arquivos mencionados anteriormente.

Quais empresas precisam utilizar o SPED Fiscal?

Antes de tudo, é recomendado lembrar do que foi dito anteriormente: De acordo com o § 2º (redação dada pelo Decreto nº 7979 de 08 de Abril de 2013) do Art 5º do decreto 6022 de 22 de janeiro de 2007, a Secretaria da Receita Federal do Brasil do Ministério da Fazenda poderá solicitar a participação de representantes dos empresários, das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, e de entidades de âmbito nacional representativas dos profissionais da área contábil, nas atividades relacionadas ao SPED. Ou seja, mesmo que a empresa não seja obrigada a gerar este arquivo, é de extrema importância guardar todos os documentos fiscais gerados em seu CNPJ.

Dito isto, passou-se para a obrigatoriedade em si. Por padrão, geralmente são obrigadas a emitir este arquivo empresas do regime normal classificadas como lucro real ou presumido. No entanto, em alguns estados já se encontra obrigado alguns optantes do simples nacional. De regra, ele é obrigado para estabelecimentos inscritos na condição de contribuinte de ICMS. Em caso de dúvida, é indicado procurar um contador. Também um sistema de gestão online permite que o controle deste arquivo seja simples e fácil de ser gerado, podendo garantir um menor gasto com a contabilidade, visto que será poupado tempo e esforço da contabilidade.

Regras que necessitam de atenção

Primeiro ponto: a responsabilidade por gerar o SPED Fiscal é da empresa contribuinte e deve ser feita de forma mensal. Após a extração do arquivo, o mesmo deverá ser submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA SPED Fiscal). Esse programa, no entanto, é fornecido pela receita de forma gratuita.

Segundo ponto: o arquivo SPED Fiscal é dividido por blocos com funções específicas. Isto se deve ao fato de que não são todas as empresas que utilizam todas as funções do arquivo. Por isto é de extrema importância tirar esta dúvida com o seu contador. Empresas que utilizam o SPED Fiscal, devem procurar saber quais blocos são necessários.

Terceiro ponto: dito no geral, pode se dizer que o arquivo do SPED Fiscal é uma transcrição do antigo Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) adicionado de controle patrimonial geradora de crédito de ICMS e movimentação de estoque. E quanto à sua transmissão é feita via a assinatura do certificado digital (A1 ou A3) emitida por uma entidade credenciada.

Website: https://www.upgestao.com.br/



Chatbots e live chats vêm se mostrando boas estratégias de atendimento virtual

18/11/2021 – O atendimento virtual já estava em crescente ampliação, quando os impactos da Covid-19 aceleraram a transformação digital com soluções práticas e ágeis, aumentando a presença de chatbots e live chats no mercado.

Segundo pesquisas da Harvard Business Review, se um cliente ficar satisfeito com o atendimento online, ele comenta positivamente sobre a empresa para cerca de 9 pessoas. Por outro lado, se sair insatisfeito, cerca de 22 pessoas ouvirão sobre a experiência desagradável. No processo de evolução do atendimento, os chatbots e os live chats se tornaram os queridinhos das empresas modernas ao serem utilizados para uma comunicação rápida, fácil e competente na identificação e na solução de possíveis dúvidas dos clientes, sem diminuir a qualidade e, até mesmo, aumentar o desempenho dos serviços ofertados. 

Em uma fase onde as portas físicas dos negócios estão em inconstantes “abre e fecha” devido aos decretos locais para proteção contra a Covid-19, descobrir como fazer as vendas continuarem acontecendo e ainda aumentarem vem sendo um grande desafio. Para auxiliar nisso, algumas empresas contrataram os serviços de chatbots. Até setembro de 2021, o mercado mais que dobrou com relação ao ano passado, apontam dados da Mobile Time. Além disso, o tráfego de conversação entre humanos e robôs cresceu 27%. Ainda assim, outras organizações preferem manter o atendimento online através de um humano, já que observam que os resultados de seus negócios são alcançados de forma mais eficaz através de live chats. 

De forma geral, chatbots oferecem menor custo e maior disponibilidade em relação aos live chats 

Um chatbot é mais adequado que o live chat em termos de custo e disponibilidade. Um mesmo robô de conversação pode realizar diferentes aplicações simultaneamente, dependendo apenas do conteúdo ensinado ao personagem. Por oferecerem diversos atendimentos, sempre disponíveis e com respostas instantâneas, os chatbots agilizam a comunicação qualificada, diminuem os gastos em relação aos números de contratações, não atrasam respostas e nem deixam clientes esperando. 

O preço de compra e instalação de ferramentas é considerado baixo e sem grandes diferenças entre os dois tipos de atendimento. Entretanto, o live chat exige contratação de funcionários com custos do salário.

Existem situações nas quais pessoas preferem falar com humanos

Os chatbots ainda aparecem em segundo plano quando o assunto é familiaridade com o atendimento, por serem estruturas de comunicação em expansão. Isto significa que há clientes que procuram relações humanas na hora de ir às compras ou fechar negócios pela internet e, assim, dão menor credibilidade aos atendentes robôs. 

Os live chats agradam este público, mas exigem das empresas equipes bem treinadas, que saibam oferecer atendimentos diferenciados sobre os diversos interesses de cada cliente individualmente. Pesquisa do Grupo Sercom aponta que o consumidor brasileiro não está satisfeito com a interação com atendentes reais em grande parte das negociações. Cerca de 94% dos respondentes afirmaram que há muito o que modificar, principalmente no que diz respeito ao preparo dos funcionários. 

A combinação entre  chatbots e live chat nos processos de atendimento pode dar certo

Chatbots são assistentes eficientes para realizar convites proativos quando alguém acessa as áreas de comunicação de uma empresa. Este estímulo pode levar o cliente direto para sessões de live chats, oferecendo o avanço da tecnologia com a atenção humana de maneira rápida e eficiente. Para que isso seja possível, algumas empresas brasileiras que desenvolvem assistentes virtuais estão buscando agregar o diferencial da inteligência artificial e do processamento de linguagem natural às suas soluções, garantindo que os usuários tenham conversas menos frias e mais humanizadas.  

Outra maneira de desenvolver esta aliança é oferecer lives chats em horário comercial e deixar os chatbots atuarem em horários que a equipe humana esteja descansando. Startups brasileiras do setor vêm se preocupando com esta necessidade de uso por parte dos clientes, e já começaram a pensar em soluções para atendê-los. É o caso da InBot, por exemplo, que ao ouvir os usuários criou a InChat, uma ferramenta de atendimento online para os clientes que desejam falar com um atendente humano ou para atender demandas que o chatbot ainda não foi treinado. 

Website: https://www.inbot.com.br/chatbot/chatbot-ou-live-chat-qual-escolher/



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