Home Cultura Dicas práticas e eficazes na hora de fazer atividade física

Dicas práticas e eficazes na hora de fazer atividade física

Anápolis – GO 22/11/2021 – Médico responsável pelo Laboratório Teuto orienta sobre cuidados em exercícios físicos

As dores musculares, também conhecidas como mialgias, são muito comuns e podem variar de intensidade, dependendo do local e das causas. Elas podem desaparecer em poucos dias ou durar meses, comprometendo a rotina diária. Por isso, é importante saber como aliviar a dor muscular para evitar agravamentos e perda da qualidade de vida.

Para o médico responsável do Laboratório Teuto, Nirley Arataque, seja por causa de um esforço físico além do habitual na prática de atividade física ou ao realizar tarefas do dia a dia, a dor muscular acomete muitas pessoas. “É importante saber que a distensão pode ocorrer tanto nos músculos, quanto nos tendões. É preciso, então, diferenciar estes dois componentes da estrutura do corpo humano”, alerta o médico.

“Os músculos são órgãos elásticos que se contraem, sendo os responsáveis pelos movimentos dos seres humanos e são formados por feixes musculares ou, mais comum, conhecidos, também, como fibras. Já os tendões são tecidos fibrosos responsáveis por ligar os músculos aos ossos e são compostos por colágeno”, diferencia o Dr. Nirley.

Segundo o médico, o quadro de dor pode atrapalhar e muito o desempenho das pessoas nas atividades físicas, uma vez que, diagnosticada, requer cuidados extremos para manter a saúde do corpo de maneira geral. “Por isso, é muito importante ter cuidados antes do exercício físico, como uma alimentação balanceada com carboidratos, proteínas e vitaminas, além de práticas de aquecimento, alongamentos nos exercícios”, orienta o profissional.



O Dr. Nirley alerta para a maneira correta (da prática de uma atividade física). “Seja na academia, campo de futebol ou em outras atividades, é necessário que as pessoas se atentem se estão fazendo os movimentos corretos para não provocar ou piorar quadros de lesões ou machucados. Sendo necessária a supervisão de profissionais da educação física, fisioterapia e outros”, comenta.

Caso tenha um músculo, ligamento ou tendão lesionado, o médico alerta para os cuidados necessários para a recuperação. “É importante que o indivíduo que tenha uma lesão utilize algum massageador aerossol, desde que não tenha lesões expostas. Com um anti-inflamatório tópico indicado para aliviar os sintomas da inflamação como o inchaço e a dor em todos os tipos de pele”, recomenda o Dr. Nirley.

O médico comenta sobre as contraindicações destes produtos e outras dicas necessárias. “As pessoas também devem ficar atentas aos componentes da fórmula, caso tenha alguma alergia. E produtos como massageadores, devem ser utilizados até no máximo por duas semanas consecutivas. Sendo importante manter uma dieta balanceada, hidratação e descanso. Além de procurar orientações com o médico de confiança”, finaliza.Dicas práticas e eficazes na hora de fazer atividade física



Previous articleBlack Friday: Brasil Game Show inicia venda de ingressos para a 13ª edição com descontos
Next articleTela mosquiteira ajuda a proteger a saúde no ano inteiro